O nome da cidade já deve te dar uma dica de qual outro lugar do mundo você vai ter a sensação de estar conhecendo, né? Uma deliciosa referência à Holanda, e pertinho da capital de São Paulo, Holambra é o lugar perfeito para fazer um bate e volta e conhecer um pouquinho do país europeu aqui no nosso Brasil.
Os famosos moinhos, as paisagens enfeitadas pelas tulipas holandesas e até a fácil circulação de bicicleta pela região, fazem parte do roteiro garantido quando for conhecer o município paulista.
Seja para passar um dia inteiro, um final de semana ou um feriado prolongado, não vão faltar programas, lugares e eventos para visitar pela Cidade das Flores.
Pensando nisso, separamos uma lista das melhores coisas a serem aproveitadas em Holambra, pra que você não deixe nada de fora.
Você vai ver a seguir:
Eventos para aproveitar em Holambra
Viaje para Holambra e aproveite a tranquilidade!
Onde fica Holambra?
Holambra fica na região metropolitana de Campinas, a duas horas da cidade de São Paulo, e seu nome é a combinação de Holanda, América e Brasil.
Com pouco mais de 15 mil habitantes, o município é oficialmente considerado Estância Turística pelo estado paulista.
Além de ser próxima a Campinas, Holambra faz fronteira com Paulínia e Mogi Mirim, que são cidades que também valem a pena conhecer, então já fica aí a dica!
Como chegar em Holambra?
Holambra, por mais movimentada que seja, é uma cidade pequena e não conta com rodoviária.
Mas nem por isso você precisa deixar de curtir até lá. Na hora de montar seu roteiro, é possível aproveitar essas opções de passagens para Mogi Mirim. De lá, são apenas 30min pela Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros. Você pode pegar uma linha direta na cidade, ou mesmo optar por uma carona em um carro de aplicativo.
Como é o clima em Holambra?
Com temperaturas amenas, a média anual de Holambra fica nos 24ºC.
O mês de fevereiro é o que faz mais calor e o mês de julho, mais frio, com uma média de 18ºC durante esse período.
Agora, o mês que mais chove é janeiro: uma média de 21 dias durante o mês. Já em agosto (conhecido pelo menor índice de chuvas), a média é de 4 dias. Então, é sempre bom levar uma blusa leve, por mais que seja verão, e um guarda-chuva para se não perder a oportunidade de continuar curtindo as atrações.
O que fazer em Holambra?
Holambra é considerada o polo paisagista do estado de São Paulo e de todo país – afinal, a cidade é responsável por 45% da produção de flores do Brasil.
Muitos dos programas e passeios envolvem paisagens bem cuidadas e referências que te fazem sentir como se estivesse visitando um outro país, ainda que dentro do sudeste brasileiro.
Como é sempre bom saber quais são os lugares pontuais a se conhecer durante uma viagem tão encantadora, é só dar uma olhada nas melhores coisas a se fazer na cidade florida.
Uma coisa a gente pode te garantir: o seu feed está prestes a ser completamente atualizado!
Moinho Povos Unidos
O Moinho Povos Unidos é uma parada obrigatória em Holambra e, além de incrementar o cenário da cidade, ele é aberto para visitação.
Durante o passeio, você pode acompanhar parte do processo do moinho, porque sim! Mesmo que seja um ponto turístico, ele foi construído para ser completamente funcional. O projeto foi concluído em 2008, durante a data comemorativa aos 60 anos de imigração holandesa, e hoje ele é o maior moinho ativo em toda a América Latina.
São 10 andares e quase 40 metros de altura. A visita é aberta pelos primeiros seis andares, e é possível acompanhar o trigo sendo triturado e a farinha, embalada. De quebra, ele tem um mirante, onde você pode ver toda a cidade de Holambra de uma vista privilegiada, e um mini museu com um pouco de sua história.
O moinho fica na Alameda Maurício de Nassau, 249, e abre de quarta a domingo, das 10h às 17h. O ingresso é R$10.
Praça do Bentão
Bentão foi um morador de Holambra que tinha como grande dedicação as flores da cidade.
E a Praça Bento Euzébio Tobias, a Praça do Bentão, é uma forma de homenagear o trabalho e carinho que ele teve por tanto tempo pela beleza da cidade.
O lugar é repleto de flores ornamentais decoradas que são bem mantidas durante todas as estações do ano.
Além das flores espalhadas pela praça em formas geométricas, as plantas suspensas e a iluminação se tornam um espetáculo à parte, e você pode ficar nos bancos e gramados para curtir cada pedacinho com bastante calma.
A Praça do Bentão fica entre o Moinho dos Povos Unidos e o Museu de Holambra, então aproveite para conhecer esses lugares em um passeio só!
Boulevard Holandês
“Boulevard” é um nome relacionado a passarelas e lugares amplos para caminhar.
E o Boulevard Holandês é um local destinado exatamente a isso: uma boa caminhada acompanhada por lindas casas e construções coloridas que imitam as estruturas e arquitetura da Holanda.
O Boulevard fica na rua Dória Vasconcelos, onde você pode aproveitar a variedade de restaurantes e comércio para comprar algumas lembrancinhas da Holanda Brasileira.
As lojas pela rua ficam do lado uma da outra e montam um cenário de filme, vale muito a pena o passeio.
Museu Histórico de Holambra
Conhecer a história de Holambra fica ainda mais agradável e visual quando você visita o museu histórico da cidade.
A começar pelo simples fato de que o museu fica em uma construção que replica a arquitetura das primeiras casas feitas no município e, também, porque você será recebido por dois moinhos em miniatura.
O acervo contém cerca de duas mil fotos e peças que contam a trajetória de Holambra e das pessoas que a desenvolveram. Desde a chegada dos holandeses, jornada dos colonos e fazendeiros até os dias de hoje.
O Museu Histórico de Holambra fica na Alameda Maurício de Nassau, 894, no centro, e abre somente aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Deck do amor
Sabe aquela ponte em Paris, onde os casais apaixonados prendem cadeados como jura de amor eterno?
Holambra tem mais uma atração turística que vai te remeter ao continente europeu: o Deck do Amor.
Localizado na Praça Vitória Régia, sobre o lago de mesmo nome, o deck é uma bonita ponte de madeira com cabos de aço que prendem os cadeados colocados pelos enamorados.
O conhecimento popular é de que quem atrela o cadeado à ponte, fica junto para sempre.
A praça é um ótimo lugar para aproveitar a natureza, observar as flores, plantas, tomar um sol e, quem sabe, fazer promessas de amor. Mas mesmo que resolva passear lá solo, pode ter certeza que o passeio é de encher os olhos.
Rua da Amizade
Também conhecida como Rua Coberta, a Rua da Amizade faz jus ao nome. É por lá que ocorrem grandes eventos da cidade e os moradores e visitantes se juntam para as celebrações.
E a vantagem é que são eventos que ocorrem o ano todo, e todos eles são incrivelmente animados. Você pode aproveitar as festividades em qualquer época que decidir conhecer Holambra.
Alguns dos eventos mais populares que ocorrem na rua são o Carnaflores, que vamos falar melhor abaixo; o réveillon da cidade, com show de fogos e bandas e a exposição de carros antigos, que ocorre em julho.
A Rua da Amizade fica próxima à Praça Vitória Régia e a queima dos fogos de artifício reflete na água, um bom visual, não?
O endereço da rua não é, na verdade, Rua da Amizade, e sim Rua Dr. Jorge Latour, s/n, no centro.
Nossa Prainha
A Nossa Prainha é o lugar perfeito para quem quer aproveitar o dia ao ar livre num ambiente tranquilo e sossegado.
Os visitantes da prainha podem aproveitar a calmaria do parque assistindo os patos pelo lago, num piquenique ou praticando esportes.
Uma das atividades populares entre os moradores e os turistas que querem ficar de boa é a pesca, inclusive.
A “praia” fica perto do Parque Van Gogh, então você já pode emendar o passeio, e ainda finalizar o dia no Bar da Prainha.
Praça da Cachoeira
A Cachoeira foi projetada para formar quedas d’água e pequenos lagos que se formam e fazem a água fluir do maior para o menor.
A pequena praça é uma ótima opção para contemplar mais do paisagismo característico da cidade e tirar algumas fotos.
Existe uma estrutura de madeira para incluir no cenário e até uma placa que diz “eu amo Holambra”.
A Praça da Cachoeira fica na Rua José Martins, 155, no bairro Morada das Flores.
Até o nome do bairro é florido, né?
Parque Van Gogh de Holambra
O parque Van Gogh de Holambra é uma homenagem bastante criativa e completa ao pintor Holandês do século XIX.
Com réplicas das obras do artista espalhadas por sua extensão, o parque recebe exposições, espetáculos e atrações artísticas ao decorrer da semana.
E se você está viajando com a criançada, pode aproveitar os pedalinhos pelo lago, as bicicletas disponíveis para locação, escalada e tirolesa.
Quer uma dica? Se for conhecer o parque no fim de semana, faça uma visita aos chalés que abrem para visitação, e mostram um pouco da vida típica dos antigos imigrantes.
O Parque Van Gogh fica na Avenida das Tulipas, s/n, e está aberto de quinta a segunda e feriados das 9h às 18h.
Memorial do Imigrante
O Memorial se trata de uma homenagem aos holandeses que iniciaram o movimento de fundação da cidade.
O monumento foi construído e inaugurado em 2008 como marco de 60 anos da imigração holandesa, el fica pertinho do portal do Moinho que também faz referência à cultura e à arquitetura neerlandesa.
O endereço do memorial é Rua Rota dos Imigrantes e quando estiver por lá, já pode programar uma paradinha para comer e beber alguma coisa. O lugar é cheio de bares e restaurantes deliciosos.
Campo de Flores
Com certeza para ser conhecida como Cidade das Flores, Holambra teria que ter atrações turísticas dedicadas somente a elas.
Os Campos de Flores da região são gigantes, e responsáveis por grande parte da produção de plantas da cidade e do país.
Alguns deles são abertos para visitação somente com a companhia de um guia autorizado, que você pode encontrar sem nenhuma dificuldade, principalmente na agenda de atrações do site oficial da prefeitura.
Os campos que são abertos para a visitação cobram um valor de entrada por pessoa, que fica, em média, entre R$70 e R$100.
Eventos para aproveitar em Holambra
Não importa a época do ano que vá conhecer Holambra, sempre terão coisas interessantes e divertidas para se fazer.
E para que você conheça os eventos mais populares da cidade, te contamos mais sobre esses três.
Expoflora
Se você puder escolher o período em que vai visitar a cidade e decidir inserir Holambra no seu itinerário para viajar durante a primavera, pode contar com a Expoflora.
O evento anual envolve inúmeras atrações e uma programação que inclui a estação do ano nas atividades.
A expo celebra a chegada da primavera, e conta com apresentações musicais, estandes com culinária típica, e dura mais ou menos três semanas.
São mais de 400 floristas que levam seu trabalho até a feira. Ela é uma das maiores feiras do continente, e também o evento que mais atrai turistas para Holambra. Atualmente, uma média de 12 mil pessoas passam por lá, em apenas um fim de semana!
A Expoflora acontece na Rua Coberta, a Rua da Amizade, do final de agosto até o final de setembro.
Carnaflores
Também organizado e realizado na Rua da Amizade, o Carnaflores acontece durante todo o feriado de carnaval.
E sua programação é perfeita para todas as idades: o evento conta com matinês para as crianças, apresentações ao vivo e shows para todo o público.
Também ocorrem desfiles de carros alegóricos que, claro, são cobertos de flores para representar bem a energia da cidade.
O Carnaflores acontece em fevereiro, no feriado, na Alameda Maurício de Nassau.
Noeland
Inaugurado em 2017, o Noeland é um evento de Natal que já virou sensação por todo o estado de São Paulo, atraindo mais de 100 mil visitantes nas primeiras edições.
Um dos principais espetáculos e festividades da época em toda a Região Sudeste, o Noeland conta com atrações para todas as idades, como peças teatrais, apresentações musicais e patinação no gelo.
As programações duram mais ou menos um mês, e são de cinco mil metros quadrados enfeitados internamente, além de mais de 300 árvores de Natal iluminadas na parte externa.
O Noeland abre de sexta a domingo, das 16h às 00h.
Viaje para Holambra e aproveite a tranquilidade!
A Cidade das Flores está pronta pra te receber com braços abertos, e cheia de paisagens lindas para você curtir.
Holambra é conhecida pela boa qualidade de vida, e os turistas têm motivo de sobra para querer retornar ao município. Fora isso, o povo é extremamente e bons de recepção. Quando estiver por lá, vai se sentir pertencente a esse pedacinho paulista de Europa.
Seja para acompanhar a maior feira de flores da América Latina, para se sentir mais longe do que realmente está ou para conhecer melhor e de pertinho o trabalho de Van Gogh, esse é um passeio que pode valer a pena.
O que mais curtiu saber sobre a cidade? Que tal já começar a montar seu itinerário? Aproveite e contra pra gente, aqui mesmo nos comentários, se já esteve na Capital das Flores, e que outros passeios valem a pena fazer por lá.
Ah! E se você chegou até aqui, não esqueça de continuar sua jornada e pesquisar por passagens de ônibus em promoção. Porque como a gente sempre diz por aqui, viajar não precisa ser caro, E quando você aproveita para conhecer mais de um destino na mesma viagem, a economia nunca é demais, não é mesmo?
Boa viagem e até a próxima!