logo-to-de-passagem

Macaé, RJ: Lugares para Aproveitar Mais

setastdp

Para quem quer conhecer outros destinos incríveis do estado do Rio de Janeiro, Macaé é uma ótima opção.

Os turistas que viajam para o norte fluminense nunca ficam sem ter o que fazer em Macaé. O local, no passado, era apenas uma vila de pescadores, dono de lindas praias com uma beleza natural surpreendente.

Se você curte um lugar com bastante contato com a natureza, você vai adorar conhecer esse destino. Macaé é repleta de cachoeiras, lagoas, áreas vegetativas e diversas opções de lazer e entretenimento durante todo o ano. É o exemplo de destino que prova que nem apenas da cidade do Rio de Janeiro o estado é feito.

Para já começar a organizar o planejamento da sua viagem, confira as opções de passagens de ônibus para Macaé e anote as dicas que vamos te contar neste guia!

Bora?

Neste conteúdo, você vai ver:

Onde fica Macaé? 

Como chegar em Macaé? 

O que fazer em Macaé? 

Praias para conhecer em Macaé

Praia do Farol 

Praia dos Cavaleiros 

Praia do Campista 

Praia do Pecado 

Cachoeiras em Macaé 

Cachoeira da Fortuna 

Cachoeira do Escorrega 

Cachoeira da Estrela e Tobogã 

Outros pontos turísticos em Macaé

Solar dos Mellos 

Parque Municipal Atalaia 

Lagoa de Imboassica 

Forte Marechal Hermes 

Macaé te convida para passeios inesquecíveis!

Onde fica Macaé?

Como dissemos ali em cima, Macaé fica localizada ao norte do Rio de Janeiro, onde também estão outros municípios conhecidos como Campo dos Goytacazes e São João da Barra. Macaé está a menos de 200 quilômetros da capital e com uma população de mais de 250 mil habitantes.

Além da beleza natural, o local é conhecido como a Capital Nacional do Petróleo, com grande influência na economia do estado. Quase 50% de todo o gás natural é produzido na Bacia dos Campos, e acreditem: 80% de todo o petróleo brasileiro.

É um local cheio de cultura, lazer, praias e cachoeiras incríveis. Vale muito a pena conhecer!

Como chegar em Macaé? 

Como chegar em Macaé?
Imagem meramente ilustrativa

Uma das melhores opções para chegar no destino é viajando de ônibus. Como a cidade não tem aeroporto, geralmente as pessoas viajam até a capital e pegam ônibus direto para chegar em Macaé.

E como a gente sempre fala por aqui, viajar não precisa ser caro. Viajar de ônibus é economizar no transporte, assim você aproveita mais os passeios em uma mesma viagem. Já pensou conhecer Macaé, mas também curtir um pouco dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro? Ou quem sabe algumas praias cariocas?

Pra te dar uma noção de tempo de viagem, aqui estão as distâncias entre Macaé e outros destinos conhecidos:

São Paulo para Macaé: 8h

Niterói para Macaé: 2h40

Belo Horizonte para Macaé: 8h30

Rio de Janeiro para Macaé: 3h

Dependendo de onde você está partindo, é importante levar em consideração o tempo de viagem para organizar o seu roteiro de viagem com antecedência.

A rodoviária da cidade fica no centro, de fácil acesso a diversos hotéis, pousadas, restaurantes e vários outros estabelecimentos.

A apenas 220 metros, você encontra o Terminal Central – SIT, com várias opções de ônibus para circular pela cidade. O endereço é Rua. Dr. Francisco Portela, 50.

O que fazer em Macaé?

O destino conta com tantos atrativos que fica difícil escolher quais atividades fazer enquanto estiver por lá!

Além de pegar aquele bronze nas lindas praias do local, você vai encontrar belas cachoeiras e muitos passeios voltados para o ecoturismo.

Se você gosta de saber mais sobre a história dos destinos que visita, Macaé tem várias construções antigas, monumentos e museus que você precisa conhecer!

Outro ponto alto da cidade é a gastronomia, então não deixe de experimentar a comida local nos diversos restaurantes e bares espalhados por lá.

Praias para conhecer em Macaé 

Praias de Macaé, RJ

Durante a alta temporada, as praias são as principais atrações da cidade, tanto para turistas quanto para os moradores. São todas muito bonitas, proporcionando experiências incríveis para os seus dias de descanso.

Todas as praias de Macaé tem águas bem azuis e transparentes, e aquele tipo de areia bem fina e fofinha, sabe?

Pra te ajudar no roteiro, aqui estão algumas características das principais praias de Macaé:

Praia do Farol 

Bem próxima às ruínas do farol velho, essa praia é muito boa para aquele descanso merecido!

Tranquila, com 500 metros de extensão e o mar com temperatura bem agradável, a Praia do Farol é uma das praias mais bonitas de Macaé.

O tempo de carro do centro até a Praia do Farol é de menos de 10 minutos, vale a pena pegar um carro de aplicativo.

Não tem linhas de ônibus que saem do Terminal Central – SIT para essa praia, mas se quiser explorar um pouco mais da cidade e ir caminhando, o passeio dura cerca de 30 minutos.

Praia dos Cavaleiros 

Praia dos Cavaleiros, Macaé, RJ

Com mais de 1 km de extensão, a Praia dos Cavaleiros conta com vários restaurantes e bares para você experimentar a culinária local depois de curtir um sol na beira do mar.

À noite, a orla da praia fica super movimentada, e é um dos principais points da cidade, principalmente por quem mora na cidade. Se quiser fazer um programa menos turístico, esse é o lugar.  Além dos restaurantes, a região possui diversos hotéis e pousadas. Se ainda não escolheu a sua hospedagem, essa é uma boa opção!

A Praia dos Cavaleiros é mais movimentada, então se você quer fazer amigos e curtir um som com a galera, você vai gostar bastante do local.

Ela fica entre a Praia do Campista e a Praia do Pecado (que vamos te apresentar daqui a pouco). 

Se estiver pelo centro e quiser ir caminhando, você vai levar cerca de 30 a 40 minutos para chegar na praia. De carro, leva apenas de 10 a 15 minutos.

Praia do Campista

Localizada entre a Praia dos Cavaleiros e a Praia do Farol, a Praia do Campista conta com um mar agitado de temperatura bem agradável.

Pela agitação das ondas, essa praia é o ponto preferido para a prática de kitesurf, proporcionando uma paisagem colorida com as pipas dos praticantes do esporte.

Dependendo da época do ano que você for, é possível encontrar escolas de kitesurf para praticar o esporte com a instrução de profissionais. Ta afim de um pouco de aventura nesta viagem?

Partindo do centro, você vai levar 25 minutos caminhando para chegar na Praia do Campista, e se você for de carro, o trajeto leva 5 minutos.

Praia do Pecado 

Ainda na onda da aventura, a Praia do Pecado é sempre cheia de surfistas que aproveitam a agitação do mar da praia.

Inclusive, se você quiser aprender a surfar para pegar umas ondas, é possível encontrar aulas de surf e bodyboard.

Importante: essa é uma das praias de Macaé que não possuem infraestrutura de espreguiçadeiras, quiosques e guarda-sóis para alugar, então se quiser curtir o dia por lá é melhor preparar um lanchinho e uma canga para sentar ou deitar na areia.

Não tem linhas de ônibus que saem do terminal central para a praia, e essa é um pouquinho mais longe do que as outras praias que citamos aqui para ir caminhando. 

Mas, se você é do tipo que adora bater perna, o trajeto partindo do centro dura cerca de 55 minutos a 1 hora. De carro, é cerca de 12 a 15 minutos.

Cachoeiras em Macaé

Como prometemos para você no começo deste guia, existem belas cachoeiras em Macaé para curtir aquele dia quente de verão e se conectar com a natureza.

Como a região fica em meio à Mata Atlântica, não faltam belas paisagens e atividades inesquecíveis para marcar a sua viagem.

Cachoeira da Fortuna 

A Cachoeira da Fortuna não é uma das mais visitadas por turistas, então ela pode ser uma ótima opção caso você queira curtir um dia refrescante e menos tumultuado.

Você vai ficar admirado pela beleza natural da cachoeira. Se for tirar fotos e o seu celular não for à prova d’água, é bom lembrar de comprar uma capinha de plástico que cubra todo o aparelho para evitar acidentes!

O motivo dessa cachoeira não ser tão visitada, é porque para chegar nela você precisa fazer uma trilha razoavelmente longa. 

A Cachoeira da Fortuna fica em Córrego do Ouro, nos limites da Fazenda Atalaia. Para chegar nela, é preciso fazer uma caminhada de 8 km em estradas de terra batida e trilhas na mata que cruzam alguns riachos.

No meio do caminho, você vai encontrar a Cachoeira do Salto, que também vale a pena visitar!

Cachoeira do Escorrega

Essa fica bem no início da trilha para as cachoeiras no Vale do Rio do Peito de Pombo, sendo uma das melhores e mais agradáveis para você curtir o dia inteiro.

A Cachoeira do Escorrega tem duas quedas d’água. A primeira é mais tranquila, com uma imensa piscina natural e pedras para tomar sol e relaxar, a segunda é mais radical, que é a responsável pelo nome da cachoeira. 

A segunda queda d’água permite escorregar nas pedras até o poço da piscina, e pode confiar: você precisa experimentar!

Para acessar as cachoeiras do vale do Rio do Peito de Pombo, é preciso pagar uma taxa simbólica de R$10 (é possível que o valor tenha subido, separe um pouquinho mais para garantir). 

Importante: não tem lugar para comprar comida e água depois de passar a guarita, então leve uma mochila bem equipada!

Cachoeira da Estrela e Tobogã 

Para chegar nessas cachoeiras, você vai passar por uma propriedade privada e o caminho depois é uma trilha de aproximadamente 1h30 de nível médio a difícil. É possível chegar ao local de 4×4 também.

Mas vale muito a pena!

É o tipo de lugar para você passar o dia todo curtindo a refrescância da cachoeira e se divertindo no tobogã natural, parecido com a Cachoeira do Escorrega.

Procure se informar no centro de Macaé sobre passeios pagos até as cachoeiras, caso não queira alugar um carro para o dia.

Outros pontos turísticos em Macaé 

Pontos turísticos de Macaé, RJ

Como sempre fazemos por aqui, separamos lugares imperdíveis para você conhecer, além das nossas outras sugestões de passeios. A gente adora um bônus!

Afinal, é legal ter várias opções para o seu roteiro de viagem, não é mesmo?

Solar dos Mellos 

Uma viagem fica mais completa quando você conhece ao menos um museu ou patrimônio histórico do destino.

O charme do Solar dos Mellos – prédio antigo, construído em estilo arquitetônico eclético – vai te encantar!

O local ficou bastante famoso porque serviu de hospedagem para D. Pedro II. Hoje em dia, sendo o museu da cidade, o seu foco é a pesquisa, preservação e divulgação da memória de Macaé, com base em seu acervo e no desenvolvimento de atividades culturais com vistas à promoção de uma Memória Viva.

O museu é vinculado à Fundação Macaé de Cultura, retrato da memória social, arquitetônica e urbanística típicas do século XIX. Além de abrigar a sede da Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico e o Centro de Memória Antônio Alvarez Parada.

Se você estiver hospedado no centro da cidade, consegue chegar caminhando tranquilamente até o local, que fica na Rua Conde de Araruama, 248 – Centro.

Funcionamento: de segunda a sábado, das 08h às 17h. Confira a programação no site oficial.

Parque Municipal Atalaia

Após passar por reformas, o Parque Municipal do Atalaia é uma das principais atrações turísticas de Macaé.

Com o objetivo de preservar a Mata Atlântica, a sua rica biodiversidade e os mananciais hídricos, o local é uma área de preservação ambiental localizada a 27 km do centro da cidade.

Entre os atrativos do parque, você pode fazer trilhas para observação da flora e fauna, trilhas para acesso às cachoeiras, tomar banhos de riacho e apreciar as fontes de água das nascentes.

As trilhas dentro do parque são: 

  • Trilha do córrego Atalaia;
  • Trilha da Figueira Branca;
  • Trilha da cachoeira do Salto;
  • Trilha científica;
  • Trilha Cachoeira da Fortuna.

O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 9h às 16h, e o endereço é: RJ – 162 – Cachoeiros de Macaé. De carro, o trajeto dura cerca de 30 minutos partindo do centro.

Lagoa de Imboassica 

Com uma pequena praia e muitas opções de lazer, a Lagoa de Imboassica é um local bastante familiar e amigável para se passar uma tarde.

Você pode fazer passeios de pedalinho, caiaque, prancha de stand-up padel e um monte de outras atividades que aparecem por lá de vez em quando.

O ponto alto do local é a vista quando bate o pôr do sol. Dica: o passeio de pedalinho ao entardecer vai te proporcionar uma das vistas mais incríveis da sua viagem. Aquelas que garantem a atualização do feed, sabe?

A lagoa tem uma área de 5 quilômetros quadrados, bastante procurada tanto pelos turistas quanto pela população local. 

Se você estiver na Praia do Pecado, você chega na lagoa em menos de 10 minutos de caminhada pela areia.

Forte Marechal Hermes

Localizado entre a Praia de Imbetiba e a Praia das Conchas, a construção foi erguida em 1613 e fala muito sobre a história da região.

O espaço abriga a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, mas é também um ponto turístico da cidade. Fica aberto para visitas aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

Vale a pena visitar para apreciar a bela vista por lá!

Caso você esteja no centro da cidade, basta caminhar por menos de 15 minutos para chegar até o forte.

Macaé te convida para passeios inesquecíveis!

Passeios em Macaé, RJ

E aí? Já deu pra perceber que Macaé é um destino turístico econômico, tendo em vista que é possível chegar em vários lugares apenas caminhando, e que todos eles garantem passeios incríveis, né?

E como uma última dica: não deixe de conhecer os diversos restaurantes, bares e lanchonetes para apreciar a culinária local: você vai adorar.

Ah, e como falamos bastante sobre viajar de ônibus e economizar para mais rolês, aproveite pra conhecer o Click Oferta! São 136 rotas selecionadas, com passagens de ônibus com até 65%OFF, incluindo Macaé e Rio de Janeiro. Que tal?

Depois conta aqui pra gente quais locais você colocou no seu roteiro de viagem, vamos adorar saber como foi a sua experiência.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem