Saiba o que fazer em Paraty e prepare uma viagem única para um Patrimônio Histórico Nacional

setastdp

Já pensou em conhecer outra cidade do Rio de Janeiro que não seja a famosa capital? Se você acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe que nós amamos falar sobre este estado tão incrível e cheio de coisas inesquecíveis pra fazer. 

Da linda Região dos Lagos a encantadora Petrópolis, dá mesmo pra entender a razão de tantas pessoas amarem passear no Rio. E claro que pra deixar tudo ainda mais completo, não poderíamos deixar de lado os pontos turísticos de outro marco do estado, né? Paraty é uma cidade colonial considerada patrimônio histórico nacional e que encanta todos os viajantes que passam por ali.  

E como neste artigo nós vamos focar em lugares para visitar na cidade, aproveita pra depois dar uma olhada neste outro! É um guia completo de Paraty com um pouco mais sobre sua história, localização, clima e muito mais. 

Vem com a gente e saiba o que fazer em Paraty! Aqui, você vai ver:

Saiba mais sobre Paraty, RJ

Os inúmeros lugares para conhecer em Paraty vão te surpreender:

Centro Histórico de Paraty

Casa da Cultura de Paraty

Forte Defensor Perpétuo

Samba da Bênção em Paraty

Não deixe de explorar as praias de Paraty:

Praia do Sono

Praia do Pontal

Praia da Lula

Garanta a visita também às ilhas de Paraty:

Ilha comprida

Ilha Duas Irmãs

Ilha do Araújo

Se refresque nas cachoeiras de Paraty:

Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira do Tobogã

Cachoeira da Pedra Branca

Os passeios em Paraty possuem uma energia única e você pode aproveitar todos eles com a Clickbus!

Saiba mais sobre Paraty, RJ

A 263 km da capital, Rio de Janeiro, Paraty é um destino que conta com atrativos turísticos para todos os gostos: museus, prédios históricos, praias, belezas naturais, eventos culturais incríveis como a FLIP…ah, é muito gostoso passar uns dias por lá!

E você sabia que Paraty é uma das cidades históricas do Brasil mais interessantes de se visitar? Se você adora saber mais sobre a história do país, vai adorar conhecer a cidade.

Mas falando em visitar, saiba que uma das melhores formas de conhecer o destino é viajando de ônibus. Isso porque, apesar de bastante movimentado, o aeroporto da cidade é apenas para voos particulares. Sem contar que viajar não precisa ser caro e quando você decide cair na estrada de ônibus, sobra uma graninha pra aproveitar sempre mais.

Confira as principais rotas de ônibus para Paraty e o tempo aproximado de duração dos trajetos:

São Paulo: 4h

Rio de Janeiro: 4h

Niterói: 4h20

Itaguaí: 2h50

São José dos Campos:3h

Encontre a sua passagem de ônibus para Paraty e confira quando ir a Paraty para aproveitar o destino ao máximo!

Os inúmeros lugares para conhecer em Paraty vão te surpreender: 

Casarões antigos brancos com portas e janelas coloridas em uma rua de paralelepípedo.

Como Paraty tem muito a oferecer, pode ser desafiador escolher por conta como montar o seu roteiro de viagem.

É por isso que estamos aqui! Pode contar com a gente aqui no Tô de Passagem sempre que precisar de guias de destino, dicas de viagem, informações sobre eventos maneiros e muito mais!

Centro Histórico de Paraty

Um belo jeito de começar a sua jornada pela cidade é conhecer o Centro Histórico de Paraty. Lembra que falamos sobre a importância histórica do destino? Você vai ficar impressionado com o que vai encontrar por lá.

Com casarões coloniais, ruas de calçamento em pé de moleque nos quarteirões datados de 1800, tombados pelo IPHAN, você vai se sentir em uma máquina do tempo.

Mas a sensação de passado acaba passando bem rapidinho quando você percebe que os casarões, hoje em dia, são lojas, restaurantes, bares e diversos tipos de comércio.

Quando estiver por lá, não deixe de tirar várias fotos nas portas e janelas coloridas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, viu? Vão ficar lindas!

Você pode passear sozinho pelo local, ou encontrar as empresas que oferecem uma caminhada guiada pelo Centro Histórico – é a chance de aprender ainda mais sobre a cidade com os guias.

