O frio deixa essa cidade sul-rio-grandense ainda mais atrativa, porém há outros fatores que certamente vão influenciar na sua decisão de quando ir para Gramado. Confira!

Para decidir a data de uma viagem é necessário responder a uma pergunta: o seu destino é mais atraente no frio ou no calor? E quando essas condições climáticas acontecem na região? Bom, é exatamente esse o caso para escolher quando ir a Gramado!

Afinal, quanto mais frio, melhor para aproveitar as atrações desse destino, reconhecido pela valorização do Natal, extremo romantismo e atividades um tento quanto inusitadas para as terras brasileiras, como a patinação no gelo. 

Se tem curiosidade sobre a melhor época para ir a Gramado, o texto abaixo é para você!

Quando ir para Gramado 

Quando ir a Gramado

A cidade sul-rio-grandense tem um grande diferencial no que diz respeito a motivos para escolher quando ir a Gramado: são os eventos tradicionais que deixam a cidade ainda mais bonita e iluminada, bem como movimentada – ou seja, atenção, pois essas são as conhecidas altas temporadas. 

Então, coloque na balança: se realmente o seu intuito é aproveitar os eventos, essas são as datas certas para você programar a sua viagem. 

Contudo, se você prefere economizar, a pergunta é outra: qual a época barata para ir para Gramado, e fique tranquilo, pois iremos respondê-la!  

Natal Luz de Gramado 

Natal Luz de Gramado

Nativitaten, o Grande Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e Natalis são alguns dos grandes eventos que acontecem durante a festa de Natal, em dezembro, o que mobiliza toda a cidade em prol de decoração, iluminação, produtos personalizados e muito mais. 

Sim, a cidade fica incrivelmente linda e fotogênica! Por isso, é importante comprar os ingressos com antecedência para participar dessa programação especial.  

Apesar dos preços ficarem um pouco mais salgados, pode valer a pena organizar essa viagem para ter um Natal inesquecível com a família. 

Festival de Cinema 

Essa dica, sem dúvida, fará a diferença para os turistas cinéfilos decidirem de uma vez por todas quando ir a Gramado! 

Afinal, em agosto, o Festival de Cinema de Gramado costuma ser promovido. Esse evento transmite filmes da América do Sul de diversos gêneros, que concorrem a prêmios em diferentes categorias. 

E, claro, assim como todo festival de cinema, o participante tem a oportunidade de assistir a várias estreias de forma exclusiva. Show, hein? 

Inverno em Gramado

Inverno em Gramado

Se a ideia é ver Gramado no seu estado mais gelado, além de parecer com cidades europeias, Julho é o mês ideal para visitá-la. 

Isso porque esse é o mês em que as condições climáticas do inverno aparecem com mais força, inclusive as temperaturas podem ficar abaixo de zero, havendo chances de nevar na cidade e deixar as ruas extremamente “instagramáveis”! 

Além do inverno, é notável o fato de que nesse mês também acontecem as férias escolares. Portanto, pode esperar uma cidade bastante movimentada. 

Época barata para ir a Gramado 

Para você, que quer otimizar os custos da viagem, fevereiro e março são os períodos de baixa temporada na cidade e deixam os valores da estadia, passagem a até dos estabelecimentos mais em conta

Esse cenário se monta devido à procura por outros destinos no verão: praias e cidades em que piscina e ecoturismo sejam os grandes protagonistas.

Mas nada de desânimo, pois a cidade sul-rio-grandense continua tendo seus encantos com paisagens repletas de verde e construções de madeira. Ou seja, vale a pena conhecê-la em qualquer época do ano! 

Clima de Gramado 

Clima de Gramado

O clima de Gramado é o Subtropical, cujas principais características são: as quatro estações do ano bem definidas e uma variação ampla de temperatura ao dos 12 meses, bem como uma boa distribuição das chuvas. 

As temperaturas de Gramado, no verão, giram em torno de 15ºC e 30ºC, enquanto que, no inverno, as pessoas enfrentam uma sensação térmica que demanda mais de um casaco grosso.

Afinal, as temperaturas podem chegar a 0ºC e variam entre 7ºC e 18ºC. 

Conforme foi dito anteriormente, julho é um bom mês para curtir o inverno, assim como junho. E para quem não quer que as chuvas boicotem o roteiro e ainda assim querem aproveitar as temperaturas mais baixas, maio pode ser o mês perfeito! 

Viajando para Gramado

Viajando para Gramado

O roteiro turístico de Gramado é super recheado, principalmente, para os turistas que têm como foco os passeios turísticos e culturais, como museus, lugares que são tradicionais no destino, bem como restaurantes e bares. 

Antes ou depois de decidir quando ir para Gramado, você poderá fazer uma lista de lugares para visitar.

Inclua: museu de cera, museu do perfume, do festival de cinema, rua torta e coberta, lago negro, Ice Bar, Reino de Chocolate Caracol, e outros. 

Viajando de ônibus para Gramado 

Apesar de parecer com as cidades europeias, a cidade sul-rio-grandense oferece um grande benefício ao turista: fácil acesso! Ou seja, basta pegar um ônibus que você chega ao destino, sem precisar gastar muito dinheiro e tempo. 

A Rodoviária de Gramado está localizada no centro da cidade, mais precisamente na Avenida Borges de Medeiros e oferece uma infraestrutura básica, contando com uma pequena lanchonete e ponto de táxi para os passageiros que desembarcam ali. 

Agora que já sabe quando ir a Gramado e como ir, basta fazer o seu roteiro turístico e desfrutar de todos os atrativos que essa cidade brasileira proporciona com ou sem frio! 

Veja Também no Tô de Passagem:

Porto Alegre: Guia De Viagem Para Explorar A Capital Gaúcha
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Viagem Em Família: 6 Destinos Brasileiros Para Conhecer

Escrever um comentário