logo-to-de-passagem

Teatro São Paulo: conheça os melhores

setastdp

 

A maior cidade da América Latina é feita para todos os públicos apaixonados pela capital. Agora, especialmente para os que amam o teatro e querem aproveitar espetáculos, apresentações e concertos ao vivo, a cidade da garoa é um prato cheio.

São Paulo possui mais de 120 teatros. Entre eles estão alguns dos mais antigos e tradicionais do Brasil, como o Municipal, e alguns mais inovadores e experimentais, que abrem espaço para diferentes tipos de performances artísticas, e criam seus espaços em contêineres e salas subterrâneas.

Então, se você tem vontade de viajar para um lugar rico em atrações voltadas ao turismo cultural, esse artigo é pra você!

Neste artigo, você vai ver: 

História do teatro em São Paulo

Teatros incríveis para conhecer em São Paulo

Theatro Municipal

Teatro Paulo Autran –  SESC Pinheiros

Teatro Cacilda Becker

Teatro do Centro da Terra

Teatro das Artes

Teatro Augusta

Teatro Bibi Ferreira

Teatro Aliança Francesa

TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo

Teatro Bradesco

Teatro Renault

É hora de subir as cortinas dos teatros de São Paulo!

História do teatro em São Paulo

História do Teatro em São Paulo

 

Os primeiros registros de espetáculos similares à peças de teatro no Brasil começaram com Padre Anchieta, por volta de 1554. 

Antes disso, algumas comunidades indígenas já realizavam cerimônias que também se assemelhavam com o teatro, mas os registros eram menores, ainda que o objetivo também fosse o entretenimento e a contação de histórias.

As peças realizadas por Padre Anchieta eram exibidas dentro da igreja, mas como os temas iam um pouco além do que simplesmente histórias bíblicas, o restante do clero portugês começou a ficar um pouco incomodado.

Com o passar do tempo, o corpo da igreja conseguiu fazer com que as peças fossem interrompidas.

Só no século XVIII, por volta de 1728, que eventos parecidos com peças de teatro voltaram a acontecer, mas dessa vez fora dos ambientes religiosos. As peças eram exibidas em casas que recebiam uma iluminação específica, e o teatro era performado pelas pessoas como uma forma de protesto, já que alguns artistas eram pessoas escravizadas.

Ainda nessa época, a Casa da Ópera (quando São Paulo era apenas uma vila), foi um dos primeiros e mais famosos estabelecimentos a receber essas obras de manifestação popular.

Após a Proclamação da República, em 1828, alunos da Faculdade de Direito fundaram a própria companhia de teatro e deram mais força ao teatro da Casa da Ópera. Por mais que fossem talentosos e recebessem algum reconhecimento, os artistas foram logo proibidos de atuar em qualquer espetáculo, e aquele espaço incrível foi demolido em 1870.

Ao longo das décadas seguintes, novos teatros foram sendo construídos e substituídos à medida que envelheciam sem cuidado, ou precisavam dar lugar a uma São Paulo cada dia mais urbanizada.

O teatro São José, por exemplo, foi construído para uma plateia de 1.200 pessoas. Incrível para a época. A casa ficou pronta em 1874, mas infelizmente pegou fogo em 1898. Foi substituído e, após alguns anos, comprado e demolido, para hoje dar lugar ao Shopping Light.

Em 1903 começou a construção de um novo edifício, também com planos para ser um grandioso espaço artístico, e que tinha o objetivo de consolidar de vez o teatro na cidade. Esse lugar é até hoje o Theatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes de todo o país. 

O Teatro trouxe peças nacionais e internacionais renomadas, incentivando a cidade a investir cada vez mais em casas de espetáculos.

Teatros incríveis para conhecer em São Paulo 

Agora que já conseguimos trazer um pouco do começo das manifestações artísticas e teatrais da capital paulista, chegou a hora de apresentarmos os que hoje são os bastiões do movimento cultural.

Se você está pensando em conhecer São Paulo, quem sabe este artigo não te convença a ficar alguns dias a mais, só para conferir de perto alguns dos melhores teatros de São Paulo.

Ah, e quando for fazer seu roteiro de viagem, não esqueça de dar uma olhada nessas passagens de ônibus para São Paulo. Assim você economiza para aproveitar mais espetáculos.

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

 

O Theatro Municipal de São Paulo é, de longe, o mais tradicional do estado e talvez do país. Inaugurado em 1911, ele foi baseado na famosa Casa de Ópera de Paris e rapidamente se tornou um clássico.

Foi por sua causa, inclusive, que a cidade foi incluída no roteiro mundial de espetáculos e, até hoje, recebe obras importantes da história da arte. Em 1982, o Municipal foi declarado patrimônio cultural do estado e, em 1991, patrimônio da cidade.

Com mais de 100 anos de trajetória, o teatro recebe, além das peças, espetáculos musicais, shows de grande porte, ópera, balé e orquestras.

Além de tudo isso, O Theatro Municipal de São Paulo ainda é sede da Orquestra Sinfônica Experimental, Coral Lírico, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o Museu do Teatro, um acervo que deixa qualquer amante da arte de queixo caído.

Ele fica localizado na Praça Ramos de Azevedo, no bairro da República. As visitas guiadas e informações de programação podem ser conferidas no site oficial. 

Teatro Paulo Autran – SESC Pinheiros 

Batizado em homenagem ao inconfundível ator brasileiro de cinema e televisão, o teatro fica localizado na sede do SESC – Pinheiros, e abriga diversas iniciativas culturais acessíveis à população. Além de uma importante oficina de interpretação, o teatro ainda é palco de oficinas, workshops e palestras.

Localizado na rua Paes Leme, no bairro Pinheiros, a programação artística do teatro é composta por musicais, recitais, apresentações de dança e, claro, peças teatrais originais e adaptadas.

Teatro Cacilda Becker 

Mais um teatro em homenagem a uma figura importante da cena artística: Cacilda Becker foi uma atriz que marcou a cena teatral brasileira nos anos 50 e 60, e que até hoje é respeitada e consagrada internacionalmente.

O local recebe uma variedade imensa de espetáculos artísticos. Além de abrir espaço para novos trabalhos, é também anfitrião de musicais, shows, concertos e apresentações de dança, como o Balé da Cidade de São Paulo.

O teatro fica na rua Tito, 295, no bairro da Lapa.

Teatro do Centro da Terra

Teatro do Centro da Terra

 

Uma alusão à obra “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, o teatro fica no bairro Sumaré, mas não do jeito que você está pensando! Ele na verdade está localizado 12 metros abaixo da terra!

Inaugurado em 2001, depois de 10 anos de escavações em um prédio da região, o teatro fica instalado nos andares quarto e quinto do nível subterrâneo.

Com capacidade para 100 pessoas, o local recebe peças experimentais, espetáculos de música, artes cênicas e visuais. Além de sediar cursos para adultos e crianças, em especial o “Grão do Centro da Terra”.

Para chegar lá, você pode optar por fazer um caminho peculiar e passar por túneis e escadarias de uma mina de ouro abandonada do Sumaré, ou simplesmente pegar o elevador e entrar direto no conforto das lindas salas de espetáculo.

Teatro das Artes

O Teatro das Artes também é considerado um dos mais tradicionais na cidade de São Paulo. 

Com capacidade para mais de 700 pessoas, a casa exibe, por ano, 240 peças adultas e infantis, além de ter algumas salas externas usadas também para espetáculos ao ar livre e outros tipos de eventos.

O teatro fica dentro do Shopping Eldorado, na marginal Pinheiros com a Av. Faria Lima.

Teatro Augusta 

Assim como a conhecida rua, o Teatro Augusta já é parte da tradição cultural paulista. 

Inaugurado em 1973, ele possui duas salas: a primeira tem capacidade para 300 pessoas e recebe, além das peças, espetáculos musicais e concertos.

Já a segunda tem uma proposta diferente, que foge do espectro convencional das peças já consolidadas na cidade de São Paulo. Com capacidade para 50 espectadores, ela é dedicada a conteúdos experimentais, que geralmente têm interação com o público e são adaptadas conforme vão acontecendo.

O teatro fica na rua Augusta, em Cerqueira César, nº 943.

Teatro Bibi Ferreira 

Teatro Bibi Ferreira

 

Também fundado em 1973 e com capacidade para 280 pessoas, o teatro mantém a integridade do prédio desde sua fundação. 

Uma homenagem à artista Bibi Ferreira, atriz, diretora e autora, com mais de 70 anos de carreira, o teatro recebe uma grande variedade de peças de comédia e infantis, que coincide com parte do repertório do trabalho da atriz.

A casa fica no bairro Bela Vista, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931.

Teatro Aliança Francesa

O Teatro Aliança Francesa pertence à escola de idiomas de mesmo nome. Ainda que receba espetáculos de todos os lugares, a ideia principal é trazer obras da língua inglesa como ferramenta de aprendizado do idioma. 

Além das peças que atuam como incentivo a alunos e quem quer que esteja interessado, o teatro também recebe concertos, palestras, musicais e até sessões de cinema.

O teatro fica na rua General Jardim, 182, em Vila Albuquerque.

TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo

O Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP), é uma iniciativa da própria universidade para difundir a arte cênica para a população.

Isso é realizado não só pelas apresentações de peças teatrais, como também pelas oficinas, encontros e palestras montadas pela USP para o público. Um dos projetos mais famosos do espaço é o desenvolvimento de grupos infantis de teatro.

A primeira iniciativa de um espaço de espetáculos ligados à universidade data de 1955. Depois de muitas idas e vindas, hoje o TUSP é o orgulho dos corpos acadêmicos.

O teatro fica no histórico prédio da R. Maria Antonieta, 294, Vila Albuquerque. 

Teatro Bradesco

O Teatro Bradesco é um espaço relativamente novo, mas já entrou para o roteiro dos mais importantes e bonitos de São Paulo, e isso pode ter a ver com seu tamanho e arquitetura.

Inaugurado em 2009, o local tem capacidade para mais de 1.400 pessoas, dividido em 4 níveis. Uma área de sete mil metros quadrados e uma construção inspirada em grandes estilos clássicos do teatro.

Como a maioria dos teatros atuais, hoje o espaço não é palco apenas de peças teatrais, mas também de shows e tributos a artistas famosos.

O Teatro Bradesco fica no Bourbon Shopping, Rua Palestra Itália, 500.

Teatro Renault 

Inaugurado em 1929, o prédio costumava ser o antigo Teatro Abril, e foi um dos primeiros cinemas com som da América Latina.

Hoje, o atual Teatro Renault é conhecido por ser uma das casas de espetáculos que importam peças da Broadway, tradicionais de Nova York.. 

Entre grandes obras que já passaram por ali estão A Família Addams, Os Miseráveis, Rei Leão e O Fantasma da Ópera.

Se quiser aproveitar alguma das peças em cartaz, o Teatro fica na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, República.

É hora de subir as cortinas dos teatros de São Paulo!

Teatros de São Paulo

 

É bem possível que você já tenha ouvido falar de alguns destes teatros, mesmo que ainda não tenha tido a oportunidade de visitá-los. Mas quer saber? Talvez tenha chegado a hora.

Os teatros são expressões muito puras da cultura de um lugar, e quando falamos de São Paulo, esse palco efervescente de povos e costumes, os teatros viram, quase que instantaneamente, manifestações históricas imperdíveis. Se você parar para pensar em todos os anos de acontecimentos marcantes que esses prédios acumulam, a vontade já deve aumentar.

De peças experimentais a espetáculos renomados. De artistas conhecidos a palcos inesquecíveis, conheça os teatros de São Paulo e depois nos conte como foi a experiência! 

Por fim, esperamos te ver aqui mais vezes. O que não falta no Tô de Passagem são dicas fresquinhas para roteiros que atendem a todos os tipos de viajantes. E não esqueça que viajar não precisa ser caro. Ainda mais quando você decide ir de ônibus. 

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem