Bairros de São Paulo: os melhores e mais famosos para aproveitar

setastdp

Conhecer São Paulo é, com certeza, uma experiência única. 

Afinal, estamos falando da maior metrópole da América Latina, uma cidade gigantesca e marcada pela diversidade cultural, gastronômica, artística e social. Por isso, se você pretende visitar Sampa, pode ir com a certeza de que encontrará passeios e lugares que parecerão feitos especialmente para você.

Mas para curtir sua estadia nessa agitada megalópole da melhor forma, é importante que você conheça os pedaços mais legais dela. Para te ajudar com isso, fizemos um conteúdo mais do que especial: aqui, vamos te conduzir por alguns bairros de São Paulo que estão cheios de rolês incríveis!

Continua lendo que vamos de apresentar:

Melhores bairros de São Paulo 

Bom Retiro 

Barra Funda 

Campos Elíseos 

Consolação 

Ibirapuera 

Liberdade 

Vila Madalena 

Pinheiros 

Mais bairros famosos de SP 

Bixiga 

Ipiranga 

Água Funda 

Jardins 

Moema 

Itaim Bibi 

Pacaembu 

Vila Mariana 

Dicas para visitar os bairros de São Paulo de forma segura 

Com os bairros de São Paulo listados, garanta aquele rolê em SP! 

Melhores bairros de São Paulo 

Mesmo que nunca tenha pisado em São Paulo, você já deve ter ouvido o boato de que é uma cidade “cinza” e “feia”. 

E a gente discorda radicalmente desse tipo de afirmação. Entre os arranha-céus e as avenidas agitadas, a vida metropolitana mostra sua beleza em espaços que respiram arte, parques e praças que enchem a cidade de verde, construções com séculos de bagagem histórica e estabelecimentos tão aconchegantes que parecem abraçar quem entra. Tudo isso, inclusive, a gente te prova nesse conteúdo exclusivo sobre pontos turísticos de São Paulo, ou nesse, com os principais teatros pra você conhecer.

Gostou? Então pode ir se animando, que você vai encontrar tudo isso e muito mais na nossa seleção de melhores bairros da capital. Aliás, se quiser, que tal ir providenciando suas passagens de ônibus para São Paulo? Assim, você garante uma viagem segura sem gastar com passagens aéreas!

Bom Retiro 

Nossa lista de bairros badalados de SP precisava começar com o “Bomra”, apelido carinhoso dado ao Bom Retiro por seus frequentadores. 

Localizado no Centro, o Bom Retiro é conhecido por seu intenso movimento comercial, proporcionado por lojas de roupas, acessórios, tecidos e variedades. Se quiser fazer boas comprinhas, basta dar um rolê pelos arredores do Parque Jardim da Luz – que, aliás, merece uma visita –. Aproveite para visitar a Pinacoteca do Estado, que fica ali na Praça da Luz.

Além de ter ótimos estabelecimentos, esse bairro, que já foi considerado o 25º mais descolado do mundo pela revista Time Out, está cheio de passeios incríveis para quem adora um programa cultural: não deixe de visitar a Oficina Cultural Oswald de Andrade e a Casa do Povo. Dá para conhecer as duas no mesmo dia: ambas ficam na Rua Três Rios. Se quiser, dê uma pausa para fazer um lanche no Café Colombiano, que fica dentro da Oficina Cultural.

Barra Funda

Grupo de pessoas em uma boate. Estão todos olhando para a mesma direção e dançando com as mãos para o alto. A iluminação do espaço tem uma tonalidade azulada.

Na última década, um cantinho especial da Zona Oeste de São Paulo tem ganhado espaço no coração de turistas e locais: é a região de Barra Funda.

Até o século 19, a área era parte de uma grande fazenda. Mais tarde, se tornou um importante ponto de parada para quem estava de passagem, já que abriga o Terminal Rodoviário e uma estação de metrô conectada às linhas ferroviárias. Ultimamente, entretanto, muita gente tem procurado Barra Funda por causa de seus bares, pubs e baladas, especialmente queridos pelo público alternativo. Quer virar a noite em uma festa “diferentona”? Vá ao bar Irregular, que fica na Rua Barra Funda, nº 630.

Também não faltam opções de rolês para quem curte uma pegada mais histórica: o Memorial da América Latina e seu Museu da Inclusão (na Avenida Mário de Andrade) são passeios imperdíveis para unir entretenimento e aprendizado. Para recarregar as energias, passe no restaurante A Baianeira (Rua Dona Elisa, nº 117) e peça um dos generosos sanduíches do cardápio.

Caso você esteja pensando em se hospedar por ali e prefira desembarcar diretamente na região, aqui tem ótimas opções de passagens de ônibus para São Paulo – Barra Funda.

Campos Elíseos 

Juntinho do Bom Retiro e de Barra Funda, você vai encontrar mais uma estrela do Centro: Campos Elíseos. Com excelentes estabelecimentos gastronômicos e espaços culturais, esse é o bairro perfeito para passar uma tarde agradável com a família ou fazer um passeio em casal.

Você pode começar conhecendo o espaço que se dedica a levar a voz da periferia para o coração do Centro, o Museu das Favelas. Além das exposições, que promovem o protagonismo de artistas periféricos, o museu realiza ações educativas e culturais, cursos e oficinas variadas. Se você curte shows e peças teatrais, vale a pena conferir a programação do Teatro Porto (Alameda Barão de Piracicaba, nº 740), que sempre tem espetáculos muito bons em cartaz.

Para ter uma experiência gastronômica daquelas memoráveis, almoce ou jante no AMAZO Cozinha Peruana (Rua Guaianases, nº 1149). Se quiser tomar um cafézinho, passe no Armazém do Campo (Alameda Eduardo Prado, nº 499). De quebra, você ainda ajuda a fortalecer a agricultura orgânica e familiar. 

Consolação 

Você já ouviu falar na famosa Rua Augusta, não é?

Essa grande via, conhecida por sua vida noturna vibrante, nasce no Centro e cruza o bairro da Consolação. Aliás, é nele que fica o Parque Augusta, que tem vários espaços de lazer e uma área verde perfeita para fazer piquenique ou sentar na grama e pegar um sol. 

Ao caminhar pela Consolação, você vai se deparar com muitos casarões antigos belíssimos. Um deles, localizado na Rua da Consolação (nº 1075), abriga a Casa Amarela Quilombo Afroguarany, o primeiro quilombo urbano do Centro de São Paulo. É um espaço cultural dedicado a mobilizar a arte como recurso de mudança social. A programação inclui espetáculos teatrais, workshops, oficinas, cursos de idiomas e muito mais, que você pode conferir no perfil oficial do Instagram.

Se é mais da comédia stand-up, com certeza vai se divertir assistindo a uma das apresentações que rolam no Clube Barbixas de Comédia (Rua Augusta, nº 1129). Pode ir se preparando para dar boas risadas nos shows cômicos em estilo americano, que podem ser acompanhados por bons drinks e aperitivos. Aliás, se você quiser boas opções de lugares para comer e beber à noite, passe no Calçadão Urbanoide (Rua Frei Caneca, nº 1024), um food park gigantesco com bares e lanchonetes para todos os gostos.  

Ibirapuera 

Vista aérea do Parque Ibirapuera, mostra um grande lago com fontes que jogam água para o alto. Ao redor, muitas árvores que cobrem de verde a maior parte da paisagem.

O grande protagonista desse bairro não poderia ser outro: é claro que vamos falar do Parque Ibirapuera!

Pode acreditar quando afirmamos que vale a pena separar pelo menos um turno inteiro para conhecer a imensidão do parque. Afinal, são 1.600.000 m² ricamente arborizados e cortados por pistas para corrida, caminhada e ciclismo. Aliás, alugar uma bike e pedalar pelas lindas áreas verdes do parque é um rolê bem legal.

No interior do “Ibira”, como é carinhosamente chamado o Parque Ibirapuera, você vai encontrar atrações sensacionais, como o belo Pavilhão Japonês, que chama atenção pelo paisagismo composto por jardins e lagos de carpas. Perto do Portão 10, está o Museu Afro Brasil, dono de um acervo sensacional dedicado à memória e à resistência da diáspora africana no Brasil.

Além disso, você não pode deixar de visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que conta com uma exposição fixa e espaços dedicados às exibições rotativas. Tem também um jardim de esculturas sensacional. Ali junto, no disruptivo prédio da Fundação Bienal, você vai encontrar a PÃO, uma padaria artesanal com ótimas opções de comidinhas e cafés para fechar seu passeio pelo Ibirapuera com chave de ouro.

Liberdade 

A paisagem urbana do bairro da Liberdade, por si só, já é considerada por muitos como uma atração imperdível. Você certamente vai se encantar pelas ruas decoradas por arcos torii vermelhos e lanternas circulares, elementos marcantes da beleza dessa que é a maior comunidade japonesa fora da Ásia em todo o mundo.

Para conhecer mais sobre a trajetória da imigração japonesa no Brasil e sobre o desenvolvimento da Liberdade, você pode visitar o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Rua São Joaquim, nº 381), que tem um rico acervo de 97 mil peças. Na mesma rua, fica o Templo Busshinji, pertencente à tradição budista japonesa Sotozenshu. Além de apreciar a beleza arquitetônica da fachada, você pode conhecer o interior durante alguma das cerimônias abertas ao público. Para saber mais, basta acessar o site oficial do templo.

Os melhores dias para conhecer o bairro da Liberdade são, sem dúvidas, sábado e domingo. É quando rola uma feirinha que toma as ruas do bairro com suas barraquinhas cheias de artesanato, artigos tradicionais japoneses e, é claro, comida da melhor qualidade: tem gyoza, azuki, bubble tea e muitas outras iguarias deliciosas. Aliás, a gastronomia é um dos pontos fortes da Liberdade! Para aproveitar o melhor da culinária japonesa, passe no Sushi Lika (Rua dos Estudantes, nº 152). Se você prefere a cozinha coreana, tem o tradicional Portal da Coréia (Rua da Glória, nº 729).

No mais, o rolê na Liberdade é mesmo bater perna pelas ruas, aproveitar a feirinha e conhecer os diversos estabelecimentos espetaculares que funcionam por lá: cafés, lojas de roupas, empórios asiáticos, espaços de karaokê ao estilo japonês e muitos outros lugares compõem a diversidade fantástica do bairro.

Vila Madalena 

Vila Madalena, São Paulo. O bairro tem muitos prédios residenciais com fachadas em cores claras e é muito arborizado. Por trás dos edifícios, aparece o céu azul e sem nuvens.

Frequentemente chamada só de “Vila”, a Vila Madalena é com certeza uma das áreas mais “cool” de São Paulo (e olha que esse é um pódio concorrido!).

A fama boêmia da Vila começou nos anos 1970, quando a vida noturna e a incrível variedade de lojas independentes, cafeterias, restaurantes e instalações artísticas começaram a agitar a região. Você com certeza já viu nas redes sociais alguma imagem dos grafites coloridos do Beco do Batman! Essa é, inclusive, uma parada obrigatória para quem visita o bairro: aproveite os muros cheios de arte para tirar umas fotinhas e renovar o seu feed.

Se você quiser colocar a leitura em dia enquanto aprecia um bom café, vale a pena visitar a Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, que tem ótimos títulos e uma vibe bem aconchegante. Para jantar e almoçar, não faltam opções na fantástica cena gastronômica da Vila Madalena: você pode se deliciar com a comida caseira do Rodó (Rua das Tabocas, nº 109) ou comer um sanduíche no descontraído espaço da Busger (Rua Heitor Penteado, nº 1529). Para fechar com um drink, experimente a famosa caipiroska de manga do Pé de Manga (Rua Arapiraca, nº 152) ou desbrave o extenso menu do Republic Pub (Rua Delfina, nº 110).

Pinheiros 

Muito conhecido por seus bares e bistrôs acolhedores, o bairro de Pinheiros, na Zona Oeste, se destaca por suas opções ecléticas de passeios.

Se você puder passar lá no sábado, terá a oportunidade de fazer um rolê bem diferenciado: conhecer a feirinha de antiguidades que acontece na Praça Benedito Calixto. Enquanto passa pelas barraquinhas cheias de tesouros históricos (vinis antigos, acessórios vintage, artigos de decoração e muitas outras coisas), você ouvirá a música dos artistas de rua e, de quebra, ainda pode aproveitar para fazer um lanche em algum dos muitos foodtrucks. 

Também não faltam opções de rolês culturais: ao caminhar pela Rua Coropé (nº 88), você vai se impressionar imediatamente com a arquitetura futurista do Instituto Tomie Ohtake. Além de abrigar exposições de artes visuais contemporâneas, o espaço tem uma livraria com títulos bem interessantes e também oferece cursos artísticos. Também dá para encontrar muitos shows e exibições maravilhosas na ampla programação do Sesc Pinheiros (Rua Pais Leme, 195).

Quer comer uma coxinha ou um doce entre um rolê e outro? Vale a pena conferir a vitrine linda da Padaria Real (Rua Mateus Grou, nº 282). Se você prefere um bom sorvete feito com ingredientes artesanais, escolha a Frida & Mina Sorveteria (Rua Artur de Azevedo, nº 1147). Para curtir uma música tranquila em um ambiente digno de bistrô parisiense, vá ao Le Jazz Brasserie (Rua dos Pinheiros, nº 254). 

Mais bairros famosos de SP 

Até agora, você já deve ter se apaixonado por muitos dos pontos que destacamos nessas partes fantásticas de São Paulo.

E embora a gente acredite que eles já rendem passeios incríveis, é difícil escolher entre os quase 100 bairros de uma cidade que tem tanto a oferecer. Por isso, além das regiões mais famosas, sobre as quais já falamos, não achamos justo terminar nossa lista sem mencionar alguns outros lugares que também merecem um espacinho no seu roteiro. 

Então se liga: nossa seleção de sugestões dos melhores bairros de São Paulo ainda não acabou!

Bixiga 

Marcado pela forte influência da imigração italiana, o bairro de Bixiga ainda conserva muitas de suas construções seculares.

Vale a pena passear pela Rua dos Ingleses só para observar os lindos casarões espalhados por ela. A paisagem do bairro inclui ainda a Escadaria do Bixiga, ponto famoso que rende ótimas fotos, assim como o Arco da Rua Jandaia. Entre os edifícios mais marcantes do bairro, está o do Museu dos Óculos – que ainda abriga um acervo bem diferente e interessante –. Visite também a Vila Itororó, que tem um centro cultural. 

Por fim, aproveite a grande diversidade de cantinas tradicionais, restaurantes e lanchonetes que você vai encontrar no bairro!

Ipiranga 

Museu do Ipiranga, que é um antigo palácio de arquitetura neoclássica. A fachada amarela ornamentada tem colunas e arcos. Ao redor da construção, canteiros bem cuidados, com gramados, arbustos e árvores decorativas.

Talvez você já tenha desconfiado pelo nome – ou se lembre bem das aulas de história do colégio –, mas sim, é ele mesmo: estamos falando do lugar em que Dom Pedro I proclamou o famoso grito da Independência do Brasil.

Por isso, o bairro de Ipiranga é um marco histórico e um destino indispensável para quem curte aprender sobre a trajetória de formação do país. A parada obrigatória, aqui, é o Parque da Independência, que tem um paisagismo digno da época da realeza. São muitas áreas verdes onde os locais passeiam com seus pets, se reúnem para piqueniques e brincam com as crianças. Também no parque, você poderá visitar o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que fica em um prédio monumental e tem um acervo espetacular.

Água Funda 

O bairro de Água Funda merece a atenção de quem curte contato com a natureza.

Afinal, essa região da Zona Sul está cheia de pequenos refúgios verdes em meio à correria da cidade. São ótimos lugares para visitar se você deseja dar uma desacelerada e esquecer um pouco do ritmo da rotina! Separe uma manhã ou tarde para conferir a beleza do Jardim Botânico de São Paulo, que tem nascentes preservadas, trilhas bem divertidas e, é claro, várias paisagens lindas. 

Próximo ao Jardim Botânico, você vai encontrar o Zoológico de São Paulo, que abriga uma diversidade fascinante de espécies, incluindo algumas que já foram extintas. Também é possível ver os bichinhos circulando soltos no Zoo Safari. Tudo isso faz parte da área chamada de Parque do Estado, que ainda tem outras atrações capazes de encantar a família inteira.

Jardins 

Que tal aprender mais sobre como eram os lares brasileiros nos séculos passados?

Pois é, esse é o tema das inusitadas exposições que você poderá conferir no Museu da Casa Brasileira (MCB). Ele está localizado na extensa região dos Jardins, que na verdade engloba vários bairros: Jardim Europa, Jardim Paulista e Jardim Paulistano. É quase uma cidade! É lá também que está o Museu da Imagem e do Som, outro lugar capaz de proporcionar uma experiência bem diferenciada. Se você gosta mesmo de museus inovadores, visite também o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia), espaço multicultural equipado com um cinema e um bistrô.

Moema 

Ao caminhar pelas belas ruas do pequeno bairro de Moema, você vai perceber que ele é bastante residencial.

Entretanto, a região também é cheia de estabelecimentos sensacionais, incluindo lojas de roupas e acessórios no estilo boutique que vão roubar o coração de quem adora umas comprinhas. Além disso, há muitos restaurantes excelentes, como o indiano ReetNamaste. Para tomar um café “raiz” com um pãozinho na chapa, visite a Padoca de Napoli.

Itaim Bibi 

Grupo de sete pessoas brindando com copos de cerveja. É possível ver as mãos, partes dos antebraços e dos rostos de algumas delas.

Itaim Bibi é um bairro que tem duas “faces”: pela manhã, o movimento é intenso no Parque Mário Pimenta Camargo (conhecido também como Parque do Povo), que tem muitas áreas abertas excelentes para a prática de atividades físicas, pistas de cooper, espaços para jogos de mesa e até um jardim sensitivo.

Quando a noite cai, a região mostra seu lado boêmio. Quer curtir uma vida noturna animada? Conheça os vários pubs e bares de Itaim Bibi, como o Boteco Boa Praça e o Manifesto Bar. Também tem muitos restaurantes de primeira, a exemplo da churrascaria Barbacoa Itaim, do mexicano Si Señor! e da hamburgueria Pão com Carne.

Pacaembu 

Se você curte futebol, com certeza já ouviu falar no Estádio Municipal do Pacaembu.

Pois é, a visita a ele é um dos programas turísticos mais adorados pelos fãs de esportes que vão a São Paulo. No interior do estádio, você ainda pode conhecer o Museu do Futebol, que reúne informações interessantíssimas sobre a história da modalidade no Brasil e homenageia alguns dos maiores futebolistas que já entraram em campo por aqui. Caso você seja mais da literatura, não deixe de visitar a Casa Guilherme de Almeida, que preserva a memória da vida e da obra do escritor e recebe várias palestras e oficinas.

Vila Mariana 

Coladinho no grandioso Parque Ibirapuera, está o charmoso bairro de Vila Mariana, que é muito famoso por sua cena gastronômica. 

De fato, é uma ótima região para quem gosta de comer e beber bem. As opções de estabelecimento são muitas: tem culinária taiwanesa no Mapu Baos e Comidinhas, as cervejas artesanais do Gorilla Beer House e a experiência fofa de tomar um café na companhia de felinos no Gateria Cat Cafe. O bairro também tem ótimas opções para quem procura rolês culturais e entretenimento: não deixe de conferir a programação do Sesc Vila Mariana e do Sampa Comedy Club.

Dicas para visitar os bairros de São Paulo de forma segura 

Uma coisa é fato: circular por uma cidade muito grande é algo que inevitavelmente exige algumas precauções. 

E em São Paulo, não é diferente. Como é um lugar que tem de tudo, o ideal é que você saiba se prevenir contra todo tipo de situação. Para turistar com tranquilidade por essa capital gigantesca, pega as nossas dicas de segurança:

  • Antes de sair da hospedaria, procure os lugares que você pretende visitar em aplicativos de geolocalização (como o Google Maps) e observe os arredores. Assim, você adquire alguma noção de como é a área e não corre tanto risco de se perder.
  • Quando estiver em ambientes públicos, procure ter discrição ao mexer no celular e em outros dispositivos, como câmeras fotográficas. Evite deixá-los à mostra por muito tempo. Também não saia com joias ou outros acessórios de muito valor, que podem virar alvo de furto.
  • Durante seus passeios, não se afaste dos seus pertences e não os deixe sem vigilância.
  • Nunca forneça seus dados pessoais a estranhos. Afaste-se e procure um local seguro em caso de insistência!
  • Tenha um plano para o caso de você passar mal durante a sua estadia. Usando aplicativos de localização, examine as imediações da sua hospedaria e tente descobrir onde há hospitais e clínicas de pronto-socorro inclusos no seu plano de saúde ou seguro viagem. Caso você não tenha esses recursos, pesquise sobre os postos de saúde.

Por fim, esteja sempre alerta e observando os seus arredores para se precaver contra possíveis inconvenientes. Com essas sugestões, não temos dúvidas de que você conseguirá aproveitar suas férias com o máximo de segurança e conforto.

Ah, e só mais uma coisa, pra você se ligar em um costume bem prático: em Sampa, quando for pegar uma escada rolante, só fique parado aguardando a chegada a outro andar se estiver no lado direito da escada, certo? Deixe o lado esquerdo para quem está com pressa e prefere descer/subir andando.

Com os bairros de São Paulo listados, garanta aquele rolê em São Paulo! 

Duas placas de sinalização urbana indicando nomes de ruas perpendiculares. Uma delas tem os dizeres “São João - Avenida São João”. A outra diz “Ipiranga - Avenida Ipiranga -”

Depois dessa lista dos melhores bairros de São Paulo, você não tem mais desculpa para não dar uns rolês inesquecíveis nessa cidade colossal!

Não importa se você é da vibe cult, se prioriza as experiências gastronômicas, se gosta de virar a noite na pista de dança ou se adora uma caminhada tranquila no parque. Como você pôde perceber, São Paulo tem opções para todos os gostos e está sempre pronta para acolher aventureiros dos mais diversos perfis. Na sua viagem, você vai perceber que cada um dos bairros tem uma identidade própria, um charme particular. E pelo menos algum deles vai conquistar seu coração (mas a gente aposta que serão vários).

E aí, achou que algum bairro imperdível ficou de fora da lista? Pode falar conosco aqui nos comentários!

Aliás, se você gostou da leitura, não deixe de conferir nossos outros conteúdos do Tô de Passagem. Nossos posts estão sempre cheios de sugestões de lugares maravilhosos e destinos turísticos memoráveis.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem