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Reembolso de passagem de ônibus: um guia completo para viajantes

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Viajar é um direito de todos, e a gente sabe bem que tirar férias para descansar e se divertir é sempre ótimo para renovar os ares, não é mesmo? E quando você decide viajar de ônibus, além de chegar em lugares onde o avião não chega, você ainda aproveita pra economizar uma graninha e conhecer cada vez mais lugares.

Porém, algumas vezes, você pode se deparar com a necessidade de pedir reembolso de sua passagem por motivos diversos.

Isso, sem dúvidas, está no seu direito como viajante, então é necessário saber o que fazer nesses casos.

Às vezes, podemos achar que se comprou, “já era”, mas não é bem assim!

Viajar de ônibus é confiável, por isso, você deve entender o que pode fazer caso tenha algum imprevisto.

E para ajudar você, viajante, listamos o que precisa saber para ficar por dentro dos seus direitos quando for viajar de ônibus:

Direitos do consumidor: Entenda seus direitos ao pedir o reembolso de passagens 

Passo a passo para o cancelamento ou remarcação online de passagens de ônibus 

Multas: Processo de cancelamento de passagem de ônibus 

Como funciona a transferência de passagens? 

Perdeu o embarque? Orientações para lidar com essa situação 

Atraso da companhia: Consequências e procedimentos para passageiros 

Escolha a melhor opção: Reembolso ou transferência

Dicas extras para lidar com reembolso de passagem de ônibus 

Direitos do consumidor: Entenda seus direitos ao pedir o reembolso de passagens

O que muitos não sabem, é que o transporte rodoviário é fiscalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, conhecida também como ANTT. Essa Agência é responsável pela regulamentação dos direitos e deveres dos passageiros.

Ao fazer uma viagem de ônibus, é de extrema importância que você saiba todos os seus direitos antes de embarcar.

Sabemos que imprevistos acontecem com qualquer pessoa, então relaxa, porque seu reembolso de passagem é um direito!

É sim possível obter o reembolso da sua passagem no caso de desistência, desde que ela seja comunicada com até 3 horas de antecedência em relação ao horário da partida do ônibus.

Seja uma viagem sozinho, a dois ou com crianças, o reembolso das passagens pode acontecer, mas sempre fique atento às regras para, também, cumprir seus deveres como passageiro de ônibus!

Passo a passo para o cancelamento ou remarcação online de passagens de ônibus 

Homem jovem, de óculos de grau e camisa verde, sentado e concentrado em seu laptop.

Existem procedimentos diferentres a depender da plataforma que você usou para comprar suas passagens, mas para te dar uma noção de como lidar, vamos acompanhar o passo a passo com a ClickBus,  que além de seguro, é bastante ágil: 

  • Basta acessar o seu pedido em “Meus pedidos”, escolher a opção “Cancelar pedido” e confirmar por e-mail. Fora passagens das empresas Progresso Recife, Cruzeiro e Transaquino, que para cancelar você precisa ligar para 0800 766 9000 ou ir no balcão de atendimento deles, no prazo de até 3 horas antes da viagem.

Inclusive, caso você ainda não conheça a ClickBus, aqui tem um conteúdo bem completo falando sobre a confiabilidade da ClickBus e quão fácil pode ser comprar passagens online.  

Multas: Processo de cancelamento de passagem de ônibus 

Como mencionamos, você, como viajante, possui direito de pedir o estorno do valor da sua passagem, mas existem regras a serem seguidas.

Esse direito está previsto na no Art. 6º, XXIII, Resolução ANTT nº 1.383 de 29/03/2006.

Caso você desista da viagem, a empresa tem 30 dias para reembolsar o valor, com a possibilidade de uma multa de até 5% do preço da passagem.

E claro, se existem direitos, existem os deveres. Passageiro, você possui o dever de avisar à empresa de ônibus com antecedência mínima de 3 horas em relação ao horário de partida constante no bilhete. Caso o consumidor não avise dentro desse prazo, perde o valor pago pela sua passagem.

Como funciona a transferência de passagens? 

Agora, caso queira alterar sua passagem, você precisa seguir algumas regrinhas:

  • O preço da nova passagem precisa ser igual ao da que você comprou;
  • O pedido tem que ter uma passagem só, com apenas um trecho;
  • Nao podemos alterar a mesmo passagem duas vezes, mesmo que você tenha alterado a primeira vez no guichê;
  • Não é possível alterar passagens ClickOferta, compradas com uso de algum cupom ou com desconto de benefício estudante.

Mas atenção, viajante! Se precisar mudar a data ou horário, é possível fazer isso até 3 horas antes do embarque, desde que a empresa parceira permita. Além disso, algumas empresas de ônibus não permitem o cancelamento da passagem depois da alteração.

Para fazer sua alteração, siga o passo a passo:

  • Acesse a lista de viações parceiras e verifique se a empresa com a qual você vai viajar está lá
  • Acesse o seu pedido usando e-mail, CPF ou código do pedido (composto por 8 letras ou números, você acha ele no e-mail de confirmação da compra)
  • Clique em “Alterar viagem”
  • Escolha nova data, horário e assento
  • Confirme e verifique no seu e-mail se as informações estão corretas.

Caso queira mais detalhes, confira como alterar a passagem pela ClickBus e tire suas dúvidas!

Perdeu o embarque? Orientações para lidar com essa situação

Jovem mulher de casaco rosa e mala verde aguardando em uma rodoviária.

Perder o embarque é muito frustrante, mas não é o fim do mundo! 

Apesar de tanto planejamento, imprevistos acontecem. Porém, você não precisa se preocupar.

A lei assegura para quem viaja de ônibus intermunicipal ou interestadual a possibilidade de cancelar a viagem ou mudar a data e o horário.

Logo, se você chegou atrasado na rodoviária, não entre em pânico. Apenas dirija-se até o guichê da viação correspondente da passagem e informe o ocorrido, sempre exibindo os seus documentos e passagem comprada. Assim, poderão remarcar para o novo dia e horário que for melhor para você.

Atenção, passageiro: verifique os detalhes da sua viagem, se é interestadual ou intermunicipal.

Viagem interestadual: Se você perdeu o embarque (faltando menos de três horas para a viagem), será necessário pagar uma taxa de até 20% do valor da passagem para adquirir uma nova. Se a nova passagem for para um ônibus, assento ou destino diferentes, a diferença de valor será cobrada. A passagem poderá ser remarcada por até um ano a partir da data da primeira emissão. Não há reembolso para quem perde o ônibus, apenas o direito à remarcação por até um ano.

Viagem intermunicipal: Neste caso, reagendar a viagem não é uma garantia. Para resolver esta questão, você deverá entrar em contato com a viação para verificar quais alternativas eles possuem para este tipo de problema. A política pode mudar de empresa para empresa.

E se quiser aproveitar o embalo, fique por dentro das opções de ônibus que você pode viajar!

Atraso da companhia: Consequências e procedimentos para passageiros 

Homem, vestido socialmente, sentado em um banco de madeira, com uma mão no rosto, indicando exaustão, e outra mão na alça de sua mala de viagem.

Caso o atraso seja da companhia de ônibus que você contratou, seja do ponto inicial ou de uma parada, de mais de uma hora, você pode optar por seguir viagem em outra transportadora que ofereça serviços equivalentes e para o mesmo destino. Caso desista da viagem, você pode escolher receber, imediatamente, o valor da passagem de volta.

Se o atraso na viagem ultrapassar três horas, por motivo de responsabilidade da transportadora, a alimentação para todos os passageiros será providenciada.

E caso constatem a impossibilidade de continuação da viagem no mesmo dia, a companhia de ônibus deverá providenciar, também, hospedagem para os viajantes.

Escolha a melhor opção: Reembolso ou transferência 

Seja qual for o motivo para você não ter viajado na data prevista do bilhete, você pode exigir seu reembolso (conforme regras já citadas) ou então solicitar a transferência da sua passagem para outra data.

Avalie a situação e escolha o melhor para você.

Ao fazer o reembolso da sua passagem, você solicita o estorno do seu dinheiro, ou seja, não terá mais o bilhete.

Se fizer a solicitação de transferência, seja de data, local e entre outros, você apenas estará mudando, de certa maneira, a sua passagem. Fique atento, pois adições serão cobradas caso necessário.

Dicas extras para lidar com reembolso de passagem de ônibus 

Fazendo a sua compra de passagem pela internet ou fisicamente, seu direito permanece.

O que você, como viajante, deve fazer para evitar transtornos é se preparar para sua viagem. Seja através de aplicativos de organização, lendo dicas sobre o que precisa ter na sua bagagem ou até mesmo conferindo sua rota de ônibus, qualquer cuidado é bem-vindo e necessário.

Apesar de tanta preparação, como já dissemos, imprevistos acontecem. Então se acalme, porque tudo tem uma solução!

E para lidar com o processo, que pode ser cansativo para alguns, se atente:

  • Mantenha com você seus documentos e comprovantes de compra de passagem
  • Antes de comprar seu bilhete, leia as instruções em caso de reembolso da companhia contratada
  • Caso as datas ofertadas de reembolso da empresa não forem ideais para você, não esqueça que pode optar pelo cancelamento.

Caso tenha aproveitado as dicas, fique atento no Tô de Passagem para ficar por dentro do mundo das viagens!

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