Se você está se preparando para um dos maiores – e mais coloridos – eventos que acontecem na grande cidade de São Paulo, este guia é para você!
A Parada do Orgulho LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais) acontece na capital paulista desde 1997, ou seja, no ano de 2023, o grande evento estará completando 26 anos de muita festa, alegria, orgulho e representatividade.
A título de curiosidade, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é um dos maiores eventos de visibilidade e celebração da comunidade LGBT+ do mundo! Para você ter uma ideia, a edição de 2006 entrou no Guinness Book como a maior Parada LGBT+, com 2,5 milhões de pessoas.
Se você já começou a preparar o roteiro e a mochila já está preparada, vem com a gente! Esse artigo é exclusivo pra te ajudar a curtir cada momento do evento.
Neste conteúdo, você vai ver:
Parada LGBT de SP: como e quando começou?
Qual a data da parada LGBT – SP?
Onde será a parada LGBT de São Paulo em 2023?
Como chegar a parada LGBT de São Paulo?
Quais as atrações da parada LGBT 2023?
Dicas de segurança para curtir a parada LGBT
Parada LGBT de SP: como e quando começou?
Bom, como te dissemos acima, a primeira Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo aconteceu em 1997. Entrando em mais detalhes, foi no dia 28 de junho.
O evento foi inspirado nas Gay Pride Parades, que aconteciam nos Estados Unidos da América desde 1969. Mais especificamente, inspirada na Parada de Stonewall, que aconteceu em Nova York e é, até hoje, considerada um marco na história do movimento LGBT+.
Na primeira edição da Parada LGBT São Paulo, o evento reuniu cerca de 2 mil pessoas que protestavam contra a discriminação e a violência que a comunidade sofria, organizada por um grupo de ativistas liderado por Márcia Regina Barbosa.
É importante lembrar que, todo ano, a Parada do Orgulho LGBT+ tem um tema. Na primeira Parada LGBT, o tema central da manifestação era “Somos muitos, estamos em várias profissões”, com o objetivo de dar visibilidade à comunidade LGBT, sensibilizar a sociedade para respeitar a diversidade e pressionar o Estado a tomar medidas eficazes para garantir os seus direitos como pessoas cidadãs.
Quase nem precisamos dizer que a Parada do Orgulho LGBT+ é conhecida por sua atmosfera festiva e colorida, com desfiles de trios elétricos, shows, performances artísticas, discursos políticos e a presença de diversas organizações LGBT+ e outras entidades que apoiam a causa.
Além de ser uma celebração do orgulho e da diversidade, a parada também tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre os direitos LGBT+ e combater a discriminação, o preconceito e a violência baseada na orientação sexual e identidade de gênero.
Qual a data da parada LGBT+ 2023 em São Paulo?
Você já deve ter percebido que a Parada do Orgulho LGBT+ acontece sempre no mês de junho, que inclusive, é o Mês do Orgulho.
A data é marcada em homenagem à primeira manifestação da comunidade, a Parada de Stonewall. Ela aconteceu porque, na noite do dia 28 de junho de 1969, houve uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn (bar LGBT+), sem nenhum motivo que não fosse o preconceito.
Neste ano, a Parada LGBT São Paulo acontecerá no dia 11 de junho.
Onde será a parada LGBT de São Paulo em 2023?
Tradicionalmente, a Parada LGBT São Paulo será na Avenida Paulista – principal avenida da cidade. Por ficar no centro de São Paulo, é de fácil acesso para todos os paulistas e turistas se locomoverem até a avenida.
Outro ponto importante é o tamanho da Av. Paulista, tanto em comprimento, quanto em largura. Se essa será sua primeira vez, você vai entender o que estamos querendo dizer. É um evento enorme!
Uma dica: Fique no Masp ou do outro lado da rua esperando começar o desfile dos trios elétricos, assim você acompanha o show da atração que você quiser. A Parada LGBT acaba na Praça Roosevelt.
Inclusive, já que estamos falando do Masp, aproveite pra não perder a viagem e dê uma passeada pelos melhores pontos turísticos de São Paulo.
Como chegar a parada LGBT de São Paulo?
Se você é de outra cidade e está se programando para viajar para São Paulo, uma ótima opção é viajar de ônibus, claro! Além de economizar para aproveitar rolês incríveis pela cidade, você não precisa se preocupar com a burocracia de alugar um carro, ou mesmo dirigir até lá.
Para você começar se organizar, confira o tempo de duração dos principais trajetos até São Paulo:
Curitiba: 6h
Londrina: 6h30
Sorocaba: 1h30
Rio de Janeiro para São Paulo: 5h40
Belo Horizonte: 8h
Vitória: 12h
Brasília: 13h
Se você for fazer um bate-volta, é uma boa opção escolher a passagem de ônibus para São Paulo (Barra Funda), porque ela é a mais próxima da Avenida Paulista.
Para chegar da rodoviária até a Av. Paulista, você vai atravessar a rua da rodoviária e esperar no ponto de ônibus pela linha 875P-10. Depois (cerca de 30 minutos no trajeto), é só desembarcar na Avenida Paulista, 1578. É o ponto de ônibus que fica do outro lado da rua do Masp. Não tem segredo!
Mas se preferir se hospedar em outras regiões, aqui também tem passagens de ônibus para São Paulo com mais opções de desembarque.
Quais as atrações da parada LGBT+ 2023 SP?
Com o passar dos anos, os shows da Parada do Orgulho LGBT+ SP são uma grande atração do evento, ganhando um grande destaque e relevância de artistas renomados.
Sem perder o foco de manifestar por direitos iguais para a comunidade LGBT+ no Brasil, muitas pessoas ficam animadas com os grandes nomes que surgem para agitar a Parada. Afinal, é um evento gratuito e democrático: qualquer pessoa pode apreciar e acompanhar os shows de seus artistas favoritos.
No ano passado, a Parada do Orgulho LGBT+, com tema “Vote com orgulho – por uma política que representa”, contou com grandes nomes atuais da música pop brasileira, como Pabllo Vittar, Ludmilla, Gloria Groove, Luísa Sonza, Liniker, Mateus Carrilho e nomes já bastante conhecidos como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Gretchen.
As atrações da Parada LGBT+ 2023 confirmadas, até agora, são:
Pabllo Vittar
Gloria Groove
Lexa
Ivete Sangalo
Claudia Leitte
Daniela Mercury
Timbalada
Alinne Rosa
Lembrando que ainda tem chão para mais artistas confirmarem seus shows, então fique de olho no instagram oficial (@paradasp) para saber mais sobre a Parada LGBT+ SP 2023.
Dicas de segurança para curtir a parada LGBT+ 2023 São Paulo
Como todo grande evento que reúne muitas pessoas, por maior que seja o local, existem riscos que você pode evitar.
Ninguém merece passar um perrengue chato em um dia tão colorido!
Se liga nas dicas que preparamos para você curtir bastante o dia:
- A Parada LGBT+ SP começa às 12h, então tome um café da manhã bem reforçado para não precisar ficar comendo durante o dia;
- Evite andar com seus objetos de valor (celular, relógio, jóias, entre outros). A ainda que o objetivo seja a união e a representatividade, existem sempre aqueles que querem tirar proveito;
- Se estiver fazendo um bate-volta, procure levar uma mochila pequena e não carregue o seu celular nos bolsos de fácil acesso;
- Compre 1 garrafa de água grande, é mais econômico do que ficar comprando menores durante o dia;
- Se precisar mexer na sua carteira ou mochila por algum motivo, entre em um estabelecimento seguro (como uma farmácia, por exemplo)
- Não abuse das bebidas alcoólicas – é uma festa bastante divertida, mas é melhor não perder o ponto em um evento grande e importante como este;
- Se você for ficar parado em um local da Avenida Paulista, procure ficar próximo aos banheiros químicos (ou comércios com banheiro);
- Combine um ponto de encontro estratégico com seu grupo de amigos caso alguém se perca;
- Tenha em mente que este é um evento muito grande, e que reúne muitas pessoas (mais de 1 milhão). Se você não se sente confortável em situações de aglomeração, procure comércios para entrar ou dê uma paradinha nas ruas ao redor da Av. Paulista;
- Quer comprar algo na rua? Ande com dinheiro trocado para pagar tudo sem o seu cartão;
- Desative a opção de pagamento por aproximação nos seus cartões;
- Se a viagem for solo, não esquece de compartilhar seu roteiro com pessoas próximas, e ande sempre com contatos de emergência;
Você pode optar por acompanhar o trio elétrico com o show da sua atração favorita do começo ao fim, ou ficar parado em um ponto da avenida para ver um pouquinho de cada apresentação. Em ambas situações, leve nossas dicas em consideração, tá?
Conclusão
Preparado para uma das maiores Paradas do Orgulho LGBT+ que existem no mundo? Ainda que nosso país tenha muitos problemas que precisam ser superados em relação ao preconceito, o povo brasileiro sabe bem lutar por direitos e por respeito!
Esperamos que este conteúdo tenha sido educativo e útil para a sua viagem para São Paulo, e não esquece de voltar aqui no Tô de Passagem, sempre que quiser mais dicas de destinos incríveis ou de eventos inesquecíveis espalhados por aí.
Ah! E o tema da Parada LGBT SP ainda não foi divulgado, então fique de olho no Instagram da organização oficial para ficar por dentro de mais detalhes do evento!
Se puder, vá passar o final de semana todo em São Paulo e aproveite para conhecer esta cidade incrível. Quem sabe você não aproveita um dos lugares diferentes para aproveitar em São Paulo?
Caso tenha alguma dúvida, comente abaixo. Vamos adorar conversar por aqui.
Boa viagem e uma ótima parada LGBT+ 2023 pra você!