Preparamos esse conteúdo especialmente para você que não sabe o que fazer em Santos. A cidade tem opções para todos os gostos, como praias para curtir durante o dia e bares para se divertir à noite.

Para quem não abre mão de passeios agradáveis na orla e bons lugares para comer e beber, Santos atrai visitantes de diversos lugares do país. Sem dúvidas, é um dos destinos a considerar na hora de montar um roteiro de viagens. 

Confira agora mais detalhes sobre o que fazer em Santos e como aproveitar tudo o que a metrópole caiçara tem a oferecer. 

O que fazer em Santos

Se você não sabe o que fazer em Santos, pode ficar tranquilo – há muito o que conhecer tanto na companhia de adultos quanto de crianças.

Por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, Santos tem um grande valor histórico e cultural. Isso significa que você pode visitar diversos museus para descobrir mais sobre o crescimento do país e seus primeiros anos de colônia até os dias atuais. 

Então, uma das dicas do que fazer em Santos, é montar um roteiro turístico apenas para conhecer toda a bagagem histórica do local. 

Também vale lembrar que Santos é uma das principais cidades da Baixada Santista região composta por Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga e outros municípios do litoral sul de São Paulo. 

Por isso, em razão da geografia privilegiada, uma das maiores vantagens de viajar para Santos é conhecer praias agradáveis de todos os tipos. Os cenários são perfeitos para aproveitar o dia inteiro e ainda curtir o pôr do sol no fim da tarde. 

Ainda está na dúvida sobre o que fazer em Santos? A seguir vamos dar mais dicas de como aproveitar a cidade no melhor estilo. Confira e anote todas as sugestões. 

Praias de SantosPraias de Santos

As praias de Santos estão entre as mais famosas da Baixada Santista. Os lugares são perfeitos para tomar um banho de mar, pegar um sol e se divertir muito na companhia de amigos e família. 

Selecionamos as quatro melhores praias de Santos para você incluir em seu roteiro de passeios. Confira:

1. Praia do José Menino

Uma das primeiras praias de Santos, a Praia do José Menino está localizada bem na divisa com a cidade de São Vicente. Se você procura por lugares para surfar, essa é uma das melhores opções. O local já foi palco de campeonato de surfe e atrai atletas locais e turistas. Caso queira, também há um jardim bem amplo para conhecer ao lado da família. 

2. Praia de Aparecida

Não sabe o que fazer em Santos com crianças? Uma das opções para quem vai viajar com os pequenos é a Praia de Aparecida. O local tem a Fonte do Sapo, ponto turístico muito apreciado pelas famílias. Há uma ampla faixa de areia para se acomodar e um calçadão para andar de patins, skate e bicicleta. 

3. Praia do Gonzaga

Também com uma ampla faixa de areia e calçadão para praticar diversos tipos de atividades, a Praia do Gonzaga é um dos lugares mais conhecidos da Baixada Santista. O mar da região é bem calmo, o que também agrada os visitantes. Além disso, a Praia do Gonzaga não decepciona com suas opções de entretenimento, como os shoppings e bares. 

4. Praia do Boqueirão

Ao lado da Praia do Gonzaga, fica a Praia do Boqueirão, um dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando ir a Santos. Além da bela paisagem, por ali também estão alguns destaques culturais da região, como a Pinacoteca Benedicto Calixto e a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes ambas na própria avenida da praia. 

Lugares para ir em Santos de DiaLugares para ir em Santos de Dia

O que não falta em Santos são lugares para conhecer de dia, tanto durante as manhãs ou as tardes. Selecionamos três locais muito queridos pelos moradores e visitantes. Então, já anote o que você pretende visitar quando ir a Santos.

1. Centro Histórico

Um dos melhores lugares para ir em Santos de dia, o Centro Histórico carrega uma boa dose de cultura e história. As ruas de paralelepípedo tem prédios com detalhes arquitetônicos de tirar o fôlego. Você pode conhecer diversos espaços, como o Museu do Café, Bondinho de Santos, Tasca do Porto e o magnífico Teatro Coliseu. 

2. Museu Pelé

Se você procura o que fazer em Santos na companhia de pessoas de qualquer idade, não pode deixar de conhecer o Museu Pelé. Fundado em 2014, o espaço tem em exposição documentos, camisas, chuteiras, bolas, troféus e outros itens do acervo pessoal do “atleta do século XX”. Sem dúvidas, um dos ótimos lugares para ir em Santos de dia. 

3. Aquário de Santos

Não é à toa que este é um dos pontos turísticos mais famosos de Santos. O aquário é o mais antigo do Brasil e desde 1995 consta no Guinness World Record. O espaço é pioneiro em projetos de conservação marinha, atuando no resgate e recuperação dos animais. O ingresso é baratinho e você pode conhecer mais de 30 tanques de águas doces e salgadas. 

Lugares para ir em Santos à Noite

Lugares para ir em Santos à Noite
Foto meramente ilustrativa

Agora que você já sabe o que fazer de dia em Santos, saiba o que a vida noturna na cidade oferece. Há opções para todas as preferências, seja para comer, beber ou dançar. 

Santos tem uma ampla gama de opções, mas selecionamos três lugares que não podem faltar na sua lista de passeios. Confira:

1. Arapuka Gastrobar

Um dos melhores lugares para conhecer à noite em Santos, o Arapuka Gastrobar une perfeitamente bons pratos com ótimos drinks. Os pratos variam entre hambúrgueres artesanais, porções de todos os tipos, feijoada, churrasco e muito mais. Os drinks também são muito famosos, como o clássico Gin Tônica. 

2. Studio Rock Cafe

Ambiente que os fãs de rock adoram, o Studio Rock Café oferece música ao vivo para agitar sua vida noturna em Santos. O local recebe semanalmente artistas regionais para cantar clássicos do rock, como Queen, The Smiths, Foo Fighters e muito mais. Vale a pena conferir antes as atrações do local. 

3. Restaurante Almeida

Fundado em 1932, o Restaurante Almeida é considerado um patrimônio da gastronomia local. Por lá é possível provar os sabores mais tradicionais da cidade, como a Meca Santista servida com arroz com palmito, farofa de banana e camarões gratinados. Tudo sempre muito fresco e com ótimos temperos, além do excelente atendimento dos funcionários. 

Passeios para fazer em Santos

Passeios para fazer em Santos

Para quem busca a tranquilidade de um passeio ao lado de pessoas especiais, Santos oferece opções que não ficam somente na praia. Selecionamos alguns lugares que você pode visitar em qualquer época do ano, tanto na primavera quanto no outono ou verão. Saiba três passeios que costumam agradar qualquer estilo:

1. Sesc Santos

Em seus mais de 35 mil m², o Sesc Santos oferece diversos tipos de serviços e programações. O espaço conta com parque aquático, centros de odontologia, biblioteca com um acervo riquíssimo, restaurante, ginásio de esportes, lojinhas e exposições culturais. Além disso, o prédio possui uma bela arquitetura conservada. 

2. Feiras

Se você é o tipo de pessoa que adora fazer umas comprinhas em suas viagens, não deixe de conhecer as feirinhas de Santos. Você pode passear por lugares que vendem diversos tipos de presentes, artesanatos e até os famosos pasteizinhos. Uma dica é visitar a Feirarte, que conta com produtos artísticos para todos os gostos. 

3. Roteiro das Fontes

Passeio para fazer em uma volta pela orla, o roteiro das fontes é perfeito para descobrir ao lado das crianças em uma tarde de sol. A entrada é gratuita e pode ser feita a qualquer momento do dia. O passeio costuma durar uma hora e você pode conhecer as principais fontes históricas da cidade.  

Gostou das nossas dicas de o que fazer em Santos? Qual passeio você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe nos comentários!

 

Veja também no Tô de Passagem:

Dicas Para Sua Viagem Para Praia E O Que Não Pode Faltar Na Mala
O Que Fazer Em Vitória: 20 Dicas Para Conhecer A Cidade!
10 Cidades Incríveis Para Conhecer No Interior De São Paulo

Escrever um comentário