Está buscando opções para sair do marasmo da quarentena? Veja nossa lista com filmes de viagens e se imagine em lugares incríveis!

Nem sempre é fácil encontrar passatempos para a quarentena quando a vontade é pegar o primeiro ônibus e conhecer um destino novo…Para você ficar um pouco mais perto dessa realidade, listamos 25 filmes sobre viagens para descobrir novos lugares e matar a saudade de viajar!

Assistir a filmes sobre viagens pode ser fonte de inspiração para planejar a sua próxima jornada rumo a um lugar desconhecido, como Índia, Paris ou, quem sabe, fazer um mochilão pela região nordeste do Brasil?

Com essa lista, você poderá se imaginar vivenciando experiências fantásticas, afinal, muitos filmes mostram a cultura, ritmo, gastronomia e comportamento locais.

Confira os top 25 filmes de viagens:

Comer, Rezar e Amar

Um clássico filme sobre viagem, este conta a história de Elizabeth Gilbert que, divorciada e desempregada, resolve encontrar um novo sentido para sua vida por meio de uma jornada de autoconhecimento, cujo percurso contempla Itália, Indonésia e Índia.

Como o próprio nome diz, a protagonista usufrui das experiências locais e sempre tão presentes em viagens: apreciar a gastronomia tradicional, conhecer pessoas novas e, por que não, se apaixonar, e imergir na religião predominante.

Livre

Para muitas pessoas, filmes baseados em histórias reais chamam a atenção! Livre é um deles. Ele conta a história de Cheryl Strayed que, após passar por momentos delicados, como a morte de sua mãe, um divórcio conturbado e o envolvimento destrutivo com drogas, se dá uma segunda chance de viver diferente!

Ela ingressa em uma longa caminhada – 1,8 mil quilômetros do México ao Canadá –, mais conhecida como mochilão, e, à medida que avança, aprende diversas lições, a exemplo da influência do tamanho da bagagem nesse tipo de viagem e como a solidão pode fazer o viajante evoluir, as mesmas que o espectador irá aprender com o filme!

Diários de Motocicleta

Este também é muito conhecido entre os filmes de viagens, tendo como um dos principais motivos para a sua popularidade narrar uma das histórias de Ernesto Guevara que, anos mais tarde, seria conhecido mundialmente como Che Guevara.

Ele e seu amigo Alberto Granado se aventuram em uma viagem por países da América do Sul, vendo de perto as discrepâncias sociais existentes na região.

Na Natureza Selvagem

Quem já não teve vontade de jogar tudo para o alto e mudar radicalmente de vida? Bom, foi exatamente isso que o protagonista desse filme e cidadão americano que de fato existiu fez!

Após sua formatura na faculdade, Christopher McCandless doa seu dinheiro, se desfaz de seu carro e altera sua identidade, partindo para uma caminhada completamente desconhecida pelos Estados Unidos.

No percurso, ele conhece pessoas que o fazem refletir sobre seu estilo de vida e sobre materialismo, chegando a um ponto de inflexão. Então, ele decide ir para o Alasca a fim de desenvolver outros valores, os valores importantes para quem vive em meio à natureza selvagem.

Família Rodante

Você sabe como é difícil planejar uma viagem em família, né? Imagine com 12 integrantes e percorrer todos juntos um logo percurso em um trailer!

Esse filme intensifica as questões da viagem em família, que, muitas vezes, expõe conflitos entre os familiares, dores e sentimentos velados pelo dia a dia.

Quem reúne esse mundaréu de gente é Emília, uma das matriarcas da família, ao completar 84 anos e ser convidada para ser madrinha do casamento de uma sobrinha que ainda mora em sua cidade natal: Missões. Nesse contexto, ela convida toda família para acompanhá-la nesse evento e surpreendentemente todos topam!

Farol das Orcas

Muitas situações podem motivar uma viagem, inclusive a esperança de uma mãe em ajudar seu filho autista com suas emoções. Para isso, eles embarcam em uma viagem à Patagônia, onde são encontradas as orcas.

Com uma relação belíssima protagonizando o filme, a lição transmitida é que viagens podem ir muito além do lazer!

Lion – Uma jornada para casa

Emocionante em sua essência, a narrativa sobre o que aconteceu com o indiano Saroo Brierley aborda uma viagem que começou quando ele tinha apenas cinco anos de idade – ele foi da Índia até a Austrália, sem querer. Já adulto, o protagonista começa a traçar um trajeto de volta para descobrir suas raízes.

Filmes de Viagens: Central do Brasil

É isso mesmo, uma obra brasileira está dentro do rol de filmes de viagens! Estrelando a grande Fernanda Montenegro, que dá vida à personagem de Dora, uma ex-professora.

Ela redige cartas para analfabetos até o dia em que se depara com uma situação adversa: uma cliente morre, deixando o filho sozinho. Então, Dora e Josué ingressam em uma viagem pelo Brasil para encontrar seu pai.

O filme retrata os abismos sociais característicos do país.

Na Estrada

Três amigos (dois homens e uma mulher) viajam para fugir da monotonia! Eles pulam de emprego temporário em emprego temporário, a depender do lugar onde vão parar. Além disso, a liberdade sexual e no uso de drogas permeia a narrativa.

Pequena Miss Sunshine

Esse filme se encaixa na categoria de road movie (filme de estrada), em que o personagem parte em uma viagem para mudar de vida – ou seja, muitos dos anteriores também fazem parte dela.

Em Pequena Miss Sunshine, uma família desestruturada acompanha a filha caçula Olive em busca de seu sonho: participar de um concurso de beleza no Sul da Califórnia. Para isso, todos caem na estrada, marcada pela mistura entre comédia e drama.

O mundo em duas voltas

Já pensou repetir a viagem que mostrou ao mundo que o planeta é redondo? Pois é, a família Schürmann seguiu os passos do desbravador dos sete mares, o capitão português Fernão Magalhães.

O filme acaba sendo uma espécie de diário de bordo ao registrar os desafios, “momentos cotidianos” e a relação dos familiares.

Sete anos do Tibet

Filme icônico por trazer diversos elementos determinantes do século XX, como Segunda Guerra Mundial e Dalai Lama, a obra tem como protagonista o alpinista Heinrich Harrer, que vive uma transformação interna completa: de egoísta e vaidoso ele passa a ser generoso e humilde.

Tal travessia se dá por meio de sua estadia no Tibet.

O último trago

O que um amigo não faz pelo outro, ainda mais quando são de longa data? Nesse filme de viagem, três homens oitentões partem em uma viagem que tem como finalidade realizar o último desejo do amigo que faleceu.

Um filme para refletir sobre a velhice e se divertir!

Antes de partir

Outro filme que muitos já ouviram falar, Antes de Partir mostra o potencial da viagem para realizar sonhos, mesmo em momentos difíceis, como é o caso de dois pacientes terminais que se conhecem no quarto de hospital e acabam cultivando uma amizade.

O resultado: uma viagem ao redor do mundo regada a muita aventura, bons diálogos e belas lições.

Filmes sobre Viagens: Asthma

De uma comunidade neo-hippie para um quarto de hospital, a jornada de um escrito asmático com uma tatuadora pelos Estados Unidos certamente é surpreendente e tem um “quê” de romance.

A obra vai além da ficção, trazendo uma realidade que é comum à nova geração de artistas indies de Nova York, cujo slogan é, em tradução livre: “Viva rápido, morra jovem”. Nesse contexto, imaginar que o escritor se afunda em drogas não é difícil… Será que essa alucinante viagem irá ajudá-lo a lidar melhor com a vida?

A viagem para Darjeeling

Três irmãos fazem uma viagem juntos pela Índia, oportunidade para se reaproximarem, curarem antigas mágoas e compartilhar suas angústias atuais.

Esse filme mostra outra face da viagem: seu poder de fortalecer vínculos entre os integrantes, sendo uma alternativa para relacionamentos desgastados.

Vicky Cristina Barcelona

Duas amigas de férias na Espanha parece ser uma ótima ideia, não é? Não é bem assim quando as duas se interessam pelo mesmo homem, que ainda mantém uma relação complicada com a ex-mulher.

Esse quadrado amoroso dá pano para muita comédia e retrata como uma viagem pode mudar a vida das pessoas!

Paris, te amo

Diferente dos outros 17 filmes de viagens, Paris, eu te amo é uma coletânea com 21 curtas sobre Paris, de cinco minutos cada um.
O nome do filme sinaliza o grande objetivo da obra: dedicar o amor a Paris através dos olhos de importantes diretores de cinema, como o brasileiro Walter Salles e os irmãos Coen.

Cada curta traz uma história que acontece nas ruas da Cidade Luz. Que tal conhecer um pouco mais da capital francesa? Você também irá se apaixonar!

Uma caminhada na floresta

E quando a viagem é de volta para casa, como será a sensação? O protagonista desse filme, após de passar cerca de uma década fora, resolve retornar para sua terra natal: os Estados Unidos.

A fim de se ambientar novamente, o protagonista resolve caminhar pela extensa Trilha dos Apalaches com um antigo amigo. Durante o percurso, eles se deparam com personagens singulares e têm ótimos diálogos.

Colegas

O filme de viagens Colegas é uma obra brasileira emblemática que tem como protagonistas três personagens com síndrome de Down. Os amigos fogem do instituto em que vivem para realizar seus sonhos!

Eles têm como ponto de origem São Paulo e como destino Buenos Aires. O meio de transporte é um carro e o caminho é marcado por muitas aventuras.

Uma bela amostra de que as viagens podem ser sonhadas e, mais do que isso, realizadas por todas as pessoas!

Umrika

Movido ao mistério sobre o que aconteceu com o irmão nos Estados Unidos, Ramakant, parte da Índia para Umrika, como é chamada pelo povo local a América. Nessa trama, o espectador se depara com os choques culturais e é cativado para chegar até o fim, descobrindo finalmente qual foi o destino do irmão mais velho do protagonista.

Uma viagem excêntrica

Culinária, comédia e uma viagem pelo norte da Inglaterra. Uma viagem excêntrica narra a jornada de dois amigos que experimentam a comida de variados restaurantes para escrever um artigo, ao mesmo tempo em que conversam sobre a vida e fazem boas imitações de alguns atores.

Cartas para Julieta

Até onde a cultura local pode influenciar na vida de um turista? Bom, na de Sophie, protagonista do filme Cartas para Julieta, muito.

Em uma visita à Verona, na Itália, Sophie conhece o muro em que muitas pessoas deixam cartas para Julieta Capuleto, do romance de Shakespeare. Então, ao ler um dos textos, acaba criando amizade com a autora, que está em busca de um antigo amor. Em contrapartida, será que Sophie, já noiva, encontrará um novo amor?

Filme sobre Viagem: Monte Carlo

Mais leve, o filme Monte Carlo é sobre três amigas que vão para Paris em busca de diversão, mas acabam frustradas. Quem é turista de carteirinha sabe que, de uma hora para outra, viagens podem mudar radicalmente e exatamente isso o que acontece com as personagens!

Uma delas é confundida com uma figura pública local e muito rica, desencadeando uma série de cenas divertidas. Agora, como será que essa viagem termina?

Encontros e Desencontros

A narrativa entre Bob, uma estrela de cinema, e Charlotte, uma esposa solitária, se desenvolve na curiosa, colorida e movimentada Tóquio, sendo uma excelente maneira de conhecer mais sobre a capital do Japão. Além da história e do ambiente, a trilha sonora também é um diferencial da obra.

Gostou da nossa lista com 25 filmes de viagens para matar a saudade de viajar? Depois nos conte qual te inspirou mais para seguir em frente com a sua viagem dos sonhos ou até mesmo te fez pensar em conhecer o destino que serve de cenário para a obra.

Leia Mais no Tô de Passagem:

8 Museus Online Brasileiros Para Visitar Na Quarentena
Turismo Gastronômico: 5 Destinos Para Saborear No Brasil
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil

Escrever um comentário