Se encante com o Teatro Amazonas, um dos mais importantes e bonitos do mundo

setastdp

O Teatro Amazonas é uma verdadeira obra de arte a céu aberto.

Não, não estamos exagerando: principal cartão-postal de Manaus, a icônica construção é um dos incontáveis motivos que fazem da capital amazonense um destino único. Cercada pela natureza vibrante da floresta amazônica, a cidade está cheia de tesouros arquitetônicos tão preciosos que ficou conhecida como “Paris dos Trópicos”. E o Teatro Amazonas é, sem dúvidas, um dos mais impressionantes.

Com um lugar de destaque merecidíssimo na lista dos maiores teatros do Brasil, o Teatro Amazonas é um daqueles lugares onde é praticamente impossível direcionar o olhar a uma coisa só. Das grandes colunas neoclássicas que adornam a fachada até o interior coberto por pinturas sofisticadas, a riqueza de detalhes é de tirar o fôlego. Além de ostentar toda essa beleza, a tradicional casa de espetáculos também tem uma programação maravilhosa e muita, mas muita importância histórica. 

Se você gosta de turismo cultural ou está buscando boas dicas sobre o que fazer em Manaus, pode ficar por aqui. Hoje, vamos te levar para conhecer a história do Teatro Amazonas e os vários encantos desse monumento manauara. Vem com a gente para descobrir:

Conheça a história fascinante do Teatro Amazonas

Descubra onde fica o Teatro Amazonas e como chegar 

Entenda como fazer uma visita ao Teatro Amazonas 

Teatro Amazonas: a programação rica em cultura e tradição 

Visitação noturna: uma experiência diferente 

O Teatro Amazonas é um dos maiores cartões-postais de Manaus e você pode conhecê-lo viajando com a ClickBus! 

Conheça a história fascinante do Teatro Amazonas

Construído no final do século 19, o Teatro Amazonas foi a realização de um sonho da elite amazonense.

Naquela época, a riqueza fluía por Manaus como a água do Rio Amazonas: o Norte do Brasil protagonizava um período de enorme crescimento econômico conhecido como Ciclo da Borracha. Os seringais brasileiros eram cobiçados por várias grandes empresas estrangeiras, e o mundo inteiro estava de olho no precioso látex das regiões amazônicas. 

Cada vez mais enriquecida pelo comércio dessa importante matéria-prima, a alta sociedade manauara decidiu que a capital amazonense precisava de um requinte digno de uma grande metrópole. Foi daí que surgiu a ideia de fazer um projeto urbanístico monumental, capaz de tornar Manaus tão icônica quanto Paris e Londres. E a idealização do Teatro Amazonas foi o primeiro passo dessa transformação: além de dar um tapa no visual da cidade, a construção tinha o potencial de destacar Manaus como centro cultural e artístico do país.

Apesar da empolgação dos responsáveis pelo projeto, não foi muito fácil vender a ideia – como a cidade tinha apenas 100 mil habitantes, a proposta foi considerada ambiciosa pelos governantes e por boa parte da população –. A polêmica durou até 1884, quando a construção do Teatro Amazonas finalmente começou, com direito a uma estrutura de peso. Vários artistas, arquitetos, construtores e escultores foram trazidos da Europa para tirar o grandioso sonho do papel, assim como os materiais finos usados na construção. 

O resultado, finalizado em 1896, impressiona os visitantes até hoje. Ao caminhar pelo Teatro Amazonas, você vai se deparar com esculturas feitas de mármore de Carrara, peças de ferro fundido importadas da França, lustres de Murano e muitas obras de arte valiosas. Durante muito tempo, a casa de espetáculos foi o principal ponto de encontro para os magnatas do látex e outros frequentadores ricos, que se encantavam com a pompa da estrutura e com as apresentações de arte erudita. Hoje, felizmente, ninguém precisa ser um barão da borracha para conhecer esse lindo patrimônio amazonense e curtir a diversidade maravilhosa da programação!

Descubra onde fica o Teatro Amazonas e como chegar 

Vista panorâmica da cidade de Manaus com o Teatro Amazonas no centro

O Teatro Amazonas fica no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.

Por causa da localização privilegiada, é um atrativo fácil de se acessar – você pode chegar até ele de táxi ou de ônibus sem muitas complicações –. Para quem opta pelo transporte público, a melhor pedida é descer na parada que fica em frente ao Hospital Beneficente Português, na Avenida Getúlio Vargas. As opções de linhas são várias, incluindo a 455

(Shopping Via Norte), 676 (Jardim Botânico), 652 (T4), 452 (Flores), 219 (Augusto Montenegro) e 706 (Centro). Da parada até o Teatro Amazonas, basta fazer uma caminhada de 5 minutos pela Rua 10 de Julho. 

Outra alternativa legal é descer junto do Colégio Militar de Manaus, na Rua Epaminondas. A parada recebe várias linhas que vão no sentido do Centro, como a 111, 221, 205, 119 e 227. Depois, é só descer a Rua José Clemente por 500 metros para chegar ao Teatro Amazonas. Fácil, né?

Aliás, se liga na dica: se você gosta de economizar no transporte, vai adorar saber que é possível ir até Manaus viajando de ônibus. Além de ser a opção favorita dos viajantes econômicos, essa também é uma boa pedida para quem deseja fugir do limite de bagagem e outras complicações das companhias aéreas. Como existem vários tipos de ônibus, dá para escolher assentos que garantem o conforto da viagem até durante os trajetos longos. 

Para te ajudar a planejar seus passeios pela Paris dos Trópicos, separamos aqui algumas passagens de ônibus para Manaus. Não deixa de conferir!

Entenda como fazer uma visita ao Teatro Amazonas 

A visita ao Teatro Amazonas é uma experiência incomparável.

O primeiro impacto fica por conta da fachada cor-de-rosa cheia de traços renascentistas, com colunas que lembram os antigos templos romanos. É impossível não prestar atenção nas escadarias de mármore e na famosa cúpula, que é coberta por um exuberante mosaico de 36 mil peças de cerâmica com as cores da bandeira do Brasil.

Na parte de dentro, a decoração é uma mistura chiquérrima de art nouveau com toques de barroco e ares de realeza francesa, quase tudo assinado pelo pernambucano Crispim do Amaral. Foi ele que fez o icônico pano de boca que enfeita o palco, uma pintura que mostra o encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões. As arquibancadas, divididas em 4 andares, são emolduradas por lindos detalhes entalhados. Quando estiver na Sala de Espetáculos, não deixe de olhar para cima: as pinturas do teto são realmente espetaculares. Organizadas ao redor de um lustre de cristal, elas representam os quatro gêneros da arte dramática (tragédia, ópera, dança e música).

Tire um tempinho para observar também o Salão Nobre, decorado pelo artista italiano Domenico de Angelis – o mesmo que trabalhou no Theatro da Paz, em Belém do Pará –. As colunas douradas, os desenhos geométricos do chão e os lustres de Murano são de cair o queixo! Mas o destaque da rica ornamentação é o plafond do teto. Obra-prima de Domenico, a pintura se chama A glorificação das belas artes na Amazônia. Aproveite a visita para conhecer o acervo do Museu do Teatro Amazonas, que exibe vários objetos raros ligados à história do teatro.

Ufa! É bastante coisa para ver, né? E o melhor de tudo é que você pode conhecer esse espaço fantástico em uma visita guiada que custa apenas R$ 20 por pessoa (ou R$ 10, no caso da meia-entrada). Para amazonenses, pessoas com deficiência e crianças de até 10 anos de idade, a entrada é gratuita. 

Teatro Amazonas: a programação rica em cultura e tradição 

Parte da fachada frontal do Teatro Amazonas. Ela é pintada em cor-de-rosa, com colunas e detalhes esculpidos em branco, no estilo neoclássico.

Mais de 125 anos após sua construção, o Teatro Amazonas ainda é um dos principais centros culturais da região Norte.

Isso significa que, além de conhecer cada detalhe da beleza estonteante do prédio, você também pode se sentar na lendária arquibancada para assistir a várias apresentações incríveis. A programação inclui atrações para todos os gostos, como concertos de música erudita, peças de teatro, shows de diversos gêneros, comédia stand-up e espetáculos temáticos em datas comemorativas. Os grandes palcos também recebem anualmente o Festival Amazonas de Ópera.

O melhor de tudo é que muitas dessas exibições são gratuitas! Caso queira assistir a alguma das atrações pagas, você pode comprar suas entradas no portal do Teatro Amazonas no site Shop Ingressos. Para saber mais sobre a programação, é só acompanhar o perfil do teatro no Instagram.

Visitação noturna: uma experiência diferente 

Para quem curte roteiros “fora da caixinha” (ou quer aproveitar a noite manauara de uma forma diferente), vale muito a pena fazer uma visita noturna no Teatro Amazonas.

A tour é uma oportunidade incrível de conhecer a casa de espetáculos de um ângulo diferente, já ela fica ainda mais encantadora com a iluminação especial da parte externa. Além disso, as visitas noturnas costumam incluir programações temáticas ou especiais. Em agosto de 2020, por exemplo, foi possível acompanhar os ensaios da Amazonas Band. No final de outubro, o espaço costuma receber uma agenda noturna de Halloween, com direito a apresentações da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e performances do gênero terror.

Pode ficar de olho no site oficial do Teatro Amazonas ou no perfil do Instagram para acompanhar a disponibilidade das visitas noturnas. Como elas não são regulares, os interessados precisam aguardar a divulgação das datas e correr para agendar um horário. Os agendamentos podem ser feitos online usando o Portal da Cultura, o site do Teatro Amazonas ou o aplicativo Cultura.AM.

O Teatro Amazonas é um dos maiores cartões-postais de Manaus e você pode conhecê-lo viajando com a ClickBus! 

Cúpula do Teatro Amazonas. A estrutura redonda é adornada por ladrilhos cerâmicos em cores vibrantes, como amarelo, azul e verde. O formato do mosaico lembra a bandeira do Brasil.

Pelo que te mostramos até aqui, você com certeza já tem uma boa noção de como o Teatro Amazonas é incrível.

A gente garante que não dá para traduzir em palavras a emoção de conhecer esse monumento fantástico de perto. Logo no começo do passeio, você vai entender rapidinho por que ele é considerado uma das 7 Maravilhas Brasileiras! Aliás, o Teatro Amazonas pode até ter inspirado o apelido de “Paris dos Trópicos” que Manaus carrega… mas a verdade é que um lugar tão cheio de identidade nem precisa da comparação com a Europa. A beleza do Teatro Amazonas tem um charme único que exala brasilidade – e que só poderia mesmo ser amazonense –. 

É massa morar em um país com tantos encantos, né? Para conhecer mais sobre outros tesouros históricos e culturais, acompanhe nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem! A gente adora te levar para desbravar lugares e tradições que são a cara do Brasil.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem