Os museus de Fortaleza são inesquecíveis: saiba quais visitar

setastdp

Que tal conhecer a riqueza do repertório cearense nos museus de Fortaleza?

Apesar de ser conhecida por suas belas orlas, a capital cearense abriga várias opções de passeios que vão muito além do sol e do mar. Depois (ou antes) de se banhar nos mares azuis das praias de Fortaleza, vale a pena separar um tempinho para mergulhar também na gigantesca bagagem histórica e artística que habita os espaços culturais da cidade. E pode acreditar quando a gente diz que os museus de Fortaleza são capazes de encantar qualquer pessoa

Sem dúvidas, Fortal é um destino cheio de surpresas espetaculares para quem gosta de rolês enriquecedores. E hoje, a gente te leva para explorar um pouco mais desse paraíso do turismo cultural. É só vir conosco para descobrir quais são os melhores museus de Fortaleza, o que você pode esperar de cada um e por que eles merecem um lugar especial no seu roteiro!

Confira a seguir:

Mas por que incluir museus no passeio é uma boa para a sua viagem? 

Confira os principais museus de Fortaleza que você precisa conhecer: 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 

Museu do Automóvel 

Museu do Ceará 

Espaço Cultural Unifor 

Centro Cultural Banco do Nordeste 

Museu da Imagem e do Som do Ceará 

Casa José de Alencar 

Museu da Fotografia

MAUC – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará 

Centro de Turismo do Ceará 

Minimuseu Firmeza 

Museu da Indústria 

Sobrado Dr. José Lourenço 

Caixa Cultural de Fortaleza 

Dicas para aproveitar ainda mais esse passeio 

Os museus de Fortaleza guardam experiências fantásticas, e você pode vivê-las com ajuda da Clickbus!

Mas por que incluir museus no passeio é uma boa para a sua viagem? 

Nem todo mundo tem o costume de ir a museus.

Realmente, esse é um tipo de rolê que pode dividir opiniões. Mesmo com tantas instituições incríveis distribuídas pelo Brasil, algumas pessoas ainda acreditam que as visitas a museus são passeios “parados” ou até monótonos. Mas os museus de Fortaleza são provas de que esse jeito de pensar merece ficar no passado!

Os lugares que vamos te apresentar daqui a pouco são mais do que espaços dedicados à conservação de acervos artísticos e relíquias históricas. Eles são aparelhos culturais super completos, com programações animadas que incluem atividades para todos os gostos. De carros antigos a fotografias, os museus de Fortaleza abrigam elementos e temas bem variados, com propostas que conquistam visitantes dos mais diversos perfis. 

Além disso, muitos dos museus de Fortaleza têm entradas acessíveis ou gratuitas – o que faz deles opções maravilhosas para quem está atrás de uma viagem barata –. Aliás, se o seu objetivo é se divertir sem pesar no orçamento, sabia que dá para chegar na capital cearense por valores bem amigáveis viajando de ônibus? Caso queira conhecer as melhores rotas para as suas férias, aproveite para conferir essas passagens de ônibus para Fortaleza.

Confira os principais museus de Fortaleza que você precisa conhecer: 

Nos museus de Fortaleza, diversão e aprendizado caminham de mãos dadas.

São tantas oportunidades de curtir passeios culturais incríveis na cidade que é até difícil escolher o que visitar primeiro. Mas a gente te ajuda nessa decisão. Aqui embaixo, você vai descobrir o que espera por você nos melhores museus de Fortaleza. É só anotar os seus preferidos, caprichar no planejamento de roteiro e se preparar para uma viagem incrível!

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 

Nada mais apropriado para começar o nosso passeio pelos museus de Fortaleza do que uma visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura!

Considerado o maior equipamento cultural de todo o Ceará, esse incrível complexo é formado por dois espaços que garantem a casadinha perfeita para um dia de passeios maravilhosos: o Museu de Arte Contemporânea (MAC CE) e o Museu da Cultura Cearense (MCC). Os acervos proporcionam uma imersão cultural maravilhosa que vai desde as obras e instalações artísticas inovadoras expostas no MAC até a exibição Vaqueiros, que leva o rico repertório do sertão cearense para dentro do MCC. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura também se destaca pela programação cultural fantástica que inclui peças teatrais, sessões de cinema, eventos temáticos e muito mais.

Para conferir, visite a Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema.

Museu do Automóvel 

Fotografia aproximada da lateral do carro antigo Ford T, produzido nos anos 1910. O farol redondo do automóvel está em destaque.

Você gosta de carros antigos?

Então já pode incluir o Museu do Automóvel de Fortaleza no seu roteiro! Ele é administrado com muito carinho pelo Veteran Car Club do Ceará, um grupo de colecionadores que montaram um espaço incrível para dividir a paixão por automóveis históricos com o público. O acervo é composto por mais de 50 veículos que circularam pelas estradas brasileiras entre as décadas de 1910 e 1980. Com vários modelos nacionais e internacionais, a fascinante coleção do Museu do Automóvel inclui possantes icônicos como o Ford T de 1917 – ou “Ford de Bigode”, para os chegados –, o primeiro carro fabricado em série no mundo.

Se quiser curtir esse passeio cheio de nostalgia, dê uma passadinha na Rua Jornalista César Magalhães, nº 70, bairro de Patriolino Ribeiro.

Museu do Ceará 

O Museu do Ceará é uma verdadeira parada obrigatória para quem deseja explorar os museus de Fortaleza.

Situado bem no coração da cidade, ele foi inaugurado em 1933 e carrega o importante título de primeira instituição museológica do estado. Com uma impressionante coleção formada por milhares de peças, o Museu do Ceará convida os visitantes a uma viagem no tempo que passa por todas as fases da história cearense. Entre os itens expostos estão achados arqueológicos, artigos dos antigos povos indígenas, documentos históricos e várias outras relíquias preciosas que revelam os detalhes mais intrigantes da trajetória de formação do estado. Também tem oficinas, workshops, cursos ligados à área de museologia e várias outras atividades educativas. Um prato cheio para os fãs de história!

O endereço do Museu do Ceará é Rua São Paulo, nº 51, Centro.

Espaço Cultural Unifor 

Grande centro de referência em valorização artística na capital cearense, o Espaço Cultural Unifor já tem mais de 30 anos de história.

Parte de uma das faculdades mais tradicionais do Ceará, o atrativo recebe exposições temporárias maravilhosas que contemplam as mais diversas linguagens artísticas. As exibições promovem um diálogo incrível entre arte, história e tecnologia – muitas delas contam com recursos interativos super modernos –. Entre os destaques memoráveis que já passaram pelo Espaço Cultural Unifor estão as exposições de grandes nomes como Cândido Portinari, Burle Marx e Miró. Em 2023, o lugar sediou a mostra Naza na Natureza, de Naza Mcfarren, a primeira exibição em 3D da história do Ceará. Incrível, né?

Vale muito a pena conferir a programação do Espaço Cultural Unifor e visitar o museu na Avenida Washington Soares, nº 1321, Edson Queiroz.

Centro Cultural Banco do Nordeste 

Outra boa pedida para os fãs de arte e cultura é o Centro Cultural Banco do Nordeste.

Fundado em 1988, ele conta com uma agenda bem variada que passa por exibições de arte contemporânea, mostras de fotografia, peças teatrais, shows e vários outros programas culturais para todos os gostos. Além disso, o Centro Cultural Banco do Nordeste tem um cinema, uma lojinha de produtos artesanais, uma biblioteca especializada em temas artísticos e culturais e até uma cafeteria bem charmosa. O melhor de tudo é que muitas das atividades são gratuitas!

Se quiser, anote aí o endereço: Rua Conde d’Eu, nº 560, Centro.

Museu da Imagem e do Som do Ceará 

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS) é perfeito para as famílias que buscam passeios diferentes em Fortaleza.

Ele tem um acervo pensado para eternizar o imenso repertório audiovisual do Ceará por meio de vídeos, filmes, fotografias, áudios e muito mais. A visita é uma oportunidade incrível de mergulhar na memória cultural cearense de uma forma única. O Museu da Imagem e do Som do Ceará também recebe várias exposições inovadoras capazes de encantar espectadores de todas as idades, com muitas atividades interativas e experiências multissensoriais. Um bom exemplo é a mostra Ontem Choveu no Futuro, instalação imersiva criada por Batman Zavareze que encheu o espaço do museu com projeções hipnotizantes. Não é à toa que esse atrativo faz tanto sucesso entre adultos e crianças!

O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Barão de Studart, nº 410, bairro de Meireles.

Casa José de Alencar 

Aqui está um ponto turístico imperdível para os apaixonados por literatura!

A Casa José de Alencar está situada na propriedade onde nasceu um dos autores mais importantes da história. Imortalizado como precursor do Romantismo literário no Brasil, José de Alencar foi o criador de Iracema e de outros títulos icônicos que inauguraram uma nova fase da literatura nacional. Hoje, a vida e obra do escritor podem ser exploradas por meio do acervo da Pinacoteca Floriano Teixeira, na Casa José de Alencar. 

O complexo cultural – que funciona em um lindo conjunto arquitetônico secular – também inclui o Museu Arthur Ramos, lar de diversas exposições focadas na bagagem cultural afrobrasileira. Visite também a Coleção Luísa Ramos e as duas bibliotecas do espaço, que totalizam mais de 3 mil livros. Tudo isso ainda está rodeado por uma área verde encantadora!

A Casa José de Alencar fica na Avenida Washington Soares, nº 6055, bairro de José de Alencar.

Museu da Fotografia

Imagem aproximada de uma câmera fotográfica antiga. O fundo está desfocado e o foco da imagem é a lente da câmera.

Que tal fazer um passeio pela memória cultural e histórica de Fortaleza por meio de fotos?

Essa é a proposta do Museu de Fotografia de Fortaleza (MTF), que tem um dos acervos fotográficos mais fascinantes do país. Entre as exposições permanentes, os destaques são as obras de Pierre Verger, franco-brasileiro conhecido pelo incrível trabalho de documentação visual da cultura afrobrasileira. Arte, fotojornalismo e registros históricos se misturam de uma forma maravilhosa no Museu de Fotografia, que também tem espaços dedicados a exposições temporárias e à divulgação de criadores contemporâneos da fotografia brasileira.

Se quiser apreciar Fortaleza através de novas lentes, visite o MTF na Rua Frederico Borges, nº 545, Varjota.

MAUC – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará 

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) é um verdadeiro santuário da arte cearense.

As exposições celebram as obras de vários artistas do estado – desde talentos recentes até nomes internacionalmente conhecidos – e explora diversas linguagens em suas exposições temporárias. Como parte da exibição permanente, você vai encontrar uma sala temática sobre a cultura popular do Ceará, com peças artesanais feitas de madeira, cerâmica e outros materiais tradicionais. O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará também realiza programações especiais nos fins de semana (a agenda costuma ser divulgada nas redes sociais) e atividades lúdicas para crianças.

Para conhecer o MAUC, vá à Avenida da Universidade, nº 2854, Benfica.

Centro de Turismo do Ceará 

Os turistas que desejam mergulhar de cabeça nos encantos cearenses podem apostar na visita ao Centro de Turismo do Ceará.

Ele funciona em um lindo edifício de 1828 que costumava abrigar uma prisão. Em 1984, a construção secular teve seu propósito reimaginado e passou a reunir vários elementos encantadores ligados à cultura popular do Ceará. No local, você vai encontrar lojas de artesanato que vendem produtos regionais de todos os tipos – roupas, acessórios, itens de decoração, lembrancinhas e muito mais –. Tem também uma praça de alimentação cheia de ótimos restaurantes que servem as melhores delícias da culinária típica.

Considerado o primeiro equipamento turístico do estado, o Centro de Turismo do Ceará fica na Rua Senador Pompeu, nº 350, Centro.

Minimuseu Firmeza 

Não tem como não se encantar pelo Minimuseu Firmeza.

Esse espaço super acolhedor foi idealizado por um icônico casal de artistas plásticos e funciona no sítio onde eles moravam. A antiga residência de Nice Firmeza e Estrigas – como era conhecido Nilo de Brito Firmeza – tem aquela atmosfera aconchegante de “casa de vó”, com direito a um grande quintal cheio de árvores que faz a alegria da criançada. O acervo expõe obras e utensílios usados pelos artistas ao longo de suas vidas. De vez em quando, o Minimuseu Firmeza recebe grupos de recreação que promovem tardes inteiras de muita diversão para os pequenos.

Para conhecer o Minimuseu Firmeza, é preciso agendar a visita com antecedência. Ele fica na Avenida Waldir Diogo, bairro do Mondubim.

Museu da Indústria 

A industrialização de Fortaleza foi um dos fatores que transformaram a cidade em um dos centros urbanos mais influentes do Brasil.

Para preservar a memória desse processo, o Museu da Indústria se dedica exclusivamente ao resgate da história do desenvolvimento industrial no Ceará. Situado em uma construção do século 19, ele recebe várias exibições temporárias bem legais, como a mostra Exposição Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará. O Museu da Indústria abriga ainda um bistrô maravilhoso e um jardim, que funcionam de maneira independente.

O endereço do Museu da Indústria é Rua Doutor João Moreira, nº 143, Centro.

Sobrado Dr. José Lourenço 

O conhecido Sobrado Dr. José Lourenço já serviu a várias funções ao longo dos séculos.

Erguida no século 19, a bela construção é tombada como patrimônio histórico, mas já abrigou de casas noturnas a repartições públicas. Hoje usado como espaço cultural, o Sobrado Dr. José Lourenço tem uma exposição incrível que traça uma linha do tempo da cena artística cearense. Além disso, recebe exibições de artes visuais assinadas por artistas de diversas partes do Brasil. 

Ah, o acesso é gratuito! O Sobrado Dr. José Lourenço fica na Rua Major Facundo, nº 154, Centro.

Caixa Cultural de Fortaleza 

A Caixa Cultural de Fortaleza está localizada na área conhecida como corredor cultural e turístico da capital cearense.

É a mesma rua onde fica o Centro Cultural Dragão do Mar, a poucos metros da badalada Praia de Iracema. Em Fortaleza – assim como em várias outras cidades do Brasil –, a Caixa Cultural é uma instituição criada para democratizar o acesso a atividades culturais e artísticas. Por isso, ela oferece uma programação eclética simplesmente maravilhosa, com vários eventos gratuitos, shows, oficinas, exposições, peças teatrais e muito mais. Você com certeza vai se interessar por alguma atividade da agenda!

A Caixa Cultural de Fortaleza fica na Avenida Pessoa Anta, nº 287, Praia de Iracema.

Dicas para aproveitar ainda mais esse passeio 

Agora que você já sabe quais são os melhores museus de Fortaleza, sua ansiedade para visitar a capital cearense deve estar nas alturas.

A gente sabe como é! Mas antes de você sair para desbravar todos esses lugares fantásticos, vamos te passar algumas dicas de ouro que podem te ajudar a curtir ainda mais a sua tour cultural. Para aproveitar ao máximo os museus de Fortaleza, lembre-se:

  • Planeje o roteiro com antecedência: escolha os museus de Fortaleza que mais chamaram a sua atenção, defina as prioridades da sua viagem e distribua os passeios nos dias que você terá para turistar. Com um roteiro bem programado, fica mais fácil otimizar o seu tempo de estadia e conhecer mais atrativos.
  • Se ligue nos horários: os lugares que listamos aqui podem ter dias e horários de funcionamento diferentes. Não se esqueça de confirmar essa informação antes de sair para o rolê!
  • Conforto em primeiro lugar: os passeios pelos museus de Fortaleza muitas vezes incluem boas caminhadas – principalmente se a ideia for conhecer vários espaços no mesmo dia –. Você também pode ter que passar bastante tempo em pé para apreciar os eventos e exposições. Por isso, escolha roupas e sapatos confortáveis (vale lembrar que faz calor em Fortal!) e evite levar bolsas pesadas.
  • Confira a programação: quase todos os espaços que acabamos de te apresentar contam com atividades especiais, exposições temporárias e outras programações rotativas. Portanto, não se esqueça de conferir com antecedência a agenda dos locais que você deseja visitar.

Os museus de Fortaleza guardam experiências fantásticas, e você pode vivê-las com ajuda da Clickbus! 

Passarela de aço pintada de vermelho que passa sobre a rua e leva ao Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

Pois é, a imensa variedade de museus de Fortaleza garante muitas experiências incríveis.

Essa é a sua chance de explorar as belezas de uma cidade que esbanja cultura por todos os lados. Com as sugestões que acabamos de te apresentar, você já tem tudo que precisa para montar um roteiro absolutamente inesquecível pelos museus de Fortaleza! Se quiser adicionar outro rolê cheio de encantos regionais no seu itinerário, conheça também nosso conteúdo especial sobre o Mercado Central de Fortaleza. Ah, nós também temos um apanhado de dicas sobre o que fazer em Fortal.

Agora é só arrumar as malas e se deixar levar pelo charme incomparável da capital cearense. Para conhecer outros lugares tão apaixonantes quanto Fortaleza, é só acompanhar nosso trabalho aqui no Tô de Passagem: a gente sempre produz conteúdos super completos sobre destinos, pontos turísticos imperdíveis, eventos, tradições e vários outros encantos do Brasil.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem