logo-to-de-passagem

Igarassu, PE: descubra uma cidade cheia de encantos históricos em Pernambuco

setastdp

Existem vários tesouros escondidos pelas praias de Pernambuco, e um deles é Igarassu

A região guarda pedaços preciosos da história do Brasil, e se você ainda não teve a oportunidade de explorar essa cidade incrível, está prestes a descobrir um destino que vai te surpreender a cada esquina. 

Aqui neste guia completo, vamos te mostrar todas as maravilhas que Igarassu tem a oferecer, desde as belas praias até o seu riquíssimo patrimônio histórico. Assim fica fácil montar um super roteiro por Pernambuco.

Está pronto para se aventurar nesta jóia do Nordeste brasileiro? Chega mais!

História de Igarassu

Clima de Igarassu/PE

Onde fica e como chegar em Igarassu

Roteiro imperdível: lugares que você precisa visitar

Centro Histórico de Igarassu

Igreja de São Cosme e Damião

Museu Histórico de Igarassu

Praia do Capitão

Refúgio Ecológico Charles Darwin

Refúgio das Bromélias

Shopping Igarassu

Fritada de Aratu: o prato típico de Igarassu

Aproveite cada minuto nesse pedacinho de herança cultural pernambucana!

História de Igarassu

Um fato que você provavelmente não sabe sobre o destino: Igarassu é a segunda cidade mais antiga do Brasil. 

A história de Igarassu remonta a tempos antigos, quando os índios tapuias habitavam essas terras. Contudo, a chegada dos povos tupis, vindos da Amazônia, marcou um ponto de virada, quando eles se estabeleceram na região e expulsaram os antigos moradores. 

Não muito tempo depois, os europeus invadiram e colonizaram a região, deixando suas marcas em forma de grandes igrejas e prédios governamentais. 

Em 1535, o explorador Duarte Coelho desembarcou nas margens do Canal de Santa Cruz e avançou até a foz do rio Igarassu, dando origem a um povoado que leva o nome deste rio. 

Este marco histórico marca o início de uma jornada fascinante na qual Igarassu cresceu e evoluiu, conquistando diferentes títulos até se tornar a cidade que você pode curtir hoje. Além disso, Igarassu teve um papel muito importante na história econômica do Brasil, tendo sido o primeiro porto de exportação do país, que enviava recursos naturais para a Europa.

Mas o nome “Igarassu” tem um significado profundo que vale a pena explorar. Originado do tupi guarani, a palavra “ygara” se traduz como “canoa”, enquanto “usu” significa “grande”. 

Há quem diga que essa denominação tenha sido inspirada nas canoas utilizadas pelos índios ou pela visão que os nativos tinham das grandes embarcações europeias que chegaram à região.

Clima de Igarassu/PE

Agora que você está prestes a embarcar na sua aventura por Igarassu, é hora de dar uma espiada no clima que você pode esperar ao curtir essa cidade histórica.

Para aproveitar bastante o calor e o brilho do sol quando visitar Igarassu, viaje durante a primavera e o verão. Os meses de setembro a março são repletos de dias ensolarados e temperaturas altas para se refrescar nas praias. 

Se você prefere temperaturas mais amenas e um clima menos quente, considerar visitar Igarassu durante o outono e o inverno pode ser uma excelente escolha. De abril a agosto, a cidade oferece dias frescos e secos, perfeitos para caminhadas pela área histórica e passeios culturais.

Independentemente da estação que você escolher para sua visita a Igarassu, é sempre bom estar preparado. Certifique-se de ter um guarda-chuva ou capa de chuva à mão, pois as chuvas podem ser frequentes, especialmente durante o verão. Já o protetor solar é para passar faça chuva ou faça sol, combinado?

Um bom calçado confortável para caminhar também é fundamental, já que você vai querer explorar cada cantinho dessa cidade cheia de história!

Onde fica e como chegar em Igarassu

Igarassu fica pertinho de Recife!  Inclusive, você pode aproveitar para se hospedar em uma cidade e fazer um bate-volta na outra. A viagem dura menos de 1h!

Quem acompanha a gente por aqui, sabe que adoramos falar de economia, e é por isso que viajar de ônibus é sempre a melhor pedida. Economizar no transporte te ajuda a conhecer a capital e depois ainda dar um pulinho em Igarassu. 

E já que falamos sobre as passagens, saiba que você vai precisar comprar elas para a capital, pois Igarassu não conta com aeroportos nem rodoviárias. 

Dá uma olhada nas passagens de ônibus para Recife e comece a organizar a sua viagem! E aproveite para conferir o tempo de estrada das principais rotas até a cidade:

Maceió para Recife: 3h30

Aracaju para Recife: 8h

João Pessoa para Recife: 2h

Natal para Recife: 3h50

Petrolina para Recife: 9h30

Campina Grande para Recife: 3h15

Roteiro imperdível: lugares que você precisa visitar em Igarassu

Morro de gramado com a Igreja de São Cosme e Damião no topo. Céu azul com grandes nuvens acinzentadas

Como já deu para perceber, Igarassu é um destino rico em história e cultura, e você precisa conhecer os pontos turísticos que refletem tudo isso. Se você estiver pensando em se hospedar em Recife e fazer um bate-volta para Igarassu, vale a pena visitar ao menos dois lugares que separamos para você. Combinado?

Agora, se você for se hospedar em Igarassu, conheça todos os pontos turísticos e explore ainda mais por conta própria!

Bora lá!

Centro Histórico de Igarassu

Foto que mostra o topo de casarões coloniais coloridos em Igarassu, com árvores atrás das casas e um céu azul com nuvens acinzentadas

Um dos primeiros lugares que você não pode deixar de conhecer é o Centro Histórico da cidade. Esta área, que faz parte das 7 maravilhas de Pernambuco, é um tesouro repleto de atrações que vão te surpreender.

Ao caminhar pelas ruas desse bairro, você vai conhecer a igreja mais antiga do Brasil. Localizada na Rua Coronel Francisco Ribeiro, número 114, a Igreja Matriz de São Cosme e Damião é uma joia arquitetônica que revela séculos de história e cultura. 

Além disso, o Centro Histórico de Igarassu abriga um museu rico em peças impressionantes que narram os detalhes da história de Igarassu. O Museu Pinacoteca, localizado na Rua Vigário Ribeiro, número 49, oferece um mergulho na cultura da cidade.

Explore o centro histórico e tire várias fotos para lembrar deste passeio incrível!

Igreja de São Cosme e Damião

Foto do lado esquerdo da fachada da Igreja de São Cosme e Damião, vista de baixo para cima

Como já demos o spoiler falando sobre o Centro Histórico, esse é um ponto turístico que você precisa conhecer!

Construída logo após a chegada dos portugueses, em 1535, a Igreja dos Santos Cosme e Damião é a igreja mais antiga do Brasil que ainda está em funcionamento. 

Embora tenha passado por reformas ao longo do tempo, suas paredes presenciaram os acontecimentos históricos que moldaram Igarassu, sendo um lugar de muito significado para a comunidade local.

Um detalhe importante a ser observado é que, infelizmente, a entrada na igreja pode não estar disponível durante todo o dia. Confira o horário de visitação no Centro de Informações Turísticas local, especialmente se você estiver planejando participar de uma missa ou desejar explorar o interior do monumento histórico!

Museu Histórico de Igarassu

Localizado na Rua Vigário Ribeiro, 49, Centro, o Museu Histórico de Igarassu está situado em casas coloniais cuidadosamente restauradas, formando um espaço imersivo para as exposições.

Logo ao lado da icônica Igreja dos Santos Cosme e Damião e em frente à Câmara Municipal, o Museu Histórico de Igarassu oferece uma experiência que vai te transportar para os séculos 17, 18 e 19. Você vai encontrar uma coleção impressionante de objetos que narram a vida dos escravizados, as influências das igrejas e muito mais.

Um dos destaques do museu são os documentos e pinturas do renomado pintor holandês Frans Post, proporcionando um vislumbre das paisagens e cenários do Brasil daquela época. Além disso, há obras de artistas locais que capturam a essência e a diversidade da cultura de Igarassu.

Uma curiosidade que você não pode deixar de conferir é a porta da Igreja da Misericórdia, que surpreendentemente pesa meia tonelada. Este pedaço da história é uma testemunha silenciosa dos tempos passados e uma peça fascinante que você não encontrará em muitos outros lugares.

Não deixe de incluir o Museu Histórico de Igarassu em seu roteiro e continue a sua jornada pela cidade cheia de encantos históricos que é Igarassu, PE. 

Praia do Capitão

Chegou a hora dos praieiros e praieiras de plantão! E se você está pronto para um momento de relaxamento e diversão à beira-mar, a Praia do Capitão, também conhecida como Praia de Mangue Seco, é o destino ideal para você em Igarassu. Quando cansar de tanto encanto nas praias de Recife, Igarassu também tem areia e mar pros seus visitantes.

Localizada no Bairro de Mangue Seco, esta praia se destaca por sua extensão e pela mistura de águas do mar e do Rio Timbó. 

Uma das opções mais conhecidas na Praia do Capitão é o Catamaran Praia Beach Club, localizado na Rua da Praia, número 36. Você encontrará uma piscina refrescante, gazebos para relaxar à sombra, um restaurante que serve delícias locais e até mesmo a possibilidade de alugar caiaques e embarcar em passeios incríveis. 

No entanto, vale lembrar que é necessário pagar uma taxa de day use e cobrir as despesas de consumo para aproveitar ao máximo essa experiência!

E se você é daqueles que preferem um ambiente mais tranquilo e praticamente deserto, basta seguir um pouco mais ao norte na praia e estender sua canga na areia.

Refúgio Ecológico Charles Darwin

Quer explorar a riqueza da flora e fauna da região de Igarassu? O Refúgio Ecológico Charles Darwin (RECD) é o lugar perfeito para você!

Localizado na Rua do Engenho Novo, 23, no Bairro do Engenho Novo, o santuário de floresta atlântica desempenha um papel importante na preservação da biodiversidade há mais de 40 anos.

Você tem a oportunidade de explorar estudos ecológicos em andamento no território pernambucano, com a chance de interagir com dezenas de mamíferos e aves que fazem deste lugar seu lar.

Uma das maneiras mais emocionantes de curtir o RECD é participar de uma trilha pela reserva, acompanhado por um pesquisador local.

Então prepare-se para descobrir uma vasta gama de espécies, de plantas raras a animais surpreendentes. Leve a sua câmera e binóculos para registrar momentos inesquecíveis e observar de perto a vida selvagem que habita este refúgio ecológico!

Refúgio das Bromélias

O Refúgio das Bromélias é um lugar que você não pode deixar de conhecer. Localizado na Rua Domingos Fernandes, 93, no Bairro de Nova Cruz, ele é comandado pelo artesão e paisagista Adinelson Vieira Dantas, que transformou sua preocupação com a preservação da natureza em uma das atrações mais belas de Pernambuco.

O Refúgio é muito mais do que um simples jardim; é um testemunho do compromisso com a conservação do ecossistema local. Ao visitar o paraíso verde, você terá a oportunidade de ver de pertinho uma variedade impressionante de bromélias nativas e plantas ornamentais que tornam este lugar único em todo o Brasil.

E você ainda pode fazer um passeio de jangada no lago do local! Enquanto você desliza suavemente pelas águas calmas, pode curtir as paisagens tranquilas e tirar um tempo para relaxar e se conectar com a natureza.

Shopping Igarassu

Quando você visita Igarassu, é natural que o charme histórico da cidade seja o principal atrativo. 

Mas a gente sabe que, às vezes, todos nós precisamos de um lugar para fazer umas comprinhas ou curtir um bom filme. É aí que o Shopping Igarassu entra em cena!

Embora não seja tradicionalmente considerado uma atração turística, o Shopping Igarassu oferece uma experiência moderna e completa que pode ser uma parada estratégica durante sua visita à cidade.

Se você precisar de informações turísticas, um lugar para descansar ou qualquer outra comodidade, este centro comercial pode quebrar um galho no meio.

Ele fica localizado na Rua Luiz Lopes Ribeiro Filho, 96, no Bairro de Nova Cruz.

Fritada de Aratu: o prato típico de Igarassu

Quando você visita um lugar, uma das melhores maneiras de conhecer verdadeiramente sua cultura é através da comida. Concorda?

Uma das iguarias locais mais emblemáticas que você não pode deixar de experimentar é a Fritada de Aratu, um prato típico delicioso!

Imagine um prato repleto de caranguejos do mangue (aratus), cozidos e temperados com os segredos de gerações de cozinheiros de Igarassu? Cada mordida é uma explosão de sabor.

À medida que você se aventura pela cidade, pergunte aos moradores locais e aos funcionários dos estabelecimentos onde eles recomendam experimentar a Fritada de Aratu. Essa é uma maneira fantástica de não apenas satisfazer seu paladar, mas também de se conectar com a cultura gastronômica vibrante de Igarassu!

Aproveite cada minuto nesse pedacinho de herança cultural pernambucana!

Pôr do sol em Igarassu. Diversas árvores contra a luz do sol, com sol e céu em tom alaranjado

Deu para perceber que Igarassu é um destino muito massa, cheio de histórias esperando por você com um belo prato de fritada de aratu!

Já passamos a ideia antes, mas vale ressaltar que se você quiser fazer um bate-volta e conhecer ainda mais cidades incríveis de Pernambuco, é só aproveitar as passagens de ônibus em promoção e curtir muito as suas férias. Você não vai se arrepender se estender o passeio e aproveitar um pouco dos pontos turísticos de Recife, por exemplo.

Esperamos que este guia tenha sido útil para a sua viagem, mas qualquer dúvida, estamos por aqui!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem