logo-to-de-passagem

Praias de Mongaguá: 10 rolês para curtir esse lado da Baixada Santista

setastdp

 

Deixa a gente adivinhar: sua rotina anda corrida. O cansaço e as preocupações do cotidiano estão te trazendo uma sensação de sobrecarga e você adoraria passar alguns dias com os pés na areia, sentindo a brisa marítima no rosto e tomando uma aguinha de coco.

Não temos bola de cristal nem nada. É que nós sabemos que uma das melhores formas de relaxar e dar aquela desopilada é visitando uma bela praia. E se você não sabe bem aonde ir para encontrar sossego, aqui vai uma sugestão: que tal conhecer as incríveis praias de Mongaguá?

Esse paraíso do interior paulista tem paisagens litorâneas que com certeza podem render as melhores férias da sua vida. Mas para aproveitar tudo isso da melhor maneira, você vai precisar de um roteiro de viagem bem elaborado. E a gente te ajuda: aqui, vamos te apresentar as mais lindas praias de Mongaguá e passar algumas dicas que vão tornar sua estadia inesquecível. 

Fica por aqui que você vai ler sobre:

Onde fica Mongaguá? 

Como chegar a Mongaguá?

Melhor época para visitar Mongaguá 

Alta temporada 

Baixa temporada 

Praias de Mongaguá 

Praia do Centro – Grande 

Praia São Paulo 

Flórida Mirim 

Agenor dos Campos 

Vera Cruz 

Praia da Itaoca 

Balneário América 

Outros passeios nos arredores das praias de Mongaguá 

Mongaguá Praia Shopping 

Plataforma de Pesca Mongaguá 

Feira de Artesanato Agenor Campos 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida 

O que não esquecer de levar para as praias de Mongaguá? 

Mongaguá te convida para aquele mergulho! 

Onde fica Mongaguá? 

O município de Mongaguá é parte da área conhecida como Região Metropolitana da Baixada Santista, na porção sudeste do estado de São Paulo. É por lá que ficam também outros destinos turísticos famosos, como a cidade de Santos e a encantadora Praia Grande.

Com aproximadamente 143.200 quilômetros quadrados de área, Mongaguá fica pertinho da capital, São Paulo: a distância entre as duas é de apenas 93 quilômetros. Por isso, é um destino muito procurado para passeios do tipo “bate e volta”, ideal para quem quer curtir um verdadeiro oásis tropical sem se afastar muito da metrópole. 

Como chegar a Mongaguá?

Não tem jeito: para chegar a Mongaguá, você vai precisar cair na estrada.

A boa notícia é que as rodovias da região são organizadas e bem estruturadas. O aeroporto mais próximo do município é o Aeroporto Internacional de Congonhas, em Sampa.

Tanto para completar o percurso entre São Paulo e Mongaguá quanto para chegar ao destino partindo de outros estados, a opção mais barata e prática é viajar de ônibus, e quem nos acompanha por aqui sabe que adoramos falar de economia na hora de viajar. E além de economizar nas passagens, você também evita toda a burocracia envolvida no aluguel de um veículo. 

Para conseguir visualizar melhor as distâncias, confira o tempo de estrada até Mongaguá saindo de algumas cidades famosas:

São Paulo: 1h40

Curitiba: 5h30

Rio de Janeiro: 6h30

Belo Horizonte: 9h30

Ao chegar, você vai desembarcar na rodoviária da cidade, que fica na Avenida Lourdes Costa Pontes, nº 108, bairro de Vera Cruz. Além de ficar pertinho do centro, ela também é próxima à praia. 

Melhor época para visitar Mongaguá 

Píer de Mongaguá. O mar tem ondas sutis e se divide entre um azul e o amarelo do sol poente. Ao fundo, vê-se a silhueta de algumas construções e das montanhas da região.

 

Afinal de contas, quando ir a Mongaguá?

É claro que o planejamento da sua viagem relaxante precisa levar em consideração a melhor época do ano para conhecer a Baixada Santista. Mas a verdade é que esse critério pode variar de pessoa para pessoa: o período perfeito para a sua estadia vai depender das suas prioridades. Para deixar essa escolha mais fácil, a gente te ajuda a entender como funciona o movimento turístico em Mongaguá. Saca só!

Alta temporada 

Como você pode ter deduzido, a alta temporada do turismo em Mongaguá ocorre entre dezembro e março (geralmente, vai até um pouco depois do carnaval). Afinal, esse é o período correspondente ao verão, em que o sol e o calor deixam os rolês praianos ainda mais agradáveis. Nessa época, os termômetros chegam aos 30ºC facilmente.

Além disso, é durante esses meses que ocorre o MongaVerão, festival de música que reúne grandes atrações musicais e atrai muitos turistas para a cidade. Portanto, se você gosta de agitação e adora conhecer gente nova, pode agendar sua viagem para esse período, pois você com certeza vai pegar um movimento bem animado em Mongaguá.

Não esqueça de planejar sua viagem com antecedência durante esse período. Assim você não corre o risco de ficar sem hospedagem, ou ter que arcar com preços muito altos. 

Baixa temporada 

Por sua vez, a baixa temporada em Mongaguá corresponde à época de menores temperaturas. Estamos falando do período entre maio e setembro, em que os dias variam entre 19ºC e 26ºC. A exceção é o mês de julho, que tem uma breve alta temporada por causa das férias escolares.

Vale mencionar que, embora essa temporada mais fria não seja exatamente o cenário ideal para muita gente que deseja passar férias na praia, ela não torna a visita a Mongaguá inviável. Na verdade, a cidade pode ser apreciada durante o ano todo. Aliás, se você quer fugir da superlotação e pegar preços mais amigáveis, viajar na baixa temporada pode ser uma boa opção. 

Praias de Mongaguá 

Praia de Mongaguá. A areia se organiza em faixas de relevo diferente, formando piscinas naturais, e tem uma coloração que varia do bege ao marrom. O mar aparece recuado, muito azul, assim como o céu.

 

Agora sim, chegou a hora pela qual você estava esperando: vamos te apresentar às praias mais encantadoras de Mongaguá!

Não é à toa que a Baixada Santista é uma queridinha do turismo nacional. Por isso, pode ir se preparando para relaxar como nunca, porque as praias de Mongaguá vão te mostrar que o paraíso fica de frente para o mar. Vamos nessa? 

Praia do Centro – Grande 

Essa é, sem dúvidas, a praia urbana mais badalada de Mongaguá. 

Como o próprio nome indica, ela fica bem próxima ao centro da cidade, o que faz da área um destaque em termos de infraestrutura e facilidade de acesso. A orla tem muitas boas opções de quiosques, além de espaço para estacionar e uma ciclovia. Por isso, além de curtir a faixa de areia (que é naturalmente escura, por causa do ponto de deságue do rio Mongaguá), aproveite para alugar uma bike ou fazer uma caminhada pelo calçadão. É super agradável! 

Praia São Paulo 

Quer tomar um bom drink enquanto curte aperitivos deliciosos?

Na praia São Paulo, você consegue. Afinal, além de toda a estrutura oferecida pela proximidade com o centro de Mongaguá, ela chama atenção pelas ótimas opções gastronômicas da orla. São vários restaurantes, bares e pubs que também conquistam facilmente quem gosta de um agito noturno. Para provar iguarias incríveis feitas com frutos do mar frescos, você já sabe aonde ir.

Flórida Mirim 

Se você gosta de águas tranquilas, vai adorar conhecer a praia Flórida Mirim.

A gente garante que a larga faixa de areia de lá não fica para trás quando comparada às que você encontra em Miami, então a referência do nome é bem merecida. Esse é o ponto favorito de quem viaja com crianças e idosos, já que o mar é muito calmo e garante diversão e segurança para toda a família. Você vai adorar o sossego! 

Agenor dos Campos 

Na areia marrom da praia, está um grupo de oito albatrozes, pássaros de penugem preta e branca. Eles estão de pé junto do mar. Ao fundo, ondas se formando e quebrando na areia.

 

Com uma orla de 2 quilômetros de extensão, a praia São Paulo é muito conhecida por abrigar dois balneários importantes, o Parque Marinho e o Balneário de Itaguaí. 

Ao visitá-la, você vai perceber que a areia é mais dura que o comum, o que a torna perfeita para caminhadas. Portanto, não deixe de aproveitar a bela paisagem para andar um pouco e apreciar o pôr do sol, se for possível. O mar, em contrapartida, não é para todo mundo: por ser mais agitado, com ondas fortes, é mais procurado pelos surfistas. Dá para tomar banho, mas a gente recomenda um pouco mais de cautela.

Vera Cruz 

A Praia Vera Cruz é outra queridinha dos fãs de esportes aquáticos radicais que visitam Mongaguá.

Assim como a Praia Agenor dos Campos, ela tem águas mais inquietas e uma faixa de areia escura e rígida. Mesmo se não quiser arriscar um banho, o rolê continua sendo imperdível: além de ter ótimos quiosques com petiscos maravilhosos, a Praia Vera Cruz também abriga o Mirante Belvedere, de onde você consegue ver Mongaguá de cima. É uma vista linda! 

Praia da Itaoca 

A Praia da Itaoca é o lugar para quem procura o casamento perfeito entre sossego e infraestrutura.

Apesar de também contar com ciclovia, barracas de comida, bares e outros recursos, ela é bem mais tranquila do que a Praia do Centro. Além do movimento pacato, dá para destacar que a faixa de areia da Itaoca é particularmente bonita, o que dá aquela vontade de não ir mais embora. 

Balneário América 

Se você curte uma vibe mais rústica, do tipo “praia deserta”, vai se apaixonar por Balneário América.

Essa é uma praia que fica na fronteira entre Mongaguá e o município vizinho, Itanhaém. A região não é completamente urbanizada, então você vai se deparar com uma biodiversidade vegetal e animal muito rica e bem preservada. A calmaria, claro, é sem comparação. Apesar de o mar não ser ideal para banhos, vale a pena contemplar a paisagem e tirar um tempo para se reconectar com a natureza. 

Outros passeios nos arredores das praias de Mongaguá 

Píer de Pesca em Mongaguá, de pedra branca que se estende em direção ao mar. Junto do parapeito, há uma fileira de postes elétricos. Ao fundo, o azul do mar se une com o do céu.

 

Embora as praias sejam mesmo as grandes estrelas de Mongaguá, elas não são as únicas atrações que a cidade tem a oferecer!

Por isso, listamos mais alguns passeios que podem ser interessantes para quem deseja fazer um programa diferente entre um dia de praia e outro. Se quiser enriquecer ainda mais o seu roteiro, dê uma passadinha nesses lugares que vamos te mostrar agora. 

Praia Shopping Mongaguá 

Esqueceu de trazer alguma coisa na bagagem ou simplesmente quer conhecer ótimas lojas?

Então não deixe de visitar o Praia Shopping Mongaguá. Localizado na parte central da cidade, ele também é uma boa pedida para aqueles dias chuvosos em que não dá para pegar uma praia mas você também não quer ficar na pousada. Ah, tem também clínicas e consultórios de serviços médicos.

O Praia Shopping Mongaguá fica no Calçadão Jacoub Koukdjian, nº 167, no Centro. 

Plataforma de Pesca de Mongaguá 

Os deliciosos frutos do mar que abastecem os muitos quiosques e restaurantes de Mongaguá vêm do trabalho dos pescadores da região, que se espalham todos os dias pela Plataforma de Pesca da cidade.

Mas além de cumprir esse papel mais prático, a plataforma também é um importante ponto turístico: sua grande estrutura de pedra em forma de “T” tem mais de 500 metros no total. Por isso, se você quer se sentir caminhando sobre o mar, não deixe de visitá-la e tirar muitas fotos – é uma ótima oportunidade para dar aquela renovada no feed! –. 

Feira de Artesanato Agenor Campos 

Depois de conhecer a grandiosa Plataforma de Pesca de Mongaguá, aproveite para visitar também a Feira de Artesanato Agenor Campos, que fica bem ao lado.

Ela é uma reunião de alguns dos melhores produtores artesanais da cidade. Você vai encontrar roupas, acessórios, trajes de banho, lembrancinhas e muitos outros itens de ótima qualidade e identidade única. Pode se preparar: a vontade é de sair comprando tudo. 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida 

Que tal adicionar um toque de bagagem histórica ao seu passeio por Mongaguá?

Você pode fazer isso com uma visita à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ela fica bem próxima à feirinha de artesanato e é um local super importante para a vida religiosa da cidade. Se não quiser assistir a uma missa, passe por lá para apreciar a construção que, apesar de simples, é uma gracinha. O endereço é Avenida São Paulo, nº 1679. 

O que não esquecer de levar para as praias de Mongaguá? 

A ansiedade para conhecer Mongaguá já está grande, não é?

A gente imagina. Mas para aproveitar a sua viagem da melhor maneira possível, com o máximo de conforto e segurança, você precisa se lembrar de levar alguns itens na sua bagagem. Quando for arrumar as malas, não deixe de incluir na sua checklist:

  • Roupas de banho (de preferência mais de uma troca, já que você vai passar bastante tempo na praia);
  • Chinelos ou sandálias de dedo;
  • Canga e toalha de praia;
  • Óculos escuros, viseira e roupas com proteção contra raios UV;
  • Protetor solar (com fator de proteção alto);
  • Garrafinha d’água.
  • Se for levar a criançada, não esquece das famosas pulseirinhas de contato;
  • Mas se estiver viajando solo, compartilhe seu roteiro com pessoas próximas e leve sempre alguns contatos de emergência na bolsa, carteira ou mochila.

Além de tudo isso, a gente recomenda levar consigo uma sacolinha plástica sempre que você sair para passar o dia na praia. Assim, caso não ache uma lixeira fácil, você guarda todo o lixo que produzir e leva de volta para a hospedagem para realizar o descarte correto. 

Mongaguá te convida para aquele mergulho! 

Pôr do sol em Mongaguá, com o céu em uma coloração laranja intensa. À frente disso, a silhueta da parte lateral da Plataforma de Pesca, estrutura que se assemelha a uma grande ponte adentrando no mar.

 

Depois de tudo isso, você com certeza tem tudo do que precisa para montar o seu roteiro dos sonhos para Mongaguá.

Agora, é só arrumar as malas, comprar suas passagens e se preparar para uma viagem inesquecível. Afinal, Mongaguá é um recanto tropical de tranquilidade e diversão, onde você só vai precisar se preocupar com a escolha de qual praia aproveitar primeiro. E aí, está esperando o que para vivenciar essa experiência? Você merece demais esse momento de relaxamento, vai.

Ah! E a depender da quantidade de dias que você tenha para o passeio, aproveita a economia das passagens de ônibus e dá uma paradinha pra conhecer as praias de Santos. Ou ainda, quem sabe não estende o passeio e se encanta com os melhores pontos turísticos de São Paulo

Aliás, se você gostaria de conhecer outros destinos tão incríveis quanto Mongaguá, não deixe de conferir mais dos nossos conteúdos aqui do Tô de Passagem. Não faltam sugestões de passeios e dicas de destinos que vão te proporcionar viagens verdadeiramente inesquecíveis!

Boa viagem e até a próxima!

 
E se você quiser conhecer outras cidades de São Paulo, nós também ajudamos. Que tal, por exemplo, ir em busca de passagem para Guarulhos?

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem