Quem gosta de temperaturas baixas não precisa ir para outros países! Conheça as cidades mais frias do Brasil e fique encantado

Gosta muito de frio? Nós montamos uma seleção das cidades mais frias do Brasil para você decidir o seu roteiro de viagem e estar sempre vestindo um belo casaco.  

Urupema – SC 

Cidades mais frias do Brasil: Urupema

Se o seu objetivo for aproveitar as temperaturas baixas e ainda ver neve, Urupema é a escolha perfeita.. Afinal, essa é a cidade mais fria do Brasil, com média anual de 13ºC, termômetros que marcam temperaturas abaixo de zero no inverno e média de cinco períodos de neve por ano. 

Frio, ein?! Era isso o que procurava? Então já pode preparar as luvas e casacos para aproveitar o friozinho dessa região, que é uma verdadeira delícia! Mas, não é só por ser uma das cidades mais frias do Brasil que Urupema ganha destaque. 

Localizada na Serra Catarinense, é um local com belas paisagens – repleta de campos, lagos e águas cristalinas. Há, por exemplo, a “Cachoeira que Congela”, uma queda d’água que se transforma em pequenos e lindos cristais de gelo nos dias de extremo frio.

E, se você gosta de comer bem – e quem não gosta? Rsrs -, com certeza terá opções de pratos saborosos em Urupema, pois, devido à colonização feita por tropeiros, a cidade é marcada por forte tradição gaúcha com muito churrasco, arroz campeiro e pinhão. Nada melhor que unir frio, belas paisagens e comida!

Se você não sabia qual era a cidade mais fria do Brasil, agora tem boas informações para aproveitar esse belo destino.  

Bento Gonçalves – RS

Cidades mais frias do Brasil: BENTO GONÇALVES

Frio e vinho combinam demais, não é? Se você gosta mesmo dessa união para aproveitar o inverno, então Bento Gonçalves deve estar entre as 10 cidades mais frias do Brasil para você visitar. 

É o destino ideal para quem quer conhecer como é a produção de viticultura (produção de uva), já que faz parte do Vale do Vinhedo, a principal rota enoturística (turismo baseado na apreciação do vinho e tradições das cidades que o produzem) do Brasil. 

Mas a cidade também oferece passeios turísticos, como Maria Fumaça dos anos 50 com apresentações de dança e música; Caminhos de Pedra, um trajeto pela arquitetura antiga construída pelos imigrantes italianos; tirolesa e trilha de quadriciclo para os mais radicais. 

Bento Gonçalves é um ótimo rumo para quem gosta de frio e deseja ter opções diferentes no roteiro de viagem. Sem dúvida deve fazer parte da sua lista de cidades mais frias do Brasil para visitar.

Gramado – RS 

Cidades mais frias do Brasil: Gramado

É uma cidade com opções para diferentes perfis de turistas – de quem gosta de passeios culturais e turísticos a roteiros focados em gastronomia. E, claro, tem que gostar das baixas temperaturas, porque a cidade tem o frio como característica gritante! 

Em Gramado, os passeios mais conhecidos são os charmosos pedalinhos em forma de cisne, no Parque do Lago Negro; o Parque do Mini Mundo, onde você pode conferir diversas réplicas em miniatura de cidades do Brasil à Alemanha; a vista imperdível de uma cascata natural dos Bondinhos Aéreos do Parque da Serra; e o Snowland, um parque temático de neve. 

Já para quem ama passeios culturais, há muitas opções. Afinal, não podemos falar da cidade sem citar o tradicional Festival Internacional de Cinema de Gramado, uma das principais premiações do cinema nacional, que costuma acontecer em agosto e atrai não só os artistas, mas também muito cinéfilos. 

Outra boa opção para os amantes de cultura é o Museu de Cera com reproduções de famosos, como Pelé, Gisele Bündchen, The Beatles, Daniel Radcliffe e muitas outras figuras conhecidas! 

Por fim, no seu roteiro de viagem para Gramado, não pode faltar opções gastronômicas. A cidade tem diversas fábricas de chocolate, visita guiada à Vinícola Ravanello e bons restaurantes que oferecem fondue para combinar com o friozinho típico da região. 

Portanto, Gramado com certeza deve estar no ranking das cidades mais frias do Brasil para você visitar.

Monte Verde – MG

Cidades mais frias do Brasil: Monte Verde

Pois é, não é só o sul brasileiro que é marcado por temperaturas baixas, o sudeste do País também é um destino para quem deseja curtir os dias frios com direito a tudo que combina com esse clima, como casaco, luvas, lareira, comida boa, vinho e belas paisagens. 

Todo mundo merece aquecer a alma e corpo com essas combinações, não? Monte Verde está entre as 10 cidades mais frias do Brasil que você precisa conhecer! 

Para quem ama apreciar a natureza, principalmente, há trilhas com vistas espetaculares do alto de morros, como os trajetos da Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Pico do Selado. 

O Pinheiro Velho também é um passeio icônico para entrar verdadeiramente em contato com o meio ambiente e sentir a vibração da mata nativa local em virtude de seus pinheiros e araucárias, que tem cerca de 500 anos! É um lugar deslumbrante! 

Enquanto que, para quem prefere as atrações urbanas, Monte Verde é repleta de galerias com comércio de lã, couro, artesanato, chocolates e restaurantes. Na região da cidade, também é possível se divertir com as crianças, se aventurando na patinação no gelo. 

E, se você não sabe o que fazer durante a noite, a cidade tem pubs, bares e restaurantes que agradam diferentes públicos. 

Mas, se você procura algo inusitado, tem que conhecer o Ice Bar, famoso por sua arquitetura interior formada de gelo e com temperatura média de -15ºC até -20ºC. Uma sensação parecida como a de visitar um iglu. Curioso, não?! 

Campos do Jordão – SP

Cidades mais frias do Brasil: CAMPOS DO JORDÃO

Conhecida como Suíça Brasileira, as terras jordanenses têm um charme único, que encantam desde quem gosta de agito aos mais introvertidos, que preferem passeios mais calmos, acompanhados de vinho e boa gastronomia. 

Os destaques dessa região, que é uma das famosas cidades mais frias do Brasil, são, principalmente, os pontos turísticos: a badalada Vila Capivari, teleférico do Morro do Elefante, Maria Fumaça da década de 30, mountain bike, arvorismo, passeios a cavalo e trilhas de jipe. 

E se você curte gastronomia, Campos com certeza não irá te decepcionar! Que tal levar boas companhias para conhecer restaurantes, onde a excelência dos pratos, atendimento e ambiente são surpreendentes? 

Uma dica é pesquisar sobre o Restaurante Pontremoli; Cervejaria Baden Baden e Só Queijo. 

Também aproveite o clima serrano para curtir as paisagens de altas colinas e a sensação de calmaria do contato com a natureza. Distante da cidade grande, Campos do Jordão é a experiência perfeita para quem deseja equilíbrio entre agito e momentos de contemplação. 

Agora que você já sabe quais são as cidades mais frias do Brasil, pesquise qual destino é mais interessante para sua próxima viagem de inverno. Então, já separe seus casacos e roupas mais quentinhas para colocar na mala! Boa viagem e viva o frio!

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

10 Cidades Incríveis Para Conhecer No Interior De São Paulo
Viagem A Dois Barata No Brasil
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi Leito: Qual A Melhor?

Escrever um comentário