Saiba mais sobre o clima da cidade e outros fatores para decidir quando ir a São José do Rio Preto!

Quando ir para São José do Rio Preto

Antes de apresentar qual a melhor época para ir a São José do Rio Preto, vamos a uma breve apresentação. 

Primeiramente, São José do Rio Preto é uma cidade do interior do Estado de São Paulo e fica localizada a cerca de 450 quilômetros da capital paulista.

Para ter uma ideia, inclusive da quantidade de dias ideal para a viagem, o trajeto de ônibus da capital até o município interiorano tem duração média de 12 horas. 

Em segundo lugar, apesar de ser uma cidade bastante importante do ponto de vista comercial e industrial, essa característica não inviabiliza também a importância turística que possui. Principalmente, quando o assunto é cultura! 

Por fim, São José do Rio Preto levou o título de uma das melhores cidades brasileiras, segundo o “Desafios da Gestão Municipal”, publicado em 2020. Ao avaliar 15 indicadores, como saúde, educação e saneamento, o município ficou em segundo lugar, atrás apenas de Piracicaba. 

Agora que já conhece, de forma breve, um pouco mais da cidade, vamos às informações referentes à melhor época para ir a São José do Rio Preto

Alta Temporada em São José do Rio Preto

Como a maioria dos destinos do interior do Estado de São Paulo, a procura por São José do Rio Preto pode ser maior nos feriados prolongados e em datas comemorativas como, por exemplo, o Ano Novo. 

Por ser uma cidade tranquila, os turistas que desejam fugir do agito do Carnaval também podem considerar a data como a melhor época para ir à cidade. 

Portanto, se deseja alugar uma casa no município em datas como estas, em que a procura por viagens, de forma geral, aumenta, é recomendado se programar. Até mesmo para conseguir preços mais em conta! 

Baixa temporada em São José do Rio Preto

Em resumo, a cidade pode ser visitada em dias comuns. Se tiver alguns dias livres, não tenha dúvida de que pode ser a melhor época para ir a São José do Rio Preto.

Além disso, a baixa temporada oferece a vantagem de estradas mais vazias, com baixa probabilidade de trânsito. Ou seja, você passa menos tempo no deslocamento e reserva mais horas para curtir a cidade. Que tal? 

Melhor época para conhecer São José do Rio Preto

Melhor época para conhecer São José do Rio Preto

A princípio, como já deve ter percebido, não existe a melhor época para conhecer São José do Rio Preto, mas vários períodos ao longo do ano. 

Ademais, conhecer as características do clima do município pode ajudar na hora da escolha. Mas veja bem… Nada que exclua a possibilidade de visitar a cidade em determinado período.  

Então, “bora” conhecer algumas particularidades do clima e da temperatura da região. Assim, você escolhe o período da viagem de acordo com o seu gosto e objetivos de viagem – por exemplo: você irá curtir a sua hospedagem ou dará preferência aos passeios ao ar livre?   

Temperatura e clima de São José do Rio Preto

Em resumo, o clima de São José do Rio Preto é bastante quente, bem típico do clima tropical. 

Portanto, no verão, os termômetros podem ultrapassar os 30ºC. Ou seja, separe roupas leves e frescas, além da garrafinha de água e do protetor solar, se for visitar a cidade nesta época do ano.  

Por outro lado, o inverno reserva temperaturas mais amenas e para os friorentos vale equipar a mala com uma blusinha mais quente. No entanto, ainda assim, a média costuma girar em torno dos 20ºC. Ou seja, normalmente, não é aqueeeele frio. 

Além disso, importante saber que, neste período, o tempo fica bastante seco, já que as chuvas tendem a ficar concentradas no verão, principalmente no mês de janeiro. Fica a dica! 

Eventos em São José do Rio Preto

São José do Rio Preto reúne, sobretudo, muitos eventos de negócios. Afinal, conforme apresentamos logo no começo, é um importante centro comercial. Por isso, não é incomum que congressos e feiras aconteçam na cidade ao longo do ano. 

Os meses de julho e agosto podem ser boas escolhas para ir à cidade, porque dezenas de bares participam do Concurso Comida di Buteco. Durante alguns dias, estabelecimentos recebem o público, de forma geral, para provar e avaliar algumas delícias típicas de bares.  

Outra dica bastante relevante é consultar a programação dos museus, que podem ter exposições temporárias e deixar a viagem ainda mais interessante. 

Por fim, no dia 19 de março, é comemorado o aniversário da cidade. Ou seja, o dia conta com programação de shows, além da realização de missas e o tradicional corte do bolo. 

Viajar de ônibus para São José do Rio Preto

Viajar de ônibus para São José do Rio Preto

De antemão, fique tranquilo, pois a Rodoviária de São José do Rio Preto tem ligação com várias cidades brasileiras e o acesso direto é bastante fácil. 

Além disso, são pelo menos sete companhias de viagens que oferecem passagem para a cidade, a Rodoviária de São José do Rio Preto fica no centro, mais precisamente na Rua Pedro Amaral, portanto, não há mais desculpa para não fazer as malas e visitar a cidade. São José do Rio Preto tem muito a oferecer e, como viu, é um destino bastante acessível. 

E aí, já escolheu quando ir a São José do Rio Preto?

 

 

Veja também no Tô de Passagem:

Conheça 12 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar Em SP!
Barato E Pertinho: 12 Lugares Baratos Para Viajar Em SP!
11 Passeios Bate E Volta Em SP Para Fugir Da Rotina
25 Coisas Para Fazer Em São Paulo Capital | Aproveite!

Escrever um comentário