logo-to-de-passagem

Pontos turísticos de Salvador: onde se divertir e muito mais

setastdp

 

Encontrar lugares para se divertir em Salvador é bem fácil, visto que estamos falando da cidade conhecida como a Capital da Alegria.

Além do icônico e tradicional Carnaval que acontece na cidade, a região ainda conta com lindas praias, uma gastronomia excepcional, simpatia e receptividade dos baianos, e muitas atrações históricas para você aprender mais sobre o Brasil.

Com tantas opções de pontos turísticos, praias e demais atrações, o que fica difícil é decidir os lugares para visitar, principalmente se você for passar poucos dias por lá.

Se chegou a hora de organizar o roteiro da próxima viagem e você já está decidido por Salvador, este é o artigo perfeito para você conhecer um pouquinho mais sobre a cidade.

Neste conteúdo, você vai encontrar:

Quais os principais pontos turísticos de Salvador? 

Pelourinho 

Igreja de São Francisco 

Fundação Casa de Jorge Amado 

Praia da Barra e Farol da Barra 

Morro do Cristo 

Elevador Lacerda 

Basílica Nosso Senhor Bonfim 

Mercado Modelo de Salvador 

Farol de Itapuã e Praia de Itapuã 

Onde ir em Salvador: passeios mais do que imperdíveis 

Rio Vermelho 

Arena Fonte Nova 

Acarajé da Cira 

Carnaval em Salvador 

Tem como não querer passear na capital baiana? 

Quais os principais pontos turísticos de Salvador?

Se você quer conhecer os pontos turísticos tradicionais de Salvador em sua viagem, confira a nossa lista com os principais pontos que você precisa visitar.

Quando chegar a hora de planejar o roteiro, aproveite pra dar uma olhada nessas passagens em promoção para Salvador.

Vamos lá!

Pelourinho

Pontos turísticos de Salvador: Pelourinho

 

Quando você pensa em Salvador, esse deve ser o primeiro local que vem à mente, não é mesmo?

A história do Centro Histórico e do Pelourinho, inclusive, se confunde com a da fundação da própria capital, em 1549, e hoje faz questão de relembrar o passado e a memória dos escravizados que eram levados até lá para serem castigados. Esse legado, no entanto, é hoje transmitido com respeito, através de museus, projetos sociais e casas que funcionam como símbolo de resistência da herança afro-brasileira.

O Pelourinho é bastante procurado pelos turistas que visitam a cidade, e é carinhosamente chamado apenas de “Pelô”. A região reúne riquezas arquitetônicas barrocas dos séculos 16 e 17, com igrejas, casarões e outras construções incríveis.

Ah, e para conhecer o local onde o artista Michael Jackson gravou o clipe de They Don’t Care About Us é bem fácil! Você irá localizá-lo no Largo do Pelourinho, com um grande pôster do rei do pop.

Saiba que as ruas e vielas estão sempre bem movimentadas, principalmente na época de alta temporada. Não importa se é dia ou noite! Bares, restaurantes e apresentações culturais não faltam por lá.

Esse é um passeio imperdível. A atmosfera do local é viva, com bastante energia, cores e beleza, é claro.

O Pelô fica a apenas 15 minutos da rodoviária da cidade, então viajando de ônibus você desembarca pertinho do famoso bairro baiano. 

Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco, Salvador

 

Se você já estiver no Pelourinho, aproveite para visitar a Igreja de São Francisco, mundialmente conhecida pela decoração de tirar o fôlego.

A igreja foi construída em 1723, sendo um dos principais marcos do movimento barroco entre as construções históricas do Brasil. Você precisa ver de pertinho os contornos do interior da igreja que são decorados com nada mais, nada menos, do que ouro puro! Já imaginou?

O local também possui o teto coberto por lindas pinturas, e hoje é considerada pelo Iphan como uma das 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo.

Mesmo que você não seja religioso, esse é um passeio que vale muito a pena fazer. E caso seja, vai dizer que não vale a pena renovar a fé em um lugar tão lindo?

A Igreja de São Francisco fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, s/n – Pelourinho.

Fundação Casa de Jorge Amado

Mais um lugar para você conhecer enquanto estiver no Pelô!

Andando por lá, mais especificamente no Largo do Pelourinho, você vai encontrar um lindo e inconfundível prédio azul: a Fundação Casa de Jorge Amado.

Criada em 1986, o local é uma organização não-governamental que tem o objetivo de preservar as memórias do incrível escritor baiano. Sendo assim, prepare-se para encontrar a exposição permanente de fotografias, documentos, livros e prêmios recebidos por Amado.

Inclusive, para ser um passeio bem completo, lá dentro tem o Café Teatro Zélia Gattai, que é famoso por ser o point de escritores e intelectuais, além de oferecer lanches deliciosos.

Fique de olho na agenda do local para saber dos eventos, cursos, palestras e lançamentos culturais enquanto estiver em Salvador. 

Essa é uma visita imperdível se você é um amante da literatura brasileira, principalmente do Jorge Amado.

Praia da Barra e Farol da Barra

Pontos turísticos de Salvador: Praia da Barra

 

Falamos lá no começo sobre as lindas praias baianas, e se você estiver em Salvador, a Praia da Barra é uma das que você precisa conhecer.

Também conhecida como Porto da Barra, essa praia fica próxima ao centro da cidade, possuindo vários comerciantes com bebidas geladinhas e petiscos muito saborosos. A vibe por ali é tão boa que é constantemente apreciada pelos próprios moradores da região. O mar é bem calmo e as águas sempre estão em uma temperatura bem agradável. 

O Farol da Barra fica ao lado da praia, no Forte de Santo Antônio da Barra, e é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador, um verdadeiro monumento símbolo da cidade.

Se você quiser entrar no farol, é preciso agendar uma visita para poder subir a torre de 22 metros de altura. Imaginou a paisagem dessa vista?

A Praia e o Farol da Barra ficam na região Sul da cidade..

Morro do Cristo

Quando estiver pela região da Praia da Barra, ao lado contrário do Farol, você vai ver o famoso Morro do Cristo.

Dá para ir caminhando até lá, são menos de 10 minutos de caminhada e podemos garantir que vale cada segundo.

O morro é um conhecido ponto turístico onde famílias, grupos de amigos e casais vão para deitar no gramado e curtir a tranquilidade do local, fazer um piquenique, ler um livro, enfim, é um lugar comum que os soteropolitanos usam para relaxar ao ar livre.

De cima do morro você tem uma vista muito bonita da Praia da Barra, então prepare o celular para tirar várias fotos.

O Morro do Cristo fica na Avenida Oceânica – Barra.

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda, Salvador

 

Com certeza, você já viu vários cartões-postais com a imagem do Elevador Lacerda. Assim como o Farol da Barra, esse é um monumento que praticamente simboliza a cidade.

Quando inaugurado, lá em 1863, com seus impressionantes 73 metros de altura, o objetivo era ligar a Cidade Alta e a Cidade Baixa de Salvador, que é como a cidade é dividida. Hoje, além de continuar em funcionamento e cumprindo seu papel original, o elevador é uma construção turística conhecida mundialmente.

Todos os meses, aproximadamente 750 mil pessoas, entre baianos e turistas, fazem a viagem icônica que dura apenas 20 segundos.

Aproveite que o Elevador fica na Praça Tomé de Souza e tira várias fotos com o lindo letreiro colorido da cidade! Ah, essa atração fica no centro de Salvador, então é bem fácil de chegar até lá partindo de qualquer região da cidade.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Pontos turísticos de Salvador: Basílica Nosso Senhor do Bonfim

 

Já ficou com vontade de amarrar a sua fitinha e fazer uma oração e um pedido? Pois quando estiver em Salvador vai ser a sua hora! A Igreja Nosso Senhor do Bonfim recebe milhares de visitantes todos os anos, e as grades do lugar deixam registrada a passagem dessas pessoas.

Construída em 1772, essa é a igreja mais famosa de Salvador. Seja pela decoração interior que segue o estilo neoclássico, ou pela fachada que é revestida com azulejos de Portugal do século 19, essa é uma atração religiosa bem legal de conhecer!

Se você não é religioso ou supersticioso para amarrar a sua fitinha, você pode visitar pela beleza da Basílica, garantimos que vale muito a pena.

O templo fica na Sagrada Colina, na península de Itapagipe. 

Mercado Modelo de Salvador

Mercado Modelo de Salvador

 

Esse aqui é quase uma parada obrigatória!

Quando você for pegar o Elevador Lacerda, vai ser fácil ver a incrível construção amarela que é o Mercado Modelo de Salvador.

O lugar é o principal espaço para o artesanato e outras manifestações culturais da capital baiana, como a gastronomia. Agora já sabe onde ir para comprar aquela lembrancinha da viagem, né?

O Mercado Modelo foi construído no século 19, e hoje em dia, conta com mais de 400 lojinhas que comercializam vários produtos artesanais, comidas deliciosas, as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim e outras coisas muito legais!

De quebra, no lado de fora do mercado, você pode apreciar várias manifestações artísticas e, com sorte, presenciar algumas das melhores apresentações de rodas de capoeira de todo o Brasil.

O mercado fica na Praça Visconde de Cayru, s/n – Comércio.

Farol de Itapuã e Praia de Itapuã

Farol de Itapuã

 

Que tal a famosa canção de Vinicius de Moraes e Toquinho, onde um dos trechos diz “Passar a tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã”? Se você não ouviu, vale muito conhecer! De qualquer forma, a música é uma declaração de amor a esse lugar tão especial.

Quando estiver na praia de Itapuã, aproveite para apreciar o Farol, mais um cartão postal da cidade, construído na Pedra Piraboca em 1873, com o objetivo de alertar os barcos sobre a aproximação da costa.

Esse é um passeio bastante rápido, visto que a praia possui várias pedras grandes e pouca área com areia para curtir o dia por lá. Quando estiver saindo, dê uma passada na Casa Di Vina, onde o próprio Vinicius de Moraes morou durante boa parte de sua vida. A casa tem uma exposição com várias histórias do artista e amigos que passaram por lá!

Ah, a entrada é gratuita e o funcionamento é de segunda a sábado, das 12h às 22h30, e aos domingos, 12h às 22h. 

Onde ir em Salvador: passeios mais do que imperdíveis

Se você já ficou encantado com a ideia de conhecer os pontos turísticos que listamos até aqui, se prepare para esse bônus, com mais alguns lugares incríveis que vão deixar seu roteiro ainda mais delicioso.

Rio Vermelho

Você quer noites agitadas em Salvador? Então não deixe de conhecer o bairro Rio Vermelho!

Os bares são muito bons, e indiferentemente do momento que você for embora, o gostinho de quero mais virá automaticamente.

Esse é um clássico bairro boêmio, pronto para receber o pessoal que mora por ali e vários turistas. Escolha o bar que é mais a sua cara e relaxe, beba uma caipirinha, curta a música ao vivo, prove os acarajés e muitas outras receitas tradicionais da culinária baiana.

O bairro é repleto de belas praias, então dá para separar um dia da sua viagem para curtir uma delas e depois cair na noite da capital! Inclusive, esse é um bairro muito bom para se hospedar.

Arena Fonte Nova

Esse é o principal templo do futebol na Bahia, então se você gosta do esporte, precisa conhecer a arena!

Depois de passar por reformas para a Copa do Mundo de 2014, a arena ganhou uma estrutura mais confortável para receber seus visitantes, visto que seguiram o padrão FIFA para a restauração.

Ainda, esse é um dos estádios mais modernos do país!

Quando estiver por lá, confira a programação dos jogos e não deixe de assistir a uma partida.

A Arena Fonte Nova fica ao lado do centro da cidade, na Ladeira da Fonte das Pedras s/n – Nazaré.

Acarajé da Cira

Se você resolver visitar a Praia e o Farol de Itapuã, vai estar pertinho daquele que é considerado o melhor acarajé de Salvador!

Não é segredo para ninguém que o delicioso bolinho de feijão é a mais famosa das receitas baianas, tanto que você encontra acarajé em várias outras cidades brasileiras.

Se você nunca experimentou, terá o privilégio de comer pela primeira vez o melhor de todos. E se você já comeu antes, é sempre hora pra mais um, não?

Então já sabe, né? 

Se estiver em Itapuã e bater aquela fome, passe no Acarajé da Cira!

Carnaval em Salvador

Esse evento dispensa apresentações, não é mesmo?

Reunindo milhares de brasileiros e turistas estrangeiros, o Carnaval em Salvador é imperdível, e traz muito da riqueza cultural afro-brasileira, dentro da maior festa popular do mundo.

Para curtir a verdadeira folia, o Carnaval dos trios elétricos traz os principais grupos de axé da Bahia nos famosos desfiles pelas vias mais importantes de Salvador.

Já pensou pular Carnaval ao som – ao vivo – de Ivete Sangalo, Timbalada, Chiclete com Banana, Olodum e muitos outros artistas que passam uma energia incrível em suas apresentações?

É demais!

Uma dica que temos para você é: siga o circuito Barra/Ondina e prepare-se para uma festa inesquecível.

Tem como não querer passar na capital baiana?

Pontos turísticos de Salvador para aproveitar muito

 

Com todos esses pontos turísticos e atrações que listamos aqui, podemos concluir que a capital baiana é irresistível, não é mesmo?

Fizemos um Guia Completo de Salvador, onde você encontra informações como: clima, alta e baixa temporada, história da cidade e outras curiosidades que você precisa saber antes de viajar para lá!

Ao contrário do que muitos pensam, a viagem para Salvador pode ser bem econômica. Sabe como? Uma das nossas dicas é que você viaje de ônibus para economizar no transporte. Viajar não precisa ser caro, e quanto mais economia, mais passeios você pode aproveitar no seu rolê.

Ah! E aproveita pra contar pra gente (aqui nos comentários mesmo) se você já conhece Salvador e quais os pontos turísticos que mais curtiu visitar! Se ainda está pensando em dar um pulo lá, já escolheu os lugares que não podem faltar?

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem