Das agitadas e com infraestrutura às mais tranquilas e rústicas para você decidir quais praias de Maceió serão suas prioridades! 

Para quem ama o litoral, certamente as praias de Maceió fazem da cidade um dos principais pontos do Brasil para aproveitar os dias ensolarados com os pés na areia, óculos de Sol e brisa que só esse ecossistema tem. 

E toda essa fama é chancelada pelas águas cristalinas e esverdeadas das praias da capital alagoana, bem como a areia branquinha e os recifes coloridos, que atraem os turistas, e, por isso, a cidade é conhecida por ser um verdadeiro paraíso natural, o Caribe brasileiro. 

Então, para fazer jus ao sucesso que a cerca, resolvemos fazer uma lista com as praias de Maceió que conquistam a maior parte dos visitantes para ajudar você a escolher quais pontos conhecer durante os dias de viagem por essa região. 

Portanto, se você não vê a hora de  colocar o chinelo, protetor solar, canga na bolsa e aproveitar o verão no nordeste brasileiro, preste atenção nas nossas dicas listadas a seguir.

E se precisa de um roteiro completo para aproveitar a cidade, então vale buscar mais informações sobre os pontos turísticos de Maceió também!  

Ponta Verde

Ponta Verde em Maceió

Sem dúvida, é uma das praias de Maceió mais visitadas pelos turistas. Isto porque é urbana e, portanto, de fácil acesso. 

Com boa infraestrutura, toda a sua orla é cheia de quiosques com música ao vivo, restaurantes, bares e hotéis. Além disso, coqueiros que compõem toda a sua paisagem fazem sucesso, assim como um farol de 11 metros de altura, que é um ponto turístico da cidade. 

Ademais, outro encanto dessa praia é a possibilidade da prática de snorkel e mergulho, tendo em vista a transparência de suas águas. Se você é desse time, então já prepare os seus equipamentos para aproveitar o dia em Ponta Verde. 

Praia de Pajuçara 

Praia de Pajuçara

Assim como a dica acima, a Praia de Pajuçara apresenta um bom movimento, ou seja, essa indicação é para quem gosta da calmaria do barulho do mar, mas não deixa de lado um pouco de agito. 

Isso acontece porque em seus arredores há ciclovia, restaurantes, quiosques e pistas de caminhada. Além disso, a paisagem é bastante atraente, graças à composição entre areia fofa em tons de dourado, águas cristalinas e presença de diversos coqueiros. 

Ademais, vale a pena conhecer a feirinha artesanal da orla de Pajuçara. Certamente, é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas de viagem, depois de um dia à beira mar. Que tal?!

Praia de Jatiúca

Praia de Jatiúca em Alagoas

É mais uma das praias de Maceió com bastante infraestrutura, assim como a Pajuçara e Ponta Verde, logo, é recomendada para quem gosta de lugares que proporcionam praticidade para fazer refeições, por exemplo. 

Mas o que a diferencia das demais é o mar bastante agitado, ideal para a prática de surf. Inclusive, anualmente, costumam ocorrer campeonatos de windsurf e kitesurf, que, geralmente, atraem um público grande para a região.  

Outro ponto que vale destacar é a vida noturna da Praia de Jatiúca, bastante badalada em relação a outros pontos de Maceió. Portanto, uma ótima ideia é passar o dia com os pés na areia e depois finalizar a noite em um bar animado do local. 

Praia da Costa Brava 

Com clima bastante calmo, é perfeito para as pessoas que desejam prestar atenção no momento presente e só observar o barulho proveniente do movimento do mar, bem como sentir o cheirinho de maresia, tudo isto porque ela se encontra escondida atrás de uma mata nativa, praticamente deserta. 

Além de ser ideal para curtir o sossego, também é ótima para famílias que procuram passar o dia na praia com privacidade e segurança. 

No entanto, é necessário ficar atento ao mar, cujas águas são revoltas e, por isso, exige cuidado para evitar acidentes. 

Outras condições climáticas que influenciam e muito na viagem são o clima e as temperaturas. Portanto, não esqueça de conferir quando ir a Maceió para escolher o período certo! 

Praia de Ipioca 

Praia de Ipioca

Diferentemente das demais praias citadas acima, Ipioca é o lugar certo para quem deseja entrar em contato com a natureza, em busca de momentos de tranquilidade, tendo em vista que ela fica a cerca de 25 km do centro da cidade. Portanto, não costuma ser muito procurada por turistas. 

Aliás, a calmaria não está presente apenas na paisagem, como também no movimento das águas do mar, afinal, há a formação de piscinas naturais em alguns pontos. Bom demais, não?! 

Para ter o dia perfeito nesse refúgio natural, indicamos os passeios de catamarã, ou então aluguel de pranchas e jet ski. Além de serem opções deliciosas para aproveitar o dia e interagir com o meio ambiente, certamente também vão render ótimas fotos de viagem. 

Não é à toa que essa é uma das melhores praias de Alagoas!  

Paripueira 

Praia de Paripueira em Alagoas

Sem dúvida, é uma das melhores praias de Maceió para quem não dispensa águas cristalinas. Sabe o tipo de mar que dá para ver os pés, mesmo no fundo? Pois é, em Paripueira isso é possível. 

Ademais, há cerca de 20 piscinas naturais ao longo de sua extensão. Ou seja, é um lugar propício para ter um dia de calmaria, de sombra e água fresca, acompanhado de um belo mergulho relaxante. Afinal, todo mundo merece ter momentos de tranquilidade, com a mente focada no “agora” e longe do ritmo urbano acelerado. 100% revigorante!

Contudo, para quem não gosta de lugares cheios, essa opção não é muito recomendada, tendo em vista que costuma ser um ponto de parada frequente de barcos e turistas. Portanto, se você procura tranquilidade, sugerimos que opte por outros locais já citados nessa lista. 

Praias em Maceió e Região

Além das praias que citamos até agora, todas situadas em Maceió, também há algumas outras opções praianas que fazem sucesso entre os turistas nos arredores da capital. E já que estamos falando de viagens pela região, nada mais justo que explorar um pouco do espaço, não acha?! 

Por isso, abaixo, fizemos uma seleção de praias incríveis de Alagoas que podem ser facilmente visitadas por quem vai passar alguns dias na capital. 

Portanto, se você ficou curioso, continue lendo mais abaixo. 

Praia do Gunga 

Praia do Gunga

Localizada a cerca de 40 km da capital, sem dúvida é uma das melhores praias de Maceió, devido à composição de praia com penhascos coloridos que enfeitam o seu entorno, além de trechos com a formação de piscinas naturais com ar quente. Ou seja, é o lugar certo para relaxar a mente e ainda energizar o corpo. Bom demais, não?!

Além disso, a Praia do Gunga tem uma ótima estrutura de quiosques para aproveitar o dia com porções de lulas, camarões, polvo, lagostas e até ostras. Já ficou com água na boca?!

Por fim, vale ressaltar que há passeios de barco ou escuna até o Mirante Alto de Santana, um ponto com vista espetacular, de onde é possível visualizar uma das maiores plantações de coco da América Latina. Legal, né?!

Praia do Carro Quebrado 

Praia do Carro Quebrado

Certamente, essa dica, além de ser uma das melhores praias de Maceió, também faz parte dos destinos praianos mais “queridinhos” de todo o Brasil, tendo em vista que a sua beleza natural é exuberante; um verdadeiro colírio para os olhos. 

Além da cor azulada do mar, o que realmente chama a atenção em Carro Quebrado são as falésias multicoloridas que compõem toda a sua orla e dão um contorno único para o local. 

Apesar de ficar um pouco distante da capital, a cerca de 45 km, com certeza é um passeio que vale a pena pelo belo cenário e também para ter momentos de tranquilidade, já que o lugar é afastado e costuma ter poucos visitantes. 

Praia do Francês 

Praia do Francês em Maceió

Localizada no município de Marechal Deodoro, a 30 quilômetros da capital, é uma das praias que mais atraem turistas em Alagoas, por causa de toda a sua beleza natural. 

Entre as suas características, o que se destaca é a combinação entre mar calmo e revolto. De um lado da praia, as águas são bem tranquilas, em razão de uma espécie de barreira rochosa; enquanto do outro lado, com a presença de vento, há a formação de diversas ondas, que atraem bastante os surfistas.

Outro ponto alto da Praia do Francês é a boa estrutura, que reúne restaurantes e bares em torno de sua orla, além de lojas de diversos tipos para quem gosta de “bater perna” e comprar lembranças de viagem. 

Ou seja, nas praias, você não irá usufruir apenas da combinação entre areia e mar, afinal, no entorno delas há opções que enriquecem a lista de o que fazer em Maceió!  

Praia da Barra de Camaragibe

Praia da Barra de Camaragibe

Também um pouco distante da capital, é recomendada, por causa da formação de recifes de coral, que, combinados com as piscinas naturais do local, deixam o ambiente espetacular. 

Sem dúvida, vale a pena reservar um dia da programação de viagem para conhecer a Praia da Barra de Camaragibe. 

Além disso, o tom de refúgio natural é intensificado pelo caráter tranquilo da praia, com clima ameno durante todo o ano. Por outro lado, costuma ser frequentada por diferentes tipos de público – de jovens e grupos de amigos a famílias grandes. 

Outro ponto de destaque é que há outras praias interessantes nas proximidades da Praia da Barra de Camaragibe, de onde é possível avistar peixes-boi. Um show da natureza, né?! 

Bom, já deu para notar que há muitas praias em Maceió e região, não?! Pois é, a região não leva o apelido de Caribe brasileiro à toa. Sua beleza praiana com certeza é uma das mais encantadoras de todo o Brasil. 

Portanto, se você deseja visitar esse destino, por ser um dos mais queridinhos do País, recomendamos que  planeje  sua viagem com calma para conseguir visitar o maior número de praias possível. E, claro, aproveitar os dias com os pés na areia e apreciando as belas águas cristalinas da região.

Sem dúvida, Maceió não decepciona e, certamente, vai render momentos inesquecíveis E se você quer ir além de Maceió e Alagoas, então vale conferir uma seleção especial com as melhores praias do Nordeste

O que achou da nossa lista? Acha que ficou faltando alguma praia? Conta pra gente! Adoramos sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

10 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior De Pernambuco
Dicas De O Que Fazer Em Balneário Camboriú – SC
10 Melhores Praias Do Espírito Santo

Escrever um comentário