Lugares históricos e belas praias são destaques entre os pontos turísticos de Salvador para conhecer e certamente irão te encantar!

Pontos turísticos de Salvador para seu roteiro de viagem

Salvador, uma terra com muita cor, calor, cultura, história e, claro, lindas praias para aproveitar o clima baiano. É uma cidade que não decepciona e acolhe todo mundo. Por isso, nós selecionamos pontos turísticos de Salvador para você organizar o seu roteiro de viagem e embarcar para esse lugar maravilhoso. Confira a seguir. 

Pontos turísticos de Salvador e sua história 

Pelourinho 

Pelourinho cidade turística de Salvador

Tombado pelo Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, não dá para conhecer a cidade, sem visitar o “Pelô”. É um dos principais pontos turísticos de Salvador, onde a história e cultura baiana pulsam, sendo, portanto, ponto obrigatório para quem deseja saber mais sobre as nossas raízes africanas. 

Com as ruas em paralelepípedos e casinhas coloridas antigas, a arquitetura da região já é um verdadeiro convite para viajar no tempo. Mas, são os monumentos históricos, como a Praça da Sé, Igreja Nossa Senhora dos Pretos e Monumento da Cruz Caída que trazem informações sobre o passado da capital baiana. 

Para saber mais sobre cada um desses e outros locais, uma boa escolha é comprar um tour guiado, no qual curiosidades e informações pouco conhecidas pela história tradicional são repassadas para os visitantes. É claro que dá para visitar o local sozinho, mas com certeza será mais educativo e proveitoso estar ao lado de quem estudou as particularidades do Pelourinho. 

Museu Náutico no Farol da Barra 

Museu Náutico no Farol da Barra, ponto turístico de Salvador

Localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, é o único museu do Brasil dedicado a objetos ligados à navegação, como achados arqueológicos marinhos, instrumentos náuticos, maquetes e miniaturas de embarcações. 

Além disso, há outras curiosidades no local, como moedas, selos, utensílios domésticos e materiais bélicos de antigamente. É um local rico em detalhes e informações sobre o nosso passado. Vale a pena conhecer. 

E, se sobrar tempo, vale conhecer o Farol da Barra, que faz parte do mesmo complexo do Museu Náutico, onde é possível contemplar o mar e o horizonte de uma altura de 22 metros. Ou seja, a paisagem é linda demais! É um lugar que deve fazer parte da sua lista de lugares para conhecer em Salvador

Palacete das Artes 

Localizado no bairro da Graça, foi criado em 1912, e tem traços das famílias burguesas da época – a mansão pertenceu ao comendador Bernardo Martins Catharino, figura histórica da sociedade baiana. 

Hoje, é um lugar que encanta pela beleza da arquitetura sofisticada, com pisos em mármore, pinturas, vitrais delicados e um elevador francês. Além disso, no local há algumas esculturas do artista Auguste Rodin e costuma servir de espaço para exposições temporárias. 

É um local que une passado, sofisticação, arquitetura e arte. Muito bonito para ser admirado! 

Principais pontos turísticos de Salvador

Agora que você já sabe quais são os pontos turísticos de Salvador e sua história, nós preparamos outras dicas de lugares para você visitar. 

Elevador Lacerda 

Ponto Turístico de Salvador: Elevador Lacerda

A capital baiana é dividida em Cidade Baixa e Cidade Alta, a primeira é litorânea e marcada por lugares históricos, enquanto a segunda é considerada a parte mais moderna da região. 

Mesma cidade, mas com traços diferentes que são unidos pelo Elevador Lacerda, que é um dos pontos turísticos de Salvador mais visitados, com cerca de mais de 70 metros de altura. E não é à toa. A vista do ponto mais alto do Elevador Lacerda  é esplendorosa e dá uma dimensão das diferenças e características do coração baiano. 

Parque São Bartolomeu 

Pouco conhecido entre as listas de turismo de Salvador, é um refúgio de natureza, no subúrbio da capital baiana. 

É uma região que faz parte da Mata Atlântica, com muitas espécies de fauna e flora. Além disso, também abriga belas cachoeiras – é ideal para quem deseja fugir um pouco do agito urbano da capital. 

Mas, além dos traços naturais que valem a pena ser admirados, o Parque São Bartolomeu também é um espaço sagrado para as religiões de matrizes africanas. Por exemplo, há a Escada dos Escravos, onde cada pedra de sua formação tem relação com um orixá. E as cachoeiras fazem referência à entidades da Umbanda/Candomblé. 

Bairro Rio Vermelho

Ponto turístico em Salvador: Bairro Rio Vermelho

É um dos bairros mais agitados da cidade, perfeito para quem viajou com a finalidade de conhecer os pontos turísticos de Salvador e ainda entrar no clima baiano. 

Com muitos bares e restaurantes para curtir a vida noturna, o Rio Vermelho inspirou romances de Jorge Amado e hoje ainda tem intensa vida cultural, pois é frequentado por muitos artistas locais. É um dos lugares para ir em Salvador durante a noite. 

E, além de tudo isso, é onde acontece a tradicional e famosa Festa de Iemanjá, que sempre ocorre em fevereiro. 

Pontos turísticos de Salvador: praias 

Praia Porto da Barra em Salvador, ponto turístico em Salvador

A capital baiana além de sua riqueza histórica e cultural, ainda presenteia os turistas com praias exuberantes, verdadeiros paraísos. Abaixo, você confere uma seleção delas para ajudar você a decidir o que conhecer em Salvador, nos dias de muito calor e sol. 

Praia do Porto da Barra

Primeiramente, ela é uma das mais famosas de Salvador, ideal para quem gosta de unir natureza com infraestrutura. Além da paisagem maravilhosa, é possível comprar comidas e bebidas, como acarajé e água de coco dos vendedores locais. Certamente, é ideal para ir com a família.  

Praia do Farol da Barra:

Na sequência da Praia do Porto da Barra, tem um mar bem calmo, perfeito para mergulhar e renovar as energias com a água salgada. E, assim como a nossa primeira dica acima, tem opções de lugares para decidir o que comer depois de um longo dia de sol. 

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã, ponto turístico em Salvador.

Inspiração de Vinicius de Moraes para a letra de “Tarde em Itapuã”, é um lugar tranquilo, reservado, com mar azul e lindos coqueiros, cuja combinação dão um charme especial para a praia. É linda e encantadora! Não foi à toa que o poeta apaixonou-se pelo local. 

Praia de Stella Maris

Praia de Stella Maris, ponto turístico em Salvador.

Também muito tranquila como Itapuã, é perfeita para quem procura sossego.

A água é cristalina e agrada todos – em grande parte é agitada, enquanto que nas regiões das pedras há piscinas naturais para banho.

Praia Jardim de Alá

Sabe aquele visual de resorts chiques de filme?! Pois é, a Praia de Jardim de Alá  é exatamente assim – exibe altos coqueiros, águas mornas e muitas atividades ao ar livre que dão ao lugar um clima particular e sofisticado. Vale a pena conhecer! 

Agora que você já sabe há quais são os pontos turísticos de Salvador, escolha a melhor época para a sua viagem e prepare as suas malas. A capital baiana reserva muitas experiências que, sem dúvida, serão marcantes. Aproveite! 

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Festas Populares Da Região Nordeste: Planeje A Sua Viagem
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil
Quando Ir A Salvador: Dicas Para Sua Viagem!

Escrever um comentário