Se você já acompanhou outros posts nossos aqui no Tô de Passagem, deve ter percebido que temos muitos conteúdos especiais sobre cidades do Ceará.
É que além de sua natureza vibrante, que vai das lindas praias de Fortaleza até as serras de Ipu e os lençóis de Paracuru, o território cearense guarda uma bagagem histórica e artística preciosa. E você terá a oportunidade de conhecer esse repertório incrível na simpática cidade de Sobral.
Terra natal do cantor Belchior, Sobral conta com uma variedade incrível de rolês culturais. É também uma cidade marcada por alguns acontecimentos curiosos: ela foi parte importante do motivo pelo qual o físico alemão Albert Einstein começou a ganhar sua fama. Aham, isso mesmo que você acabou de ler.
Quer entender essa história direito? Então é só continuar por aqui, que estamos prestes a te explicar isso e muito mais. Neste post, vamos te dar as melhores dicas sobre o que fazer em Sobral, para que você possa aproveitar tudo que esse destino único tem a te oferecer.
De agora em diante, você vai descobrir mais sobre:
Qual a melhor época para visitar Sobral?
O que fazer em Sobral: atrativos turísticos para conhecer
Escola de Música Maestro José Wilson Brasil
Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras
Festividades e eventos em Sobral
Encontro de Bois e Reisados de Sobral
Semana de Artes Cênicas em Sobral
O interior cearense também tem muito a oferecer, bora conhecer Sobral?
Onde fica Sobral?
Maior centro urbano da porção noroeste do Ceará, Sobral floresceu juntinho das margens do Rio Acaraú e da exuberante Serra da Meruoca.
Nosso destino de hoje ostenta uma localização privilegiada, bem no meio do caminho entre duas metrópoles importantes: fica a 235 quilômetros de Fortaleza e a 360 quilômetros de Teresina. E esse é apenas um dos muitos motivos pelos quais Sobral tem uma relevância econômica e cultural tão expressiva. Não à toa, ela ganhou o título de capital regional (apesar de não ser a sede administrativa do estado, é o segundo município mais desenvolvido de todo o Ceará).
Por causa da qualidade de vida diferenciada dos habitantes e da excelente infraestrutura urbana, Sobral é muito procurada como local de moradia. Além disso, sua cena cultural rica e as variadas opções de entretenimento atraem anualmente uma grande quantidade de turistas, que costumam se apaixonar pela cidade. E você está prestes a descobrir o porquê!
Como chegar em Sobral?
Apesar de abrigar um aeroporto regional, o Aeródromo Público Coronel Virgílio Távora, Sobral ainda não recebe muitos voos comerciais.
Por isso, os visitantes que escolhem voar geralmente aterrissam no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e completam o trajeto por via terrestre. O acesso é feito pela BR-222, que também é responsável por conectar o Ceará com outros estados do Nordeste, como Maranhão e Piauí. Então você pode esperar um caminho tranquilo, por vias pavimentadas e bem estruturadas.
Para quem quer garantir um percurso livre de preocupações – e sem toda aquela burocracia envolvida no aluguel de um veículo –, a melhor forma de chegar até Sobral é viajando de ônibus.
As rotas disponíveis são bem variadas e estão disponíveis quase todos os dias, partindo tanto de Fortaleza quanto de cidades situadas em outros estados. Por isso, o ônibus para Sobral costuma ser a opção mais prática e econômica para os visitantes que moram longe. E cá entre nós, não tem nada melhor do que viajar barato, né?
Para ter uma noção melhor das distâncias, confira aqui o tempo de estrada até Sobral partindo de alguns municípios conhecidos:
Fortaleza: 4h40
Teresina: 6h40
São Luís: 14h
Brasília: 1 dia e 19h
Se quiser conhecer algumas possibilidades para a sua viagem, aproveite para dar uma olhada nas passagens de ônibus para Sobral. Aliás, que tal aproveitar para dar um pulinho na capital cearense? Caso tenha curtido a ideia, confira também as passagens para Fortaleza.
Qual a melhor época para visitar Sobral?
O clima de Sobral é marcado pelo calor constante, como na maior parte do interior do Ceará.
A temperatura varia pouco ao longo do ano: ela dificilmente fica abaixo dos 25ºC ou acima dos 34ºC. Então a boa notícia é que dá para visitar Sobral em qualquer época. Mas se você prefere fugir do auge do calor, tente evitar o período entre setembro e dezembro. Aliás, caso você goste de destinos mais fresquinhos e cheios de paisagens cinematográficas, talvez curta a vibe de Guaramiranga, cidade conhecida como a “Suíça Cearense”.
Em Sobral, a maior parte dos atrativos turísticos fica dentro do perímetro urbano, o que facilita a locomoção. Nos meses de chuva, entretanto, é possível que o deslocamento pela cidade se torne um pouco mais trabalhoso. Estamos falando do período entre fevereiro e abril, em que os índices pluviométricos costumam ficar elevados.
Para quem quer aproveitar temperaturas amenas e escapar das chuvas ao mesmo tempo, aqui vai a dica de ouro: a melhor época para visitar Sobral é entre maio e julho. Por causa das condições climáticas moderadas, esse é o período perfeito para quem deseja curtir todas as atrações da cidade sem se preocupar com a previsão do tempo.
O que fazer em Sobral: atrativos turísticos para conhecer
Agora que você já sabe como planejar direitinho os detalhes da sua viagem, é hora de montar o roteiro perfeito.
Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista dos melhores pontos turísticos de Sobral, lugares que são verdadeiras paradas obrigatórias para quem visita a cidade. E pode acreditar: tem rolês legais para viajantes dos mais diversos perfis, então pode se preparar para ir anotando os seus favoritos.
E aí, tudo pronto? Então vamos nessa, que nossa tour por Sobral está prestes a começar!
Theatro São João
Nada melhor do que começar a conhecer Sobral por uma de suas construções mais antigas, o lindo Theatro São João.
Erguido em 1880, ele é um verdadeiro tesouro arquitetônico, já que ainda preserva a beleza da época em que foi construído. A estrutura de inspiração neoclássica com palco em estilo italiano foi baseada nas grandes construções europeias do século 19. Não à toa, foi tombada como patrimônio estadual pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além de apreciar os detalhes do prédio, vale a pena conferir a agenda para saber o que está rolando no palco, que recebe regularmente peças teatrais, shows, apresentações de comédia e muito mais.
O Theatro São João fica na Praça São João, nº 156, no Centro.
Museu Dom José
Você sabe o que é numismática? Não? Pois a visita ao Museu Dom José é a oportunidade perfeita para descobrir!
Assim como o Theatro São João, ele é uma relíquia histórica do século 19. O imponente sobrado de estilo imperial abrigou o Palácio Episcopal Dom José até a década de 1960. Quando passou a funcionar como museu, ganhou destaque rapidamente por causa do rico acervo de mais de 30 mil itens. Além de obras de arte sacra, estão em exibição armas antigas, peças de porcelana e cristal, mobiliário e muito mais.
O destaque vai para a impressionante coleção numismática, isto é, para as mais de 20.000 moedas antigas que conduzem os visitantes por um verdadeiro mergulho na história do dinheiro.
Curtiu? Então visite o museu na Avenida Dom José, nº 878, bairro de Dom José. Ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e das 8h às 12h durante os fins de semana.
Igreja da Sé
Também conhecida como Catedral de Sobral, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (ou só Igreja da Sé, para os íntimos) é o templo mais importante da cidade.
Responsável por reunir dezenas de fiéis todos os dias, a igreja é a sede da Diocese de Sobral. Além de ter toda essa relevância religiosa, ela também é um ponto turístico imperdível para quem curte história e arquitetura. Afinal, a construção que você terá a oportunidade de conhecer foi erguida em 1778 e chama atenção pela linda fachada com arco de pedraria trazido de Portugal.
Para conferir de perto a Igreja da Sé, vá até a Rua Galdino Goldin, nº 52.
Casa da Cultura
Pertinho do Museu Dom José, você vai encontrar um dos espaços culturais mais importantes de Sobral, a Casa da Cultura de Sobral.
O prédio que abriga a instituição é dono de uma história secular: ele foi construído em 1858 e durante muitas décadas serviu como moradia para a tradicional família Figueiredo. Desde então, passou por uma reconstrução total, em 1897, e outra parcial, na década de 1990. Apesar de ter sofrido algumas mudanças, o lugar preserva as charmosas linhas arquitetônicas de sua versão original.
Hoje, o antigo “Solar dos Figueiredos” funciona como sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral. Além de receber exposições em suas galerias, a Casa da Cultura disponibiliza atividades como exibição de filmes e realização de oficinas artísticas.
O endereço é Avenida Dom José, nº 881, bairro de Dom José. O funcionamento, de terça a sexta, vai de 8h às 12h e de 14h às 21h. No sábado, vai de 17h às 21h.
Museu do Eclipse
Lembra que ali na introdução a gente te deixou na curiosidade sobre a relação entre o município de Sobral e o trabalho do cientista Albert Einstein?
Pois bem, acabou a espera. Pode se sentar que lá vem história. Na manhã do dia 29 de maio de 1919, Sobral amanheceu com uma atmosfera diferente. Durante alguns minutos, o sol que iluminava a cidade ficou encoberto por um grande círculo escuro – que era, na verdade, a lua –.
Os sobralenses estavam entre o fascínio e o medo. Enquanto isso, no centro da cidade, um grupo de astrônomos brasileiros e britânicos se empolgava com a observação do eclipse solar. Afinal, o fenômeno era a comprovação definitiva da teoria da relatividade geral, proposta por Einstein alguns anos antes. Embora o físico não estivesse presente na ocasião, o momento foi um divisor de águas para a carreira dele e para as ciências da natureza como um todo.
Em 1999, para comemorar os 80 anos do eclipse de Sobral, nasceu o Museu do Eclipse. Nele, além de aprender mais sobre a movimentação dos astros, você terá a oportunidade de ver alguns dos instrumentos usados pelos cientistas na observação do fenômeno, fotos originais da ocasião e até um telescópio de verdade. É um rolê que une ciência e história!
O Museu do Eclipse fica na Rua Coronel Rangel (Praça do Patrocínio), s/nº, no Centro. Funciona de 8h às 11h30 e de 14h30 às 21h de terça a sexta. No sábado, de 8h às 12h e de 18h às 21h. No domingo, o funcionamento vai de 8h às 12h.
Casa do Capitão Mor
A Casa do Capitão Mor é praticamente um símbolo do nascimento de Sobral.
A charmosa estrutura colorida remonta ao ano de 1772 e faz parte do primeiro núcleo urbano da cidade. Considerada umas das construções mais antigas da região do Vale do Acaraú, ela é responsável por preservar a arquitetura e os saberes técnicos de sua época. Só de observar a aparência da casa, a sensação é de estar viajando no tempo. No interior, você vai encontrar uma exposição permanente que conta a história da formação de Sobral desde os primórdios e reúne uma seleção de preciosidades arqueológicas.
O endereço é Rua Randal Pompeu, nº 145, Centro. As visitas precisam ser agendadas mandando uma mensagem para casadocapitaomor.sobral@gmail.com. Elas ocorrem de terça a sexta, das 8h às 12h e das 15h às 19h, e no sábado, de 8h às 12h.
Escola de Música Maestro José Wilson Brasil
Desde sua fundação, em 1997, a Escola de Música Maestro José Wilson Brasil é uma referência estadual na formação de artistas.
Apesar de estar situada em uma construção do final do século 19 tombada como patrimônio pelo IPHAN, a instituição tem uma estrutura interna bem equipada com tecnologia de ponta. Tudo isso é voltado para os 23 cursos de modalidades musicais diversas que atendem principalmente os estudantes da rede pública de Sobral e imediações. Além do ensino de excelência, o espaço proporciona atividades como palestras, oficinas, mostras musicais e outros eventos. Não deixe de conferir a programação no perfil oficial da escola no Instagram!
A Escola de Música Maestro José Wilson Brasil fica na Avenida Dom José, nº 1126. Ela funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 21h.
Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras é outro prédio que chama atenção em meio aos lindos casarões do centro histórico.
Sua imponente fachada cheia de detalhes desenhados em branco é um exemplar único da tendência conhecida como ecletismo arquitetônico. Construída em 1926, a estrutura se inspirou nas construções europeias – mas carrega vários toques únicos de charme brasileiro –. Além de ser belíssimo, o Palácio oferece aulas de várias línguas, incluindo inglês, espanhol e LIBRAS, e também ensina informática. A agenda inclui ainda eventos como palestras em idiomas estrangeiros e outras ocasiões perfeitas para praticar escuta e conversação. E aí, que tal aproveitar sua estadia em Sobral para treinar um pouquinho de inglês?
O endereço do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras é Rua Coronel Rangel, nº 55, Centro. Ele abre de segunda a sexta, das 7h às 22h, com intervalo das 11h às 13h.
Festividades e eventos em Sobral
Até aqui, você com certeza já percebeu que Sobral está cheia de opções incríveis para quem curte arte, ciência e história.
Se isso já foi suficiente para te fazer se apaixonar pela cidade, prepare-se: dependendo da época da sua estadia, seu roteiro pode ficar ainda mais rico. É que além dos pontos turísticos que mencionamos, Sobral tem uma agenda repleta de eventos interessantes e festividades que carregam uma carga cultural fantástica. Abaixo, a gente te conta um pouco sobre os mais famosos.
Encontro de Bois e Reisados de Sobral
Ao andar pelas ruas de Sobral durante o mês de janeiro, você vai ouvir uma cantoria mais ou menos assim: “ô de casa, ô de fora, é manjerona é quem tá aí, é o cravo, é a rosa, é a flor do bugari…”
Essa é uma das toadas típicas do Encontro de Bois e Reisados de Sobral, um dos mais importantes patrimônios culturais sobralenses. A festa reúne elementos de duas tradições diferentes: a brincadeira de Bumba meu boi e o Reisado dos Caretas. Além de shows e outras exibições artísticas, a agenda inclui o circuito de apresentações de vários grupos de Bumba meu boi, que ocorrem em pontos diversos da cidade. Tudo isso, é claro, é embalado por muita música e dança.
O Encontro de Bois e Reisados de Sobral começa no dia 06 de janeiro (Dia de Reis) e costuma se estender até a metade do mês.
Semana de Artes Cênicas de Sobral
No mês de março, o palco do Theatro São João fica particularmente agitado.
Afinal, é a época da Semana de Artes Cênicas de Sobral, uma iniciativa criada pela Secretaria de Cultura e Turismo para celebrar em grande estilo a data conhecida como Dia Mundial do Teatro e Dia do Circo (27 de março). Durante o evento, a icônica casa de espetáculos recebe apresentações voltadas para públicos diversos, com uma agenda super rica e acesso gratuito.
A programação costuma rolar desde o dia 22 de março até o dia 26 ou 27. Se estiver em Sobral nesse período, não deixe de assistir a alguma das peças!
Festival de Quadrilhas
Assim como em muitas outras cidades do Nordeste, o mês de junho é um dos mais importantes para a agenda cultural de Sobral.
Afinal, essa é a época das festas juninas, que enchem o município de bandeirolas coloridas, forró, comidas deliciosas e uma animação contagiante. É também o período de realização do tradicional Festival de Quadrilhas, que ocorre desde 1997 e mobiliza grupos de dançarinos, sobralenses apaixonados pela brincadeira e, é claro, muitos turistas. Além de curtir o arraiá e torcer pelo seu grupo de quadrilha favorito, que tal arriscar alguns passos ao som da sanfona?
O Festival de Quadrilhas geralmente é celebrado na Praça São João e acontece sempre nas proximidades dos dias 24 e 25 de junho.
O interior cearense também tem muito a oferecer, bora conhecer Sobral?
Já deu para perceber que visitar Sobral é uma experiência única, não é mesmo?
Durante a sua viagem, você poderá conferir de perto tudo que faz da cidade uma referência tão importante na preservação da história, da ciência e da cultura brasileira. Entre as tours por museus, as observações astronômicas e as visitas a construções seculares, não deixe de parar por alguns instantes para simplesmente observar o charme das ruas de Sobral. Afinal, você não vai encontrá-lo em nenhum outro lugar.
E aí, curtiu a leitura? Se você gosta de viajar e está sempre atrás de informações capazes de deixar suas aventuras ainda mais inesquecíveis, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles estão cheios de dicas valiosas para quem adora cair na estrada!