Muito além de curtir o frio, ir para Campos do Jordão significa conhecer um dos principais destinos de inverno do país, onde há muitas opções de lazer – pontos turísticos, paisagens, cultura, esportes e bons restaurantes  

Friozinho, ar puro, pinheiros abundantes por toda região e arquitetura inspirada em construções europeias já são bem convidativos para os visitantes. Mas além da temperatura e clima, para você que deseja ir para Campos do Jordão, há lugares imperdíveis para aproveitar da melhor forma a viagem. 

Abaixo, listamos dicas para você aproveitar todo o potencial turístico da serra paulista.

Quando ir para Campos do Jordão: melhor época 

Qual a melhor época para ir a Campos do Jordão

A alta temporada acontece nos meses de inverno, em julho, agosto e setembro, quando a temperatura costuma ficar abaixo de 5 °C e durante a noite e às vezes abaixo de zero, ou seja, o clima é geladíssimo. É a melhor época para ir a Campos do Jordão, se você adora um clima frio. 

Também é nesse período do ano que a cidade promove o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, consolidado como o maior evento de música erudita da América Latina. Ao longo da programação, a cidade recebe uma média de 134 mil habitantes por final de semana. Ou seja, se você quer ir para Campos do Jordão no período mais agitado do ano, é bom fazer suas reservas com antecedência!

Agora se o propósito é outro, há épocas com temperaturas mais amenas que também podem ser bem aproveitadas. Para saber mais, continue lendo. 

Temperatura e clima de Campos do Jordão

Para quem não gosta de calor, pode ter certeza que os termômetros da cidade dificilmente vão passar dos 23 °C, ou seja, a cidade tem temperaturas ideais para quem ama o friozinho. Com clima bastante definido, o tempo é bastante previsível na região. 

Todas as estações são recomendadas para curtir a serra, com exceção de ir para Campos do Jordão no verão, que não é uma boa ideia. A média de precipitação de chuva é sempre alta entre janeiro, fevereiro e março. 

Já o outono é uma boa sugestão para quem gosta de temperaturas baixas, sem a agressiva sensação térmica do inverno. É o período mais seco, com termômetros que oscilam entre 6 °C a 20 °C, dependendo do mês. Ótima fase para já entrar no clima frio da serra e ainda aproveitar o Festival de Pinhão e também o Festival de Malhas da região. 

O inverno, como sabemos, é o momento de maior efervescência da região, considerada a melhor época para ir a Campos do Jordão e, portanto, a mais desejada pelos turistas. Com temperaturas noturnas abaixo de 5 °C é ideal para usar botas, luvas, casacos e aproveitar um bom chocolate quente ou vinho. 

Por último, na primavera, os termômetros começam a subir com mínimas acima de 10 °C. É uma fase ótima para curtir os locais arborizados das terras jordanenses, como o Horto Florestal, que tem uma área de 8.300 hectares repleta de mata nativa, árvores antigas e muitas flores; o Parque Amantikir Garden com jardins inspirados em 14 países e, claro, o borboletário da cidade com muitas espécies nativas, que colorem e encantam a paisagem. 

Dicas de onde ir em Campos do Jordão? Quais são os melhores pontos turísticos? 

Dicas de onde ir em Campos do Jordão

Agora que você já sabe quando ir a Campos do Jordão, de acordo com a sua preferência, pode escolher quais lugares visitar na serra paulista. 

Para começar, a primeira parada obrigatória é a Vila Capivari, ponto mais famoso da cidade, marcado pelas construções com telhados triangulares ou cônicos, inspiradas na arquitetura europeia, principalmente da Alemanha e Suíça, cuidadosamente planejadas para manter os ambientes internos aquecidos.

É também na Vila Capivari que fica a famosa Baden Baden, cervejaria conhecida pelas diversas opções de aromas e sabores das cervejas artesanais. 

Outro ponto de destaque é o Morro do Elefante, onde os visitantes podem curtir a paisagem de araucárias do alto de um teleférico.É um dos principais pontos turísticos da cidade!

Agora, se você curte viajar no tempo, não pode deixar de aproveitar o passeio em uma Maria Fumaça, criada em 1937; percorrer uma estrada de ferro de 1910 em um bondinho que era usado antigamente para transportar pessoas da cidade com problemas respiratórios para Campos, e, por último, o Palácio Boa Vista, um museu com mobiliários, pinturas e esculturas datadas dos séculos XVII ao XX. 

Para finalizar, se a sua vibe é esporte, há muitas opções – trilhas de mountain bike, trekking na Pedra do Baú, arvorismo, rotas de trilhas com jipe e muito mais. 

Viajando de ônibus para Campos do Jordão

Para os moradores de São Paulo, o local tem fácil acesso. Na rodoviária Tietê, por exemplo, há mais de uma opção de horários para quem deseja comprar passagens. Há saídas de ônibus também do Rio de Janeiro e Campinas. 

Pesquise quais são as melhores opções para você. Afinal, já ficou evidente que ir para Campos do Jordão é uma viagem obrigatória para quem gosta de bons restaurantes, conhecer belos pontos turísticos e até para quem é fã de esportes radicais, sem falar do clima de frio super charmoso que muitas pessoas apreciam!

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir A Belo Horizonte: Clima, Eventos E Muito Mais!
O Que Fazer Em Campinas: 12 Atrações Para Os Mais Variados Gostos!
São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade
Cidades Mais Frias Do Brasil: 5 Lugares Para Conhecer E Curtir Esse Clima
Lua De Mel No Brasil: 20 Lugares Para Uma Viagem Inesquecível
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil

Escrever um comentário