logo-to-de-passagem

Vila Mariana, SP: o que conhecer de melhor nesse bairro?

setastdp

A gente vive falando aqui no Tô de Passagem sobre como São Paulo é uma metrópole de proporções incomparáveis. 

De fato, alguns dos bairros de SP são tão grandes que parecem até cidades. Por isso, já escrevemos conteúdos especiais sobre vários deles, como Vila Madalena, Bom Retiro e Liberdade. Hoje, viemos falar sobre uma região que com certeza merece um espaço de alguns dias no seu roteiro de viagem: o bairro de Vila Mariana.

Com suas ruas arborizadas e clima boêmio, a Vila Mariana é responsável por movimentar uma parte importante da vida cultural da cidade. Além das várias galerias de arte, museus e espaços de lazer, o bairro também é famoso pelos estabelecimentos descolados, incluindo bares, restaurantes, lojas colaborativas, cafeterias, brechós e muito mais.

É bastante coisa mesmo. Mas a gente te ajuda! Aqui, vamos te conduzir pelos cantinhos mais legais da Vila Mariana, para que você saiba exatamente como aproveitar tudo que a área tem de melhor. Cola na gente que você vai ler sobre:

Onde fica a Vila Mariana, SP? 

Como chegar na Vila Mariana? 

O que fazer na Vila Mariana: começando os passeios 

Parque do Ibirapuera 

SESC Vila Mariana 

Cinemateca Brasileira 

Museu Lasar Segall 

Museu Belas Artes (MUBA) 

Casa Modernista 

Bares e restaurantes na Vila Mariana 

Pizzaria 1900 

Bar Providência 

Khan El Khalili 

Bar Veloso 

Bar Genuíno 

Bar Gibi Cultura Geek 

Graça Mineira 

Dr. Tchê La Parrilla de La Villa 

Don Pancho 

Legítimo Bar 

Gostou das sugestões? Dê um rolê inesquecível na Vila Mariana! 

Onde fica a Vila Mariana, SP? 

A Vila Mariana fica na porção centro-sul de São Paulo, bem perto da famosa Avenida Paulista. Está rodeada por vários outros bairros famosos, como Itaim Bibi, Ipiranga e a grande região dos Jardins.

Por causa da localização excelente, é uma área bem procurada por quem deseja se hospedar perto do coração de Sampa. Queridinha dos jovens, das tribos alternativas e dos fãs de arte, a Vila Mariana foi um bairro majoritariamente residencial por bastante tempo. Na última década, entretanto, passou a concentrar pontos turísticos importantes e alguns dos rolês mais diferenciados de SP.

Como chegar na Vila Mariana? 

A forma mais comum de chegar até a Vila Mariana é por meio do transporte favorito dos paulistanos: o metrô. As estações que ficam no bairro são a Ana Rosa (Linha 1 – Azul e Linha 2 – Verde) e Vila Mariana (Linha 1 – Azul). Ali junto existe também a estação Chácara Klabin (Linha 2 – Verde e Linha 5 – Lilás). 

Além disso, a lista de linhas de ônibus que passam pelo bairro e suas imediações é imensa. Algumas das opções são: 476G-10, 5791-10, 695Y-10, 875A-10, 875H-10 e 917H-10. Você vai perceber que dá para se locomover por toda a região usando o transporte público sem grandes dificuldades.

Mas antes de planejar esses detalhes, aqui vai uma pergunta importante se você não mora na capital paulista: você já decidiu como vai fazer para chegar até ela? Quem acompanha a gente por aqui, sabe que falamos sempre que viajar não precisa ser caro. Por isso, para quem parte de outras cidades (e até de fora do estado), a forma mais prática e econômica de ir a São Paulo é viajando de ônibus.

As viações que podem te levar até a cidade são várias, incluindo a Cometa, a 1001, a Kaissara e a Catarinense. A maioria dos viajantes desembarca no famoso Terminal Rodoviário do Tietê (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 1800), mas também é comum descer no Terminal Intermunicipal do Jabaquara (Avenida dos Jequitibás, s/nº) e no Terminal Rodoviário Barra Funda (Rua Jornalista Aloysio Biondi, s/nº).

Para saber mais sobre as melhores possibilidades para a sua viagem, que tal conferir logo algumas passagens de ônibus para São Paulo?

O que fazer na Vila Mariana: começando os passeios 

Nascer do sol visto a partir do Parque Ibirapuera. O céu azul e dourado está parcialmente coberto pela copa de uma árvore. Ao fundo, é possível ver a vegetação densa e algumas das construções da cidade.

E aí, tudo pronto pra bater perna por Vila Mariana?

Então ótimo, porque nossa tour pelo bairro está prestes a começar. Na lista abaixo, você vai encontrar várias opções de passeios incríveis que vão te fazer mergulhar na atmosfera charmosa dessa região tão única que tem todos os motivos para ser considerada um dos melhores bairros da capital paulista.

Parque do Ibirapuera 

É claro que o primeiro item da nossa lista tinha que ser o maior e mais famoso dos parques de São Paulo.

Sim, estamos falando dele: o adorado Ibirapuera. Essa é, sem dúvidas, uma parada obrigatória para quem visita a cidade. Além de uma área verde gigantesca que inclui gramados, lagos, jardins e espaços arborizados atravessados por pistas de cooper e ciclismo, os mais de 150 hectares do parque guardam preciosidades como o Museu Afro e o Museu de Arte Moderna. Sério, pode tirar um dia inteiro para aproveitar o Ibira. Aqui, nossa dica é alugar uma bike e conhecer a imensidão do parque sobre duas rodas. Você não vai se arrepender!

Localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, o Parque Ibirapuera fica aberto todos os dias, das 5h à meia-noite.

Sesc Vila Mariana 

Quem já circulou por São Paulo com certeza percebeu que o Sesc tem unidades espalhadas por toda a cidade.

E todas elas têm uma coisa em comum: a programação cultural rica e variada. O Sesc Vila Mariana se destaca por sua estrutura moderna especialmente preparada para receber as melhores exposições de artes visuais, peças de teatro, shows, apresentações de dança, palestras, oficinas e muito mais. Além de ser palco para atrações bem diversas, o espaço também tem quadras esportivas, uma piscina semiolímpica e, é claro, uma boa lanchonete para aquele momento de recarregar as energias. Legal, né?

Você pode conferir a programação por meio do site oficial do Sesc ou dar um pulinho lá na Rua Pelotas, nº 141. 

Cinemateca Brasileira 

Esse aqui é o passeio que costuma levar os cinéfilos à loucura.

Dentro de uma bela construção de tijolinhos aparentes, está um dos maiores acervos de conteúdo audiovisual da América Latina. A coleção é resultado do trabalho incrível da Cinemateca Brasileira, que conserva mais de 200 mil títulos dos mais diversos gêneros. Além de restaurar e cuidar dos filmes, a instituição abre seu espaço para exibi-los em uma programação super diversificada que inclui documentários, grandes clássicos do cinema, produções independentes e muito mais. Vale super a pena dar uma olhada no site oficial para ver se alguma sessão te interessa. Um cineminha sempre cai bem, né?

 A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, nº 207.

Museu Lasar Segall 

Quatro pessoas observam os quadros expostos nas paredes em uma exibição de arte moderna. A foto está propositalmente borrada, as feições das pessoas e as imagens dos quadros não são visíveis.

Entre os vários movimentos culturais e artísticos que marcaram a história recente do Brasil, o modernismo foi certamente o mais expressivo.

E você pode aprender mais sobre um dos grandes nomes dessa manifestação que mudou o rumo da arte no país visitando o Museu Lasar Segall. Dedicado à preservação da memória e da arte de Segall, o espaço guarda um acervo que inclui milhares de fotografias, quadros, documentos e esboços do artista. Além disso, o museu também promove oficinas e outras atividades educativas ligadas ao universo das artes. Depois de conferir a riqueza dessa grande coleção, não deixe de dar uma paradinha na cafeteria, que também é bem legal.

Para conhecer o Museu Lasar Segall, vá até a Rua Berta, nº 111. Ele fica aberto de quarta a segunda, das 11h às 19h, e a entrada é gratuita.

Museu Belas Artes (MUBA) 

Inaugurado em 2007, o Museu Belas Artes (MUBA) é outro passeio essencial para quem curte um programa cult.

Criado e mantido pelo Centro Universitário Belas Artes, o espaço é responsável por abrigar e exibir o que há de mais inovador nas artes visuais contemporâneas. Assim como o sensacional acervo fixo, as exposições temporárias da casa passam por várias linguagens, incluindo pintura, fotografia, arquitetura, design, escultura e audiovisual. Além disso, também há mostras e eventos voltados para a pesquisa histórica e outras atividades mais científicas. As entradas são gratuitas, já que o objetivo é democratizar o acesso à arte e ao conhecimento.

O Museu Belas Artes fica na Rua Doutor Álvaro Alvim, nº 76. De segunda a sexta, o funcionamento vai das 10h às 20h. Aos sábados, das 10h às 16h.

Casa Modernista 

A estrutura única da Casa Modernista, por si só, faz dela uma atração fascinante.

Afinal, a casinha é um marco histórico, considerada a primeira construção de arquitetura modernista no Brasil. O projeto, que foi concluído em 1928, é do russo Gregori Warchavchik. O paisagismo é assinado por Mina Klabin, responsável por criar os belos jardins cheios de espécies tropicais que você terá a oportunidade de visitar. Embora a Casa Modernista não receba exposições, não deixe de fazer um passeio guiado pelo interior dela para aprender um pouco mais sobre a história do movimento modernista.

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, o espaço fica na Rua Santa Cruz, nº 325. 

Bares e restaurantes na Vila Mariana 

Pizza servida em uma tábua de madeira, sobre uma mesa também de madeira. Ao fundo, atrás da tábua aparecem ramos de manjericão e tomates inteiros.

É claro que turistar por tantos lugares maneiros vai te dar fome.

E a boa notícia é que Vila Mariana é a área perfeita para quem deseja comer bem ou curtir a noite! Por isso, separamos uma seção só para falar dos melhores bares e restaurantes do bairro: pode se preparar para degustar pratos fantásticos das mais diversas origens. Ah, e não se esquece de pedir um drink.

Pizzaria 1900 

E aí, vai ketchup na pizza ou não?

Independentemente da sua posição nessa treta que costuma deixar os paulistanos bem inflamados, você vai adorar conhecer a Pizzaria 1900. Situada em um lindo casarão da década de 1920 que dá um ar especial a qualquer refeição, a pizzaria é uma das mais tradicionais de São Paulo. Massa fininha, ingredientes frescos, recheio generoso, carta de vinhos espetacular… opa, deu água na boca aí também? Então você já sabe aonde ir para aproveitar um bom jantar.

A Pizzaria 1900 fica na Rua Estado de Israel, nº 240, e está aberta todos os dias, das 18h à meia-noite.

Bar Providência 

Que tal curtir o happy hour em um lugar com aquela atmosfera acolhedora de boteco “raiz”?

Pois bem, desde 2007, o Bar Providência é o point perfeito para quem curte comida boa e cerveja bem gelada. Entre os favoritos do público, estão o escondidinho de carne seca e o fantástico filé Oswaldo Aranha. Tem também aperitivos e um leque vasto de opções de bebida, incluindo licores, cachaças, drinks e, é claro, vários tipos de breja. O ambiente inclui uma decoração cheia de objetos antigos e aquele clássico piso de azulejo quadriculado. Ah, às vezes também tem música ao vivo!

Seja para almoçar ou brindar, pode ir sem medo na Rua Doutor Amâncio de Carvalho, nº 262. Todos os dias, o funcionamento vai das 11h às 16h e das 17h à 1h da manhã.

Khan El Khalili 

Não é todo dia que você tem a chance de dar um rolê numa casa de chá egípcia.

E essa é justamente uma das experiências mais legais que te aguardam em Vila Mariana. Marcando presença no bairro há mais de 4 décadas, o Khan El Khalili proporciona uma verdadeira viagem pelas tradições do Egito. Além das iguarias mais famosas da culinária árabe, o menu inclui ainda bebidas típicas e sobremesas. De vez em quando, a casa também recebe apresentações de música egípcia que são bem legais.

Vivencie uma refeição inesquecível no Khan El Khalili indo até a Rua Doutor José de Queirós Aranha, nº 334. Os horários de funcionamento variam de acordo com os dias: 15h às 21h de terça a quinta, 15h às 18h na sexta, 10h30 às 18h no sábado e 17h às 21h no domingo.

Bar Veloso 

Há quem diga que você só conhece São Paulo de verdade depois de provar os famosos aperitivos do Veloso.

E ao experimentar as coxinhas de lá, você vai entender por que as filas se formam com tanta frequência em frente à fachada. A gente recomenda o clássico sabor de frango com catupiry. Além disso, o Bar do Veloso também ganhou fama por causa de sua fantástica feijoada, dos mais de 20 sabores de caipirinha, do chope geladinho e da atmosfera boêmia e descontraída do ambiente. Já pode convocar os amigos pro rolê!

O Veloso bar funciona das 17h30 à meia-noite de terça a sexta, de 12h30 à meia-noite no sábado e das 16h às 22h30 no domingo. Ele fica na Rua Conceição Veloso, nº 54. Para garantir que você vai conseguir um lugar sem esperar muito, a gente recomenda chegar perto da hora de abrir.

Genuíno Bar

Grupo de quatro pessoas erguendo copos de cerveja para um brinde. É possível ver as mãos, os antebraços e parte das silhuetas.

Ao caminhar pela Rua Joaquim Távora, você vai perceber que ela reúne uma variedade incrível de bares e pubs. E um dos queridinhos da galera é o Genuíno Bar e Choperia!

O destaque aqui vai para o chope: gelado, bem tirado e cremoso, ele é mesmo o carro-chefe. Para acompanhar, a gente sugere os deliciosos dadinhos de tapioca ou alguma das muitas outras opções de aperitivos. E se você quer um bom almoço no fim de semana, seu lugar também é aqui. Só vai ser difícil escolher entre os pratos à la carte e o buffet de feijoada. As duas opções são – com o perdão do trocadilho – genuinamente sensacionais.

O Genuíno Bar funciona de segunda à sexta, das 17h à 1h, e do meio-dia à 1h nos fins de semana. Ele é o nº 1217 da Joaquim Távora.

Bar Gibi Cultura Geek 

Se você é mais da turma nerd e não se identificou tanto com nenhum rolê até agora… bem, seu momento chegou!

No Bar Gibi Cultura Geek, o espaço é todo dedicado aos universos das séries, dos videogames e de grandes sagas como Star Wars e O Senhor dos Anéis. A decoração é toda temática, incluindo pôsteres, quadros e colecionáveis valiosos. Tem também um pequeno museu de consoles, uma estante cheia de HQs e uma programação que inclui palestras, transmissões de partidas online e eventos de RPG de mesa. O menu conta com petiscos variados, cervejas e ótimos drinks para quem curte o lado alcóolico da Força.

O endereço do Bar Gibi é Rua Major Maragliano, nº 364. Ele funciona das 17h às 23h30 na quarta e na quinta, das 18h à meia-noite na sexta e no sábado e das 16h às 22h30 no domingo. 

Graça Mineira 

Quem curte a espetacular cozinha mineira não abre mão dela em nenhum estado do Brasil.

E se você quiser degustar os pratos mais tradicionais dessa culinária tão amada, não deixe de passar na Graça Mineira. Lá, você vai encontrar comida caseira temperada à perfeição pelas mãos da habilidosa Graça, dona do estabelecimento. Tem rabada, leitão à pururuca, feijão tropeiro e várias outras iguarias – sempre bem servidas –. Também é o lugar perfeito para tomar uma cachaça mineira acompanhada de um torresminho. Deu até vontade, né?

A Graça Mineira fica na Rua Machado Bitencourt, nº 75. De terça a quinta, ela funciona das 11h30 às 23h. Na sexta e no sábado, vai das 11h30 às 23h30. No domingo, das 11h30 às 16h30.

Dr. Tchê La Parrilla de La Villa 

Se você aprecia o bom e velho churrasco, precisa comer no Dr. Tchê La Parrilla de La Villa.

O estabelecimento é referência entre as churrascarias de Sampa desde que foi fundado, há 20 anos. Há quem diga que é a casa do melhor churrasco argentino da cidade. Não à toa, a comida de lá vive sendo premiada por veículos renomados da mídia, como o Guia Quatro Rodas. Os cortes de carne são de qualidade excepcional: a gente garante que você não vai encontrar um bife ancho tão bom em nenhum outro lugar! 

Se quiser almoçar, vá ao Dr. Tchê La Parrilla de La Villa de terça à sexta, das 12h às 15h, ou das 12h às 16h nos fins de semana. Para jantar, vá das 18h às 23h, de terça a sábado. O endereço é Rua França Pinto, nº 489.

Don Pancho 

Está atrás de uma comida mexicana muy buena? Pode colar no Don Pancho.

A decoração colorida e a trilha sonora cheia de latinidades formam o ambiente perfeito para acompanhar o rico e apimentado menu. Tem sopas, tacos, quesadillas, burritos, nachos e muitos outros pratos, dos mais comuns até os exóticos. Se você quiser uma experiência única, experimente o mole poblano, uma iguaria tradicional feita à base de frango e chocolate. Sim, é isso mesmo. E fica ótimo! 

O Don Pancho fica na Rua Joaquim Távora, nº 1315. Ele fica aberto de terça a sexta, das 18h à 0h30. Nos sábados, o funcionamento é das 12h à meia-noite, e nos domingos, das 12h às 23h.

Legítimo Bar 

Se você estiver a fim de reunir uma galera para assistir ao jogo do dia e tomar uma, o Legítimo Bar é o seu destino.

Afinal, ele tem tudo de que um bom bar precisa: chope de qualidade, petiscos quentinhos e um clima bem descontraído. Quando passar por lá, não deixe de provar a grande estrela da casa, a tradicional linguiça de Bragança. Ah, também tem promoções ótimas no happy hour e, é claro, vários telões que transmitem partidas de futebol ao vivo.

Curta o Legítimo Bar de segunda a sexta, das 17h à meia-noite, ou do meio-dia à meia noite nos sábados. Nos domingos, o horário vai do meio-dia às 23h. O enderoço é Rua Luís Góis, nº 1728.

Gostou das sugestões? Dê um rolê inesquecível na Vila Mariana! 

Cinco pessoas, entre 20 e 30 anos, em uma mesa de restaurante. Eles parecem rir e conversar enquanto compartilham a pizza que está sobre a mesa. A decoração que aparece ao fundo é de estilo industrial, com paredes de cimento aparente e detalhes em madeira rústica.

Depois dessa super lista, você com certeza já entendeu por que a Vila Mariana é tão badalada.

Não dá para negar que ela guarda alguns dos melhores lugares de Sampa. Pode se jogar de cabeça na missão de explorar todos os cantinhos dessa área tão única! Depois das nossas sugestões, você com certeza conseguirá montar um roteiro com a sua cara. Mas o melhor desse rolê é mesmo ir caminhando pelas ruas e descobrindo os tesouros escondidos do bairro.

E aí, curtiu a leitura? Então não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Tem guias de destinos, posts sobre os bairros mais adorados de várias capitais, dicas de viagem e muito mais!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem