logo-to-de-passagem

Viagem para Minas Gerais: o que não pode faltar no seu roteiro

setastdp

Um dos estados brasileiros mais ricos de cultura e beleza! Vai visitar Minas Gerais e não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar com esse trem!

Se deseja ter experiências únicas, experimentar uma culinária divina, conhecer muita arte, cultura e belezas naturais, uma viagem para Minas é o que você precisa! Minas Gerais é um estado que recebe visitas o ano inteiro e tem dos mais belos destinos a serem explorados pelos turistas!

Já imaginou a visita perfeita até o coração do nosso Brasil mas ainda não tem um roteiro a seguir?! Tem base não, uai! A gente te guia! E depois aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo exclusivo sobre planejamento de viagem, pra te ajudar a conciliar todos esses destinos inesquecíveis. 

Ah! E não esquece que se você quiser aproveitar para conhecer mais destinos em um mesmo passeio, viajar de ônibus pode ser uma excelente opção. Além do ônibus te levar a lugares onde o avião não chega, ainda dá pra economizar uma graninha pra viajar ainda mais. 

Fique com a gente e saiba mais sobre:

Explore o coração de Minas: Belo Horizonte

Visite a histórica Tiradentes

Se surpreenda com Ouro Preto

Não deixe de conhecer a Serra do Cipó

Trilhas e cachoeiras em Conceição do Ibitipoca

Parque Nacional da Serra da Canastra

Curta um passeio inesquecível em Capitólio

Faça o Circuito das Grutas: Cordisburgo, Lagoa Santa e Sete Lagoas

Explore estas e muitas outras cidades mineiras numa viagem especial com a Clickbus!

Explore o coração de Minas: Belo Horizonte

Imagem panorâmica da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte

A sexta maior capital do Brasil foi planejada especialmente para se tornar a capital de Minas Gerais, sabia?

Sendo também apelidada carinhosamente de Capital Nacional dos Botecos, Bêagá não é conhecida somente pelo grande número de bares, mas também pelos diversos pontos turísticos como a Lagoa da Pampulha e o Mercado Central.

Como muitos já sabem, a capital mineira é conhecida por ser sede de um dos maiores estádios de futebol do Brasil, o Mineirão, sendo a principal e maior arena do estado.

Mas você sabia que dentro do Gigante da Pampulha existe o Museu Brasileiro do Futebol?

O Museu Brasileiro do Futebol recebe visitantes o ano inteiro, sendo o destino perfeito para os amantes desse esporte! Além da sua importância histórica, visitar esse museu significa, acima de tudo, percorrer pelas emoções do esporte mais amado do planeta! E não acaba por aí! Belo Horizonte não passa despercebida quando se trata da sua bela arquitetura!

As igrejas estão entre as relíquias da capital. Vale a pena incluir visitas às mais belas representações de belezas inigualáveis e arquitetura exuberante mesmo não sendo religioso!

São pedacinhos da história do Brasil que estão ao seu alcance! Ficou ainda mais curioso para saber mais sobre o coração de Minas Gerais? Com a gente, você pode entender ainda mais sobre Belo Horizonte!

Já está se planejando? Fique à vontade para olhar as melhores ofertas de passagens para Belo Horizonte!

Visite a histórica Tiradentes

Uma das cidades históricas mais bem preservadas do nosso país: Tiradentes!

Visitar a histórica Tiradentes é fazer uma viagem no tempo dentro de Minas Gerais! Fundado em 1702, o município de Tiradentes fica no interior de Minas Gerais e se tornou um verdadeiro patrimônio nacional. A história de Tiradentes começa no período colonial do Brasil e até hoje se mantém como uma verdadeira joia da arquitetura nacional e da arte barroca.

Repleta de museus, igrejas e envolta pela natureza deslumbrante, a pequena cidade mineira é o alvo perfeito para quem deseja conhecer ainda mais da história do nosso país.

Ficou ainda mais curioso para saber sobre esse pedacinho de história mineira?!

Saiba mais sobre o guia perfeito para uma viagem até Tiradentes.

Se surpreenda com Ouro Preto

Rua de pedras portuguesas no Centro Histórico de Ouro Preto

É difícil visitar a primeira capital de Minas Gerais e se decepcionar! Além das construções históricas e suas belezas naturais, Ouro Preto se tornou um grande tesouro nacional! O nome da cidade não é à toa não, viu?

Durante 60 anos, a cidade fez parte do ciclo do ouro, um período em que terras brasileiras foram exploradas em busca de metal dourado. E é claro que isso tudo mudou completamente a economia local e enriqueceu ainda mais o comércio!

Por ser pertinho da capital mineira, aproximadamente a 100 km de distância, e não ter um aeroporto, quem visita Ouro Preto prefere fazer a viagem de ônibus! Aproveitando, que tal ver algumas passagens para Ouro Preto?! Se estiver de visita à capital mineira, que tal fazer um bate e volta?!

Ouro Preto é um destino que tem muito o que fazer, então ter uma programação é essencial para você não perder nada dessa cidade incrível! Por isso, separamos especialmente para você uma programação do que fazer em Ouro Preto! Já te adianto que amantes de museus e beldades arquitetônicas vão adorar!

Entre os pontos turísticos mais visitados temos o Museu do Aleijadinho, a Casa dos Contos e o Palácio D’ouro!

Em funcionamento desde 1968, o Museu do Aleijadinho funciona em um circuito incrível que abrange várias igrejas históricas da cidade: Santuário Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões. A Casa dos Contos é um museu que reúne móveis, documentos e livros dos séculos XVIII e XIX. Além disso, a construção já serviu de esconderijo durante a Inconfidência Mineira! Incrível, né?

O Centro Cultural Palácio D’ouro é um complexo arquitetônico dos mais belos de Minas Gerais! Sendo um destino perfeito para pessoas de todas as idades visitarem, o Palácio D’ouro contém a Casa Principal, mirantes, a Mina, jardins, senzalas, seteiras, uma cafetaria e até mesmo uma loja para turistas!

Pois é, Ouro Preto não tem somente o nome de precioso!

Trilhas e cachoeiras em Conceição do Ibitipoca

Ama ir para o interior e desfrutar das mais belas paisagens naturais? Então Ibitipoca precisa entrar na sua programação! Conceição do Ibitipoca ficou conhecido pelas trilhas de trekking que prometem aventuras inesquecíveis!

O Parque Estadual do Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte/MG, possui 3 percursos pré-definidos: Circuito das Águas, Circuito do Pião e Circuito Janela do Céu.

O Circuito das Águas, como seu nome já diz, é perfeito para quem ama se molhar! O percurso é rochoso mas sem pedras soltas, facilitando a caminhada. Fique preparado para cair nas cachoeiras e lagos.

O Circuito do Pião também é considerado uma trilha fácil de fazer! Com o Poço Campari e a 

Gruta do Pião, é impossível não se sentir numa grande aventura.

O Circuito Janela do Céu promete muita água e belezas naturais! Entre a Gruta dos Coelhos e a famosa Cachoeirinha, esse circuito não vai deixar a desejar. A melhor época para visitar Ibitipoca é entre abril e setembro, mas não se engane, leve um casaquinho porque as noites são frias em qualquer período do ano.

Não deixe de conhecer a Serra do Cipó

Serra do Cipó

A Serra do Cipó é o destino preferido para quem ama a natureza e aprecia os pequenos detalhes! Com clima agradável e típico de uma região montanhosa, a Serra do Cipó é comumente mais visitada entre dezembro e março.

Por ser localizada em meio a natureza, a maneira mais prática de chegar lá é por meio do ônibus, até porque o destino possui apenas uma rota até ele, que é partindo da capital mineira. 

Ficou interessado em agilizar sua programação? Dê uma olhadinha nessas passagens para a Serra do Cipó!

O principal atrativo desse distrito é o Parque Nacional da Serra do Cipó, que conta com pontos turísticos incríveis, além de ter diversas atividades para fazer! As trilhas da Serra do Cipó são conhecidas por serem exuberantes e riquíssimas de beleza natural! Entre elas temos a Trilha do Vale da Travessão, a Trilha dos Escravos e a Trilha da Cachoeira Grande.

Mas calma aí!

Fazer uma trilha não é muito seu forte? Relaxa! No Parque Nacional da Serra do Cipó você ainda pode fazer observação de aves e praticar alguns esportes ao ar livre! 

E para você, amante das águas, a Serra do Cipó vai te surpreender! O distrito ainda conta com cachoeiras e lagoas maravilhosas para conhecer! Entre essas beldades, temos a Cachoeira da Farofa e o Circuito das Lagoas.

A Cachoeira da Farofa tem uma queda de até 30 metros e surpreende pela visão de suas águas cristalinas!

O Circuito das Lagoas não fica para trás no quesito beleza! Sendo um conjunto de lagoas naturais localizadas nas proximidades do Parque Nacional da Serra do Cipó, o circuito tem diferentes lagoas para você visitar e ainda dar um mergulho de respeito!

É beleza que não acaba mais! Saiba mais sobre a Serra do Cipó e continue encantado com as belezas mineiras!

Parque Nacional da Serra da Canastra

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no Sudoeste de Minas Gerais, possui como líder supremo a grande natureza.

Sendo perfeita para desfrutar da paz, sossego e tranquilidade, a Serra da Canastra possui atividades para todos os gostos! Por ser lar de uma diversidade muito rica de flora e fauna, a região encanta com sua diversidade dentro do ecossistema brasileiro.

São Roque de Minas, localizada na entrada da Serra da Canastra, é conhecida como a entrada para o parque. A cidade possui inúmeras queijarias artesanais onde se pode saborear a especialidade da região, o queijo canastra.

Além de caminhadas e trilhas, o parque conta com uma variedade de cachoeiras para os apreciadores das águas, como a Cachoeira do Fundão e a Cachoeira Casca D’Anta.

Saiba como aproveitar ainda mais a Serra da Canastra durante a sua viagem!

Curta um passeio inesquecível no Capitólio

Canions de pedra com o rio azulado correndo por entre o corredor de pedra no Capitólio, Minas Gerais

Você sabia que o município de Capitólio é o Mar de Minas? Vem com a gente que te explicamos!

Capitólio oferece paisagens maravilhosas para relaxar e curtir suas férias! Sendo cercado pelo Lago da Represa de Furnas, a cidade promete ser o verdadeiro paraíso para quem ama se aventurar pelas águas! Se está pensando em visitar BH, vale a pena fazer um bate e volta da capital até o Mar de Minas! Não perca tempo e veja como economizar na sua passagem de Belo Horizonte para Capitólio!

Já mencionamos o Lago de Furnas, mas Capitólio tem muito mais a oferecer! A Cachoeira Fecho da Serra, o Morro do Chapéu e Scarpas Bier Haus podem fazer parte de uma programação incrível pelo município mineiro. Imagine fazer uma trilha enquanto desbrava esse pedacinho de Minas até a Cachoeira Fecho da Serra, que encanta por suas quedas d’água únicas.

Se está planejando visitar Capitólio, o Morro do Chapéu precisa entrar na sua programação! Conhecido pela preservação da fauna e da flora, essa atração possui uma altitude de beleza indescritível! E adivinha só!? De quebra, você pode ver outras beldades de Capitólio lá do topo!

Deu vontade de um chopp artesanal para complementar ainda mais essa viagem relaxante? Você pode ir até Scarpas Bier Haus pedir aquela breja gelada e se deliciar com uma queijada!

Um sonho?

Nananinanão!

Isso já pode ser sua realidade! Está esperando o que para conferir quando ir a Capitólio para aproveitar mais sua viagem!?

Faça o Circuito das Grutas: Cordisburgo, Lagoa Santa e Sete Lagoas

Minas Gerais é bastante conhecida pela quantidade de grutas que têm! Visitar Minas sem fazer o Circuito Das Grutas é tipo ir numa queijaria e não provar queijos! As três mais famosas grutas de Minas Gerais são: a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas.

Um passeio pelas grutas é indescritível, mas vamos aguçar sua imaginação!

Descoberta em 1825, a Gruta do Maquiné já passou por uma série de melhorias para aprimorar a experiência dos turistas. Hoje em dia possuem até LEDs para iluminar os gotejamentos de água!

O Parque Estadual do Sumidouro é uma unidade de conservação que além de grutas, possui museus incríveis! Nele, existem outras grutas famosíssimas de MG!

A gruta possui duas entradas: a Gruta da Lapinha e a Gruta Rei do Mato. A Gruta da Lapinha, considerada uma das sete maravilhas da estrada real, possui marcas de um rio subterrâneo inimaginável! Já a Gruta Rei do Mato é uma caverna que fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte. Está de visita à capital? Planeje um bate e volta da capital mineira até Sete Lagoas e não perca a oportunidade de visitar a Gruta Rei do Mato!

Sentiu o gostinho incrível de fazer esse circuito, né? Está esperando o que para colocar esse passeio na sua programação?!

Explore estas e muitas outras cidades mineiras numa viagem especial com a Clickbus!

Minas Gerais é verdadeiramente um dos tesouros do nosso Brasil! Com sua arquitetura secular, museus históricos, belezas naturais e diversidade gastronômica, fica difícil não se apaixonar e fazer uma programação que inclua ao máximo diferentes destinos mineiros!

Sabia que fazer sua viagem de ônibus pode fazer você economizar e ainda poder explorar mais alguns cantinhos de MG? Da capital ao interior e do interior à capital! O rolê pela estrada permite que você desbrave partes que jamais veria lá do topo das nuvens!

Curtiu as dicas? Não deixe de acompanhar os demais conteúdos aqui no Tô de Passagem! Temos as melhores indicações para você aproveitar as belezas do Brasil da melhor forma!

Tenha uma boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem