Nova Petrópolis, RS: Um mix de culturas e belezas para visitar

setastdp

Você pode até nunca ter visitado a Serra Gaúcha, mas com certeza já viu por aí alguma imagem da beleza estonteante dessa região. Hoje, vamos te apresentar uma das muitas joias do interior do Rio Grande do Sul: Nova Petrópolis.

A cidade, que é conhecida como “o Jardim da Serra Gaúcha”, tem muito mais do que belos canteiros espalhados pelas ruas. Nova Petrópolis é uma relíquia da colonização alemã, responsável por conservar tradições que se refletem nas construções, na culinária e nas muitas atrações turísticas. É também parte da Rota Romântica do Rio Grande do Sul, o trajeto perfeito para os apaixonados.

Além da bagagem cultural herdada dos germânicos, o município tem aquele clima acolhedor típico das cidades interioranas do Sul do país. É como se fosse uma versão menos conhecida e mais tranquila das badaladas Gramado e Canela, destinos nacionalmente adorados. Ah, tem ainda belezas naturais de tirar o fôlego, cheias de paisagens inesquecíveis.

Gostou? Então fica por aqui que você vai ler sobre:

Onde fica Nova Petrópolis?

Como chegar em Nova Petrópolis? 

Clima em Nova Petrópolis 

Qual a melhor época para visitar Nova Petrópolis? 

Alta temporada 

Baixa temporada

O que fazer em Nova Petrópolis? 

Praça das Flores e Labirinto Verde 

Monumento do Cooperativismo 

Parque do Panelão 

Ninho das Águias 

Parque Esculturas Pedras do Silêncio 

Parque Aldeia do Imigrante 

Cidade Zaandam 

Monte Malakoff 

Malharias de Nova Petrópolis 

Cervejaria Edelbrau 

O que levar para Nova Petrópolis? 

Nova Petrópolis te espera com muitas belezas para mostrar! 

Onde fica Nova Petrópolis?

Nova Petrópolis é uma das partes mais adoráveis do interior do Rio Grande do Sul. Localizada a cerca de 90 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre, a cidadezinha faz fronteira com outros destinos turísticos adorados, como Caxias do Sul e a famosa Gramado. Por esse motivo, é um ótimo lugar para se conhecer no estilo “bate e volta” caso você planeje se hospedar em alguma dessas cidades mais conhecidas.

Os pouco mais de 21 mil habitantes de Nova Petrópolis, chamados de nova-petropolitanos, conservam uma forte herança cultural europeia, fruto dos movimentos imigratórios que trouxeram colonos alemães e italianos para o Brasil no século 19. Aliás, há quem diga que Nova Petrópolis é a terra mais germânica da Serra Gaúcha

Como chegar em Nova Petrópolis? 

Para quem não quer enfrentar a burocracia envolvida no aluguel de um veículo ou prefere não gastar muito com passagens de avião e deseja economizar uma grana para aproveitar mais o rolê, uma boa opção é viajar de ônibus. Essa é, inclusive, uma alternativa bem legal para quem parte de outros estados. Para te ajudar a ter uma noção das distâncias, confira, abaixo, o tempo de estrada até Nova Petrópolis saindo de algumas cidades famosas.

Gramado: 40 minutos

Porto Alegre: 1h30

Florianópolis: 6h30

Blumenau: 7h40

Curitiba: 10h30

Ao chegar, você vai descer no Terminal Rodoviário de Nova Petrópolis, que fica na Avenida 15 de Novembro, nº 1577. Nas proximidades, vai encontrar várias ótimas opções de restaurantes, cafeterias e outros lugares perfeitos para recarregar as energias depois do trajeto. 

Se quiser garantir uma viagem tranquila, aproveite para conferir algumas passagens de ônibus em promoção

Clima em Nova Petrópolis 

Paisagem rural de Nova Petrópolis, composta por uma colina verde arborizada com casas espalhadas entre as áreas de campo. Ao fundo, se estende um bosque.

Em geral, Nova Petrópolis é uma cidade nublada com chuvas relativamente frequentes. As temperaturas podem variar bastante ao longo do ano, mas dificilmente ficam abaixo dos 8ºC ou acima de 28ºC.

Segundo o portal Weather Spark, que monitora condições climáticas de vários lugares ao redor do mundo, a temporada morna em Nova Petrópolis vai de novembro a março. O mês mais quente é janeiro, em que os termômetros atingem facilmente os 26ºC. A temporada fria começa em maio e termina em agosto, sendo julho o mês mais frio de todos, com temperatura média de 17ºC.

Qual a melhor época para visitar Nova Petrópolis? 

Mas, afinal, quando ir a Nova Petrópolis para curtir todas essas atrações que acabamos de te apresentar?

Bem, a boa notícia é que dá para visitar a cidade em qualquer época do ano. A data da sua viagem vai depender muito das suas preferências. Por isso, é importante que você saiba como funcionam as temporadas turísticas em Nova Petrópolis, assunto que a gente te explica melhor aqui embaixo.

Alta temporada 

Assim como Gramado e outras cidades da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis recebe muitos turistas nos meses de junho, julho e agosto. Isso porque essa é a época em que o frio do inverno torna a atmosfera acolhedora da região ainda mais aconchegante. 

Além da influência do fator climático, esse também é um período badalado por causa da agenda cultural de Nova Petrópolis. Nos meses de junho e julho, o município é palco de eventos cativantes, como o Festival de Sabores da Colônia e o Festival Internacional de Folclore. 

Mas também existe uma breve alta temporada nos meses de dezembro e janeiro, em especial por causa das férias escolares e da grande quantidade de viajantes que recorre a Nova Petrópolis como recanto para passar a virada de ano. Essa também é a melhor época para quem deseja aproveitar o calor para curtir as atividades ao ar livre, como o passeio pelo Parque do Panelão.

Baixa temporada 

Nos meses de fevereiro e março, assim como em novembro, você deve encontrar Nova Petrópolis envolta na mais pura pacatez interiorana, sem a presença de muitos turistas. Nesse período, as temperaturas são intermediárias e você consegue fazer a maioria dos rolês da nossa lista com facilidade.

Essa é, aliás, uma boa pedida para quem preza pela economia: nos meses de baixa, os serviços ligados ao turismo, como hospedagem e passeios guiados, tendem a estar mais baratos por conta da baixa demanda.

O que fazer em Nova Petrópolis? 

Agora chegou a hora de conhecer o que Nova Petrópolis pode te oferecer!

Abaixo, vamos te conduzir por uma seleção de atrações e programas que com certeza merecem um lugar no seu roteiro. Com essas sugestões, você terá a oportunidade de aproveitar todas as belezas da cidade, incluindo a rica bagagem cultural e as paisagens estonteantes da serra gaúcha. Vamos lá?

Praça das Flores e Labirinto Verde 

Um labirinto circular cujas paredes são feitas de arbustos. Ao fundo, aparecem araucárias e algumas construções do centro de Nova Petrópolis.

Nada melhor do que começar a conhecer uma cidade interiorana por sua praça central, não é mesmo?

No caso de Nova Petrópolis, é a Praça das Flores, que não leva esse nome por acaso. O lugar é cheio de jardins e canteiros embelezados por flores multicoloridas que garantem um paisagismo impecável durante o ano todo. Além de sentar nos banquinhos espalhados pela praça e apreciar o charme dos arredores, não deixe de visitar a Rua Coberta, espaço que tem lojinhas, cafés e outros estabelecimentos bem legais.

A Praça das Flores é também onde fica o Labirinto Verde, que é formado por ciprestes e garante uma experiência intrigante aos visitantes. O grande desafio é atravessar os caminhos tortuosos e chegar até o centro do labirinto. Será que você consegue?

A praça está localizada na principal via da cidade, a Avenida 15 de Novembro.

Monumento do Cooperativismo 

Sabia que o Sistema de Crédito Corporativo, hoje propagado pelo país inteiro, nasceu em Nova Petrópolis?

Por isso, a cidade é considerada o berço do cooperativismo na América do Sul. Em memória desse feito, foi erguido o Monumento do Cooperativismo. A grande estátua é uma homenagem a uma parte importante da trajetória de Nova Petrópolis, e uma atração super interessante para quem se interessa por aprender mais sobre a história do lugar. Além disso, os jardins dos arredores também são bem bonitos.

O Monumento do Cooperativismo fica na Rua Frederico Michaelsen.

Parque do Panelão 

Se você curte um contato próximo com a natureza, vai adorar conhecer o Parque do Panelão.

É um parque aberto que se destaca por abrigar um trecho de mata preservada em que você pode acampar, fazer trilhas ou simplesmente aproveitar o ar puro e a rica vegetação. Mas o ponto alto do passeio é conhecer a Cascata do Panelão, uma queda d’água que forma um lago perfeito para aquele mergulho.

Para chegar ao Parque do Panelão, basta pegar a BR-116, que faz a união entre Nova Petrópolis e os municípios de Gramado e Canela. É só seguir a sinalização da via e pegar a entrada indicada, mais ou menos no quilômetro 20. 

Ninho das Águias 

Duas pessoas voando de parapente em frente aos montes densamente arborizados da Serra Gaúcha. Ao fundo, aparece o céu parcialmente coberto por nuvens.

Se as belas vistas do Monte Malakoff não foram suficientes para você, pode adicionar mais um ponto imperdível aí no seu roteiro: o Ninho das Águias.

Estamos falando de um mirante localizado a 590 metros de altura, em uma planície que fica bem de frente para algumas das montanhas mais belas da região. Por isso, é um ponto muito procurado pelos praticantes de atividades radicais como paraquedismo e voos de asa-delta e parapente. 

Mesmo se você não quiser arriscar um salto, o Ninho das Águias ainda é o local perfeito para apreciar um belo pôr do sol e aproveitar uma agradável caminhada a céu aberto. Para chegar ao mirante, você deve seguir pela BR-116 e pegar a saída sinalizada no quilômetro 18.

O espaço fica aberto para visitação diariamente, das 8h às 20h, e cobra uma taxa de entrada de R$ 5,00.

Parque Esculturas Pedras do Silêncio 

Se você quiser se aprofundar ainda mais na rica história da colonização alemã no Rio Grande do Sul, não pode deixar de visitar o Parque Esculturas Pedras do Silêncio.

O parque é composto por várias estátuas que preservam a memória da imigração germânica em Nova Petrópolis. Elas representam tradições, personalidades memoráveis e outros aspectos importantes para a história da cidade. Ah, e o paisagismo do local é uma atração à parte, já que as esculturas estão espalhadas entre jardins magníficos.

Para visitar o Parque Esculturas Pedras do Silêncio, vá até a Rua Emílio Dinnebier Filho, nº 500. O espaço funciona de quinta a domingo, das 9h30 às 18h, e os ingressos custam R$ 30,00. 

Parque Aldeia do Imigrante 

Lembra que comentamos sobre a influência dos colonos alemães em Nova Petrópolis?

Pois bem, a melhor forma de conhecer mais sobre essa importante herança cultural é fazendo uma visita ao Parque Aldeia do Imigrante. O espaço de aproximadamente 10 hectares é dedicado inteiramente à preservação dos elementos germânicos que dão o charme especial da região. É um complexo formado por jardins e lindas construções em estilo enxaimel que reproduzem uma antiga vila de colonos.

No Parque Aldeia do Imigrante, você vai encontrar restaurantes, lojinhas de artesanato e muitos outros estabelecimentos com produtos típicos, além de uma infraestrutura bem completa. É o local perfeito para uma tarde relaxante com a família!

O parque funciona todos os dias, das 8h às 17h30, e o ingresso custa R$ 12,00. Ele fica na Avenida 15 de Novembro, nº 1966. 

Cidade Zaandam 

Fileira de casas em estilo holandês, com fachadas estreitas de cores brilhantes, como verde, amarelo, vermelho e azul. Na lateral esquerda, há um moinho de vento.

A cultura alemã que você vai encontrar em Nova Petrópolis é certamente fascinante. Mas que tal explorar também um pedacinho da Holanda no Brasil?

A Cidade Zaandam é um espaço criado por descendentes de neerlandeses com o objetivo de homenagear a presença holandesa no país. É um ambiente bem cenográfico, com casinhas coloridas que vão te fazer se sentir em Amsterdã. Aproveite a oportunidade para fazer uma refeição no restaurante do local e apreciar a boa culinária dos Países Baixos. 

O endereço da Cidade Zaandam é Avenida 15 de Novembro, nº 1057. De domingo a quinta, o local funciona das 9h às 22h. Nas sextas, sábados e feriados, o funcionamento vai até a meia-noite.

Monte Malakoff 

Os visuais que você terá a oportunidade de apreciar durante sua visita ao Monte Malakoff são coisa de cinema.

A formação rochosa composta por grandes paredões é um ponto adorado por visitantes desde que foi descoberta, ainda no século 19. Os arredores do monte oferecem várias opções de rotas para caminhadas ecológicas, com trilhas de todos os níveis de dificuldade. A propósito, se você é fã de adrenalina, esse é um ótimo lugar para praticar escalada.

Embora haja rotas bem tranquilas para chegar ao pico, não é o passeio mais recomendado se você estiver viajando com crianças ou idosos. Para quem decidir embarcar na aventura, a gente garante que a vista lá de cima vale a pena, já que oferece uma visão privilegiada da Serra Gaúcha. Prepare-se para tirar fotos maravilhosas! 

Malharias de Nova Petrópolis 

Como a gente comentou ali em cima, Nova Petrópolis pode atingir temperaturas bem baixas, especialmente durante o inverno. Por isso, assim como outras cidades da Serra Gaúcha, desenvolveu uma sólida tradição de confecção de malhas.

São mais de 100 malharias espalhadas pela cidade, nas quais você vai encontrar peças artesanais de excelente qualidade. Se você agendar sua viagem para o mês de maio, terá a oportunidade de acompanhar um Festmalha, que reúne as principais malharias da região em uma celebração que inclui desfiles, feirinhas e muitas outras atrações.

Para quem visita Nova Petrópolis em outras épocas do ano, a gente recomenda dar uma passadinha na Malharia Imperial, que tem até um museu dedicado à história da malha.

Cervejaria Edelbrau 

Recorte que mostra as mãos de um homem extraindo chope de uma torneira metálica.

Não dá para falar sobre tradição alemã sem mencionar o amor pela cerveja, não é mesmo?

Os fãs da bebida vão se apaixonar pela Cervejaria Edelbrau, uma das mais tradicionais da região. Durante o passeio, você terá a oportunidade de conhecer rótulos artesanais magníficos e aprender um pouco mais sobre a confecção das cervejas alemãs. É o lugar perfeito para terminar a tarde com um happy hour depois de passar o dia turistando. Um brinde a Nova Petrópolis!

Ah! E já que estamos falando disso, aqui nós temos um super conteúdo sobre os melhores destinos para quem ama cerveja. Quem sabe ele não te ajuda a montar o roteiro dos sonhos? 

A Cervejaria Edelbrau funciona todos os dias, das 9h às 18h, e fica na Avenida 15 de Novembro, nº 4024.

O que levar para Nova Petrópolis? 

Se o momento de arrumar as malas costuma te deixar em dúvida, a gente te ajuda!

No caso de Nova Petrópolis, os itens essenciais da sua bagagem podem variar um pouco a depender do mês que você escolher para viajar. Se você for visitar a cidade no meio do ano, lembre-se de caprichar nos agasalhos para aguentar o frio gaúcho. Na verdade, em qualquer que seja a estação, é importante levar um casaquinho para conseguir andar pela cidade à noite sem se arrepiar muito.

Pense também nos passeios que você tem interesse em fazer: caso queira desbravar a natureza de Nova Petrópolis, não se esqueça de fazer aquele checklist básico do ecoturismo: separe sapatos adequados para trilhas, roupas que cubram os braços e as pernas, repelente, protetor solar e garrafinha d’água. Também é interessante levar roupas de banho, afinal, não dá para desperdiçar a chance de se refrescar em alguma cachoeira, não é mesmo?

Por fim, lembre-se de levar a câmera fotográfica ou de reservar um espaço grande na memória do seu celular. Afinal, não faltarão oportunidades de tirar fotos maravilhosas para guardar de recordação ou dar aquela renovada no feed.

Nova Petrópolis te espera com muitas belezas para mostrar! 

Construções de Nova Petrópolis instaladas em meio a fragmentos da mata nativa, em uma colina. Além das casas espalhadas entre as árvores, há uma igreja branca com uma torre.

Depois de tudo isso, você com certeza já se apaixonou por Nova Petrópolis.

E pode acreditar: quando apreciadas de perto, as atrações da nossa lista são ainda mais encantadoras. Nova Petrópolis é um destino capaz de encantar os mais diferentes tipos de viajantes. Você quer a calmaria de longas caminhadas em meio a lindos jardins? Ou prefere a adrenalina de uma trilha e de um voo de asa-delta? Seja qual for a sua escolha, Nova Petrópolis está sempre pronta para te receber!

Se você gostou da leitura, que tal aprender mais sobre outros destinos incríveis? Não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem! Todos eles são cheios de dicas de viagem tão legais quanto as que você acabou de conhecer.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem