Está pensando em conhecer uma das cidades do interior do estado de São Paulo? Saiba desde já que Americana tem muita cultura, história e beleza natural para você explorar!
Se você está se perguntando por que Americana carrega o apelido de Princesa Tecelã do Brasil, é porque por volta de 1930, a região cresceu exponencialmente na indústria têxtil, ganhando o apelido.
E, atualmente, Americana segue honrando o apelido sendo um dos principais pólos fabricantes de tecidos da América Latina!
Mas, e aí, bora saber mais sobre a cidade? Continue com a gente neste guia de destino completo!
Mergulhe na história de Americana
Confira como chegar em Americana
Esteja pronto para o clima em Americana
Conheça os pontos turísticos descobrindo o que fazer em Americana
Teatro Municipal Lulu Benencase
Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua
Casa de Cultura Hermann Muller
Mergulhe na história de Americana
A história de Americana remonta ao século XIX, quando um grupo de americanos, vindos do sul dos Estados Unidos e derrotados na Guerra da Secessão, desembarcou no Brasil em busca de novas oportunidades.
Eles se estabeleceram na vila chamada Villa Americana, que, ao longo do tempo, evoluiu para a cidade que conhecemos hoje. Apesar de se descobrir na indústria têxtil, o início do desenvolvimento da região se deu através do cultivo de café, melancia e algodão.
E aí, foi com a chegada de imigrantes italianos em 1887 que Americana floresceu como polo têxtil!
Assim como em todo o país, os imigrantes contribuíram com mão de obra, e também com suas tradições e cultura, construindo a personalidade da cidade. A mistura cultural sempre cria tradições, pratos típicos e sotaques que fazem a cidade ser o que é, e isso é incrível, não é mesmo?
Se você adora saber mais sobre a história dos destinos que visita e é fã de museus, não deixe de visitar pontos históricos como a Casa Hermann Müller – vamos falar mais dela daqui a pouco!
Desvende onde fica Americana
Americana, como já comentamos, fica no interior de São Paulo. Entrando em mais detalhes, ela faz parte da região metropolitana de Campinas, a Cidade das Andorinhas.
Ela fica a aproximadamente 37 km de Campinas, e a 129 km da capital, São Paulo. Se você tem uns diazinhos extras para a sua viagem, vale a pena dar um pulo em uma das cidades – ou, quem sabe, nas duas!
Afinal, quem não curte um bate e volta, não é mesmo? É uma das melhores formas de aproveitar a sua viagem para conhecer mais de um destino gastando pouco.
Aproveite as passagens de ônibus em promoção e pé na estrada!
Confira como chegar em Americana
Para chegar em Americana, a forma mais prática é de carro ou de ônibus. Isso porque a cidade não conta com um aeroporto de porte para aviões domésticos.
Mas, falando nisso, é legal saber que o aeroporto de Americana funciona como escola de aviação, e você ainda pode fazer um passeio muito maneiro sobrevoando a região!
Voltando para a melhor forma de viajar para a cidade, saiba que a mais econômica – dependendo de onde você está partindo – é de ônibus de turismo. Sem contar que pegar a estrada de ônibus é uma ótima forma de economizar para aproveitar mais no seu destino.
As passagens de ônibus para Americana são bem em conta, o que abre um espaço na carteira para gastar na viagem!
Para ajudar você a planejar a sua viagem no detalhe, saiba o tempo aproximado dos principais trajetos até a cidade:
Curitiba: 6h30
Londrina: 5h40
Brasília: 10h20
São Paulo: 1h40
Foz do Iguaçu: 12h
São José do Rio Preto: 3h40
Você vai desembarcar no Terminal Rodoviario Francisco Luiz Bendilatti, que fica a menos de 10 minutos de carro do centro de Americana.
Se quiser, também pode pegar um ônibus municipal para dar mais uma economizada. Você vai pegar a linha 619 no próprio terminal rodoviário e desembarcar no ponto da Rua Rui Barbosa, 200. Isso leva cerca de 20 minutos. Pertinho, né?
Confira as nossas dicas de viagem e aproveite bastante a experiência na estrada!
Esteja pronto para o clima em Americana
Em Americana, não precisa se preocupar com temperaturas altas demais ou baixas demais. O clima por lá é quase sempre ameno.
É claro, o clima em Americana ainda assim não foge muito do que se é esperado para cada estação do ano. Por exemplo, durante o verão, o clima é quente e abafado. Enquanto isso, o inverno é gelado com ventos cortantes.
Bom, de modo geral, a temperatura de Americana varia de 13º a 30º ao longo do ano
Você precisa escolher a época para viajar de acordo com o que você gosta. Você vai aproveitar muito mais cada ponto turístico caso esteja um sol de rachar e você seja um fã do verão, não é mesmo?
Conheça os pontos turísticos descobrindo o que fazer em Americana
Quem não mora no estado de São Paulo, ou não conhece muito a região, acaba acreditando que a única cidade que vale a pena visitar é a capital.
É claro que esse é um grande erro! São Paulo conta com cidades turísticas do interior que oferecem muito aos seus visitantes! Pensando nisso, separamos alguns dos pontos turísticos e passeios que você precisa fazer em Americana para curtir o melhor da cidade. Vamos lá?
Parque Ecológico de Americana
Para começar, se a ideia de curtir a natureza e aprender sobre conservação ambiental te atrai, o Parque Ecológico de Americana é o lugar perfeito para você! Inaugurado em 1984, o parque se tornou um importante centro de programas educacionais ambientais, dedicados a crianças, professores e a toda comunidade.
Por lá, você será recebido por uma incrível diversidade de fauna, abrigando mais de 400 animais, incluindo répteis, mamíferos e aves. É uma experiência maneira para você se conectar mais com a vida selvagem e compreender a importância da preservação ambiental!
O Parque Ecológico fica na Av. Brasil, 2525 – Jardim Ipiranga, a apenas 3 km do centro da cidade. É um passeio que vale a pena fazer, principalmente com a criançada!
Parque Aimaratá
Localizado na Rua dos Sabiás, 157, Bairro Jardim Europa, o Parque Aimaratá é outra pérola de Americana que você precisa conhecer.
Se você estiver no centro da cidade, o trajeto até o parque é simples e rápido. Basta seguir pela Avenida Brasil até chegar à Rua dos Sabiás, onde você encontrará o Parque Aimaratá à sua direita.
O legal é que o parque foi idealizado pelos proprietários como uma maneira de preservar as áreas verdes da Fazenda Santo Antônio. Por isso, conta com uma estrutura mais aconchegante e simples.
Ainda assim, o parque proporciona uma variedade de atividades como praticar esportes, explorar trilhas, pescar no pesqueiro local e conhecer de perto o viveiro de mudas.
Aproveite para relaxar e curtir a paisagem em um dia tranquilo de sol. Só não esqueça de passar um protetor solar, combinado?
Teatro Municipal Lulu Benencase
Agora, falando mais sobre a cultura da cidade, o Teatro Municipal Lulu Benencase é uma ótima opção de passeio!
Localizado na Rua Gonçalves Dias, 696, Bairro Jardim Girassol, o teatro foi inaugurado em 4 de março de 1988. Com capacidade para 822 espectadores, um generoso palco de 270m², seis camarins e um fosso para orquestra com espaço para 65 músicos, ele se destaca como um dos principais centros culturais da região.
Ainda, o edifício abriga a história do antigo “Cine Brasil”, ponto de encontro de gerações de jovens americanenses ao longo dos anos. Se você parar para conversar com algum morador com mais idade, ele com certeza vai contar para você com a maior alegria sobre o Cine Brasil.
Mas, desde a sua transformação em teatro, o local tem sido palco de espetáculos incríveis, englobando uma diversidade de manifestações artísticas, desde peças teatrais infantis até apresentações de música ao vivo, dança e comédia.
Confira as redes sociais oficiais do teatro e aproveite para assistir a um espetáculo quando estiver por lá!
Bosque das Nascentes
Que tal dar aquele pausa para respirar fundo em meio à natureza?
Localizado na Rua Érico Veríssimo, no bairro Antonio Zanaga, o Bosque das Nascentes é perfeito para diversas atividades ao ar livre!
Ainda, é perfeito para levar as crianças, visto o espaço amplo e seguro para brincadeiras, piqueniques e atividades em grupo. E o melhor de tudo: o parque conta com um parquinho especialmente projetado para a diversão dos pequenos!
Por lá, você pode caminhar entre as árvores, correr pelo gramado ou praticar exercícios físicos com vista para o riacho natural, que adiciona um toque especial ao ambiente.
O Bosque das Nascentes também conta com um palco coberto e iluminado que ocasionalmente abriga eventos e apresentações culturais. Dê uma olhada nas redes sociais da prefeitura para saber se vai acontecer algum evento por lá enquanto você estiver em Americana!
Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua
Agora, falando mais sobre a parte de turismo religioso, conhecer a espiritualidade e a beleza arquitetônica da Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua é uma boa pedida!
Construída em 1950, a Basílica conta com uma altura de 22 metros e uma cúpula com 50 metros de circunferência, se destacando na cidade. É impossível passar por ela sem prestar atenção!
A arquitetura impressionante e a riqueza da arte sacra presentes na Basílica encantam visitantes de todas as idades. Um fato curioso é que, em 2014, passou por uma restauração que proporcionou uma nova vida à sua cúpula, capitéis e colunas. E aí, durante esse processo, relíquias esquecidas, como pisos, lustres e postes, foram redescobertas na torre da Basílica e agora integram a decoração interna e o jardim, adicionando ainda mais valor histórico ao local!
Você vai encontrá-la na Rua Luiz de Camões, 151, no bairro Jardim Colina. Para chegar ao local partindo do centro da cidade, você vai seguir pela Rua Washington Luiz, virar à direita na Rua Abrahim Abraham e continuar até chegar à Rua Luiz de Camões. A Basílica estará à sua esquerda, esperando por sua visita.
Teatro Fábrica das Artes
Se você adora aqueles lugares culturais mais underground, você vai curtir muito o Teatro Fábrica das Artes!
Localizado na Rua Dr. Cícero Jones, 146, Vila Rehder, esse teatro íntimo, com seus 100 assentos dispostos em rotundas, proporciona experiências artísticas que você não vai esquecer tão cedo.
Este é um espaço de expressão artística, onde oficinas de teatro e diversas formas de arte florescem. O ambiente, simples e organizado, reflete o comprometimento da equipe em criar um espaço acolhedor para os amantes da cultura underground.
Inclusive, ele é gerido por artistas, e oferece apresentações variadas, trazendo peças e shows que refletem a diversidade e o talento da cena cultural local. Pode ter certeza que, mesmo com recursos básicos de som e luz, a dedicação da equipe técnica é evidente em cada espetáculo!
Vale a pena conferir a programação e mergulhar nos eventos desse espaço que respira arte em Americana. Para chegar até lá a partir do centro da cidade, siga pela Rua Washington Luiz, vire à direita na Rua Dom Pedro II e, em seguida, à esquerda na Rua Dr. Cícero Jones.
Jardim Botânico de Americana
Localizado na Rua Abrahim Abraham, 50 – Vila Nossa Senhora de Fátima, o Jardim Botânico de Americana é um ótimo passeio, seja em um dia quente e ensolarado ou mais geladinho de inverno!
Você vai adorar caminhar pelas trilhas, ouvir as melodias dos pássaros e, quem sabe, encontrar o local ideal no gramado para curtir um bom livro ou até mesmo preparar um piquenique.
Seja como você preferir aproveitar o seu dia, você precisa passar umas boas horas por lá!
Casa de Cultura Hermann Muller
Por último – mas com certeza, não menos importante – que tal um mergulho na cultura, história e arte de Americana?
Conheça a Casa de Cultura Hermann Müller, localizada na Rua Itália, 31 – Jardim Girassol, é uma parada imperdível!
Antigamente, ela era uma fábrica de tecidos, e foi adquirida pela família Müller em 1901, iniciando um projeto que culminou na sua expansão completa em 1909. Com 53 cômodos distribuídos em cinco pavimentos, o prédio exibe uma arquitetura ítalo-germânica única
E aí, após sua desapropriação em 1983, a Casa de Cultura Hermann Müller foi inaugurada em 2001, honrando o legado do seu idealizador. Hoje, o espaço é dedicado a manifestações culturais exclusivas de Americana, contando com exposições de diversos artistas, palestras, shows e muitas outras atrações.
Não perca a oportunidade de curtir as expressões artísticas locais e se envolver com a história desse espaço único em Americana!
Americana te aguarda com muita cultura, riqueza e pontos turísticos impressionantes, e ela pode estar a um click!
Depois da sua viagem de ônibus para Americana, você volta aqui contar pra gente como foi, combinado? A gente espera que este guia completo tenha sido útil para você, então agora é só preparar a mochila e cair na estrada.
Navegue aqui no Tô de Passagem para mais dicas de viagem e guias de destinos, e aproveite as passagens de ônibus em promoção da ClickBus para explorar cada cantinho do Brasil.
Nos vemos na sua próxima viagem!