Planejando uma viagem para Paraty? Confira algumas dicas essenciais para o passeio

Procurando o que fazer em Paraty? Pois saiba que a cidade histórica litorânea tem muito a oferecer quando o assunto são passeios e atrações turísticas.

De praias paradisíacas à arquitetura singular, restaurantes incomparáveis e cachoeiras estupendas, este município do Rio de Janeiro atrai turistas ao longo de todo o ano, sempre surpreendendo com suas belezas naturais e que fizeram parte da história local.

A seguir, confira o que tem para fazer em Paraty e anote todas as dicas para que sua viagem seja ainda mais especial.

O que fazer em Paraty

Repleta de opções para todos os gostos, Paraty é capaz de fazer todos se apaixonarem pelo município. 

Caminhar pelas ruas de pedra do Centro Histórico, fotografar as famosas portas coloridas e apreciar restaurantes que oferecem o melhor da culinária local são apenas exemplos do que é possível aproveitar na região e do que se pode fazer no Rio de Janeiro.

Além disso, claro, ao visitar Paraty, as praias são paradas obrigatórias, em especial aquelas que oferecem passeios de escuna, que proporcionam uma experiência inesquecível debaixo d’água, em meio a apaixonante vida marinha.

E, agora, aproveite para ver mais detalhes sobre o que fazer em Paraty e dicas do que você não pode deixar de conhecer ao visitar o município.

Lugares para ir em Paraty de dia

O que não falta em Paraty são lugares para visitar e aproveitar o dia, sejam as manhãs quentes de verão ou as tardes de inverno.

Assim, separamos 4 lugares que você pode ir em Paraty de dia e aproveitar o melhor das paisagens paradisíacas para tirar fotos memoráveis. Confira!

1. Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty é o ponto turístico mais famoso da cidade, sem dúvida nenhuma. Com suas portas coloridas e ruas de pedra, não faltam inspirações para fotos no local, além de lembrancinhas como os chaveiros de portas.

Ao visitar o Centro Histórico, prepare-se para uma caminhada, sem pressa, para apreciar as paisagens singulares a cada esquina, observando as lojas e conhecendo os vendedores locais.

E, uma dica importante, é usar calçados confortáveis no passeio, como tênis, já que as pedras ao longo do caminho podem ser incômodas se a caminhada for feita de chinelos, por exemplo.

2. Passeio de escuna

Mais indispensável que a visita ao Centro Histórico, o passeio de escuna não pode ficar de fora do roteiro de viagem e da lista de “o que fazer em Paraty”. Com duração média de 5 horas, e preços variados, é possível conhecer o local de maneira ainda mais intimista.

Com paisagens ímpares das ilhas e praias da região, alguns passeios de escuna permitem também o mergulho, garantindo uma visão única da vida marinha local, repleta dos mais diversos peixes.

Aqui, a recomendação é separar um ou dois dias para aproveitar cada minuto e criar memórias que jamais serão esquecidas.

3. Conhecer as praias da região

Ir à Paraty e não visitar as praias da região é algo que não pode acontecer, já que existem várias, para todos os gostos: desertas, populares, perto da cidade e também mais isoladas, sendo que todas são famosas por serem algumas das melhores praias do Rio de Janeiro

Viajando com os amigos, família, crianças, ou mesmo em sua própria companhia, a Praia do Costa, Praia do Engenho, Praia da Conceição, Praia do Pontal e Praia do Jabaquara são apenas algumas das mais belas que você pode conhecer em Paraty.

E, para quem optar por passar o dia em alguma das praias desertas, a dica é preparar bolsas térmicas e coolers com bebidas e alimentos leves, considerando que muitas delas podem não ter restaurantes ou quiosques por perto.

4. Visitar cachoeiras

Sendo fã de trilhas, ou mesmo sem ter muita prática com elas, para quem for passar alguns dias a mais em Paraty, visitar as cachoeiras da região pode ser uma das experiências mais especiais da cidade.

Esse pedaço da natureza repleta de mata nativa reserva apenas sentimentos positivos, ainda que a água gelada possa ser um empecilho para mergulhos mais longos.

A Cachoeira do Tobogã, na qual as pedras lisas podem ser usadas como divertidos escorregadores, e a Cachoeira da Pedra Branca, com águas mais tranquilas perfeitas para um breve mergulho, são as mais populares e merecem uma visita.

Lugares para ir em Paraty à noite

Lugares para ir em Paraty à noite

Se durante o dia a cidade já é surpreendente, o que fazer em Paraty à noite pode te surpreender ainda mais, em especial para aqueles que acreditam que a culinária tem o poder de deixar até mesmo as viagens mais simples em memórias acolhedoras.

Com luzes que deixam ruas e restaurantes ainda mais aconchegantes e especiais, se você estava em dúvida sobre o que fazer em Paraty à noite, prepare-se para mais emoções (dessa vez, gastronômicas!).

Por ser um local singular, o Centro Histórico de Paraty aparece por aqui novamente, afinal, se ele é tão charmoso durante o dia, é difícil descrever o quanto ele é incrível à noite.

Repleto de bares e restaurantes, depois de passar o dia na praia ou realizando trilhas pela cidade, aproveite para se deliciar nos estabelecimentos do Centro Histórico, que oferecem desde pratos locais até hambúrgueres e drinks para lá de marcantes.

Assim, é possível perceber que a experiência gastronômica de Paraty, definitivamente, não pode ficar de fora do roteiro de viagem. Então, que tal conhecer um pouco mais dos bares e restaurantes da cidade?

Restaurantes e Bares de Paraty

Ainda procurando o que fazer à noite em Paraty? É hora de anotar as dicas e organizar um passeio que vai te apresentar o melhor da culinária local. Confira a seguir 3 dos restaurantes mais famosos da região e coloque-os em sua lista de viagem.

1. Van Gogh

Para os apaixonados por um bom hambúrguer, o restaurante Van Gogh é parada obrigatória em Paraty. Com preços acessíveis e pratos deliciosos, os turistas que o visitam guardam apenas singelos elogios, que vão desde o ambiente agradável ao atendimento atencioso. Além disso, aqueles que frequentam o local em dias de música ao vivo relatam uma experiência ainda mais especial.

2. BalacoBacco Beach Bar

Passando o dia na Praia de Jabaquara sem planos para o almoço? Então o BalacoBacco Beach Bar vai preencher esse espaço na lista. Bem de frente para o mar, o quiosque reserva pratos repletos de frutos do mar, além de opções vegetarianas, e drinks dos mais deliciosos para completarem sua visita ao local.

3. Maiyê Restaurante

Comida saborosa, atendimento singular e ambiente aconchegante, assim pode ser descrito o Maiyê Restaurante. Seja para o café da manhã, brunch, almoço ou jantar, você vai se surpreender com os pratos servidos ali. Pizzas, risotos, carpaccio, churrasco… Com um cardápio desses, vai ser difícil não querer planejar outra visita na cidade.

Passeios para fazer em Paraty

O turismo em Paraty e o que fazer na cidade, como visto, são capazes de surpreender a todos os gostos e tipos de turistas, desde os que curtem aventuras em meio à Mata Atlântica até os que preferem conhecer o centro com caminhadas tranquilas e experimentar um pouco de cada restaurante.

E, como as atrações desta cidade litorânea não param por aí, outras opções de o que fazer em Paraty envolvem também:

  1. Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário;
  2. Conhecer a Casa Cultura;
  3. Ir à Capela de Santa Rita;
  4. Explorar a natureza na Serra da Mata;
  5. Se aventurar nas ilhas mais próximas.

Trilha do Pico do Pão de Açúcar – Saco do Mamanguá

Uma recomendação dos nossos leitores, a trilha do Pico do Pão de Açúcar é uma experiência mágica para quem adora natureza e caminhadas, cercada por montanhas e um mar azul, a vista de lá de cima é uma das mais belas da região, então se você curte ecoturismo aproveite para fazer esse passeio em Paraty e tirar muitas fotos para registrar esse momento único. 

Praias de Paraty

Praias de Paraty

Se chegou até aqui e ainda não conseguiu decidir quais passeios fazer no interior do Rio de Janeiro, confira a seguir três das mais belas praias da região e, então, não restarão dúvidas de o que tem para fazer em Paraty.

1. Praia do Jabaquara

Águas quentes, mar tranquilo, alguns quiosques, restaurantes e um pôr-do-sol inesquecível te aguardam na Praia do Jabaquara. Aproveite para fazer caminhadas na areia, curtir a paisagem e aproveitar o dia para relaxar com este cenário desenhado pela natureza.

2. Praia da Lula

Mata verde e mar azul: a Praia da Lula é um verdadeiro espetáculo e umas das praias mais famosas de Paraty. Incluída no roteiro de diversos passeios de escuna, ela não possui muita infraestrutura, então não se esqueça de levar um cooler com frutas e bebidas para aproveitar melhor o local e se manter hidratado mesmo no sol quente de verão.

3. Lagoa Azul

Como o próprio nome indica, e não poderia ser diferente, a Lagoa Azul de Paraty reserva uma das águas mais azuis que se pode ver. Também popular durante passeios de escuna, aqui o mar é calmo e considerado como uma piscina natural, que guarda todo um universo de vida marinha para quem opta por fazer snorkeling no local. Sem dúvidas, uma experiência paradisíaca.

Então, o que achou de conhecer melhor algumas das opções de passeios que se pode fazer em Paraty? Veja a melhor data de quando ir a Paraty e viva tudo isso! Deixe nos comentários o que achou da matéria e, se já visitou a cidade, qual foi o local que mais te surpreendeu!

Veja também no Tô de Passagem:

Rio De Janeiro: Guia De Viagem Da Cidade Maravilhosa
O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
Dicas De O Que Fazer Em Aracaju Para Conhecer A Cidade

4 Comentários

  1. Gostei muito das informações contidas, que me deu até vontade de conhecer. Vou me programar e curtir cada momento e lugares indicados. Obrigado ao pesquisador .

    • Fala Pedro, tudo certo? Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo, aqui no Tô de Passagem sempre têm uma dica nova para sua próxima viagem! Fala pra gente, têm alguma coisa que você gostaria de ver por aqui?

  2. Estive em Paraty em maio/2021, fiz todos esses passeios listados na matéria e ainda recomendo a trilha do Pico do Pão de açúcar para quem gosta de natureza e caminhadas! A vista do Saco do Mamanguá é incrível!
    Fomo na época da Festa do Divino, comemoração de origem portuguesa e o centro histórico estava todo enfeitado.

    abç!

    Gustavo

    • Fala Gustavo, tudo certo? Muito obrigado pela recomendação, já adicionamos ao nosso conteúdo. Se quiser ver mais algum conteúdo por aqui é só falar, adoramos sugestões!

Escrever um comentário