Casa da Cultura de Paraty

Falando em passeios histórico-culturais, se você curte essa vibe, vai adorar conhecer a Casa da Cultura de Paraty.

Localizada no Centro Histórico, na Rua Dona Geralda, 194, é uma boa opção para conhecer enquanto explora a região. E caso você esteja com pressa, uma voltinha de meia hora é suficiente para dar uma olhada rápida no acervo de pinturas, objetos, exposições e mais.

O legal é que é um passeio gratuito, mas, se quiser, pode contribuir com qualquer valor para manter a instituição funcionando. Ah, e por lá também rolam cursos e workshops, vale dar uma olhada na programação pelo site oficial.

Forte Defensor Perpétuo

Que tal fazer um passeio que, além de proporcionar uma vista incrível, ainda é uma fonte riquíssima sobre a história de Paraty?

O Forte Defensor Perpétuo foi construído em 1822 para defender a Baía de Paraty. Ele fica no Morro da Vila Vilha, e abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes mesmo de existir o Centro Histórico.

Você vai encontrar espaços muito bem conservados até hoje, como a Casa do Comandante, a ala do Quartel da Tropa e o Quartel dos Inferiores, todos tombados pelo IPHAN.

É claro que, com tanta história para contar, há um acervo com peças que remontam a época em que foi construído e passam a ideia dos dias vividos ali. Mas, a grande estrela do local é a vista incrível para o mar.

Para chegar lá, você vai precisar caminhar por poucos minutos até o topo do morro, sem precisar de muito esforço. Inclusive, o Morro da Vila Velha fica a apenas 950 metros do Centro Histórico.

Samba da Bênção em Paraty 

Uma pessoa tocando pandeiro, com tambores pequenos compondo a cena musical.

E que tal aproveitar a noite em Paraty?

O Samba da Bênção é o destino certo para curtir um gingado carioca em grande estilo!

A roda de samba começou pela iniciativa de artistas locais que queriam homenagear e manter viva a tradição do estilo musical que é querido por todo o Brasil.

Fique de olho: a roda de samba acontece uma vez por semana, na Praça da Matriz do Centro Histórico, sendo às segundas-feira das 19h30 às 23h.

Se deixe levar pela animação do público, o samba no pé e uma cervejinha gelada na mão!

Inclusive, se você gosta de muita música boa, um pouco de diversão e está pensando em também curtir a capital na sua próxima viagem, aqui temos um conteúdo exclusivo sobre os bares do Rio de Janeiro que pode te ajudar a se divertir demais!

Não deixe de explorar as praias de Paraty:

Duas cadeiras brancas vazias, em um deck de madeira, na sombra de uma árvore viradas para o mar cristalino em tons de azul no horizonte.

As praias de Paraty são tão apaixonantes que você corre o risco de passar todo o tempo nelas, ao invés de explorar toda a cidade.

São várias opções para agradar aos mais diversos tipos de banhistas, mas para te ajudar a dar uma refinada no roteiro, separamos três praias que você simplesmente precisa conhecer!

Pegue o seu protetor solar e bora lá!

Praia do Sono

Paisagem litorânea com o mar sem ondas ao lado esquerdo da foto, chegando às rochas na areia dourada ao lado direito inferior. A mata verde escura toma conta do lado direito superior. 

Começando com uma vibe super roots, a Praia do Sono é daquelas que você precisa pegar uma trilha para conhecer. 

Já adiantamos aqui que não é qualquer trilha, viu? São 3 km pela Mata Atlântica para chegar até a praia, então é bom estar com o condicionamento físico em dia.

É claro que a vista faz tudo isso valer a pena! A praia, pela dificuldade de acesso, não é muito movimentada.

Para chegar lá, o local onde se inicia a trilha fica a aproximadamente 40 minutos de carro do Centro Histórico, fica na R. do Peixe – Paraty-Mirim.

Praia do Pontal

Diferente da Praia do Sono, a Praia do Pontal é daquelas mais movimentadas.

Ela fica no centro da movimentação, cercada de bares e restaurantes e uma estrutura maneira para passar o dia todo com tranquilidade.

E se a ideia é mesmo passar o dia por lá, não deixe de comer os deliciosos frutos do mar fritinhos na hora e uma boa caipirinha com a famosa cachaça paratinense – com moderação, viu?

Praia da Lula

Para os corações mais aventureiros, visitar a Praia da Lula é um ótimo passeio!

Isso porque ela é acessível apenas de barco, então você passa pelas águas cristalinas que contornam a costa de Paraty enquanto curte um momento que parece cena de filme: o tom intenso de verde da mata se misturando com o azul do mar e a faixa de areia branca…lindo demais!

As águas na Praia da Lula são super calminhas, perfeitas para a criançada e idosos curtirem o mar sem medo. 

Só vale destacar que não há restaurantes ou quiosques no local, então leve a sua bolsa térmica com comida e água para conseguir aproveitar o dia ao máximo – e não esqueça da nécessaire com produtinhos importantes como o protetor solar e o hidratante facial.

E já que estamos falando de praias, vamos deixar aqui um outro conteúdo exclusivo da capital, falando mais sobre as praias do Rio de Janeiro, pra caso você pense em estender o passeio por lá. 

Garanta a visita também às ilhas de Paraty:

Barcos de diferentes tamanhos em frente a uma pequena faixa de areia de uma das ilhas de Paraty. O mar em tom azul toma conta da parte inferior da imagem, com o verde escuro logo em cima.

Já que falamos sobre passeio de barco para conhecer ainda mais belezas naturais de Paraty, vale aproveitar para conhecer também as ilhas de Paraty!

São cerca de 65 ilhas na Baía de Paraty, sabia? Nem todas são próprias para visitação, mas sobra uma grande quantidade de ilhas para conhecer.

Para visitar alguma ilha, você pode contratar os passeios em alguma das empresas que oferecem o transporte marítimo e escolher o que mais te agrada. Todos os passeios partem do cais do Porto de Paraty.

Confira algumas das ilhas que você precisa colocar no roteiro!

Ilha Comprida

Essa aqui está entre as principais e mais populares paradas dos passeios de barco, e não é à toa!

As águas que cercam a ilha são de uma beleza surreal, onde você pode mergulhar para ver os peixinhos em alto mar e tirar fotos embaixo d’água incríveis!

Inclusive, a Ilha Comprida não conta com praia, então o atrativo dela é a enorme piscina natural onde você pode se banhar, mergulhar com snorkel ou apenas relaxar enquanto boia com o colete salva-vidas. 

Ilha Duas Irmãs

Vista aérea das Ilhas Duas Irmãs. Ilhas idênticas e ligadas por uma pequena faixa de areia no meio. 

Também conhecida como as gêmeas de Paraty, as Ilhas Duas Irmãs são de uma beleza surpreendente também.

O motivo do nome e do apelido, como você já pode imaginar, é porque são duas pequenas ilhas lado a lado, quase ligadas entre si.

Além disso, o maior charme delas é que ambas são cobertas por bromélias e rochas, com diversas espécies de crustáceos e vida marinha. É um cenário realmente lindo!

A maior parte das ilhas é composta por pequenos cais, dando espaço para quem visita aproveitar as praias que só aparecem em período de maré baixa. Ah, e se tiver um dinheirinho sobrando, você vai encontrar um restaurante especializado em frutos do mar e árvores frutíferas por lá. Vale a pena experimentar!

Ilha do Araújo

Para fechar nossas indicações de ilhas de Paraty, a Ilha do Araújo tem uma vibe diferente das outras que listamos aqui.

A Ilha do Araújo é uma das mais urbanizadas de Paraty. O motivo pode ser por ela ser a segunda maior ilha do arquipélago, ou pela beleza natural preservada.

O legal é que, por ser uma das mais visitadas, a estrutura para turistas é excelente para passar o dia todo por lá, contando com bares, restaurantes, lanchonetes, pousadas e campings.

Tudo isso é dividido em 4 praias, sendo do lado Oeste as praias Brava e de Tapera, e do lado Leste as praias Salvador Moreira e do Pontal. Fica a dica de um lugar maneiro para se hospedar em Paraty!

Se refresque nas cachoeiras de Paraty:

Queda d’água vista de perto enquanto desce pelas formações rochosas.

Como Paraty esbanja belezas naturais, além das praias e ilhas, você também pode curtir as cachoeiras da região.

Quem não adora aquele banho geladinho de cachoeira, né? Ainda mais em um dia de calor típico do estado do Rio de Janeiro…uma delícia!

Dica: as empresas de turismo da cidade oferecem passeios de jeep pelas cachoeiras da região. É mais fácil para garantir a sua ida e volta, caso não esteja de carro próprio ou alugado.

Dá uma olhada nas cachoeiras de Paraty que separamos para você:

Cachoeira das Andorinhas 

Mais conhecida como Poço das Andorinhas, esse é o lugar perfeito para curtir um banho de água doce.

A queda d’água é bem tranquila, escorrendo por uma grande rocha para um poço fundo o bastante para mergulhar, mas que ainda dá pé para adultos, cerca de um metro e meio de profundidade.

O acesso é bem fácil, sendo menos de 5 minutos de caminhada por uma trilha bem tranquila que parte da da estrada. Procure ir mais cedo para curtir o poço quase só para você!

O Poço das Andorinhas fica a apenas 20 minutos de carro do Centro Histórico, cerca de 9,2 km.

Cachoeira do Tobogã

Pelo nome, já dá para saber o que esperar, não é mesmo?

A Cachoeira do Tobogã é uma ótima pedida para quem adora sentir o calorzinho da adrenalina pelo corpo!

O famoso tobogã é formado por uma pedra grande e lisa onde a água corre. Realmente, perfeito para passar horas se divertindo e escorregando por ali. O mais legal é que, ao fim do tobogã natural, há o Poço do Tarzan para te receber em um delicioso mergulho refrescante.

Se não quiser escorregar pelo tobogã, você pode fazer uma pequena trilha para chegar diretamente ao poço.

O local fica a apenas 20 minutos de carro do centro de Paraty, bem pertinho!

Cachoeira da Pedra Branca

Por ser uma das cachoeiras mais tranquilas e bonitas da região, a Cachoeira da Pedra Branca recebe diversos turistas e moradores, sendo uma das mais movimentadas.

Ela fica em uma área particular, e recomendamos que aqui você visite acompanhado de alguma empresa de turismo. O acesso até ela pode ser complicado, sendo necessário um 4×4 para aguentar a pista de terra.

Passando o trecho, a vista recompensa. Passeando de carro, a primeira parada é o Poço Usina, onde você conhece o local onde foi construída a primeira usina de força da cidade, com 6 metros de profundidade.

A partir do poço, você vai fazer uma trilha de 10 minutinhos para chegar à Cachoeira da Pedra Branca, onde você pode se banhar na queda d’água, nadar no poço e até mesmo escalar o paredão para curtir os poços formados em cima da cachoeira.

Os passeios em Paraty possuem uma energia única e você pode aproveitar todos eles com a Clickbus!

Casarões coloniais brancos com portas e janelas coloridas ao anoitecer, com suas lâmpadas ligadas, iluminando a rua de paralelepípedo.

Esperamos que você consiga montar um roteiro de viagem bem maneiro para curtir o melhor que Paraty tem a oferecer! 

E pra fechar, temos uma última dica para você: aproveite as passagens de ônibus em promoção para viajar o Brasil a fora sem se preocupar com o peso no bolso. E não esqueça de voltar mais vezes aqui no Tô de Passagem, tá? Nossos conteúdos estão sempre cheios de dicas fresquinhas sobre destinos tão inesquecíveis quanto Paraty.

Conte sempre com a ClickBus para viagens de ônibus confortáveis e econômicas, viu?

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Respostas de 4

  1. Gostei muito das informações contidas, que me deu até vontade de conhecer. Vou me programar e curtir cada momento e lugares indicados. Obrigado ao pesquisador .

  2. Estive em Paraty em maio/2021, fiz todos esses passeios listados na matéria e ainda recomendo a trilha do Pico do Pão de açúcar para quem gosta de natureza e caminhadas! A vista do Saco do Mamanguá é incrível!
    Fomo na época da Festa do Divino, comemoração de origem portuguesa e o centro histórico estava todo enfeitado.

    abç!

    Gustavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem