Conheça as características da cidade do interior do Paraná para definir quando ir a Maringá e desfrutar de dias incríveis neste destino brasileiro

Quando ir para Maringá

De antemão, se existe alguma dúvida sobre quando ir a Maringá, saiba que não existe muito segredo: dá para conhecer a cidade e os principais atrativos que ela oferece, independente do mês escolhido.

Porém, é essencial conhecer as condições climáticas do destino para dar o primeiro passo para planejar uma viagem inesquecível.

Outro ponto que merece destaque é o fato de Maringá estar localizada no noroeste do estado do Paraná e ser um destino turístico perfeito para os amantes da natureza, já que a maioria dos atrativos da cidade é ao ar livre. 

Por isso, apesar de não existir nenhum impedimento para conhecer a cidade em determinado período do ano, muitas pessoas acabam optando por visitá-la em meses mais quentes: do meio de abril, por exemplo, ao fim de setembro.

Por outro lado, vale atenção para esta dica: em setembro, o tempo em Maringá é bastante seco!

Da mesma forma, é possível escolher quando ir a Maringá a partir da programação de festivais que acontecem na cidade!  Por exemplo, no mês de agosto, o município é responsável por organizar o famoso Festival Nipo-Brasileiro. Logo falaremos mais sobre ele!

De toda forma, vale a pena pesquisar a programação cultural da cidade antes de escolher o mês da viagem, até mesmo para traçar o roteiro e aproveitar ao máximo as opções de lazer.  

Ou seja, em resumo, quando ir para Maringá depende muito do perfil de cada turista, desde as preferências pelo clima da região ao interesse   por festivais.

Alta Temporada em Maringá

Tal como a maioria dos destinos turísticos, Maringá acaba sendo mais procurada nos meses de férias escolares, quando é possível reunir toda a família para um período de descanso e lazer.  

Nesse sentido, os meses de julho, dezembro e janeiro acabam atraindo muitos turistas  para a cidade. Se existe a possibilidade de visitá-la em uma época diferente, ou seja, menos movimentada, certamente, ficará mais fácil encontrar hospedagem livre, além de não precisar passar por filas, sobretudo nos pontos turísticos.  

Baixa Temporada em Maringá

Diferentemente da procura nos meses de férias escolares, como mencionado acima, a busca pela viagem a Maringá tende a ser menor nos demais meses do ano, ou até mesmo, mais distribuída. 

Isso porque mesmo que os turistas evitem os meses mais frios do ano para conhecer a cidade, o verão em Maringá é mais longo, como veremos mais adiante e, portanto, há maior período em que as temperaturas elevadas são predominantes.

Outra dica importante: se quer curtir a cidade mais vazia e evitar a corrida por hospedagem, fuja de feriados prolongados ou datas de grandes festivais.

Melhor época para conhecer Maringá

Melhor época para conhecer Maringá

Após apresentar todas as informações acima, está na hora de responder à pergunta: qual é a melhor época para ir a Maringá? Bom, na verdade, depende do que você deseja para sua viagem: ou seja, qual o clima de sua preferência, quais seus gostos e o objetivo da estadia na cidade.

Maringá é bastante arborizada, repleta de muitos parques e de atrações naturais. Portanto, pode ser interessante visitá-la nos meses de tempo quente, que permitem aproveitar melhor os passeios ao ar livre e o contato com a natureza.

No entanto, é possível fazer outra escolha. Afinal, há quem prefira temperaturas mais baixas para passear pela cidade quando está mais frio. Nesse caso, não tenha dúvida de que os meses de junho e julho são ótimos para você conhecer Maringá!

Mais um fator que deve ser considerado para eleger a melhor época para ir a Maringá são as chuvas. Portanto, anote aí: os meses de janeiro, fevereiro e dezembro costumam ter maior probabilidade de chuva na cidade. Então, evite as datas desse período.

Outra dica que pode ser bastante valiosa: se for para a cidade em feriados prolongados, programe-se antes para conseguir hospedagem e preços mais camaradas!

Índice de turismo e praia/piscina

Por fim, para completar nossas dicas de como chegar ao melhor período para ir a Maringá, vamos usar os índices de turismo e de praia/piscina, formulados pelo site especializado em climatologia, Weather Spark.

O primeiro sinaliza que do meio de abril ao fim de setembro, com o índice máximo na segunda semana de agosto os dias são ideais para a prática de atividades ao ar livre, tendo em vista que a maioria dos dias são de céu aberto e temperaturas agradáveis, que giram em torno de 18ºC e 27ºC.

Já o índice de praia/piscina recomenda dias ensolarados, cuja sensação de temperatura é mais elevada. E estes acontecem do fim de fevereiro ao fim de abril e do fim de outubro ao meio de dezembro. O melhor período, segundo as condições climáticas já mencionadas, a última semana de março.

Temperatura e clima de Maringá

Em primeiro lugar, o clima de Maringá é o subtropical, portanto, o clima é bastante quente.

O verão da cidade é mais longo e é a época do ano de temperaturas mais elevadas e clima abafado. Também é caracterizado por maior umidade do ar. Por outro lado, o inverno é mais curto e seco!

As temperaturas mais amenas ficam por conta da primavera e do outono.

Eventos em Maringá

Primeiramente, Maringá é uma cidade que recebe alguns festivais periodicamente, como já mencionamos no começo do conteúdo. Por isso, vale a pena pesquisar e ficar por dentro do calendário.

Festival Nipo-Brasileiro

Entre eles está o festival Nipo-Brasileiro, geralmente realizado no mês de agosto, e considerado um dos maiores da cultura japonesa realizado no Brasil. A festa recebe anualmente cerca de 70 mil pessoas.

Saint Patrick’s Day

Outro evento bastante conhecido é o Saint Patrick’s Day, festa tradicionalmente irlandesa, que é organizada em março, com muito rock, pop, e chope verde.

Virada Cultural

A Prefeitura da cidade também organiza a Virada Cultural, que reúne atrações do mundo da música, da dança e do teatro.   

Além destes eventos que acontecem todos os anos e já são característicos da região, é sempre bom dar uma pesquisada em shows, peças de teatro, exposições e etc  que podem acontecer nos estabelecimentos de Maringá! Assim fica mais fácil conciliar com o seu período de estadia..

Com todas essas dicas, você certamente já sabe qual é a melhor época para ir a Maringá! Aproveite ao máximo: do clima aos eventos da cidade.

Veja também no Tô de Passagem:

Como Comprar Passagem De Ônibus Pela Internet
Comidas Típicas Do Sul Do Brasil: Conheça 20 Pratos!
Praias Do Sul Do Brasil: TOP 10 Com Beleza, Surf E Clima Para Relaxar

 

Escrever um comentário