Quixadá, CE: O que fazer na terra dos monólitos?

setastdp

 

Vai para o Nordeste brasileiro em busca de aventura em meio a natureza? Então você vai se apaixonar por Quixadá! E se você acompanha a gente por aqui, sabe bem que amamos falar sobre o Ceará.

O destino conta com cachoeiras, trilhas, rapel, escalada e várias outras opções de atividades muito bacanas.

É bom destacar que Quixadá fica pertinho da capital cearense, então se você tiver uns dias a mais para a sua viagem, vale a pena aproveitar para dar um pulo em Fortaleza!

Bom, para ajudar você a montar um roteiro bem completinho, confira o que você vai encontrar em nosso guia de viagem para Quixadá CE:

Onde fica Quixadá? 

Como chegar em Quixadá?

Melhor época para visitar Quixadá 

Alta temporada

Baixa temporada

O que fazer em Quixadá: para se aventurar ou relaxar

Serra do Estevão

Pedra da Galinha Choca

Pedra da Faladeira – Açude do Cedro

Pedra do Cruzeiro

Museu Histórico Jacinto de Sousa

Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

Memorial Rachel de Queiroz 

O que levar para praticar ecoturismo com segurança em Quixadá?

Quixadá é o destino ideal para os fãs de aventura, conheça!

Onde fica Quixadá?

Quixadá é uma cidade localizada no estado do Ceará. Situada na região central do estado, o destino possui uma localização privilegiada, cercada por belas paisagens naturais, como serras, rios e formações rochosas impressionantes. 

Com clima agradável e povo acolhedor, Quixadá é um destino perfeito para quem busca tranquilidade, aventura e contato com a natureza.

A cidade fica a apenas 169 km da capital, por isso que as viagens para Quixadá partindo de Fortaleza acontecem com tanta frequência. Que tal dar uma olhada nas passagens de ônibus para Fortaleza para curtir dois destinos incríveis em uma viagem só?

Como chegar em Quixadá?

Por ficar no coração do estado, uma das melhores e mais econômicas formas de chegar em Quixadá é viajando de ônibus. Até porque, nada melhor do que economizar uma graninha para aproveitar mais atrações.

Acredite, a sua viagem para o Nordeste não precisa comprometer todo o seu suado dinheirinho!

Dê uma olhada na passagem de ônibus para Quixadá e já comece a organizar essa viagem sabendo que ela vai caber no seu bolso.

Para ajudar você a organizar a viagem bem certinho, confira o tempo de duração das principais rotas até o destino:

Ônibus de Fortaleza para Quixadá: 2h30

Ônibus de Iguatu para Quixadá: 2h40

Ônibus de Juazeiro do Norte para Quixadá: 5h

Ônibus de Quixeramobim para Quixadá: 40 minutos

Ônibus de Canindé para Quixadá: 1h20

Ônibus de Mombaça para Quixadá: 2h

O endereço da rodoviária: 2406, R. Pres. Vargas, 2320 – Centro.

Melhor época para visitar Quixadá

Trilha em Quixadá que leva até o topo de uma montanha. Pedras e uma vegetação de cactos compõem a imagem.

 

A melhor época para visitar Quixadá é durante os meses de maio a setembro, quando o clima está mais seco e agradável. 

Nesse período, as chances de chuvas são menores, então você pode aproveitar melhor as atividades ao ar livre e explorar as belezas naturais da região.  Durante os meses de junho e julho, acontece o famoso Festival de Quadrilhas Juninas de Quixadá, uma festa tradicional que anima a cidade com danças típicas e comidas deliciosas!

Alta temporada

A alta temporada em Quixadá CE geralmente acontece durante os meses de junho e julho, que coincidem com as férias escolares e o período de festas juninas. 

Nesse período, a cidade recebe um maior fluxo de turistas, tanto locais como de outras regiões do país. A atmosfera é muito animada, com eventos culturais, como o Festival de Quadrilhas Juninas, e a cidade ganha vida com a presença de visitantes em busca de diversão e lazer. 

Durante a alta temporada, é importante planejar sua estadia com antecedência, pois a demanda por hospedagem e atividades pode ser maior. Se você quer fazer uma viagem mais econômica, é melhor ir durante a baixa temporada!

Baixa temporada

A baixa temporada em Quixadá acontece nos demais meses do ano, principalmente fora dos períodos de férias escolares e festas populares. 

Com o fluxo de turistas bem menor, você terá uma experiência mais tranquila e relaxante, com mais tempo para curtir as belezas naturais da região, explorar as trilhas, cachoeiras e formações rochosas sem grandes aglomerações. 

Além disso, durante a baixa temporada, os preços são mais acessíveis em hospedagens e serviços turísticos.

O que fazer em Quixadá: para se aventurar ou relaxar

Para os aventureiros e aventureiras, a cidade é conhecida pelas atividades radicais, como trilhas, rapel e escaladas. 

Por outro lado, para quem procura relaxar, Quixadá oferece a possibilidade de curtir as águas calmas e refrescantes dos açudes, como o Açude do Cedro e o Açude do Quixeramobim, ideais para um mergulho revigorante ou para apreciar o pôr do sol. 

Separamos alguns passeios e lugares imperdíveis para o seu roteiro, dá uma olhada:

Serra do Estevão

Localizada entre os municípios de Choró e Quixadá, a Serra do Estevão é uma montanha com aproximadamente 24 km de extensão. 

Ela tem um papel muito importante como divisora de águas das bacias dos rios Choró e Sitiá, além da beleza que é o cenário perfeito para tirar várias fotos. A região é marcada pela presença da caatinga, com vegetação característica que abriga árvores de grande porte. 

Vale destacar que, de acordo com a história, o nome Estevão remete ao primeiro ocupante dessas terras.

Pedra da Galinha Choca

Foto com ponto de vista de baixo para cima da Pedra da Galinha Choca - Monólito que se parece naturalmente com uma galinha. A vegetação cobre toda a base da pedra.

 

A Pedra da Galinha Choca é um dos destinos mais procurados de Quixadá. Para chegar nela, você vai percorrer uma trilha – lembre-se que você pode contar com a assistência de um guia para isso. 

Se você acredita em vida extraterrestre, saiba que a Pedra da Galinha Choca é palco de relatos intrigantes de avistamentos de OVNIs na região. Mas, se você não acredita muito, a visita vale muito a pena por todo o visual do caminho e, claro, da vista de cima da pedra.

Pedra da Faladeira – Açude do Cedro

Passarela de tijolos amarelos, que leva até a Pedra Faladeira. Ao fundo é possível ver a Pedra da Galinha Choca e do lado esquerdo aparece parte do Açude do Cedro.

 

O Açude do Cedro, uma construção histórica com mais de um século de existência, é um lugar imperdível para o seu roteiro e pode confiar: a paisagem e a sensação de bem-estar são sensacionais. 

Além de ser considerado o símbolo da cidade, o local oferece uma atmosfera perfeita para uma boa caminhada enquanto curte as paisagens incríveis do caminho. Vale ressaltar que nas proximidades há diversos restaurantes, então nem precisa se preocupar com o almoço durante o passeio.

Você pode acessar a partir da Av. José de Freitas Queiroz, 17.

Pedra do Cruzeiro 

Já viu uma pedra de 190 metros de altura? Essa é a Pedra do Cruzeiro!

Localizada no centro da cidade, sua imponência pode ser avistada de diversas regiões, atraindo especialmente estudantes de geografia das universidades próximas e turistas curiosos. 

Dica: ela é selecionada para ser decorada durante o Natal e serve como local para a queima de fogos de artifício na celebração do Réveillon. Então, se estiver em Quixadá CE durante essa época, não deixe de conhecer a Pedra do Cruzeiro.

Museu Histórico Jacinto de Sousa

Se você gosta de saber mais sobre a história e cultura do destino que está visitando, vai adorar conhecer o Museu Histórico Jacinto de Sousa.

Com fácil acesso, é um lugar ideal para mergulhar na história da cidade. Apesar de não ser tão conservado, o museu abriga um acervo interessante de objetos e peças antigas, além de construções que remontam à época das pessoas escravizadas.

Ele fica na R. Autran Moreno, 202 – Centro.

Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

Localizado a 12 km do centro da cidade, no Morro do Urucu, o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão precisa entrar no seu roteiro. 

É claro que é um local de culto religioso, mas o santuário também oferece a opção de hospedagem para quem deseja uma experiência mais tranquila. 

Se você decidir se hospedar por lá, terá três refeições inclusas na diária, sendo café da manhã, almoço e jantar. Vale a pena!

O endereço é Ac. Pe. David Peter – Rodovia Dr Elias Douétts – Monte Alegre.

Memorial Rachel de Queiroz 

Antes de se aventurar nas maravilhas de Quixadá, uma boa dica é começar a conhecer a cidade pelo Memorial Rachel de Queiroz, um local dedicado à obra da renomada escritora e primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. 

Os passeios são guiados, assim você pode conhecer detalhes sobre a vida da escritora. Entre as peças do acervo, está a máquina de escrever que Raquel usou para produzir Memorial de Maria Moura, uma de suas obras mais importantes.

O espaço fica na Rua do Chalé – Centro. Vale a pena acessar o site da Prefeitura para saber os horários de visitação atualizados.

O que levar para praticar ecoturismo com segurança em Quixadá?

Ninguém quer voltar para casa com histórias de momentos estressantes e perrengues chatos. Por isso, tudo o que você puder fazer para evitar conflitos durante a viagem, será uma boa ideia.

  • Protetor solar
  • Repelente de insetos
  • Chapéu ou boné
  • Óculos de sol
  • Roupas leves e confortáveis
  • Calçados adequados para trilhas
  • Mochila resistente e impermeável
  • Garrafa de água
  • Lanches saudáveis e energéticos
  • Kit de primeiros socorros básico
  • Lanterna e baterias extras
  • Mapa da região e bússola
  • Celular totalmente carregado e com bateria extra
  • Dinheiro em espécie e documentos de identificação
  • Câmera fotográfica ou celular para registrar os momentos
  • Carregador portátil
  • Sapatos próprios para trilha (sola emborrachada)

Se decidir curtir uma viagem solo, não esqueça de levar contatos de emergência, e compartilhe seu roteiro com pessoas próximas.

Quixadá é o destino ideal para os fãs de aventura, conheça!

Pedra da Galinha choca ao fundo, com parte do Açude do Cedro à direita. Em primeiro plano está a vegetação característica do sertão.

 

Sabe o que é uma boa ideia? Se aventurar em Quixadá CE ao máximo, fazer várias atividades que aceleram o coração e depois ir descansar nas belas e paradisíacas praias de Fortaleza.

Vale lembrar que viajar não precisa ser caro e se você escolher viajar de ônibus, vale super a pena criar um roteiro inesquecível pelo Nordeste, partindo de Fortaleza. Inclusive, a gente tem muitos outros guias de cidades próximas que podem te interessar, como São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Beberibe e Caucaia

De qualquer forma, conhecer Quixadá com certeza será uma experiência única, mal esperamos para que você venha aqui contar tudo pra gente depois!

Esperamos que você tenha uma boa viagem. Até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem