logo-to-de-passagem

Melhores praias de Maceió, AL: 10 razões para você se encantar!

setastdp

Que tal conhecer paisagens litorâneas de beleza caribenha sem sair do país? Estamos falando das praias de Maceió, é claro.

Não é à toa que a capital alagoana recebeu o apelido carinhoso de “Caribe do Brasil”. As orlas distribuídas pela linha costeira da cidade (e por seus arredores) parecem saídas dos melhores sonhos de qualquer praieiro. É impossível não soltar um suspiro apaixonado ao atravessar pela primeira vez a imensidão azul da Praia de Ponta Verde ou as falésias brilhantes da Praia do Carro Quebrado. 

Nas praias de Maceió, a natureza alagoana mostra toda a sua exuberância. E para você não se perder no meio de tanta coisa linda, fizemos um guia que vai te ajudar a aproveitar as riquezas do litoral com um itinerário perfeito. Se você gostaria de aproveitar o verão no paraíso, pode continuar a leitura. É hora de conhecer as melhores praias de Maceió!

Aqui, vamos explorar:

Quais são as melhores praias de Maceió?

Galés de Maragogi 

Paripueira

Praia de Ipioca

Ponta Verde 

Praia de Pajuçara

Praia de Jatiúca

Praia do Francês 

Praia do Gunga 

Praia do Carro Quebrado 

Praia do Toque 

Pé na Estrada: explore o mapa das praias de Maceió e viva uma experiência única com a Clickbus 

Quais são as melhores praias de Maceió? 

Para quem curte um clima tropical, Maceió é um destino à prova de erros.

Quase sempre iluminada por um sol intenso, a cidade fica em uma das regiões litorâneas mais encantadoras do Brasil – e talvez do mundo –. Não é exagero nosso: as praias de Maceió são famosas pela areia macia, pelo mar convidativo e pela natureza impecável, tanto nas orlas urbanas quanto em áreas mais afastadas. Embora tenham a beleza como traço em comum, elas se diferenciam pelas oportunidades de diversão que oferecem.

De espaços tranquilos ideais para quem deseja descansar de frente para o oceano até áreas animadas com vida noturna vibrante, as praias de Maceió têm de tudo. E o melhor é que as maravilhas da capital alagoana são de fácil acesso: dá para chegar até a cidade sem gastar muito viajando de ônibus. Por isso, o destino é adorado entre os viajantes econômicos.

Antes de te levarmos para conhecer as melhores praias de Maceió, vale a pena mencionar que algumas delas não ficam exatamente em Maceió. Algumas estão em municípios muito próximos, então podem ser visitadas facilmente em passeios bate e volta. Mas chega de apresentações! Pode reforçar o protetor solar e separar os óculos de sol, porque é hora de desbravar tudo que as praias de Maceió têm a oferecer.

Ah, se quiser facilitar o seu planejamento de viagem, aproveite para garantir logo suas passagens de ônibus para Maceió.

Galés de Maragogi 

Nossa lista das melhores praias de Maceió não poderia começar de outro jeito: as Galés de Maragogi são as maiores estrelas do litoral alagoano.

Na verdade, como o próprio nome indica, elas ficam no município de Maragogi, um dos destinos nacionais mais adorados pelos praieiros. Situada a 125 quilômetros de Maceió, a cidade ganhou fama por causa de suas piscinas naturais de águas cristalinas e mornas. Essas são as Galés de Maragogi! Durante a maré baixa, elas são os pontos perfeitos para longos mergulhos relaxantes – e, é claro, para apreciar as paisagens encantadoras –.

Para chegar às Galés de Maragogi, é preciso contratar um passeio de barco. Você pode procurar uma das várias agências de turismo da cidade ou falar com os próprios barqueiros, que geralmente anunciam seus serviços pela areia de praias como Barra Grande.

Paripueira

O município de Paripueira é uma das várias joias preciosas da Região Metropolitana de Maceió.

E o melhor é que ele fica tão pertinho da capital alagoana que, para muita gente, é considerado praticamente um bairro de Maceió. As duas cidades são separadas por apenas 27 quilômetros, o que faz de Paripueira o destino perfeito para um bate e volta. Também é a melhor pedida para quem curte um mar raso e tranquilo, então se você pretende viajar com crianças, pode incluir essa praia na sua lista. Além disso, os bancos de areia da Praia de Paripueira formam mais de 20 piscinas naturais que ficam a uma travessia rápida da costa. Embora a infraestrutura da orla seja simples, ela conta com algumas barraquinhas que servem comida e bebida e também com o badalado Mar & Cia Beach Bar.

Praia de Ipioca 

Coqueiros verdes espalhados pela areia branca da Praia de Ipioca. O mar aparece ao fundo, com uma coloração turquesa. O céu está azul e limpo.

Quer tranquilidade absoluta sem se afastar muito do centro de Maceió? Então a Praia de Ipioca vai chamar a sua atenção.

A apenas 25 quilômetros da capital, ela tem um jeitão de praia deserta que encanta qualquer um. Menos frequentada pelos turistas, Ipioca é um refúgio de sossego banhado por águas calmas e cristalinas durante a maré baixa. Na maré alta, as ondas radicais fazem a alegria dos surfistas. Apesar da atmosfera pacata, a Praia de Ipioca conta com a infraestrutura de alguns beach clubs excelentes, como o Hibiscus e o Corais, então não vai te faltar conforto na hora de aproveitar o sol e o mar.

Ponta Verde 

Não dá para falar sobre as praias de Maceió sem mencionar a aclamada Praia de Ponta Verde.

Afinal, ela é a prova de que as orlas urbanas da capital alagoana são tão maravilhosas quanto as que ficam mais afastadas do centro. O nome já antecipa uma parte da beleza do lugar: o mar da Praia de Ponta Verde tem uma tonalidade esverdeada de tirar o fôlego. Agraciada com os melhores ventos de Maceió, ela é ótima para quem curte praticar atividades aquáticas, como caiaquismo e stand up paddle. Ponta Verde também tem o calçadão mais animado da cidade, com uma variedade imensa de bares, restaurantes e opções de lugares para aproveitar a vida noturna. 

Entre os vários points agitados da orla, estão o Kanoa e o Lopana, especialmente queridos pelos jovens. Se estiver procurando uma programação para aquela viagem com os amigos, fica a dica!

Praia de Pajuçara

A animação singular de Ponta Verde continua na orla vizinha da Praia de Pajuçara.

Juntas, as praias-irmãs formam uma faixa de areia de quatro quilômetros que é cheia de paradas obrigatórias para quem visita Maceió. As paisagens adornadas por coqueiros verdes e o mar azul garantem momentos incríveis para quem deseja passar alguns dias com os pés na areia. Quando a visibilidade da água está apropriada para banho (vale a pena conferir os relatórios de balneabilidade antes de visitar a Praia de Pajuçara), é possível observar de perto os peixinhos coloridos que nadam pelas piscinas naturais.

Além disso, o calçadão da Praia de Pajuçara conta com muitos espaços de lazer perfeitos para um passeio em família: tem ciclofaixa, quadras esportivas, quiosques, música ao vivo e feirinha de artesanato. Dá para pegar um bronze, curtir um forró e garantir as lembrancinhas da viagem em um lugar só!

Praia de Jatiúca

Assim como Ponta Verde e Pajuçara, a Praia de Jatiúca faz parte da orla urbana mais frequentada de Maceió.

Entretanto, ao contrário de suas vizinhas, ela tem uma faixa de areia estreita e um mar agitado. A visita vale a pena por causa da paisagem, mas o destaque na Praia de Jatiúca vai para a imensa variedade de ótimos estabelecimentos da região. Não faltam restaurantes com menus deliciosos cheios de delícias típicas – e preços menos “turísticos” do que os que você encontra em Ponta Verde –. Mas se liga na dica: muitos desses lugares não ficam perto da orla, e sim mais para dentro do bairro. Para comer bem durante seus rolês pelas praias de Maceió, visite a Bodega do Sertão, o Restaurante Panela Alagoana e o Divina Gula. 

A Praia de Jatiúca também é conhecida pelas muitas opções de hospedagem que abriga. De simpáticos hostels a grandes hotéis de rede, existem alternativas para todos os gostos e bolsos.

Praia do Francês 

A Praia do Francês é uma favorita entre os turistas que decidem explorar as praias de Maceió.

Isso porque ela é capaz de proporcionar dias de diversão litorânea inesquecíveis para visitantes dos mais diversos perfis. Do lado esquerdo da faixa de areia, o mar é abraçado por arrecifes de corais que garantem águas tranquilas e seguras. Já a parte direita da Praia do Francês faz sucesso entre a galera que curte um pouquinho de adrenalina: as ondas agitadas são ótimas para surfe. Todo mundo tem um espacinho na Praia do Francês! 

A facilidade de acesso faz com que essa seja uma das mais democráticas praias de Maceió. A Praia do Francês fica a apenas 25 quilômetros do centro da capital, trajeto que pode ser feito até usando o transporte público.

Praia do Gunga 

Família caminhando em uma faixa de areia dourada que se estende até o horizonte, na Praia do Gunga. A orla é limitada por um mar sem ondas e por uma mata de coqueiros.

Depois de passar pela Praia do Francês, vale a pena seguir adiante até chegar na Praia do Gunga.

Aliás, é bem comum que os passeios oferecidos por empresas de turismo locais tenham esses dois pontos de parada. Sempre cheia de viajantes e maceioenses, a Praia do Gunga é a união perfeita entre paisagens naturais espetaculares e agito na medida certa. A robusta infraestrutura de quiosques e outros estabelecimentos do tipo “pé na areia” faz com que a orla nunca perca o movimento. É comum encontrar beach clubs, bares com música ao vivo e festas rolando juntinho da orla. O mar tem muitas ondas, então é bom checar a tábua de marés antes de dar um mergulho.

A Praia do Gunga fica no município de Roteiro, a aproximadamente 40 quilômetros de Maceió.

Praia do Carro Quebrado 

Que tal conhecer um paraíso de beleza praticamente intocada durante sua estadia em Maceió? Essa é a Praia do Carro Quebrado!

Localizada no município de Barra de Santo Antônio, a 45 quilômetros de Maceió, esse destino sempre recompensa muito bem os turistas que topam estender a viagem. Com um impressionante cenário composto por falésias vermelhas e coqueirais, a Praia do Carro Quebrado é dona de uma natureza impecavelmente preservada. O nome cômico tem uma origem interessante: como o lugar fica em uma área isolada, há muitas histórias de visitantes que acabaram danificando seus veículos na tentativa de chegar até lá. Justamente por causa dessa localização isolada, a Praia do Carro Quebrado não é agitada – ideal para quem adora privacidade e silêncio – e não conta com infraestrutura. Aqui, a protagonista é a natureza.

Mas não precisa se preocupar com o trajeto: você pode contratar um passeio de barco ou de buggy para chegar à Praia do Carro Quebrado sem passar estresse. Os percursos saem da Praia de Paripueira

Praia do Toque 

A Praia do Toque é um dos muitos atrativos que atraem grandes números de turistas para São Miguel dos Milagres.

Parte da Rota Ecológica do Litoral Norte, ela chama atenção pelo mar de coloração azul profunda e pelo longo arrecife de corais que se estende por 140 quilômetros. Quando a maré está baixa, é possível enxergar essa grande barreira natural e fazer um passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais. Não deixe de levar ou alugar um snorkel, já que a rica fauna preservada da região proporciona ótimas oportunidades de observar peixes, crustáceos e outros animais marinhos.

Separada de Maceió por aproximadamente 100 quilômetros, a Praia do Toque é fácil de se acessar.

Pé na Estrada: explore o mapa das praias de Maceió e viva uma experiência única com a Clickbus 

Vista aérea das Galés de Maragogi. Os banhistas caminham pelos bancos de areia e arrecifes de corais escuros, entre grandes áreas de água cristalina. Pequenas embarcações de passeio flutuam no mar.

Nada como um banho de mar para recarregar as energias, né? Nas praias de Maceió, todos os seus mergulhos serão revigorantes.

Uma coisa a gente afirma sem medo de errar: poucas capitais têm uma riqueza natural tão privilegiada quanto Maceió no quesito praia. Esse é um destino que consegue unir a animação de uma cidade grande aos cenários dignos de paraísos remotos. Passear pelas praias de Maceió é uma chance incrível de se jogar em águas de beleza fantástica e também em uma vida cultural agitada e apaixonante.

Esperamos que sua estadia na capital alagoana seja tudo isso e muito mais. Se quiser conhecer mais lugares sensacionais espalhados pelo Brasil e pela América Latina, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem! A gente faz de tudo para deixar suas aventuras cada vez mais inesquecíveis.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem