Lugares históricos e belas praias são destaques entre os pontos turísticos de Salvador para conhecer e certamente irão te encantar!
Pontos turísticos de Salvador para seu roteiro de viagem
Salvador, uma terra com muita cor, calor, cultura, história e, claro, lindas praias para aproveitar o clima baiano. É uma cidade que não decepciona e acolhe todo mundo. Por isso, nós selecionamos pontos turísticos de Salvador para você organizar o seu roteiro de viagem e embarcar para esse lugar maravilhoso. Confira a seguir.
Pontos turísticos de Salvador e sua história
Pelourinho

Tombado pelo Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, não dá para conhecer a cidade, sem visitar o “Pelô”. É um dos principais pontos turísticos de Salvador, onde a história e cultura baiana pulsam, sendo, portanto, ponto obrigatório para quem deseja saber mais sobre as nossas raízes africanas.
Com as ruas em paralelepípedos e casinhas coloridas antigas, a arquitetura da região já é um verdadeiro convite para viajar no tempo. Mas, são os monumentos históricos, como a Praça da Sé, Igreja Nossa Senhora dos Pretos e Monumento da Cruz Caída que trazem informações sobre o passado da capital baiana.
Para saber mais sobre cada um desses e outros locais, uma boa escolha é comprar um tour guiado, no qual curiosidades e informações pouco conhecidas pela história tradicional são repassadas para os visitantes. É claro que dá para visitar o local sozinho, mas com certeza será mais educativo e proveitoso estar ao lado de quem estudou as particularidades do Pelourinho.
Museu Náutico no Farol da Barra

Localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, é o único museu do Brasil dedicado a objetos ligados à navegação, como achados arqueológicos marinhos, instrumentos náuticos, maquetes e miniaturas de embarcações.
Além disso, há outras curiosidades no local, como moedas, selos, utensílios domésticos e materiais bélicos de antigamente. É um local rico em detalhes e informações sobre o nosso passado. Vale a pena conhecer.
E, se sobrar tempo, vale conhecer o Farol da Barra, que faz parte do mesmo complexo do Museu Náutico, onde é possível contemplar o mar e o horizonte de uma altura de 22 metros. Ou seja, a paisagem é linda demais! É um lugar que deve fazer parte da sua lista de lugares para conhecer em Salvador.
Palacete das Artes
Localizado no bairro da Graça, foi criado em 1912, e tem traços das famílias burguesas da época – a mansão pertenceu ao comendador Bernardo Martins Catharino, figura histórica da sociedade baiana.
Hoje, é um lugar que encanta pela beleza da arquitetura sofisticada, com pisos em mármore, pinturas, vitrais delicados e um elevador francês. Além disso, no local há algumas esculturas do artista Auguste Rodin e costuma servir de espaço para exposições temporárias.
É um local que une passado, sofisticação, arquitetura e arte. Muito bonito para ser admirado!
Principais pontos turísticos de Salvador
Agora que você já sabe quais são os pontos turísticos de Salvador e sua história, nós preparamos outras dicas de lugares para você visitar.
Elevador Lacerda

A capital baiana é dividida em Cidade Baixa e Cidade Alta, a primeira é litorânea e marcada por lugares históricos, enquanto a segunda é considerada a parte mais moderna da região.
Mesma cidade, mas com traços diferentes que são unidos pelo Elevador Lacerda, que é um dos pontos turísticos de Salvador mais visitados, com cerca de mais de 70 metros de altura. E não é à toa. A vista do ponto mais alto do Elevador Lacerda é esplendorosa e dá uma dimensão das diferenças e características do coração baiano.
Parque São Bartolomeu
Pouco conhecido entre as listas de turismo de Salvador, é um refúgio de natureza, no subúrbio da capital baiana.
É uma região que faz parte da Mata Atlântica, com muitas espécies de fauna e flora. Além disso, também abriga belas cachoeiras – é ideal para quem deseja fugir um pouco do agito urbano da capital.
Mas, além dos traços naturais que valem a pena ser admirados, o Parque São Bartolomeu também é um espaço sagrado para as religiões de matrizes africanas. Por exemplo, há a Escada dos Escravos, onde cada pedra de sua formação tem relação com um orixá. E as cachoeiras fazem referência à entidades da Umbanda/Candomblé.
Bairro Rio Vermelho

É um dos bairros mais agitados da cidade, perfeito para quem viajou com a finalidade de conhecer os pontos turísticos de Salvador e ainda entrar no clima baiano.
Com muitos bares e restaurantes para curtir a vida noturna, o Rio Vermelho inspirou romances de Jorge Amado e hoje ainda tem intensa vida cultural, pois é frequentado por muitos artistas locais. É um dos lugares para ir em Salvador durante a noite.
E, além de tudo isso, é onde acontece a tradicional e famosa Festa de Iemanjá, que sempre ocorre em fevereiro.
Pontos turísticos de Salvador: praias

A capital baiana além de sua riqueza histórica e cultural, ainda presenteia os turistas com praias exuberantes, verdadeiros paraísos. Abaixo, você confere uma seleção delas para ajudar você a decidir o que conhecer em Salvador, nos dias de muito calor e sol.
Praia do Porto da Barra
Primeiramente, ela é uma das mais famosas de Salvador, ideal para quem gosta de unir natureza com infraestrutura. Além da paisagem maravilhosa, é possível comprar comidas e bebidas, como acarajé e água de coco dos vendedores locais. Certamente, é ideal para ir com a família.
Praia do Farol da Barra:
Na sequência da Praia do Porto da Barra, tem um mar bem calmo, perfeito para mergulhar e renovar as energias com a água salgada. E, assim como a nossa primeira dica acima, tem opções de lugares para decidir o que comer depois de um longo dia de sol.
Praia de Itapuã

Inspiração de Vinicius de Moraes para a letra de “Tarde em Itapuã”, é um lugar tranquilo, reservado, com mar azul e lindos coqueiros, cuja combinação dão um charme especial para a praia. É linda e encantadora! Não foi à toa que o poeta apaixonou-se pelo local.
Praia de Stella Maris

Também muito tranquila como Itapuã, é perfeita para quem procura sossego.
A água é cristalina e agrada todos – em grande parte é agitada, enquanto que nas regiões das pedras há piscinas naturais para banho.
Praia Jardim de Alá
Sabe aquele visual de resorts chiques de filme?! Pois é, a Praia de Jardim de Alá é exatamente assim – exibe altos coqueiros, águas mornas e muitas atividades ao ar livre que dão ao lugar um clima particular e sofisticado. Vale a pena conhecer!
Agora que você já sabe há quais são os pontos turísticos de Salvador, escolha a melhor época para a sua viagem e prepare as suas malas. A capital baiana reserva muitas experiências que, sem dúvida, serão marcantes. Aproveite!
VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:
Festas Populares Da Região Nordeste: Planeje A Sua Viagem
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil
Quando Ir A Salvador: Dicas Para Sua Viagem!
Dicas para sua viagem:
Viagem A Dois: Destinos No Brasil Para Curtir Em Casal
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!