logo-to-de-passagem

Vilhena, RO: o Portal da Amazônia reserva muitas surpresas

setastdp

Ah, Rondônia! Uma das portas de entrada para conhecer o mais rico bioma do mundo tem muito pra oferecer. Falar da nossa floresta amazônica é sempre motivo de orgulho, mas nem só dela esse estado inesquecível é feito. Por isso, conta pra gente: já pensou em conhecer a cidade conhecida nacionalmente como o Portal da Amazônia

Vilhena, com seus aproximados 100 mil habitantes, é um daqueles lugares que carregam consigo toda a paz e a autenticidade do interior. Para você ter uma ideia, ela fica a cerca de 700 km da capital, Porto Velho.

Mas não se engane, apesar de tranquila, a cidade guarda segredos, aventuras e um toque especial da grande floresta tropical. É o destino perfeito para quem busca uma experiência única, longe do agito das grandes cidades! 

Então, se prepare para descobrir uma cidade cheia de surpresas, com paisagens incríveis, uma gastronomia típica do norte brasileiro e uma energia que vai te contagiar. 

Neste artigo, você vai ver:

Conheça a rica história de Vilhena

Saiba onde fica Vilhena

Entenda como chegar em Vilhena, RO

Compreenda o clima de Vilhena em Rondônia

Aproveite a melhor época para visitar Vilhena 

Alta temporada

Baixa temporada

O que fazer em Vilhena: pontos turísticos que vão te surpreender

Igreja de Nossa Senhora Aparecida: o refúgio espiritual da cidade

Parque Ecológico Municipal: tranquilidade e paz em meio à natureza

Feira do Centro: um encontro de muita riqueza

Cachoeira das Cavernas: beleza natural escondida

Casa de Rondon: legado histórico e cultural

Vilhena é uma cidade especial e que merece ser explorada em uma viagem única, por isso conte com a ClickBus!

Conheça a rica história de Vilhena

Tudo começou no início do século XX, lá por 1910, quando a expedição liderada pelo Tenente Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon deixou sua marca por lá. Eles estabeleceram um posto telegráfico nos campos do Planalto dos Parecis, uma linha vital entre Cuiabá e Santo Antônio do Alto Madeira, conectando importantes cidades da região.

O nome Vilhena é uma homenagem a Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, ex-chefe de Rondon e Diretor Geral dos Telégrafos na época. Foi com o desenvolvimento desses postos telegráficos que surgiram vilas ao redor .

Já em 1964, através do IBRA e depois do INCRA, a distribuição de terras da União atraiu colonos de várias partes do Brasil, gerando uma onda migratória para a região. Cada traço da cidade carrega consigo um pedacinho desse passado, e conhecer essa história é mergulhar mais fundo em sua identidade e cultura!

Saiba onde fica Vilhena

Vilhena, a cidade mais fria de Rondônia, está a aproximadamente 700 km da capital, e você pode se aventurar até Cuiabá, no Mato Grosso, que está a uma distância de cerca de 900 km, uma excelente oportunidade para explorar um pouco mais do Centro-Oeste do Brasil!

Outra cidade bacana próxima a Vilhena é Ji-Paraná, a cerca de 250 km, uma boa opção para fazer um bate e volta rapidinho.

E se você está pensando em ir para as terras bolivianas, Puerto Suárez está a aproximadamente 550 km de distância, uma chance para uma experiência internacional ali pertinho.

Entenda como chegar em Vilhena, RO

Ônibus em estrada vazia ao entardecer, com montanhas ao horizonte.

A melhor forma de chegar à Vilhena é de ônibus de turismo. Isso porque é mais econômico do que pegar a estrada com o seu próprio carro, e viajar de avião não é uma opção tão viável. A cidade conta apenas com um aeroporto, e ele é doméstico.

Então, já comece a dar uma olhada nas passagens de ônibus para Vilhena para organizar a viagem o quanto antes! Até porque, viajar de ônibus é sempre a melhor opção pra economizar uma graninha a curtir mais atrações na cidade.

E, para te ajudar, confira o tempo médio das principais rotas até o destino:

Cuiabá: 9h40

Campo Grande: 19h20

Cascavel: 28h

Porto Velho: 9h30

Curitiba: 32h

Goiânia: 21h

O endereço da rodoviária é este aqui: Av. Celso Mazutti, 4319-4575 – Jardim Eldorado, já deixe ele anotadinho!

Clima de Vilhena em Rondônia

Em Vilhena, o clima é um parceiro e tanto para suas aventuras. A estação com precipitação traz aquele clima mais ameno, com uma sensação de aconchego no ar, mesmo sob o céu encoberto. 

Já na estação seca, se prepare para temperaturas mais quentes e uma umidade que dá um toque especial ao clima, com um céu parcialmente encoberto.

Ao longo do ano, as temperaturas costumam variar de 18 °C a 31 °C, então aproveite as temperaturas amenas para explorar a cidade, caminhar pelos parques e curtir as atrações turísticas!

Aproveite a melhor época para visitar Vilhena

A melhor época para visitar Vilhena e aproveitar ao máximo as atividades sob um clima mais quente é entre o meio de novembro e o final de fevereiro. É nessa temporada que as temperaturas estão perfeitas para explorar, visitar os pontos turísticos e curtir as belezas naturais.

Durante esses meses, você terá um clima mais propício para aproveitar os parques, fazer trilhas e se aventurar pelas cachoeiras da região. É a oportunidade ideal para viver experiências ao ar livre e se conectar com a natureza que rodeia Vilhena.

Claro, cada estação tem seu charme, mas se você está buscando aquele clima para explorar todos os encantos que Vilhena oferece, essa é a época ideal para colocar no calendário da sua viagem!

Alta temporada

Na alta temporada em Vilhena, as coisas ganham um ritmo mais animado! 

Durante essa época movimentada, você vai encontrar uma cidade cheia de vida e atividades. Os parques naturais ficam ainda mais convidativos para caminhadas e passeios ao ar livre. 

Além disso, eventos culturais e festivais locais costumam estar em alta. É uma chance incrível de se envolver com a comunidade local e mergulhar nas tradições e na cultura da região!

Baixa temporada

Na baixa temporada a vibe é um pouquinho diferente, mas nem por isso menos incrível! 

Apesar de ser considerada baixa temporada, o período de inverno oferece seus próprios encantos e vantagens. É uma ótima oportunidade para curtir ambientes mais tranquilos e explorar a cidade em um ritmo mais relaxado. 

As atrações naturais continuam lá, é claro, prontinhas para serem exploradas, mas com menos agitação ao redor.

É uma época ideal para preços mais acessíveis em hospedagens, passeios e até mesmo nos restaurantes locais. Além disso, a interação com os moradores pode ser ainda mais autêntica.

É uma chance para explorar a cidade no seu próprio ritmo e desfrutar de toda a autenticidade deste lugar incrível!

O que fazer em Vilhena: pontos turísticos que vão te surpreender

Arara colorida em um galho de árvore típica da vegetação regional.

É claro que, como um bom guia completo de viagem, não poderíamos deixar de listar para você os melhores pontos turísticos e passeios para fazer enquanto estiver por lá!

Depois, vem aqui confirmar pra gente que não tem nada melhor do que chegar ao destino já sabendo o que te espera. Combinado?

Bom, vamos lá!

Igreja de Nossa Senhora Aparecida: o refúgio espiritual da cidade

Localizada na Rua Dom Pedro I, 136 – Bairro Jardim Eldorado, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida é um ponto de referência na cidade.

Para chegar até lá a partir do centro da cidade, é só seguir pela Avenida Capitão Castro, virar à esquerda na Rua Maceió e, em seguida, virar à direita na Rua Dom Pedro I. 

Além de seu valor espiritual, a igreja se destaca pela sua arquitetura marcante e pelo ambiente acolhedor. É um local onde você pode encontrar um momento de paz, seja para uma oração, para contemplação ou simplesmente para conhecer mais sobre a história religiosa da região!

Parque Ecológico Municipal de Vilhena: tranquilidade e paz em meio à natureza

O Parque Ecológico Municipal de Vilhena é perfeito para um passeio relaxante em família, um momento de contemplação ou até mesmo para atividades físicas ao ar livre. Com trilhas para caminhadas, áreas para piquenique e uma diversidade incrível de flora e fauna, ele oferece uma experiência em meio à natureza preservada!

Além disso, o parque muitas vezes conta com eventos culturais, feiras de artesanato e atividades recreativas, sendo um ponto de encontro para a comunidade local e visitantes. 

Localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n – Bairro Nova Vilhena, esse é um convite para tranquilidade!

Feira do Centro de Vilhena: um encontro de muita riqueza

Vasos de cerâmica artesanais, com traços indígenas em relevo.

Para chegar à Feira do Centro de Vilhena, é só seguir pela Avenida Major Amarante e ela acontece aos sábados e domingos. Você vai perceber a movimentação e as barracas coloridas logo de cara!

Esse espaço é um verdadeiro espetáculo de sabores, cores e aromas. Você vai encontrar uma variedade incrível de frutas frescas, legumes, artesanatos, produtos típicos da região e muito mais. 

É um rolê onde você pode curtir, experimentar novos sabores, comprar souvenirs e vivenciar a energia desse encontro que celebra a cultura e os produtos locais!

Cachoeira das Cavernas: beleza natural escondida

Localizada na Estrada Municipal 9, Km 25 – Zona Rural, essa cachoeira é irrecusável para amantes do ecoturismo! Para chegar até lá, você pode seguir pela BR-174 até a Estrada Municipal 9. Após percorrer aproximadamente 25 quilômetros, você encontrará a entrada para a cachoeira.

Esse lugar oferece uma experiência única em meio à natureza de Vilhena. Com quedas d’água refrescantes e um ambiente tranquilo, a Cachoeira das Cavernas é perfeita para relaxar e curtir a paz.

E além de se refrescar nas águas da cachoeira, o local também é cercado por trilhas, proporcionando a oportunidade de explorar a região e curtir a beleza natural que a envolve.

Casa de Rondon: legado histórico e cultural

A Casa de Rondon é, além de uma casa histórica, um lugar que guarda a história de um dos grandes desbravadores do Brasil. Lá, você poderá conhecer mais sobre a vida e as contribuições de Marechal Rondon para a história do país, além de explorar exposições, documentos e objetos que remontam ao seu legado.

Você vai entender melhor a importância desse personagem na história do Brasil, sua relação com a região e sua influência na comunicação e integração do país.

Localizada na Avenida Major Amarante, 375, é um lugar que você precisa ao menos dar uma passadinha!

Vilhena é uma cidade especial e que merece ser explorada em uma viagem única, por isso conte com a ClickBus!

Já deu para perceber que Vilhena tem muito a oferecer para você, não é mesmo?

Então não pense duas vezes antes de arrumar a sua mala, comprar a sua passagem de ônibus para Vilhena e começar a organizar essa viagem! Esperamos que este guia tenha sido útil para você, mas, se precisar, é só comentar abaixo que estaremos por aqui. 

Ah…e não esqueça de voltar mais vezes aqui no Tô de Passagem. A gente tá sempre cheio de dicas fresquinhas de destinos que vão de capitais até cidades menores e cheias de charme. Sem contar nos guias espalhados para os melhores eventos espalhados pelo Brasil. 

Aproveite sua viagem com um click e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem