Aracati, CE: Guia para se surpreender e curtir muito a cidade

setastdp

 

O paraíso existe, e ele fica no Ceará!

Se você já viu qualquer foto da Praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, é fácil entender essa nossa afirmação. Mas e se a gente disser que, além das praias fantásticas internacionalmente conhecidas, essa simpática cidade litorânea também tem uma bagagem cultural carregada e a mistura perfeita entre festança e sossego durante o Carnaval?

Pois é, talvez sejamos suspeitos para falar, já que adoramos abordar os destinos incríveis do Ceará por aqui. Já escrevemos sobre os pontos turísticos de Fortaleza, as serras frias de Guaramiranga, as cachoeiras de Ipu e, é claro, sobre a queridinha dos praieiros, Jericoacoara. E agora, vamos te apresentar ao seu novo destino dos sonhos, Aracati, também conhecida como a “Terra dos Bons Ventos”.

Vai se preparando aí, que estamos prestes a te mostrar tudo que você precisa saber para montar um roteiro de viagem perfeito. Aqui, você vai ler sobre:

Onde fica Aracati? 

Como chegar em Aracati? 

Melhor época para visitar Aracati 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Aracati: melhores pontos turísticos 

Museu Jaguaribano 

Centro Histórico de Aracati 

Café D’Amélia 

Casa Ponciano 

Rio Jaguaribe 

Praias em Aracati e nos arredores 

Retirinho 

Praia da Quixaba 

Praia de Majorlândia 

Canoa Quebrada 

Bônus: Carnaval em Aracati 

Esteja pronto pra se apaixonar por mais uma parte do Ceará! 

Onde fica Aracati? 

No post de hoje, vamos explorar o litoral leste do Ceará, região em que a cidade de Aracati está localizada.

Antiga capital do Ceará, ela fica a aproximadamente 150 quilômetros da capital estadual, Fortaleza, em uma área conhecida como Vale do Jaguaribe. Também está a 90 quilômetros de Mossoró, cidade do Rio Grande do Norte conhecida como capital do Semiárido Brasileiro. 

Os pouco mais de 82.000 aracatienses movimentam a economia do município por meio da agricultura, da pecuária e de indústrias variadas. Mas o verdadeiro protagonista por lá é o turismo – e a gente já já te mostra o porquê –. 

Como chegar em Aracati? 

Por causa do grande fluxo de turistas, Aracati conta desde 2012 com o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar, que fica na rodovia CE-123, a mais ou menos 5 quilômetros do centro da cidade.

Entretanto, como a variedade de voos comerciais disponíveis não é muito grande, a maioria dos viajantes preferem cair na estrada para chegar até o destino. E a gente sabe que o melhor mesmo é viajar sem se preocupar com isso. 

Se você deseja ir a Aracati sem precisar pegar no volante e nem pagar os preços altíssimos das passagens aéreas, que tal viajar de ônibus? Essa é, sem dúvidas, a alternativa mais prática e econômica até para os aventureiros que partem de outros estados.

Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, aqui vai um levantamento do tempo de estrada até Aracati partindo de algumas cidades famosas:

Mossoró: 2h

Fortaleza: 3h

Natal: 6h

Ao chegar, você vai desembarcar no Terminal Rodoviário Assis Nogueira. Ele fica na Rua Coronel Alexandrino, nº 1287, bairro de Nossa Senhora de Lourdes. De lá, é fácil se locomover até outras partes de Aracati e encontrar traslados turísticos que levam até os pontos mais famosos da região.

Se quiser adiantar seu planejamento, aproveite para conferir logo essas passagens de ônibus em promoção para Aracati.

Melhor época para visitar Aracati 

Laje de uma casa de frente para o mar de Aracati. O espaço é simples, equipado apenas com um pequeno colchão coberto.

 

Mas afinal, quando visitar Aracati?

Bem, a resposta para essa pergunta depende um pouco das suas prioridades. Afinal, o litoral e as praias cearenses são lindos durante o ano todo e tem temperaturas relativamente estáveis. Os termômetros por lá dificilmente marcam menos de 24ºC ou mais de 32ºC. Na maioria dos dias, você vai se deparar com algo na casa dos 28ºC.

Portanto, para escolher a época perfeita para a sua viagem, é importante que você entenda como funciona o movimento turístico em Aracati. E a gente te explica isso direitinho aqui embaixo. 

Alta temporada 

Como estamos falando de um destino praiano, você já deve imaginar que a alta temporada em Aracati corresponde aos meses de mais calor: novembro, dezembro e janeiro. 

Além disso, a cidade fica muito movimentada em julho, por conta das férias escolares, e tem outra alta temporada breve nas proximidades do Carnaval. Se você adora uma agitação e curte conhecer gente vinda de vários lugares diferentes, aposte nesses períodos!

Baixa temporada 

Apesar das temperaturas estáveis que mencionamos ali em cima, o clima em Aracati passa por uma breve época chuvosa que vez ou outra podem atrapalhar alguns passeios turísticos.

São os meses de fevereiro, março, abril e maio, em que o índice pluviométrico fica mais elevado na cidade. Por isso, esse é o período em que ela recebe menos visitantes (com exceção da semana do Carnaval). Se você não se importa com a possibilidade de enfrentar algumas chuvas, essa pode ser uma boa época para viajar, já que os serviços e produtos locais ficam mais baratos por conta da pouca demanda.

Agora, se você não quer ficar refém do guarda-chuva e nem pegar a agitação da alta temporada, nossa dica é viajar nos meses considerados intermediários, como agosto, setembro e outubro. Além das boas temperaturas, você vai se deparar com preços moderados e alguns poucos turistas.

O que fazer em Aracati: melhores pontos turísticos 

(Fachada de um casarão colonial em Aracati. É uma espécie de sobrado revestido com azulejos amarelos e com fileiras horizontais de janelas azuis.)

 

Finalmente chegou a hora de desbravar alguns dos maiores tesouros de Aracati!

Abaixo, você vai encontrar sugestões de atrações, pontos turísticos imperdíveis e passeios que certamente merecem um lugar especial no seu roteiro. Essas são as paradas obrigatórias da cidade, cantinhos que todo turista precisa conhecer para se aprofundar na bagagem de Aracati. Vamos lá?

Museu Jaguaribano 

O lindo casarão colonial que já foi residência do Barão de Aracati agora encanta turistas quase todos os dias.

Desde 1968, ele abriga o Museu Jaguaribano, uma iniciativa dedicada a preservar a memória e a vasta bagagem histórica de Aracati. O acervo inclui fotografias, objetos que pertenceram a aracatienses de gerações distantes, mobiliário, máquinas antigas e muitos outros itens que ensinam sobre a trajetória de formação da cidade de maneira cativante. É como entrar em uma máquina do tempo! Ah, o lugar oferece visitas guiadas que deixam a experiência ainda mais rica.

O Museu Jaguaribano fica na Rua Coronel Alexanzito, nº 743 (também conhecida como Rua Grande). Ele fica aberto para visitação de terça a sexta, das 8h às 11h30.

Centro Histórico de Aracati 

Um dos melhores rolês que você pode dar em Aracati é tirar uma parte da tarde para conhecer a parte antiga da cidade a pé.

Ao caminhar pelas ruas do centro histórico, você vai se deparar com as construções coloridas que acompanham a paisagem deslumbrante de Aracati há séculos, ruas de paralelepípedo, igrejas e vários estabelecimentos excelentes. É um charme só! Não à toa, o centro de Aracati é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e considerado patrimônio do país. Nossa dica é separar um tempo para conhecer sem pressa e tirar belas fotos.

Café D’Amélia 

Durante seu passeio pelo centro histórico de Aracati, que tal parar para tomar um cafezinho?

O melhor lugar para isso é, sem dúvidas, o tradicional Café D’Amélia. Com um criativo menu que inclui bolos, biscoitos, sobremesas variadas e bebidas, o lugar serve delícias com raízes autenticamente cearenses. Em que outro lugar você vai ter a oportunidade de apreciar um petit gateau de rapadura com sorvete de murici? Pois é.

Por isso, não deixe de visitar o Café D’Amélia na Rua Coronel Alexanzito, nº 712. Ele funciona de 15h às 21h de segunda a sexta e de 16h a 21h no sábado.

Casa Ponciano 

Toda cidade do interior tem aqueles estabelecimentos que funcionam do mesmo jeitinho “desde sempre” e acabam se tornando verdadeiros clássicos.

Em Aracati, é o que acontece com a Casa Ponciano, uma mercearia que existe há mais de 70 anos. Até hoje, ela preserva o charme arquitetônico e as tradições da época em que foi criada: é mesmo uma mercearia aos “velhos moldes”, com várias prateleiras de bebidas e produtos artesanais. Mas o carro-chefe da casa, pelo qual ela ficou mais conhecida, é o famoso suco de tamarindo que guarda uma receita secreta passada de geração em geração. Vale a pena experimentar!

A Mercearia Ponciano fica na Avenida Coronel Alexanzito, nº 258. O funcionamento vai de 7h às 19h de segunda a sábado e de 7h30 ao meio-dia no domingo.

Rio Jaguaribe 

Se você não abre mão de um bom banho de rio, vai adorar conhecer o Rio Jaguaribe.

Esse grande corpo d’água sempre teve uma grande importância para a economia de Aracati, assim como de várias outras cidades interioranas do Ceará. Hoje, ele carrega também um importante papel turístico, já que os visitantes podem conhecê-lo para dar mergulhos refrescantes, fazer passeios de barco ou praticar esportes aquáticos. Não deixe de apreciar também os ótimos restaurantes que ficam próximos às margens.

Praias em Aracati e nos arredores 

Pequena jangada parada na areia da praia. A faixa de areia clara está deserta e se estende até um mar azul e com poucas ondas. O céu está aberto

 

Olha aí, você com certeza já estava se perguntando sobre elas, não é mesmo?

Ora, é claro que jamais poderíamos falar sobre Aracati sem mencionar as maravilhosas praias, assim como não daria pra falar da capital sem dizer tudo e mais um pouco sobre as praias de Fortaleza. Afinal, o litoral cearense é um paraíso tropical, destino perfeito para quem deseja relaxar com os pés na areia enquanto aprecia uma água de coco geladinha.

Gostou da ideia? Então conheça, abaixo, as praias que ficam próximas a Aracati.

Retirinho 

O nome da Praia do Retirinho é bem autoexplicativo.

Ao chegar, você vai perceber que ela é exatamente isso: um retiro de paz, afastado de qualquer tipo de agitação urbana. Com suas grandes falésias avermelhadas que formam um visual único, o Retirinho tem aquele charme de praia “selvagem”. Portanto, não espere encontrar muita infraestrutura. Mas se você quiser tranquilidade e fotos incríveis, já encontrou sua primeira parada.

Para chegar, você precisa seguir pela BR-304 em direção ao sul e depois pegar a Estrada de São Chico (Estrada do Retirinho). O trajeto costuma levar menos de meia hora.

Praia da Quixabá 

A aproximadamente 17 quilômetros do centro de Aracati, está a linda Praia da Quixabá.

Assim como a Praia do Retirinho, Quixabá é um ótimo lugar para quem curte uma praia deserta. Ao chegar, você vai se deparar com uma larga faixa de areia clara, um mar verdinho e coqueiros que completam a vista paradisíaca. Ah, durante o feriado de Semana Santa, as ruas próximas à praia ficam cheias de encenações teatrais que representam a Paixão de Cristo. É um programa bem interessante para quem curte teatro ou história religiosa.

O caminho para Quixabá começa com a BR-304 e depois passa pela CE-371. Geralmente, são 20 minutos de percurso.

Praia de Majorlândia 

Falésias de areia vermelha formando um relevo acidentado de frente para a praia. Ao fundo, aparecem o céu e o mar, ambos muito azuis.

 

Um pouco antes de chegar a Quixabá, você vai passar por outro ponto turístico maravilhoso, a Praia de Majorlândia.

Situado a 13 quilômetros do coração de Aracati, Majorlândia é um vilarejo pacato que se mantém principalmente da pesca. É por isso que você vai ver tantas jangadas espalhadas pelas águas cristalinas do mar. Esse é outro lugar excelente para passar o dia pegando um bronze e apreciando a beleza das falésias. Algumas delas, inclusive, ganharam esculturas feitas pelo artista plástico Toinho de Carneiro.

Dá para chegar em Majorlândia usando o mesmo trajeto que explicamos para Quixabá – é só parar um pouco antes –. 

Canoa Quebrada 

Aqui está ela: a praia mais famosa da região de Aracati!

Internacionalmente conhecida por sua beleza, a Praia de Canoa Quebrada é um dos destinos mais procurados do Ceará. Até quem se hospeda em Fortaleza costuma reservar pelo menos um dia inteiro para fazer um passeio do tipo “bate e volta” para Canoa Quebrada e aproveitar sua natureza exuberante. Não é à toa que, durante os anos de 1970, o lugar se tornou refúgio de vários grupos hippies que buscavam tranquilidade e autoconhecimento. Além de curtir o dia na praia, você também pode fazer passeios de buggy pelas falésias e praticar esportes radicais na água.

Aqui, além das belezas naturais, o grande diferencial é a ótima infraestrutura, algo que você não encontra nas outras praias sobre as quais falamos. Em Canoa Quebrada, a variedade de bares, restaurantes e hospedarias é ótima. Para chegar, é preciso pegar a CE-371 e depois pegar a Estrada Descida da Praia.

Bônus: Carnaval em Aracati 

Quem visita Aracati nos períodos de baixo movimento turístico muitas vezes nem imagina como fica a cidade durante o Carnaval.

Na verdade, as celebrações carnavalescas de lá estão entre as maiores do Ceará. O evento é responsável por mobilizar em média 350 mil foliões todos os anos (sim, tudo isso)! Se você adora uma festa boa, vai amar a experiência. No Carnaval, a “Terra dos Bons Ventos” fica tomada por shows abertos ao público, camarotes, festas privadas, desfiles de trios elétricos e, é claro, um mar de cores e brilho. Os bares, hotéis e restaurantes também organizam comemorações menores, mas igualmente animadas.

E fica a dica: todo mundo quer uma chance de curtir o Carnaval de Aracati. Por isso, se o seu desejo é aproveitar a festança, planeje-se com antecedência para não encontrar tudo lotado, hein?

Esteja pronto pra se apaixonar por mais uma parte do Ceará! 

Manhã de sol na Praia de Canoa Quebrada. Banhistas se espalham entre o mar e a faixa de areia, que tem estruturas similares a bangalôs. Uma pessoa pratica voo livre.

 

Depois da nossa tour por Aracati, deu para entender por que nós gostamos tanto assim do Ceará, né?

Todos os destinos sobre os quais já escrevemos aqui têm seus encantos próprios. Mas Aracati é mesmo um lugar único: é um destino que concentra o equilíbrio perfeito entre passeios em meio à natureza, paisagens inesquecíveis, programas culturais e históricos, vida noturna e, é claro, um Carnaval marcante. E aí, do que mais você precisa para fazer suas malas e comprar suas passagens?

Aliás, se você quiser continuar conhecendo destinos tão fascinantes quanto Aracati, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles são pensados especialmente para deixar suas viagens pelo Brasil e pela América Latina ainda mais sensacionais!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem