Há quem diga que as praias de Porto Seguro são algumas das mais belas do Brasil, e essas pessoas estão certas. Localizado no sul da Bahia, o município faz parte da região que foi o primeiro ponto de parada dos portugueses em terras brasileiras, em 1500, tornando o local um verdadeiro patrimônio histórico.

Com temperaturas mínimas médias de 19°C no inverno, e próxima dos 30°C no verão, praias de Porto Seguro atraem turistas do mundo todo em todas as épocas do ano, e não é por menos, afinal, por ali se encontram algumas das paisagens mais paradisíacas do país.

A seguir, você vai conferir quais são as 10 melhores praias de Porto Seguro e, assim, vai poder se preparar para planejar uma viagem inesquecível, repleta de águas azuis, muito pé na areia e uma boa água de coco para acompanhar.

Praia de Taperapuã 

Com águas mornas e calmas, a Praia de Taperapuã é uma das melhores praias de Porto Seguro, e uma das mais famosas também. Com boa infraestrutura para receber visitantes, ela dispõe de barracas e restaurantes que oferecem mesas e cadeiras para todos que desejam passar o dia por ali, sendo uma ótima opção para famílias acompanhadas de crianças e idosos. Além disso, sua localização é excelente, pois a Praia de Taperapuã fica a apenas 7 km do centro de Porto Seguro.

Praia do Mutá 

Praia do Mutá em Porto Seguro

Na divisa com Santa Cruz de Cabrália, a Praia do Mutá Porto Seguro é considerada como uma das mais tranquilas da região e, por contar também com algumas opções de barracas e restaurantes, é muito boa para quem está viajando em família e com crianças. Contando ainda com um mar calmo, ela é ótima para quem procura descanso em um dia de folga.

Praia do Espelho

Considerada por muitos como a melhor praia de Porto Seguro, a Praia do Espelho fica em Trancoso e é, por si só, um verdadeiro espetáculo da natureza. Suas piscinas naturais, que aparecem durante a maré baixa, tornam esse passeio uma aventura inesquecível, afinal, como o próprio nome indica, dependendo do tempo, o mar é capaz de refletir a paisagem em volta da praia, se assemelhando com um espelho de verdade. Vale destacar ainda que a Praia do Espelho também possui ótima infraestrutura de bares e restaurantes para receber visitantes.

Praia da Pitinga 

Localizada em Arraial D’Ajuda, a Praia da Pitinga é uma das praias mais bonitas de Porto Seguro. Com um mar azul de arrancar suspiros, as águas aqui são calmas e tranquilas, e a infraestrutura também conta com opções de bares que atendem às necessidades de quem resolve passar o dia em Pitinga. Ao visitar a cidade, essa praia não pode ficar de fora do roteiro de pontos turísticos da Bahia para conhecer.

Praia de Santo André 

Para quem busca contato com a natureza, sossego e calmaria em uma praia quase deserta, a Praia de Santo André é a escolha certa. Localizada na cidade de Santa Cruz, ela está a apenas 27 km de Porto Seguro, o que possibilita uma esticadinha no passeio para quem está de carro ou vai passar alguns dias a mais viajando. Além disso, para quem gosta de passeios de barco e escuna, a região oferece diversos passeios do tipo, e até mesmo alguns com a opção de mergulho.

Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros 

Essa é mais uma praia de Porto Seguro Bahia que não pode ficar de fora do roteiro de nenhum viajante. A Praia dos Coqueiros, chamada também de “melhor praia de Porto Seguro” por quem a visita, não deixa nada a desejar no quesito de paisagem paradisíaca. Localizada em Trancoso, a infraestrutura é excelente, e a maré, quando baixa, se assemelha com uma piscina natural, enquanto que na maré alta, a água chega nas proximidades das barracas. Ah, e o pôr do sol na Praia dos Coqueiros é de deixar qualquer um sem palavras. 

Praia de Taípe

Localizada também em Arraial D’Ajuda, a Praia de Taípe possui uma longa faixa de areia e vegetação nativa repleta de coqueiros à beira da praia. Aqui, a maré também possui certa influência na areia, então, para os turistas que não abrem mão de uma boa caminhada beira mar, não se esqueça de ir quando a maré estiver baixa. Para chegar até a Praia de Taípe, a melhor opção é ir de carro, mas também é possível ir de mototáxi, por exemplo.

Praia Mundaí

A cerca de 4 km do centro de Porto Seguro, a Praia Mundaí é uma das mais famosas da região. Em águas azuis indescritíveis com ondas calmas e tranquilas, o local é ótimo para relaxar enquanto se aproveita as férias e apreciar os petiscos dos bares à sua volta. Aqui, famílias com crianças podem curtir o dia sem maiores preocupações, pois o mar e a boa infraestrutura da praia a tornam um dos melhores passeios para fazer na região de Porto Seguro.

Praia do Rio da Barra

Ligeiramente mais isolada das demais praias, e quase deserta, a Praia do Rio da Barra é uma das mais deslumbrantes e únicas para visitar em Porto Seguro. Localizada próxima a Praia de Taípe, mesmo nos dias mais quentes de verão ela não costuma atrair muitos turistas, pois outras praias à sua volta possuem mais agitação e infraestrutura. Ao passar o dia no local, programe-se para levar itens como água, sucos, frutas e lanches rápidos, assim, é possível aproveitar a praia com ainda mais tranquilidade e sem pressa para ir embora.

Praia de Caraíva

Praia de Caraíva em Porto Seguro

Que as praias do nordeste são únicas e especiais, todos sabem, como vimos anteriormente, mas a Praia de Caraíva é um dos grandes destaques da região. Na Vila de Caraíva, é válido ressaltar que as ruas são de areia, e carros não são permitidos, mas tudo isso para preservar as belezas do local, que é o passeio ideal para quem busca tranquilidade e sossego em meio à natureza, sem muitos luxos, afinal, a energia elétrica é restrita às casas e comércios e, na rua, não há luz durante a noite.

Não espere mais para conhecer a Bahia

E agora, depois de conhecer tantas praias da Bahia que mais se parecem com o Caribe, está esperando o que para planejar suas próximas férias? Seja qual for a época do ano, Porto Seguro estará aguardando por você. 

Ah e, ao visitar a região, não deixe de provar das comidas típicas do nordeste para ter uma experiência ainda mais completa e emocionante, afinal, é difícil mesmo ir até a região e não provar das delícias locais como a tapioca e acarajé.

2 Comentários

  1. José Carlos Reply

    Boas dicas, vamos a Porto Seguro mes que vem, em março. Sua matéria nos ajudou na escolha da estadia no Booking.
    Só espero que março não seja tempo de chuvas na Bahia.

    Abraço!!!

Escrever um comentário