logo-to-de-passagem

Piripiri, PI: riqueza e preservação da tradição indígena

setastdp

Ah, Piripiri! Essa cidadezinha do Piauí é uma descoberta incrível! Enquanto muitos seguem para as capitais ou destinos litorâneos, Piripiri oferece um tesouro natural: o Parque Nacional das Sete Cidades, a apenas 25 km do centrinho.

Você vai conhecer de pertinho a extensa área onde o cerrado e a caatinga se misturam, formando um cenário impressionante! Além disso, Piripiri guarda a riqueza da tradição indígena, com elementos culturais e históricos que vão te encantar e ensinar bastante sobre a origem dos nossos povos originários.

Arrume a mala e se prepare para se conectar com um lado único do Piauí!

Saiba a história de Piripiri

Onde fica Piripiri?

Como chegar em Piripiri no Piauí?

Entenda o clima em Piripiri

Melhor época para visitar Piripiri, PI

Alta temporada

Baixa temporada

O que fazer em Piripiri: visite os principais pontos turísticos da cidade

Praça da Bandeira: encontro das cores e culturas locais

Açude Caldeirão: um espelho de natureza e tranquilidade

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: santuário de fé e história

Parque Nacional das Sete Cidades

Piripiri reserva grandes surpresas e você pode chegar lá em um click!

Saiba a história de Piripiri

Tudo começou lá em 1777, quando as terras foram concedidas a Antônio Fernandes Macedo, na região de Botica. Mas foi em 1844 que a cidade começou a ganhar forma, graças ao Padre Domingos de Freitas e Silva, refugiado após lutar pela independência do Piauí. Ele construiu uma casa e, ao lado, ergueu a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, hoje a padroeira da cidade.

No início, essas duas construções eram praticamente tudo o que havia, até que, em 1855, o Padre Freitas decidiu dividir suas terras em pequenos lotes, convidando pessoas a se estabelecerem na região. A ideia deu certo, e logo muitas famílias chegaram.

Com o crescimento, em 1857, Piripiri começou a se parecer com uma vila, e o Padre Freitas abriu até uma escola, onde ele mesmo ensinou latim por um longo tempo. Em 1860, ele doou terras para demarcar a área da Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

Em 1910, a cidade foi oficialmente elevada à categoria de cidade, marcando um marco importante na sua história. E se você está curioso quanto ao nome, a grafia original, Peripery, sofreu uma alteração em 1944 por uma resolução do IBGE, consolidando o nome que conhecemos hoje, Piripiri.

Com o passar dos anos, instituições como o Instituto Arcoverde e a inauguração do Palacete do Conselho da Vila contribuíram para a história e o desenvolvimento da cidade, deixando um legado de educação e cultura!

Ah…e caso você esteja se perguntando, Piriri significa capim-capim, ou junco, aquele tipo de arbusto que a gente encontra perto de lagos e lagoas.

Onde fica Piripiri?

Localizada no interior do Piauí, Piripiri fica a cerca de 160 km da capital, Teresina, uma viagem que pode ser curtida em pouco mais de duas horas – boa pedida para um bate e volta.

Rodeada por municípios vizinhos como Campo Maior, Pedro II e Esperantina, Piripiri se destaca pela sua posição abraçada por uma paisagem que mescla o cerrado e a caatinga. E essa proximidade com outras cidades oferece uma oportunidade para explorar não só Piripiri, mas também os arredores, conhecendo diferentes facetas do Piauí.

Como chegar em Piripiri no Piauí?

Para chegar em Piripiri, a melhor opção é o ônibus de turismo. Isso porque, por ser uma cidade pequena, Piripiri até conta com um aeroporto, mas ele é apenas para aviões particulares.

Por isso, como por aqui a gente adora falar de economia na hora de cair na estrada, vale muito mais a pena viajar de ônibus! E além de mais econômico, é mais prático. Sem contar que você consegue guardar uma graninha pra aproveitar outras atrações, ou ainda estender o rolê para mais destinos.  

Olha só, você vai descer no Terminal Rodoviário da cidade, que fica na R. Píres Rebelo, 2 – Garibaldi, na região central da cidade.

Para você já começar a organizar a sua viagem, saiba o tempo de duração dos principais trajetos até o destino:

Fortaleza: 6h20

Teresina: 2h30

Santa Inês: 8h

Parnaíba: 2h30

São Luís: 8h20

Tianguá: 1h40

Agora só falta comprar a sua passagem de ônibus para Piripiri.

Entenda o clima em Piripiri

Foto tirada de baixo para cima de árvores de diferentes espécies e tamanhos. Ao fundo, céu encoberto com nuvens cinzas.

Por lá, o clima é algo para realmente se preparar! 

Na estação com precipitação, você pode esperar dias quentes, um céu que parece se esconder um pouco nas nuvens e uma sensação abafada no ar. Já na estação seca, pode se preparar para o calor intenso e aquela sensação escaldante que caracteriza o clima da região!

Ao longo do ano, a temperatura costuma variar entre 22 °C e 38 °C. Raramente você verá o termômetro abaixo dos 20 °C ou ultrapassando os 40 °C, mas é sempre bom ter em mente que o clima pode surpreender.

Melhor época para visitar Piripiri, PI

Se você é fã do clima quente e ensolarado, os meses de verão são ideais para a sua visita. É nessa época que Piripiri entra no seu período de estiagem, oferecendo dias de céu aberto e temperaturas elevadas, perfeitas para se aventurar pelas trilhas do Parque Nacional das Sete Cidades.

Por outro lado, se você prefere evitar o calor mais intenso, os meses de maio a agosto são mais amenos, com uma pequena redução das temperaturas e um clima um pouco mais ameno para suas aventuras ao ar livre. No entanto, é bom lembrar que durante esses meses a possibilidade de chuvas é um pouco mais elevada!

Alta temporada 

Geralmente, os meses de dezembro a janeiro e junho e julho costumam atrair um maior fluxo de visitantes, especialmente por conta das férias escolares e dos eventos culturais que acontecem nessas épocas.

Durante essa temporada, é bom estar preparado para uma movimentação um pouco mais intensa nos pontos turísticos,que pode receber um número maior de turistas.

Os eventos culturais, festas tradicionais e manifestações artísticas também ganham destaque, proporcionando uma imersão ainda maior na tradição local. É uma oportunidade incrível para conhecer a energia e a alegria da cidade!

E como a movimentação costuma ser maior, vale a pena planejar sua viagem com antecedência, assim você garante boas oportunidades de passagens e hospedagem.

Baixa temporada

Na baixa temporada, você vai encontrar uma Piripiri mais tranquila e intimista. 

Geralmente, nos meses de baixa temporada, a cidade tende a ter menos visitantes, proporcionando uma experiência mais relaxante para quem prefere evitar grandes aglomerações.

Nesse período, você pode explorar Piripiri de forma mais calma, aproveitando os pontos turísticos com menos movimento. É uma ótima oportunidade para se conectar ainda mais com a natureza e caminhar pelas trilhas tranquilamente.

Além disso, os preços podem ser mais atrativos nesta época, tanto em hospedagem quanto em passeios.

O que fazer em Piripiri: visite os principais pontos turísticos da cidade

A cidade reserva uma série de pontos turísticos que vão deixar sua viagem ainda mais especial!

E que tal explorar a riqueza da tradição indígena? Aproveite para conhecer comunidades locais, aprender sobre sua cultura e artesanato, mergulhando em uma experiência muito bacana e enriquecedora.

E não se esqueça de provar a deliciosa gastronomia local, porque não tem como resistir à culinária nordestina.

Mas enfim, pra te ajudar com o roteiro, separamos alguns dos lugares que você precisa conhecer com Piripiri, então já deixe anotadinho aí, combinado?

Praça da Bandeira: encontro das cores e culturas locais

A Praça da Bandeira é um encontro de cores, cultura e histórias locais. Localizada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, no Morro da Saudade, ela é um ponto de referência na cidade.

Por lá, os moradores se reúnem para momentos de lazer, para curtir a vista panorâmica e para celebrar eventos e festividades locais. 

Então, reserve um tempinho em seu roteiro para conhecer esse ponto de encontro tão especial em Piripiri, principalmente se quiser conhecer um pouco da comunidade local.

Açude Caldeirão: um espelho de natureza e tranquilidade

A apenas 9 quilômetros do coração de Piripiri, com capacidade de 54.600.000 metros cúbicos de água, o Açude Caldeirão se destaca!

É um lugar bastante movimentado ao longo do ano, especialmente por ser uma fonte de lazer para moradores e visitantes. Você vai encontrar diversos bares e restaurantes próximos, onde pode relaxar, curtir uma boa comida e aproveitar o clima descontraído que o lugar oferece.

Para chegar ao Açude Caldeirão partindo do centro da cidade, basta seguir pela Rua Raimundo Holanda, depois pegar a PI-327 em direção a Campo Maior. Siga em frente até encontrar a entrada para o açude à sua esquerda. O acesso é bem sinalizado, então você não terá dificuldades em encontrar.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: santuário de fé e história

Construída pelos franciscanos na década de 1950, inspirada na Catedral de São Paulo, em Münster, na Alemanha, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é um símbolo marcante da arquitetura e da devoção na região.

Localizada na Rua Professor Bem, 515 – Centro, é um ponto de referência na cidade, até porque, como comentamos anteriormente, ela fica na Praça da Bandeira.

E além de seu valor religioso, a igreja é o epicentro da festa religiosa da padroeira da região, Nossa Senhora dos Remédios. Uma visita é uma oportunidade para conhecer não apenas sua arquitetura marcante, mas também para sentir a energia e a importância desse espaço para a comunidade local. 

Parque Nacional das Sete Cidades


Até que enfim! Chegamos em um super cartão-postal de Piauí, um lugar que vai transformar muito a sua experiência cultural e natural. Por mais que o Parque Nacional das Sete Cidades não fique em Piripiri, ela é uma importante cidade de apoio e de entrada pra ele, a apenas 26km da portaria principal do parque.

O Parque Nacional das Sete Cidades está localizado em uma região de transição entre o cerrado e a caatinga, nas cidades de Brasileira e Piracuruca. Estamos falando de uma Unidade de Conservação Brasileira (USC), com sete grandes concentrações de formações rochosas. Cada uma dessas formações, se parecem muito com cidades de ficção, e por isso o nome do lugar. 

Além de trilhas, nascentes e espelhos d’água que que valem muito um bom banho, os mirantes e monumentos esculpidos pelo vento são de tirar o fôlego. Vale a pena pesquisar um guia para te ajudar no passeio pelas sete cidades, e você pode encontrar empresas na própria Piriri, ou mesmo no centro de informações da portaria do parque. Além de todas essas atrações, a cereja do bolo são as inscrições rupestres desenhadas nas pedras, que contam um pouco da história de povos que estiveram ali há 6 mil anos.  

O parque não cobra entrada e além do guia, as empresas especializadas podem oferecer o serviço de transporte, não só partindo de Piripiri, mas também do maravilhoso Delta do Paranaíba

Piripiri reserva grandes surpresas e você pode chegar lá em um click! 

Ônibus de viagem em estrada vazia, céu azul com diversas nuvens brancas.

O que achou? Mais um destino de tirar o fôlego e que foge um pouco dos roteiros de capital, né? E a gente pode garantir: esse tipo de passeio é enriquecedor demais, sem contar que viajando de ônibus, você ainda tem a oportunidade de criar um plano de viagem para outros lugares próximos. Como a gente sempre diz por aqui, viajar não precisa ser caro.

A gente vai ficando por aqui, mas esperamos que tenha gostado e que volte mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos artigos estão sempre cheios de dicas fresquinhas para destinos sensacionais espalhados pelo Brasil, além dos melhores eventos. 

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem