A lista dos principais pontos turísticos de Curitiba inclui cultura, gastronomia, natureza e muitos passeios, então aproveite!

Como escolher os pontos turísticos de Curitiba?

Localizada no sul do Brasil, no Paraná, a metrópole de Curitiba tem diversos lugares para visitar e aproveitar ao máximo a viagem para esse destino. Por isso, nós temos temos dicas preciosas para organizar seu roteiro! 

Principais pontos turísticos de Curitiba

1- Jardim Botânico 

Pontos turísticos de Curitiba: Jardim Botânico

Cartão postal da capital paranaense, o Jardim Botânico já serviu de palco para gravações de novelas, filmes e é pano de fundo de muitas fotos no Instagram. Mas, todo esse sucesso tem motivo, o local surpreende pela beleza, além de ser um ótimo refúgio para andar em silêncio, prestar atenção nos detalhes da natureza e relaxar a mente. 

O ponto mais famoso do Jardim Botânico é a estufa de vidro, com arquitetura inspirada no Palácio dos Cristais de Londres. Um chamariz é, sem dúvida, a fauna e a flora que permeiam a região, encantadoras, com diferentes e lindas espécies. Esse é um dos principais pontos turísticos de Curitiba para colocar no roteiro de viagem. Anote aí!

2 – Ópera de Arame 

No meio da natureza, no Parque das Pedreiras, com construção delicada, que parece feita de arame, é um convite para quem gosta da perfeita combinação entre cultura, gastronomia e belas paisagens. Então, que tal conhecer um pouco mais desse lugar?

A Ópera de Arame é um teatro em meio à vegetação nativa, que além de apresentações tradicionais, tem um lindo projeto, o Vale da Música, que promove espetáculos em um palco flutuante, o que deixa o ambiente ainda mais charmoso e muito inspirador! Afinal, quem não sente-se tocado pela sensibilidade da arte junto à natureza?

E, para quem gosta de gastronomia, o lugar não deixa desejar, pois seu cardápio oferece muitas opções gostosas: risoto, salmão, dadinhos de tapioca, hambúrguer e muitas outras delícias. Ulálá! 

3 – Mercado Municipal

Dizem que para conhecer uma cidade verdadeiramente é necessário visitar os lugares frequentados por seus moradores. Pois é, então se o objetivo é esse, o Mercado Municipal deve fazer parte da lista dos  pontos turísticos de Curitiba

Criado no final da década de 50, reserva cheiros, sabores e cores únicas.Tem uma imensidade de opções que agradam todos os gostos – pastéis, iguarias, queijos, lanches, bebidas, ervas medicinais e até artesanatos. Mas, a dica é procurar os ingredientes regionais, como farinha de mandioca, pinhão, bala de banana e, claro, a linguiça Blumenau. Hummm…

4 – Passeio de trem 

Pontos turísticos de Curitiba: Passeio de Trem

Que tal viajar no tempo e embarcar em uma viagem de trem? De Curitiba, é possível aproveitar uma deliciosa viagem para Morretes, cidadezinha histórica do Paraná. 

O passeio de trem da capital para a pequena cidade tem duração de quatro horas e vale cada segundo. O trajeto é feito pela Serra do Mar, onde o verde da mata e a brisa na janela da locomotiva trazem detalhes particulares e deliciosos para esse passeio. Sem falar do barulho do trem, que traz uma experiência sensorial que remete ao passado.

Posteriormente, não deixe de experimentar o barreado, em Morretes. É uma comida típica da região, cujo segredo é deixar a carne bovina principal por horas no fogo de tal forma que ela desmancha e virar um caldo muito saboroso. Normalmente, o prato vem acompanhado de farinha de mandioca, arroz e banana. É uma delícia!

5 – Museu Niemeyer

Para os amantes de passeios culturais, o Museu Niemeyer deve estar na lista dos pontos turísticos de Curitiba, já que reserva obras nacionais emblemáticas da arquitetura, design e artes visuais. 

É considerado um dos principais museus da América Latina, com cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área reservada para exposições. 

Seu acervo também é impressionante, extremamente educativo, principalmente para quem quer aprender de perto sobre grandes artistas brasileiros, como Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand e Tarsila do Amaral. 

6 – Feira do Largo da Ordem

Pontos turísticos de Curitiba: Feira do Largo da Ordem
Foto Meramente Ilustrativa

Já para quem curte arte popular, de rua, então o passeio pelas barraquinhas da Feirinha do Largo da Ordem, montadas sempre aos finais de semana, é obrigatório. 

Característica e tradicional de Curitiba é perfeita para comprar lembrancinhas de viagem e perder-se nos “achadinhos” clássicos de uma boa feira de rua. Por lá, você vai encontrar muitas opções de artesanatos, além de ter a opção de escolher lugares gostosos para petiscar, bem como apreciar o dia de passeio. 

7 – Museu Tutankhamon

A capital paranaense é realmente surpreendente! Seus traços culturais são tão fortes que reserva até um museu dedicado à cultura egípcia. 

Pouco conhecido, se comparado a outros pontos turísticos de Curitiba, é um local com quatro salas, onde há réplicas fiéis da tumba do imperador Tutankhamon, esfinges e peças do Egito Antigo, que podem ser admiradas! Ou seja, a riqueza dos detalhes é impressionante, um verdadeiro colírio para o nossos olhos. Vale a pena conferir! 

8 – Hard Rock Café 

Pontos turísticos de Curitiba: Hard Rock Café
Foto Meramente Ilustrativa

É um prédio de três andares, com luz baixa, decoração vibrante e um clima de intensa animação. O Hard Rock Café está entre os principais pontos turísticos de Curitiba mais tradicionais e certamente deve fazer parte do roteiro de quem curte agito e lugares diferentes para visitar. 

Sem falar que a combinação da vibração de guitarras elétricas com a gastronomia americana trazem a sensação de estar dentro de cenas de filmes hollywoodianos. 

9 – Parque Barigui

Para descansar e aproveitar o Sol, então o Parque Barigui deve entrar na lista dos pontos turísticos de Curitiba. 

Localizado no bairro Bigorrilho, é um dos parques mais agitados da cidade. É ideal para caminhadas, passeios de bicicleta ou simplesmente para aproveitar o sossego que só o contato com a natureza proporciona. 

10 – Torre Panorâmica 

Pontos turísticos de Curitiba: Torre Panorâmica
Imagem Meramente Ilustrativa

Por fim, um dos mais famosos e surpreendentes locais para conhecer em Curitiba é, sem dúvidas, a Torre Panorâmica. 

Com quase 110 metros de altura, oferece uma vista espetacular de toda a metrópole paranaense. E o melhor: de graça! Portanto, basta contemplar a paisagem e agradecer por entrar em contato com a beleza grandiosa do horizonte. 

Se você não sabia o que fazer na cidade, agora tem muitas opções para decidir quais pontos turísticos de Curitiba são prioridade para o seu roteiro de viagem. 

A metrópole paranaense tem programação para todo mundo e é muito acolhedora. Divirta-se!

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Quando Ir A Curitiba
Melhores Restaurantes Em Curitiba
Melhores Bares Em Curitiba

Escrever um comentário