Uberlândia, MG: Quando ir e o que aproveitar na cidade?

setastdp

Belezas naturais, passeios históricos, belas paisagens e a sensacional comida típica mineira: essas são apenas algumas das maravilhas que você vai encontrar em Uberlândia!

Essa adorável cidade do interior de Minas Gerais se destaca por seu charme aconchegante e pelas muitas opções de programas perfeitos para todos os tipos de viajantes. Por causa de sua localização, o município sempre foi um ponto de passagem estratégico para quem transitava entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Por isso, ao longo dos séculos, foi acumulando uma bagagem encantadora.

De ecoturismo até o turismo cultural, Uberlândia tem vários pontos turísticos capazes de proporcionar experiências únicas, e com certeza vai te conquistar. Dúvida? A gente te mostra!

Para te ajudar a montar um roteiro incrível e conhecer o melhor da cidade, trouxemos uma super lista de sugestões de coisas para fazer em Uberlândia e várias dicas úteis para a sua viagem. Então continua a leitura que você vai ver:

Onde fica Uberlândia? 

Como chegar em Uberlândia? 

Clima em Uberlândia 

Melhor época para visitar Uberlândia 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Uberlândia

Parque Sabiá e Estádio Municipal 

Museu Municipal 

Casa da Cultura 

Museu Universitário de Arte 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário 

Usina Hidrelétrica Miranda 

Igreja Nossa Senhora das Dores 

Praça Tubal Vilela 

Mercado Municipal

Cachoeiras e ecoturismo em Uberlândia: pontos turísticos naturais 

Sacupira 

Irmãs 

Salto do Brasil 

Britador 

Não perca tempo e dê um pulinho em Uberlândia! 

Onde fica Uberlândia? 

Uberlândia está localizada na porção sudoeste de Minas Gerais, na região conhecida como Vale do Parnaíba. Juntamente com outros 34 municípios, faz parte da área do Triângulo Mineiro, mais precisamente da microrregião de Uberlândia. 

Situada a mais ou menos 537 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte, e a quase 800 quilômetros de Juiz de Fora, Uberlândia faz fronteira com Araguari, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Uberaba, Veríssimo e Tupaciguara. Seus mais de 705.500 habitantes, os uberlandenses, são conhecidos pela receptividade e bom humor, um dos fatores que fazem de Uberlândia um ponto turístico tão procurado. 

Como chegar em Uberlândia? 

Para quem está partindo de longe, é possível chegar a Uberlândia por meio do aeroporto da cidade, o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato. Entretanto, por causa da disponibilidade de linhas aéreas, o mais comum é que os turistas desembarquem em Belo Horizonte e depois peguem a estrada até Uberlândia. O tempo de trajeto é de mais ou menos 8h30 e as vias têm uma boa estrutura.

Mas é claro que quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos falar de economia na hora de planejar o rolê. Por isso, se a sua prioridade é grana para poder aproveitar a estadia ao máximo, a melhor pedida é viajar de ônibus até Uberlândia. Essa também é uma ótima opção para quem vem de outros estados. 

Confira, abaixo, o tempo de estrada até Uberlândia partindo de algumas outras cidades famosas.

Ribeirão Preto (SP): 4h30

Brasília (DF): 6h40

Campinas (SP): 9h30

Rio de Janeiro (RJ): 16h

Há várias opções de linhas com tipos de assentos diferentes e os trajetos são realizados por 8 viações principais. Ao chegar, você vai descer no Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco, que fica na Praça da Bíblia, nº 200, no bairro de Martins. É uma região bem próxima do Centro, então você vai se deparar com várias opções de hospedarias, bares e restaurantes nas imediações da rodoviária.

Se você quiser aproveitar e começar o roteiro agora mesmo, aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para Uberlândia.  

Clima em Uberlândia 

Clima em Uberlândia

O clima em Uberlândia é tropical, o que significa que os verões tendem a ser chuvosos e mornos e os invernos são secos. Ao longo do ano, as temperaturas variam entre 15ºC e 29ºC.

O período mais quente é a época entre setembro e dezembro, em que a média é de 24ºC. Na temporada fria, que vai de meados de maio até julho, as temperaturas médias costumam ficar na casa dos 19º. Vale mencionar que nessa época, a umidade relativa do ar pode chegar a 20%, o que é considerado criticamente baixo. 

Melhor época para visitar Uberlândia 

Mas, afinal, qual é a melhor época do ano para visitar Uberlândia?

Bem, essa é uma resposta que pode variar um pouco de acordo com as suas prioridades. Na hora de planejar a sua viagem, além de considerar o fator climático, há outras coisas que precisam ser levadas em conta. Por isso, é interessante que você saiba como funcionam a baixa e a alta temporadas turísticas na cidade. Abaixo, a gente te explica melhor. 

Alta temporada 

Em geral, a maioria dos turistas considera que a melhor época para visitar Uberlândia é no período entre o final de abril e meados de setembro. Nessa época, as chuvas são menos frequentes e não devem atrapalhar os passeios ao ar livre. 

Mas vale uma observação: em julho, por conta das férias escolares, a cidade tende a estar bem cheia e isso faz com que alguns serviços (como de hospedagem e guias turísticos) fiquem mais caros.  

Baixa temporada 

Na época entre dezembro e o início de abril, você vai encontrar Uberlândia mais vazia, já que essa é a baixa temporada turística. Em geral, os viajantes evitam essa época por causa das chuvas – que são mais expressivas em dezembro e janeiro –. De fato, elas podem acabar sendo inconvenientes para a sua locomoção pela cidade.

Entretanto, essa é também a época em que os serviços estão mais baratos na cidade, por conta da baixa demanda. Portanto, pode ser uma boa para quem pensa em economizar. Nossa dica é evitar os meses de dezembro e janeiro e aproveitar a janela entre meados de fevereiro e começo de abril. Assim, você foge tanto da superlotação turística quanto das chuvas mais pesadas. 

O que fazer em Uberlândia

Agora que você já conhece alguns pontos cruciais para o planejamento da sua viagem, hora de partir para o que você realmente estava esperando: vamos te apresentar os principais pontos turísticos de Uberlândia

Claro que há muitos outros lugares para conhecer, mas considere esses itens da nossa lista como paradas obrigatórias. Visitando pelo menos alguns deles, você com certeza vai ter a oportunidade de vivenciar o melhor que a cidade tem a oferecer. E aí, vamos lá?

Parque do Sabiá e Estádio Municipal 

Parque do Sábia, Uberlândia

O Parque do Sabiá recebe uma média de 10 mil visitantes por dia. E não é à toa que tanta gente é atraída até o lugar: estamos falando de um espaço de 1,8 milhão m² cheios de áreas verdes e ricamente arborizadas. Tem também quadras poliesportivas, pista para caminhada e bicicleta, um lago e até mesmo um pequeno zoológico. É perfeito para passar uma tarde com a família!

Junto desse oásis urbano, você vai encontrar o Estádio Municipal Parque do Sabiá, a casa do Uberlândia Futebol Clube. É o maior estádio de Minas Gerais, perdendo apenas para o famoso Mineirão. Para os fãs do esporte, conhecer a bela estrutura do lugar será com certeza um passeio marcante.

O Parque do Sabiá fica na Rua Haia (s/n), em Tibery e está aberto diariamente, das 5h às 22h. 

Museu Municipal de Uberlândia

Um dos principais marcos históricos de Uberlândia, o Museu Municipal de Uberlândia foi erguido em 1916 e até hoje conserva a beleza intocada de sua arquitetura. O edifício, conhecido como Palácio dos Leões, abrigou a Câmara Municipal até 2000.

Quando se “aposentou” de suas atividades como sede do poder legislativo, a construção foi aberta ao público com um rico acervo composto por documentos, fotografias, mobiliário, utensílios domésticos e outros itens que contam a história de Uberlândia de maneira imersiva.

Para visitar o Museu Municipal, dirija-se à Praça Clarimundo Carneiro, nº 67, no Centro. Ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30. 

Casa da Cultura 

O estilo arquitetônico da Casa da Cultura chama a atenção de quem passa pelo bairro do Fundinho. Erguida em 1924, o belo palacete de fachada amarela e linhas neoclássicas já teve muitas funções: já foi sede de departamentos de segurança, saúde e alguns outros órgãos. Desde 1985, entretanto, o lugar se dedica a receber a arte em suas mais diversas manifestações.

Na Casa da Cultura, você encontrará algumas das peças mais valiosas da Secretaria Municipal de Cultura, incluindo serigrafias, xilogravuras, gravuras em metal, pinturas e muito mais. Além das exposições permanentes, o lugar também recebe eventos e atividades culturais variadas.

Localizada na Praça Coronel Carneiro, nº 89, a Casa funciona de segunda a sexta, das 13h às 17h. 

Museu Universitário de Arte 

Museu Universitário de Arte, Uberlândia

Como você já deve ter percebido, as opções de passeios para quem gosta de arte são muitas em Uberlândia. E aqui vai mais uma sugestão incrível: o Museu Universitário de Arte (MUnA).

Criado em 1996, o museu hospedado em um simpático casarão azul nasceu com o objetivo de preservar e fomentar a cena das artes visuais no Triângulo Mineiro. Além disso, como órgão complementar do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, ele também é o berço de várias atividades de extensão, pesquisa e ensino. O acervo inclui cerca de 700 obras que incluem gravuras, pinturas, instalações, esculturas e outras linguagens. É um verdadeiro tesouro da arte moderna e contemporânea!

O Museu Universitário de Arte fica na Rua Coronel Manoel Alves, nº 309, bairro de Fundinho, e funciona das 9h às 18h de terça a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento vai de 13h às 17h. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário 

Tombada como Patrimônio Histórico Municipal desde 1985, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário tem um papel expressivo na história religiosa de Uberlândia. 

Ela foi construída em 1931 e é considerada o prédio religioso mais antigo da cidade, consagrando-se também como casa de eventos importantes como a Festa do Congado e a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Apesar de modesta, a estrutura da igreja é encantadora, e sua simpática fachada amarela se tornou um dos principais cartões-postais da cidade.

Se, além de apreciar a beleza da construção, você quiser assistir a uma missa, apareça na Igreja de Nossa Senhora do Rosário às 18h de algum dia útil ou às 17h do sábado. Nos domingos, as missas ocorrem às 10h, 17h e 19h. O endereço da igreja é Praça Rui Barbosa, s/n. 

Usina Hidrelétrica Miranda 

Que tal entender um pouco mais sobre a história da energia elétrica no Brasil?

No passeio pela Usina Hidrelétrica Miranda, você terá a oportunidade de conhecer a grandiosidade de um dos pontos de geração de energia mais importantes do país. Com um reservatório de 50,61 km² e uma barragem de 79 metros, a usina disponibiliza visitas guiadas que promovem aprendizados bem interessantes sobre o processo de abastecimento de luz elétrica.

A Usina Hidrelétrica Miranda fica na Rodovia BR 365, km 588 (s/n), na Zona Rural. Para saber mais sobre a visitação, você pode entrar em contato por meio do telefone: (34) 3131-3600. 

Igreja Nossa Senhora das Dores 

Erguida em 1936, a Igreja Nossa Senhora das Dores se destaca por sua arquitetura interessante: ela tem uma estrutura retangular dividida entre três partes e cheia de arcos grandiosos na parte interior. 

A Igreja nasceu da necessidade de instaurar um centro de educação religiosa em Uberlândia. O projeto, conduzido por religiosas que vieram da Bélgica, foi erguido juntamente com o Colégio Ressurreição Nossa Senhora. Hoje, a Igreja Nossa Senhora das Dores é muito querida pelos fiéis da região e recebe anualmente a importante Festa de Nossa Senhora das Dores, que ocorre em setembro.

Localizada na Rua Dom Barreto, nº 60, bairro de Fundinho, a igreja fica aberta de segunda a sexta, das 12h às 18h. 

Praça Tubal Vilela 

Depois de curtir o que o bairro do Centro tem a oferecer, que tal relaxar em um espaço super charmoso e arborizado?

Se puder, não deixe de tirar um tempinho para apreciar a beleza da Praça Tubal Vilela, a principal praça de Uberlândia. Inaugurada em 1962, no aniversário da cidade, a praça foi concebida pelo arquiteto João Jorge Coury e se destaca por seu refinado paisagismo. Experimente se sentar em um dos longos bancos contínuos e observar os espelhos d’água e a fonte luminosa que emite sons.

A Tubal Vilela é um excelente lugar para passar umas horinhas aproveitando o sol e assistindo ao movimento das ruas. Aproveite a ocasião para curtir o sossego que é estar no interior de Minas! 

Mercado Municipal de Uberlândia

Mercado Municipal de Uberlândia

Para quem gosta da agitação vibrante de uma boa feira popular, o Mercado Municipal de Uberlândia é um passeio e tanto.

Construído em 1944, o prédio que abriga o mercado tem uma arquitetura considerada vanguardista para sua época. Tombado como Patrimônio Cultural em 2002, ele abriga uma infinidade de barraquinhas nas quais você encontrará uma ampla seleção de produtos artesanais e mercadorias frescas, como peixes, doces, legumes, frutas, carnes e, é claro, os bons queijos e cachaças mineiras. 

Ah, e tem até uma pequena livraria! Você pode escolher um título e ler enquanto aprecia um bom café, por que não?

O Mercado Municipal de Uberlândia fica no Centro, na Rua Olegário Maciel, nº 255. Ele abre de segunda a sábado, das 8h às 18h, e das 8h às 12h no domingo. 

Se você é como a gente e curte muito conhecer esses espaços de gastronomia e cultura quando conhece um novo destino, aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo exclusivo sobre os maiores mercados municipais do Brasil!

Cachoeiras e ecoturismo em Uberlândia: pontos turísticos naturais 

Embora as atrações do perímetro urbano de Uberlândia sejam encantadoras, a cidade também é conhecida por suas muitas belezas naturais. Pois é, pode ir separando os seus sapatos de trilha, porque nós chegamos à seção pela qual os fãs de ecoturismo estavam esperando: é hora de conhecer as cachoeiras de Uberlândia!

Se você adora um contato próximo com a natureza, não deixe de incluir os pontos abaixo no seu roteiro. 

Sacupira 

Essa é, sem dúvidas, uma das cachoeiras mais adoradas de Uberlândia.

Com um paredão de 15 metros de altura e quase 30 metros de altura, a Sacupira é de uma beleza impressionante. Ela fica a mais ou menos 15 quilômetros do centro da cidade e apresenta águas limpas e frescas, ideais para um banho revigorante. A melhor parte de visitar esse ponto encantador é que você pode curtir as belezas naturais da região sem ficar na estrada por horas.

A Cachoeira Sacupira é parte do Rio Uberabinha e o acesso a ela é feito pela BR 365.

Irmãs 

Localizada a 36 quilômetros do centro de Uberlândia, a Cachoeira das Irmãs fica no terreno de um convento super tradicional. Com formações geológicas grandiosas e uma queda d’água de 42 metros de altura, a cascata forma uma paisagem de tirar o fôlego. Apesar da força da água, é perfeitamente possível se banhar nas partes mais tranquilas do poço principal.

Para conhecer a Cachoeira das Irmãs, procure pela Chácara do Convento das Freiras.

Salto do Brasil 

O passeio até Salto do Brasil é uma aventura para quem topa estender um pouquinho a viagem, já que o lugar fica a 50 quilômetros do centro de Uberlândia. 

Entretanto, não há dúvidas de que a pequena viagem vale a pena: o Salto do Brasil é um complexo formado por 14 quedas d’água de proporções bem variadas. A primeira, de 5 metros de altura, é de fácil acesso. Para chegar à segunda queda, que tem 15 metros, ou à terceira, de 50 metros, o ideal é contar com a ajuda de um guia especializado, já que o trajeto envolve trilhas mais complicadas.

Em outras palavras, pode escolher seu nível de adrenalina: o conjunto Salto do Brasil certamente terá algo capaz de te encantar. 

Britador 

Também distante de Uberlândia (55 quilômetros do centro), a Cachoeira Britador é formada pelo Córrego Lajeado. Com uma vegetação abundante de beleza intocada, a área proporciona cenários que parecem saídos de um filme de fantasia. A queda d’água tem cerca de 30 metros de altura e dá origem a um poço de cor esverdeada – mas não se assuste, a água é pura! –. 

Para acessar essa maravilha natural, você precisa pegar a BR 365 e virar à direita na primeira estrada de terra depois da ponte. 

Não perca tempo e dê um pulinho em Uberlândia! 

Uberlândia, Minas Gerais

E aí, depois da nossa lista, como está a ansiedade para conhecer o interior de Minas?

Uberlândia é, sem dúvidas, um destino marcante. Entre quedas d’água com paisagens dignas de cinema e construções seculares, você vai encontrar experiências que ficarão para sempre na sua memória e no seu coração. Com uma bagagem cultural admirável, essa cidade é um pedaço vivo da história do Brasil. E o melhor: ela está só esperando para ser desbravada por você!

E se você gostou deste conteúdo, que tal conhecer mais destinos incríveis? Nos nossos conteúdos aqui do Tô de Passagem, nós sempre trazemos as melhores dicas de viagem e sugestões de roteiro para te ajudar a se aventurar pelo Brasil. Não deixe de conferir nossos outros posts!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem