Quem é que não gosta de falar sobre enoturismo? A gente aqui adora, principalmente quando o destino é, simplesmente, a cidade de Garibaldi, carinhosamente conhecida como capital do espumante! E independente da época do ano, você sempre vai provar, festejar e brindar muito na cidade.
Mas não pense que a cidade se resume aos espumantes e outras bebidas, e por isso nós estamos aqui! Criamos um guia com opções de rolês incríveis na cidade.
Por lá, você vai encontrar passeios e atrações românticas, históricas, gastronômicas, cinematográficas e muito mais.
Ah! E só pra você saber, nem sempre a cidade se chamou Garibaldi, em homenagem ao herói da Revolução Farroupilha, Giuseppe Garibaldi. Isso só aconteceu em 1884. Antes disso, a região era uma colônia chamada Conde D’Eu, também como homenagem, mas dessa vez, ao esposo da Princesa Isabel.
Mas agora, sem demoras, bora conhecer mais dos pontos turísticos de Garibaldi?
Neste guia do que fazer em Garibaldi, você vai ver:
O que fazer em Garibaldi: melhores pontos turísticos
Estação ferroviária de Garibaldi
Turismo em Garibaldi: Vinícolas e Roteiros para Conhecer
Eventos para conferir em Garibaldi
Aproveite as belezas do Sul do País!
Onde fica Garibaldi?
O município de Garibaldi fica na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 110 km de Porto Alegre.
Garibaldi, até hoje, carrega grande influência italiana, integrando a Região da Uva e Vinho da Serra Gaúcha, além do Vale dos Vinhedos.
O título na Capital do Espumante, como você já deve imaginar, é devido ao pioneirismo e qualidade dos vinhos e espumantes produzidos por lá.
O charme especial da cidade guarda as características de uma região tranquila, com uma paisagem que parece que você está voltando no tempo.
Como chegar em Garibaldi?
Muitas pessoas acham que a única forma de chegar em Garibaldi é viajando de avião até o aeroporto de Porto Alegre, e depois pegar outro transporte para percorrer os 105 km de distância da cidade.
Mas por que não viajar de ônibus e economizar para curtir muito mais passeios na Serra Gaúcha? Justamente por ser uma região turística, as estradas até lá são excelentes, o que faz a viagem de ônibus ser mais confortável do que se preocupar em dirigir até o destino.
Para te dar uma ideia de distância, aqui está o tempo de viagem entre Garibaldi e outras cidades conhecidas:
Porto Alegre: 1h50
Florianópolis: 8h
Balneário Camboriú: 8h40
Joinville: 9h
Curitiba: 9h20
Se quiser começar o planejamento antes mesmo de ver o que trouxemos para você neste artigo, aproveite para dar uma olhada nas passagens de ônibus para Garibaldi.
A estação rodoviária da cidade fica localizada em uma região central, então você desembarca pertinho de hotéis, pousadas, restaurantes e vários outros tipos de comércio.
O endereço é: Av. Independência, 140 – 2 – Centro.
Como é o clima em Garibaldi?
No verão, como é época de colheita, as paisagens ficam belíssimas com os parreirais carregados. As vinícolas ficam bem movimentadas. inclusive!
O verão é longo, morno e bastante úmido. Já o inverno é curto e gelado. Durante o ano, o tempo é de céu parcialmente encoberto.
Em geral, a temperatura mínima (inverno) é de 3ºC, e máxima de 30ºC (verão), aproximadamente. Então, se for no inverno, já pega a maior mala que você tem para conseguir guardar várias blusas bem quentes!
O que fazer em Garibaldi: melhores pontos turísticos
Você já sabe que o destino conta com vinícolas muito bacanas para conhecer, passear e degustar. Por isso, vamos começar apresentando outros pontos turísticos do destino!
Centro histórico de Garibaldi
A gente ama centros históricos. Vai dizer que tem jeito melhor do que viver um pouco do começo da cidade, do que caminhando por ela? No Centro Histórico de Garibaldi, você vai observar que a cidade conta com várias construções do início do século 20.
A Mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz e o Museu Municipal são ótimos exemplos deste tipo de construção, impossível passar batido!
Não deixe de passear pela Rua Buarque de Macedo, toda revitalizada, onde acontece o evento Garibaldi Vintage, que vamos te falar mais sobre ele daqui a pouco.
Mirante de Garibaldi
O Mirante Bella Visione, popularmente conhecido como Mirante de Garibaldi, fica localizado no ponto mais alto da cidade, a Praça da Ermida Nossa Senhora de Fátima, que proporciona uma vista panorâmica de toda a cidade incrível.
O local também é uma excelente dica se você quer viver um momento mais romântico!
Ele fica na Tv. Irany Possebon, 135-29 – Centro.
Estação ferroviária de Garibaldi
A estação rodoviária é um verdadeiro ponto de encontro aos finais de semana.
O local possui uma bela área verde na sua frente, a Praça da Estação, onde diversas famílias e grupos de amigos se reúnem para tomar o bom e velho chimarrão e jogar conversa fora.
A estação foi construída em 1918 e era o ponto final do ramal de outra cidade serrana: Bento Gonçalves. Enquanto no passado a estação tinha uma imensa importância econômica para a região, escoando produção e transportando passageiros, hoje ela integra o roteiro da Maria Fumaça, fortalecendo ainda mais o turismo regional.
Fica na Rua Gen. Canabarro – Ferroviário, Garibaldi.
Vidraçaria Madelustre
Popularmente conhecida como O Mundo do Vidro ou Magia da Luz, a Vidraçaria Madelustre foi fundada em 1984 e é, até hoje, um dos principais pontos turísticos da cidade.
A vidraçaria segue os conceitos de trabalho da escola Murano, mantendo toda a produção da Madelustre em madeira artesanal, seguindo à risca todos os conceitos de produção do vidro que vêm sendo passado através de várias gerações.
Como visitante, você vai viver a experiência única de observar como são feitas as diversas produções de peças de vidro em altas temperaturas, além de contar a história do material: desde a descoberta, até os meios mais elaborados para trabalhar com ele.
Ainda, quando você estiver por lá, vai poder dar uma boa olhada na maior taça de espumante de Garibaldi, produzida pela vidraçaria em 2013.
A vidraçaria fica na Rua Cristóvão Colombo, 190 – Santa Terezinha. Entre em contato através do site ou nas redes sociais para conferir a disponibilidade para visitação.
Rua Buarque de Macedo
Pequena e muito charmosa, a Rua Buarque de Macedo é também uma incrível viagem pelo tempo, bem no coração da cidade, e um importante ponto turístico de Garibaldi.
Ela é uma das vias mais antigas do Rio Grande do Sul, totalmente revitalizada, com fachadas centenárias com redes e cabeamentos subterrâneos.
Você pode descansar nas mesas e bancos na bela calçada florida da rua, é uma boa oportunidade para conhecer os simpáticos moradores da região.
O passeio fica ainda mais completo se você gosta de fazer aquela comprinha de turista! Mas atenção: aos domingos, o comércio é fechado.
Turismo em Garibaldi: Vinícolas e Roteiros para Conhecer
Agora sim! Vamos para os rolês que movimentam muito o turismo das cidades serranas do Rio Grande do Sul!
Afinal, a maioria das pessoas que visitam o destino vão com o objetivo de conhecer e experimentar os diferentes e deliciosos rótulos de Garibaldi, produzidos por famílias cheias de tradição.
Bom, sem mais delongas, confira a lista de vinícolas e roteiros para conhecer em Garibaldi!
Dica: procure as agências especializadas nesses passeios, que ficam no centro da cidade. Assim você poderá contratar os roteiros e passeios pelas vinícolas que preferir. É uma ótima opção para quem viaja sem carro.
Vinícola Chandon
Considerada como uma das mais famosas e importantes produtoras de espumantes da história, a Moët & Chandon foi fundada na França em 1743 e possui forte presença em Garibaldi.
Isso é justamente pelo campo agronômico perfeito para os seus vinhos e espumantes de alta qualidade, produzidos pela Vinícola Chandon de Garibaldi!
Se você quer conhecer o local, pode fazer um tour guiado por toda a vinícola, além de degustar de seis rótulos com harmonização especial.
Você também irá conhecer toda a história da vinícola com detalhes bastante interessantes sobre a criação da marca, processo de viticultura e os principais diferenciais da marca para as suas concorrentes.
Ah, o tour é gratuito, mas é preciso agendá-lo com bastante antecedência no site oficial do local!
O endereço é: BR-470, 224 – Integração, Garibaldi – RS, 95720-000.
Estrada ou Rota do Sabor
Esse passeio acontece através das residências dos agricultores locais, uma tradição desde a época dos imigrantes italianos que viviam por ali.
Quando você for fazer esse passeio, não deixe de conhecer a Osteria Della Colombina. É um local muito agradável, que serve um almoço delicioso! Afinal, é cozinha italiana caseira!
Por lá, você pode fazer trilhas pelos pomares e parreirais do local. Isso sem falar da Colombina, que é um quitute italiano que você pode montar da forma que preferir.
Se quiser conhecer, faça a sua reserva com antecedência através do site oficial da rota!
Outro passeio bem legal, e que com certeza irá chamar a sua atenção, são as diversas lojas de produtos da Rota do Sabor.
Além dos vinhos e espumantes, você também encontra salames, queijos, pães, geleias e vários outros produtos orgânicos e tradicionais da região.
Domno
Localizada na BR 470, no km 224, conheça a Domno Wines!
Ela é uma importadora, vinícola e cervejaria da empresa Valduga. E se quiser uma dica de ouro aqui do Tô de Passagem, quando você for lá, experimente o espumante Ponto Nero. É delicioso!
E se além de conhecer novos rótulos de vinhos, você também é um apreciador de cervejas, aproveite para fazer o tour e degustação da Cerveja Leopoldina.
Rota dos Espumantes
A queridinha da maioria dos turistas que visitam Garibaldi!
Desde 1913, quando foi fabricado o primeiro espumante brasileiro, o local tem sido a principal atração dos visitantes da cidade, principalmente pela construção da história dos vinhos e espumantes que é contada até hoje.
Inclusive, uma das histórias mais importantes que é contada na Rota dos Espumantes é a do monge benedito Don Perignon, que, ao degustar o espumante pela primeira vez, disse estar bebendo estrelas. Poético, não é?
Durante o percurso, você vai passar por grandes empresas e cantinas familiares, e temos certeza de que vai curtir demais cada história contada.
Você também tem a oportunidade de acompanhar os métodos Charmat e Champenoise de elaboração, participar do processo de engarrafamento e, com certeza, degustar a bebida.
Rota Cinematográfica
Como prometemos para você lá no começo deste guia, vale muito a pena conhecer as rotas de vinhos e espumantes de Garibaldi, mas essa não é a única atração do destino!
A cidade oferece uma experiência muito rica com a prática do turismo cinematográfico, você precisa conhecer.
Com um conjunto de incríveis paisagens aliadas à sua bagagem histórica, Garibaldi lançou a primeira produtora, em 2013, a Garibaldi Film.
Se você é cinéfilo ou grande amante do cinema, vai adorar a experiência de conhecer mais sobre a produção de um filme!
Com certeza, é um passeio inesquecível, ainda mais quando a paisagem e os edifícios históricos são perfeitos para qualquer take de diretor.
Eventos para conferir em Garibaldi
Já fomos de vinícolas a pontos turísticos de Garibaldi, mas agora por que não um pequeno bônus?
Separamos dois eventos imperdíveis na cidade!
Garibaldi Vintage
O Garibaldi Vintage, como o nome sugere, é uma experiência nostálgica, remetendo aos anos de 1920 a 1960.
Criado em 2014, milhares de pessoas caracterizadas com as principais peças de vestuário referentes aos anos 60 trazem aquela sensação de ter entrado em uma máquina do tempo.
Além da diversão, o evento também conta com o melhor da gastronomia local, com diversos espumantes e vinhos – que não poderiam faltar – ao som de música animada!
Prepare o seu traje, confira as datas em que ocorrem o evento e participe.
Fenachamp
Com toda certeza, a capital do espumante precisa ter uma festa especial para celebrar o seu status.
A Festa do Espumante é um dos principais eventos de Garibaldi, além de ser a principal festividade do gênero em todo o país.
Para você organizar o seu roteiro: a festividade acontece nos meses de setembro e outubro, apenas nos anos ímpares. Já vai se preparando para 2023!
O evento oferece uma grande variedade de iguarias gastronômicas, oficinas de negócios e até mesmo apresentações de artistas renomados.
Aproveite as belezas do Sul do País!
A região Sul do Brasil tem muito a oferecer, e a Serra Gaúcha é uma representante perfeita!
Se você não é dessa região, prepare os casacos porque, dependendo de onde você estiver, é possível sentir um friozinho com a brisa do verão sulista.
Bom, com o nosso guia, ficou claro que Garibaldi é um destino incrível para degustar e conhecer vinhos, espumantes e cervejas, além de conhecer os pontos turísticos que contam muito da história regional e, é claro, pratos deliciosos da culinária local.
Se você está pensando em ir pra lá, ou já conhece o município, compartilhe um pouco da sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários. E esperamos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem! Nossos conteúdos são exclusivos, sempre com as melhores dicas e guias de destinos mágicos pelo Brasil.
Faça bons brindes e até a próxima!