logo-to-de-passagem

O que fazer em Santos, SP: passeios inesquecíveis na Baixada Santista

setastdp

Está montando um roteiro de viagem para Santos e precisa de uma ajudinha? A cidade com o maior porto da América Latina tem muito mais a oferecer para você além das praias de Santos.

Se o litoral paulista é cheio de surpresas incríveis para curtir, pode ter certeza que Santos faz parte desses destinos. Inclusive, os moradores da capital adoram descer a serra nos finais de semana e aproveitar a Baixada Santista. 

Está pronto para cair na estrada com a gente? Garanta a sua passagem de ônibus para Santos e vamos juntos explorar a metrópole caiçara!

O que fazer em Santos: Pontos Turísticos

1.Aquário Municipal de Santos

2.Arapuka Gastrobar

3.Bondinho pelo centro de Santos

4.Centro Histórico de Santos

5.Feiras de Rua em Santos

6.Lugares para ir em Santos à Noite

7.Monte Serrat

8.Museu do Café

9.Museu Pelé

10.Orquidário Municipal de Santos

11.Passeio de Escuna em Santos

12.Restaurante Almeida

13.Roteiro das Fontes

14.Sesc Santos

15.Studio Rock Cafe

Encantos ao ar livre: praias de Santos

1. Praia do José Menino

2. Praia de Aparecida

3. Praia do Gonzaga

4. Praia do Boqueirão

5. Praia da Pompéia

Sabores e Cultura: gastronomia em Santos 

Noite vibrante: destinos para curtir em Santos à noite

Bônus: Calçadão da cidade – O ponto final perfeito de Santos

Seu rolê para Santos pode estar a um click de distância!

O que fazer em Santos: Pontos Turísticos

Talvez você não saiba, mas a cidade de Santos é uma das mais antigas do Brasil! E sabe o que isso quer dizer? Que o município tem muito a oferecer tanto em história, quanto em cultura e atrações turísticas!

Ah, e é claro, vale lembrar que Santos é uma das principais cidades da Baixada Santista, formada também por São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga e outros nomes marcantes do litoral sul do estado.

Além disso, fica a pouco mais de uma hora de São Paulo, então se você decidir viajar de ônibus, dá pra economizar uma graninha pra, quem sabe, aproveitar alguns dias na Terra da Garoa. Viajar não precisa ser caro e um roteiro com essas duas cidades farão sua viagem ficar ainda mais inesquecível. 

Mas, agora, vamos ao que você está esperando: um roteiro com o que fazer em Santos!

1. Aquário Municipal de Santos

Peixes em um aquário com pedras no fundo.

Que tal já começar com o lugar que surpreende a todos os seus visitantes há pouco mais de 7 décadas? 

O Aquário de Santos é o aquário mais antigo do Brasil, e desde 1995 está registrado no Guinness World Record. Isso não é para qualquer lugar, não é mesmo?

Para você ter uma ideia ainda maior da grandiosidade do aquário, ele é pioneiro em projetos de preservação do mar e de seus queridos habitantes. O parque conta com uma área de 3 mil metros quadrados, com 32 tanques muito bem preparados para reproduzir o habitat natural dos animais que moram lá.

O Aquário Municipal de Santos é super imersivo e o passeio por lá, sozinho ou com a criançada, é uma experiência super legal para conhecer mais sobre a baía santista e o oceano que banha a nossa costa brasileira.

Você precisa conhecer! O Aquário Municipal de Santos fica na Praça Luiz La Scala, s/nº – Ponta da Praia.

2. Arapuka Gastrobar

Bartender adicionando água tônica em uma taça de gin com rodelas de limão siciliano.

Sabe aquele momento que você chegou no quarto do hotel, tomou um banho depois de um longo dia de passeios maneiros, mas ainda está pronto para conhecer mais um pouquinho do destino?

O Arapuka Gastrobar é um dos melhores lugares para curtir a noite de Santos!

Os pratos são deliciosos, e os drinks coloridos são perfeitos para dar aquela descontraída. Isso sem falar da decoração super aconchegante e instagramável – vale tirar boas fotos para atualizar o feed, tá bom?

Ele fica na R. Azevedo Sodré, 123 – Gonzaga e abre todos os dias às 17h, com exceção de domingo, que abre às 15h.

3. Bondinho pelo centro de Santos

Passear de bondinho pelo centro de Santos é uma das principais atividades da cidade, sem contar que te ajuda a entender um pouco de como era se locomover em uma das cidades mais antigas do país, quando ainda as opções de transporte eram limitadas.

O passeio da linha turística dura cerca de 30 minutos, passando pelos principais prédios históricos. E não se preocupe, você não vai deixar passar nenhum batido porque o passeio conta com um guia turístico que vai explicar tudinho sobre cada prédio e curiosidades da cidade.

Caso esteja em dúvida, esse passeio é realmente para conhecer o centro de um jeito mais cultural, visto que não há paradas para desembarque durante o caminho. 

O ponto de partida – e chegada – é na Estação do Valongo. Faça a sua reserva com antecedência!

4.Centro Histórico de Santos

É claro que um destino histórico como Santos tem muito a oferecer!

Vale tirar uma tarde todinha para bater perna pelo centro histórico para absorver uma boa dose de cultura e história.

Você pode conhecer lugares muito icônicos da trajetória da cidade que continua sendo um dos maiores polos da América Latina para escoamento da nossa produção agrícola, como o Museu do Café, símbolo do ciclo cafeeiro do país. O passeio de bondinho e os restaurantes locais também dão aquele toque especial para começar ou terminar o rolê.

Tudo isso contando com os prédios que ainda carregam a arquitetura antiga que nasceu com a cidade. Lembre de tirar várias fotos enquanto estiver por lá!

5. Feiras de Rua de Santos

Pastel de feira sendo retirado do tacho de óleo em uma grande espátula vazada.

Falando em bater perna, quem não adora uma feira, não é mesmo? E aqui estamos falando de um dos símbolos de Santos: as feirinhas de rua.

Seja para comprar frutas, verduras e legumes fresquinhos para preparar no seu hostel ou pousada, ou para comprar lembrancinhas para quem não viajou com você, é muito bom fazer compras em uma feira!

E não esqueça que comer é outro principal atrativo, tá? Se quiser dar uma passadinha, pare para comer os famosos pasteis com um molhinho de pimenta caseiro. 

Fica aqui uma dica: as feiras acontecem de terça a domingo, e a mais famosa é a Feirart, que acontece na Av. Bartholomeu de Gusmão, 2 – Boqueirão, Santos – mas esse só acontece aos sábados.

6. Lugares para ir em Santos à Noite

Já falamos para você sobre o Arapuka Gastrobar ser uma ótima opção para curtir a noite santista, mas é claro que não é só lá que você pode comer e se divertir!

A vida noturna de Santos oferece o que você quiser: lugar para comer, para beber, instagramável para tirar várias fotos e também para dançar, isso tudo variando estilos musicais e de público.

Por isso, outro lugar que você precisa conhecer é o Studio Rock Cafe. É um bar centrado no rock clássico e conta com shows de bandas cover de grandes nomes do estilo musical. Se você gosta de rock e quer um lugar muito bem decorado dentro da temática, vai curtir demais!

Se a ideia é menos agito, tem o Restaurante Almeida, muito querido entre os santistas. E não é à toa, viu? O local foi fundado em 1932 e é considerado um patrimônio da gastronomia local. 

Não deixe de experimentar a Meca Santista quando estiver por lá. É um prato servido com arroz com palmito, farofa de banana e camarões gratinados.

É claro que você encontra muito mais opções para a sua noite em Santos, então trate de explorar as ruas e conversar com os moradores locais para conhecer mais lugares maneiros!

7. Monte Serrat

Vista do Monte Serrat ao entardecer, com a grade do mirante em primeiro plano, e a paisagem da cidade e morros ao fundo.

Que tal conhecer uma das mais belas vistas panorâmicas de Santos?

O Monte Serrat tem 140 metros de altura, o suficiente para proporcionar uma vista incrível da cidade!

Vale lembrar que o morro é onde fica o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, e há duas maneiras de chegar lá. Uma é de graça, mas você vai precisar botar força nessas pernas, hein? Você vai subir 415 degraus para chegar lá em cima.

A outra opção é muito mais rápida e nem um pouco cansativa, que é pegar o bondinho funicular. Você só vai precisar pagar a passagem do bondinho. 

Bom, estando lá em cima, você também vai encontrar uma cafeteria, então se você cansar subindo a pé, dá para repor as energias! 

Dica: se você fizer o passeio de bondinho pelo centro que comentamos, você pode apresentar o ingresso usado e ganhar 50% de desconto no preço do funicular.

O embarque do bondinho acontece na Praça Corrêa de Melo, 33, Centro.

8. Museu do Café

Diz aí, qual é o brasileiro que recusa uma xícara de café fresquinho? Muito difícil, não é mesmo? O café faz parte da cultura brasileira, indiferente da região do país.

É por isso que o café faz parte da história de diversas cidades. É muita história para contar!

Em Santos, o Museu do Café já foi a Bolsa de Café ou Palácio da Bolsa Oficial de Café, um centro de negociação do grão que movimentou a economia do país por muitos anos, e continua sendo super importante até hoje. O café brasileiro foi tão importante, que a Bolsa Oficial foi criada justamente para ajudar os produtores a comercializar e escoar suas safras.

Foi em 1998 que o prédio se tornou museu, contando a história do café no Brasil e detalhando a sua importância econômica com um acervo muito rico. Então separe aí umas duas horas para este passeio, sendo uma visita guiada ou não!

Ah, e não deixe de tomar um cafézinho na cafeteria que fica no térreo do museu. Ele fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico.

9. Museu Pelé

Casarão antigo que porta o Museu Pelé na região central de Santos SP visto de lado, com o calçadão a sua frente.

Não tem como a cidade em que o Rei do Futebol jogou por pouco mais de 20 anos não fazer uma homenagem, né?

Caso você não saiba, Pelé jogou um total de 1116 jogos – de 1956 a 1977 – fazendo 1091 gols ao longo desses anos. Uma jornada e tanto!

E tudo isso enquanto ele jogava no Santos Futebol Clube. É por isso que, na cidade, uma das paradas obrigatórias é o Museu Pelé com um acervo enorme. Desde filmes em que ele participou até camisas, chuteiras e troféus até fotos, documentos e áudios do craque.

Inclusive, você encontra lá até o rádio que Pelé escutava todos os jogos de futebol com o seu pai!

Não deixe de visitar, fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo.

10. Orquidário Municipal de Santos

O Orquidário Municipal de Santos, além de contar com mais de 3500 orquídeas de 120 espécies diferentes, também é um parque zoobotânico muito bonito!

Você vai poder conhecer uma grande variedade de plantas do jardim botânico e ainda dar uma olhada de pertinho no aquário com vários animais marinhos.

Mas também há espaço para os animais silvestres como veado, cobras, macacos, araras, pavões e muito mais! 

É um ótimo lugar para um passeio tranquilo e divertido, principalmente com a criançada.

Só vale destacar que é preciso pagar um ingresso para entrar, que pode custar de R$ 8 a R$ 10, dependendo se a compra for online ou não. Fica a dica: pague mais barato na compra antecipada pelo site oficial!

Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino.

11.Passeio de Escuna em Santos

Destinos praianos como Santos sempre oferecem muita diversão! Além de conhecer as praias – que já já vamos te apresentar – você também pode fazer um passeio de escuna.

O roteiro do passeio é curto, mas acontece em alto mar. A vista é simplesmente inesquecível!

As embarcações sempre saem dos arredores da Ponte Edgard Perdigão, no bairro Ponta da Praia. Prepare a proteção à prova d’água no celular e tire várias fotos do passeio!

12.Roteiro das Fontes

Falando em passeios rápidos em Santos, o Roteiro das Fontes é outra opção maneira para você! Você faz o roteiro em uma volta pela orla da praia mesmo, já que as fontes históricas ficam por lá.

O legal é que não tem horário para fazer o passeio, então você pode encerrar um dos dias da sua viagem curtindo a brisa do mar fresquinha e conhecendo mais da história da cidade!

13.Sesc Santos

Assim como em todas as suas outras unidades espalhadas pelo Brasil, o Sesc Santos é um ótimo passeio gratuito para você curtir bastante.

É um centro de arte, cultura e lazer para todas as idades, contando com biblioteca, restaurante, lanchonete, terraço, exposições e um parquinho muito legal para os pequenos.

Fique de olho na programação de shows e eventos que podem acontecer por lá! Ele fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Encantos ao ar livre: praias de Santos

Faixa de areia de uma das praias de Santos com alguns banhistas em cadeiras de praia de frente para o mar. Em segundo plano, atrás da faixa de areia, diversos prédios de cores diferentes.

É impossível falar sobre a cidade sem mencionar as praias de Santos!

Mas, antes de falar de sol e pé na areia, confira quando ir a Santos para garantir que seus dias por lá sejam muito bem aproveitados, viu?

Vem com a gente que separamos algumas praias para você conhecer. Ah, e a título de curiosidade – e para instigar o seu lado explorador – além das que listamos aqui, Santos também conta com a Praia do Embaré e a Ponta da Praia.

Agora sim, vamos lá!

1. Praia José Menino

Praias do José Menino e do Itararé (São Vicente) iluminadas pelo amarelo claro do amanhecer. Vista do mar sem ondas de frente para a larga faixa de areia e diversos prédios ao fundo.

Bem na divisa com o município de São Vicente, você vai encontrar a Praia José Menino. Ela fica entre os canais 1 e 2 e é uma ótima opção para curtir o dia inteiro!

A área da praia é super tranquila, bem pouco frequentada. Então você tem a praia quase todinha para você praticar esportes, pegar aquele bronze ou ler um bom livro.

Porém, apesar de ser pouco movimentada, ela ainda conta com quiosques para você comer seus petisquinhos durante o dia. Sabe o que é maneiro? A orla de Santos conta com o maior jardim de praia do mundo – reconhecido pelo Guinness World Records!

Sem dúvidas: vale a pena conhecer!

2. Praia de Aparecida

Quer curtir um dia de praia com a criançada? Você vai adorar a Praia de Aparecida!

A praia conta com a Fonte do Sapo, um ponto turístico que chama a atenção dos pequenos, além de uma faixa de areia bem extensa. Sabe o que isso significa, né? Mais espaço para brincar!

E você ainda pode se aventurar no calçadão para correr, andar de patins, skate, bicicleta ou o que mais curtir. Topa?

A Praia de Aparecida fica a 4 km do centro da cidade.

3. Praia do Gonzaga

Vista aérea panorâmica da Praia do Gonzaga. Diversas cadeiras de praia de diferentes cores na extensa faixa de areia em frente ao mar azul.

Para um dia bem agitado e uma noite melhor ainda, pode chegar na Praia do Gonzaga!

O lugar é, nada mais, nada menos, que um point super conhecido da Baixada Santista. Talvez seja pelo mar quase sem ondas, pelos shoppings próximos ou pelos quiosques da praia. Seja qual for o motivo, você vai adorar conhecer!

A praia fica entre as praias do José Menino e a do Boqueirão – a próxima da nossa lista. E, além da estrutura que comentamos, ela também conta com banheiros, barracas e até mesmo chuveiros – ótimo para um dia de bate e volta.

Aproveitando que estará por ali, conheça também a Praça da Bandeira, uma atração turística icônica da cidade!

4. Praia do Boqueirão

Bem ao lado da Praia do Gonzaga, como comentamos, fica a Praia do Boqueirão.

Além de toda a estrutura que carrega pela região, ela também fica super próxima de grandes destaques culturais da região. Você pode aproveitar para conhecer a Pinacoteca Benedicto Calixto e a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes.

É uma praia tão agitada quanto a que fica ao seu lado, então se quiser curtir o dia todo com muita animação – vai adorar!

Ah, e vale destacar que grande parte da vida noturna santista acontece naquela região.

5. Praia da Pompéia

Surfista fazendo manobra com a prancha no meio de uma onda do mar.

Para finalizar, a Praia da Pompéia é a queridinha dos surfistas!

Mas, os atrativos ao seu redor são tantos, que junta até a galera que não pega as ondas do mar agitado.

Só não se confunda: por ficar do Canal 1 ao Canal 2, muitas pessoas acabam pensando que ela na verdade é a Praia José Menino. E vale destacar que, mesmo derivando da mesma enseada, a Praia da Pompéia tem mais tendência às ondas, o que é um prato cheio para os surfistas! 

A fama é tão grande que você até encontra o Monumento ao Surfista em homenagem aos pioneiros do surf brasileiro na praça da orla da praia, perto do Monumento a Cristóvão Colombo. E, é claro, você também pode fazer aulas para aprender a pegar umas ondas. 

Seu rolê para Santos pode estar a um click de distância!

Prancha de surf debaixo do braço, protetor solar no rosto e vontade de aprender mais sobre a história do Brasil: pronto para conhecer Santos?

Pois não demore para planejar essa viagem! Compre a sua passagem de ônibus para Santos e curta uma experiência muito maneira na Baixada Santista.

Esperamos que este guia sobre o que fazer em Santos tenha te ajudado a montar um roteiro. E, se precisar, estamos aqui no Tô de Passagem esperando pela sua próxima aventura! Nossos artigos estão sempre cheios de dicas fresquinhas dos mais variados e inesquecíveis destinos espalhados pelo Brasil.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem