logo-to-de-passagem

Uberaba, MG: Roteiro para aproveitar um pedacinho do Triângulo Mineiro

setastdp

Construções seculares, fósseis de dinossauros, exibições de artes visuais, cachoeiras, parques e um memorial dedicado a um médium espírita.

Sabe o que todos esses elementos super diferentes têm em comum? Eles podem fazer parte do seu roteiro turístico se você for passar uns dias em Uberaba, Minas Gerais. Essa charmosa cidade tem atrações que vão desde passeios culturais até trilhas pela mata – tudo isso temperado pela simpatia dos mineiros e por uma culinária típica espetacular, é claro –. 

Para que você desfrute das muitas possibilidades dessa cidade tão eclética, aqui vai um conteúdo especialmente pensado para te guiar pelos melhores pontos turísticos de Uberaba! Fica aqui com a gente que vamos falar sobre:

Onde fica Uberaba? 

Como chegar em Uberaba? 

Clima em Uberaba 

Qual a melhor época para visitar Uberaba 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Uberaba: pontos turísticos 

Memorial Chico Xavier 

Museu dos Dinossauros 

Parque das Acácias 

Museu do Zebu 

Parque Municipal Mata do Ipê 

Museu de Arte Decorativa – MADA 

Mercado Municipal de Uberaba 

Igreja Santa Rita – Museu de Arte Sacra 

Igreja São Domingos 

Cachoeira do Vale Encantado 

Primeira Cachoeira de Peirópolis 

Prepare as malas para um super passeio em Uberaba! 

Onde fica Uberaba? 

A cidade de Uberaba fica no interior de Minas Gerais, a mais ou menos 480 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Assim como Uberlândia, faz parte da região chamada de Triângulo Mineiro, que está localizada no oeste do estado e é naturalmente delimitada pelos rios Paranaíba e Grande.

Muito conhecida por ser um centro de referência na agropecuária, Uberaba também é destaque por seus três distritos industriais. Além disso, conta com uma ótima variedade no setor de serviços, um dos muitos motivos pelos quais tem se tornado um destino turístico cada vez mais adorado.

Como chegar em Uberaba? 

Quem decide curtir as férias em Uberaba pode chegar à cidade de várias formas diferentes. Uma das opções é pegar um avião até o aeroporto da cidade, chamado Mário de Almeida Franco. Vale comentar que como as rotas aéreas disponíveis não são muitas, essa não é uma alternativa interessante para a maioria dos turistas. Por isso, tem bastante gente que prefere aterrissar em Belo Horizonte ou em São Paulo e, de lá, pegar a estrada até Uberaba.

Se você quiser evitar a burocracia e os custos envolvidos no aluguel de um veículo, viajar de ônibus é uma boa pedida para chegar em Uberaba. Sem contar que, como dizemos sempre por aqui, viajar não precisa ser caro, e viajar de ônibus é sempre a oportunidade de guardar uma graninha e conhecer ainda mais destinos.

 Aliás, é fácil encontrar linhas que saem de vários estados, até de fora da região Sudeste. Para ter uma noção melhor das distâncias, saca só o tempo de estrada até Uberaba partindo de algumas cidades famosas:

Campinas: 7h45

São Paulo: 8h15

Brasília: 8h40

Rio de Janeiro: 14h30

Ao chegar, você vai descer no terminal rodoviário da cidade, que fica na Praça Doutor Carlos Terra, nº 291, bairro de São Benedito.

Se interessou? Então que tal conferir logo algumas passagens de ônibus baratinhas para Uberaba?

Clima em Uberaba 

Parte externa do Museu de Arte Sacra de Uberaba. Gramado bem verde, com palmeiras e uma cruz de madeira no centro da foto. Ao fundo, o céu está azul e com poucas nuvens

As temperaturas em Uberaba podem variar bastante ao longo do ano, mas dificilmente ficam abaixo dos 16º ou acima dos 29ºC. A estação de mais calor vai do final de agosto até o início de novembro. Nessa época, os termômetros batem os 25ºC facinho.

A temporada de frio, por outro lado, vai de meados de maio até o final de julho, sendo junho o mês de temperaturas mais amenas. É um período em que a temperatura média costuma ficar em torno dos 18ºC.

Qual a melhor época para visitar Uberaba 

Mas, afinal, quando ir a Uberaba?

Para planejar a viagem perfeita, é importante que você entenda como funciona o movimento turístico na cidade ao longo do ano. Além do fator climático, é preciso ter em mente questões como o calendário de eventos da cidade, que influencia bastante o número de viajantes que você pode encontrar por lá.

Aqui embaixo, a gente te explica isso tudo em detalhes.

Alta temporada 

Uma das condições mais importantes para a variação do fluxo de turistas em Uberaba é o clima. Para fugir da estação chuvosa e curtir os passeios ao ar livre sem muitas preocupações, a maior parte dos viajantes decide visitar a cidade na estação mais seca, que vai de abril a setembro. É também a época em que o tempo fica mais agradável – pode esperar um céu sem nuvens e temperaturas amenas –.

A cidade recebe um movimento ainda mais intenso em julho por causa das férias escolares, que acabam provocando um pico no número de turistas. Isso também ocorre em abril, mês em que Uberaba se torna palco de várias feiras e exposições organizadas pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu. Aliás, o município é referência nacional na criação e reprodução dessa variedade de gado.

Portanto, se você escolher viajar em algum desses meses, prepare-se para encontrar bastante agitação em Uberaba!

Baixa temporada 

Como você deve imaginar, ao contrário do que acontece na alta temporada, a baixa turística em Uberaba corresponde justamente à estação chuvosa. Ela vai de outubro a março, período em que os índices pluviométricos são bem elevados. Por isso, quem escolhe conhecer a cidade nessa época vai precisar bastante da ajuda do guarda-chuva.

Em contrapartida, são também os meses em que os serviços turísticos estão mais baratos, justamente por causa da baixa demanda. Se você só puder viajar na baixa, a gente recomenda o mês de outubro, no qual as chuvas ainda não vêm tão intensas. Ah, e pode se preparar para o calor.

O que fazer em Uberaba: pontos turísticos 

Fachada da Igreja Santa Rita com paredes brancas, duas torres, um telhado avermelhado, portas e janelas em amarelo com detalhes em azul e rodeada por palmeiras.

Beleza, você já tem as informações básicas para planejar a sua ida a Uberaba. Agora, chegamos à parte mais divertida: hora de conhecer os principais pontos turísticos da cidade! 

Abaixo, você vai encontrar uma seleção especial de passeios e lugares capazes de te proporcionar tudo de melhor que Uberaba tem a oferecer. Pode ir marcando os locais que chamarem a sua atenção: a gente garante que, com essas dicas, você vai montar o roteiro perfeito.

Memorial Chico Xavier 

Você pode até não ter muita familiaridade com o espiritismo kardecista, mas com certeza já ouviu falar no médium Chico Xavier.

Esse grande nome da história religiosa brasileira, famoso por suas icônicas sessões de psicografia, escolheu Uberaba como lar e ficou na cidade por mais de 40 anos. Em homenagem à trajetória do líder espiritual, o Memorial Chico Xavier conta com galerias que recebem exposições variadas, uma biblioteca voltada para o espiritismo, centro de pesquisa, auditórios e outros espaços multifuncionais.

Independentemente da fé com a qual você se identifica, vale super a pena conhecer esse lugar cheio de cultura, história e conhecimento. Se quiser, acesse o site oficial do Memorial para conferir a programação.

O Memorial Chico Xavier fica na Avenida João XXIII, nº 2011, no Parque das Américas. No momento, o espaço está passando por uma revitalização que deve acabar ainda em 2023.

Museu dos Dinossauros 

A espiritualidade não é o único tema sobre o qual você terá a chance de aprender durante sua estadia em Uberaba. Se você curte paleontologia e história natural, vai adorar saber que a cidade tem um museu totalmente dedicado ao estudo dos dinossauros!

O Museu dos Dinossauros fica no distrito de Peirópolis, a cerca de 20 quilômetros do centro de Uberaba. Pode ter certeza de que essa é uma atração capaz de encantar a família toda: o acervo inclui fósseis de dezenas de milhares de anos, dioramas que reproduzem a natureza da época dos grandes répteis e até réplicas dos animais. Também dá para fazer um passeio de charrete pelas áreas verdes do espaço. Ah, e a entrada é gratuita!

Para visitar o museu, vá até o quilômetro 784 da BR-262. O funcionamento vai de 8h às 17h durante a semana e das 8h às 18h nos sábados e domingos.

Parque das Acácias 

Que tal encontrar um momento da viagem para fugir um pouco da atmosfera urbana?

No Parque das Acácias, você encontrará 120 mil m² de área verde ricamente arborizada. É um verdadeiro oásis no meio da cidade! Além de caminhar entre as árvores e se sentar na grama para relaxar à beira do lago, você pode aproveitar a estrutura completa do espaço, que inclui pistas de cooper, quadras poliesportivas, parquinhos infantis e quiosques diversos. Dica: é um ótimo lugar para fazer um piquenique no meio da tarde!

O Parque das Acácias fica na Avenida Claricinda Alves Resende, nº 515, no Flamboyant. Ele funciona diariamente, das 6h às 22h.

Museu do Zebu 

A gente já mencionou brevemente a importância gigante que Uberaba tem na agropecuária do Sudeste, principalmente por causa das excepcionais criações de Zebu, um tipo de gado bovino.

E é claro que uma parte tão marcante da economia da cidade merece uma homenagem especial: o Museu do Zebu tem um acervo que explora a trajetória da espécie no Brasil desde que foi importada por criadores pela primeira vez, no século 19. Além de peças de couro, você verá também fotografias, documentos históricos, livros e ferramentas utilizadas no dia a dia das fazendas. Vale mencionar que esse é um lugar bem especial, já que é o único museu do mundo dedicado a essa variedade de gado.

O Museu do Zebu fica na Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, nº 110, bloco 22 do Parque Fernando Costa. O funcionamento é de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30.

Parque Municipal Mata do Ipê 

Passarinho de penugem amarela, marrom e branca. Ele tem um bico de formato pontiagudo e olhos pequenos, e está pousado em uma haste de metal

O nome do Parque Municipal Mata do Ipê já diz bastante coisa: ele é, de fato, um pedacinho da mata no coração de Uberaba.

Com uma vegetação rica e preservada, o parque tem também uma fauna própria que inclui várias espécies de patos, pavões, tartarugas, aves e peixes. É uma área de lazer de 35 mil m² repletos de natureza! Aqui, o rolê é se deixar levar pelas trilhas, apreciar a atmosfera de tranquilidade e se sentar em algum dos banquinhos para observar os animais. Também dá para tirar fotos ótimas!

O Parque Mata do Ipê fica na Avenida Guilherme Ferreira, nº 1443, bairro de São Benedito.

Museu de Arte Decorativa – MADA 

Se você adora um rolê cult, vai amar conhecer o Museu de Arte Decorativa (MADA).

Localizado em um lindo casarão de uma fazenda erguida em 1916, o MADA já vale a visita só pela beleza da construção e da mobília antiga impecavelmente preservada. Além disso, o acervo inclui mais de 100 itens que preservam a memória da história doméstica do interior de Minas Gerais. É uma coleção fantástica de porcelanas, artigos da família que habitava o casarão, pinturas em tela, objetos de decoração e muitos outros itens. O destaque vai para a incrível curadoria de obras do artista visual José Maria dos Reis Júnior.

O Museu de Arte Decorativa fica na Rua Maria de Lourdes Melo Coli, nº 30. Funciona de terça a sexta, das 12h às 18h, e das 8h às 12h no sábado.

Mercado Municipal de Uberaba 

Viajar é sempre mais legal quando você pode levar para casa um pedacinho do destino visitado, não é mesmo?

E se você quiser encontrar lembrancinhas incríveis e mais uma variedade quase infinita de produtos artesanais, não deixe de passar no Mercado Municipal de Uberaba. Construído em 1922, o lugar continua sendo um dos centros comerciais mais importantes da cidade. É o passeio perfeito para quem curte fazer comprinhas!

Além de peças de artesanato, o Mercado Municipal tem todas aquelas maravilhas que você só acha em uma feira popular: frutas, verduras, pescados, queijos, doces, temperos, geleias e várias outras iguarias da típica culinária mineira.

Vai um docinho de leite artesanal aí?

O Mercado Municipal de Uberaba está na Praça Manoel Terra, s/nº, no Centro. Ele fica aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h, e das 6h às 12h no domingo.

Ah! E já que estamos no assunto, aqui tem um conteúdo exclusivo sobre os maiores mercados municipais do Brasil, pra você aproveitar em seus próximos passeios.

Igreja Santa Rita – Museu de Arte Sacra 

Não dá para falar do interior de Minas Gerais sem lembrar dos vários elementos culturais expressivos nascidos da fé católica. Entre eles, está o barroco mineiro, estilo arquitetônico que dominou as construções religiosas erguidas no estado até o século 19. Inclusive, Ouro Preto e Diamantina são outros dois destinos mineiros que enchem os olhos dos amantes do turismo cultural e histórico.

E na Igreja Santa Rita, construída em 1854, você encontrará uma bela manifestação dessa escola artística. A fachada branca com telhadinhos vermelhos é tão perfeita que parece saída de uma casa de boneca. Além disso, a igreja abriga o Museu de Arte Sacra, cuja exibição é uma verdadeira aula sobre a história do catolicismo em Minas Gerais.

O acervo inclui estátuas, quadros, vestes sacras, mobiliário e muitos outros itens que carregam décadas e até mesmo séculos de bagagem cultural. 

E se quiser conferir isso tudo de perto, dá até para fazer mais de um passeio no dia: a Igreja Santa Rita fica na mesma praça do Mercado Municipal de Uberaba, a Manoel Terra. Ela fica aberta ao público de terça a sexta, das 12h às 18h, e das 8h às 12h nos fins de semana.

Igreja São Domingos 

Fachada da Igreja São Domingos, feita com blocos de pedra, em várias tonalidades de marrom. As janelas e portas são alongadas e arredondadas nas pontas.

Acredite: não vai ser nada repetitivo visitar a Igreja São Domingos depois de conhecer a Igreja Santa Rita. 

Aliás, a diferença entre os dois templos é chocante logo de cara: ao contrário das outras igrejas mineiras, a São Domingos não tem estilo barroco. Ela carrega uma estética neogótica, com planta em formato de cruz e fachada de pedras escuras, que nem os templos bizantinos. 

A igreja foge tanto ao comum que vai te fazer se sentir como se alguém tivesse te teletransportado para a Inglaterra! Aliás, muitos dos materiais usados em sua construção, que terminou em 1914, foram trazidos diretamente da Europa. Vale a pena apreciar a beleza peculiar do templo e, quem sabe, assistir a uma das missas.

A Igreja São Domingos fica na Rua Lauro Borges, nº 272. Ela está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, com uma pausa para o almoço que vai de 11h a 13h.

Cachoeira do Vale Encantado 

Cadê os fãs do ecoturismo?

Agora é a hora que todo amante das trilhas estava esperando: assim como muitas outras cidades do interior de Minas Gerais, a exemplo de São João Del Rei, Catas Altas e São Roque de Minas, Uberaba também tem algumas cachoeiras maravilhosas.

Aproveite um dia de calor para visitar a Cachoeira do Vale Encantado, que é uma das queridinhas da região. Com uma queda d’água de 15 metros de altura, a cascata fica em meio a uma área de mata nativa e tem um poço bem rasinho. É um passeio bem legal para quem está viajando com idosos ou crianças!

Além disso, o local tem toda uma estrutura bem organizada, com banheiros, espaço para acampar e restaurante. Se você quiser, pode até praticar rapel nos paredões de pedra!

O acesso à Cachoeira do Vale Encantado é pela estrada LMG-798 e ela pode ser visitada todos os dias, das 8h às 18h. Para entrar, é preciso pagar uma taxa de R$ 10,00.

Primeira Cachoeira de Peirópolis 

Lembra de quando falamos sobre o Museu dos Dinossauros, no distrito de Peirópolis?

Pois bem, quando for visitá-lo, dê uma esticada no passeio para conhecer também a Primeira Cachoeira de Peirópolis. Apesar de ter uma queda d’água modesta, o local é envolto por uma atmosfera sossegada muito agradável, perfeita para quem busca um momento de tranquilidade em meio à natureza.

Prepare as malas para um super passeio em Uberaba! 

E aí, deu para sacar como a diversidade de passeios em Uberaba é incrível?

Seja qual for a sua vibe e o seu tipo de programa favorito, uma coisa é certa: Uberaba tem um rolê perfeito para você. Essa é uma cidade que promete encantar viajantes dos mais variados perfis, com diversão garantida para todo mundo. Agora é arrumar as malas, comprar suas passagens e partir para vivenciar as experiências que só uma das cidades mais apaixonantes de Minas Gerais pode te oferecer!

Diz para a gente nos comentários: qual foi a atração aqui da lista que mais chamou a sua atenção?

Ah, e se você quiser conhecer mais destinos tão maravilhosos quanto Uberaba, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Eles estão todos cheios de dicas tão valiosas quanto as que você acabou de ler!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem