Visconde de Mauá: Passeios entre Minas e Rio

setastdp

A região é bastante procurada para viver aventuras em meio a natureza: Visconde de Mauá oferece passeios e atrações muito divertidas para você.

Para começar a montar o seu roteiro, você precisa saber que o destino é composto por três vilas: Maromba, Maringá e Mauá. Mas calma, vamos te contar tudo bem certinho neste conteúdo.

Agora, voltando para as vilas de Visconde: em todas elas você encontrará cachoeiras, poços, rios, grutas, trilhas e muitas outras atrações que proporcionam passeios incríveis!

A região também conta com partes mais urbanizadas, onde você pode desfrutar da gastronomia de alto nível, e saborear os pratos típicos do local.

Neste conteúdo, você vai ver:

Onde fica Visconde de Mauá? 

Como chegar em Visconde de Mauá?

Clima de Visconde de Mauá

O que fazer em Visconde de Mauá: Pontos turísticos 

Centro Vila de Mauá

Centro Vila de Maringá

Centro Vila de Maromba 

Museu Duas Rodas 

Parque Corredeiras 

Mirantão 

Cachoeiras famosas em Visconde de Mauá 

Cachoeira do Escorrega 

Cachoeira dos Macacos 

Toca da Raposa 

Véu de Noiva 

Poção da Maromba 

Trilhas para aproveitar em Visconde Mauá 

Trilha do Bosque do Visconde 

Trilha do Cruzeiro 

Trilha da Pedra Selada 

Trilha da Pedra da Gávea 

Trilha Santa Clara 

Tem como não se apaixonar por Visconde de Mauá?

Onde fica Visconde de Mauá? 

Curiosamente, Visconde de Mauá fica exatamente na divisa entre o estado do Rio de Janeiro e o estado de Minas Gerais.

Inclusive, a região fica em Resende, cidade do estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas, cidade mineira.

Como chegar em Visconde de Mauá?

Como a região fica mais afastada das áreas centrais das cidades próximas, uma das melhores opções para chegar em Visconde é viajar de ônibus para Resende, que conta com a rodoviária a 50 minutos da região.

Existem diversas rotas com destino a Resende. Para te dar uma ideia de distância, confira o tempo de viagem de algumas delas, para organizar melhor o seu roteiro de viagem:

Rio de Janeiro: 3h15

Belo Horizonte: 7h

São Paulo: 3h30

Juiz de Fora: 3h30

São José dos Campos: 3h

Curitiba: 9h

A rodoviária de Resende fica junto a uma unidade Graal, na Rua Pedro Nunes de Souza, 95-341.

Chegando lá, você pode chegar em Visconde pelas viações Resendense, São Miguel e JMS TUR, que fazem o trajeto partindo do Graal Resende para a região do destino, podendo ser qualquer uma das vilas.

Dá uma olhada nas opções de passagens de ônibus para Resende! Já que por aqui a gente gosta bastante de falar em economia na hora do rolê, a viagem de ônibus é sempre uma boa ideia. Inclusive, você pode aproveitar para conhecer mais destinos em um passeio só! Que tal estender a viagem e aproveitar para curtir um pouco do Rio de Janeiro?

Clima de Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é o tipo de destino que pode ser visitado durante o ano todo, dependendo de quais estações você prefere para aproveitar mais.

As estações por lá são bem definidas: no inverno costuma fazer bastante frio e chove bem pouco. Já já no verão, o clima quente acaba trazendo mais chuvas.

Nos meses de junho, julho e agosto o frio é rigoroso. Espere por termômetros negativos pela manhã. Mas calma, à tarde, a temperatura costuma ficar bem agradável. Só não dá para dar aquele banho de cachoeira!

O que fazer em Visconde de Mauá: Pontos turísticos

Antes de começarmos, você precisa saber que alguns dos melhores passeios não ficam exatamente em Visconde de Mauá, mas sim em regiões super próximas que valem muito a pena conhecer também! Como você já vai estar por lá, a gente não ia deixar você sem saber dessas atrações, certo?

Considerando que a região conta com diversos pontos, dependendo do seu tempo de viagem, pode ficar difícil decidir quais lugares conhecer. Mas é por isso que separamos algumas das melhores opções para incluir em seu roteiro!

Vamos lá?

Centro Vila de Mauá

Repleto de lojas e opções de hospedagem, no centro da Vila de Mauá você encontra pontos turísticos bem legais para conhecer.

O centro se resume a praticamente uma avenida principal – a Avenida Presidente Wenceslau Braz – fundada em 1912 e cheia de restaurantes de ótima qualidade para se alimentar muito bem antes de começar os passeios!

É o tipo de lugar para aproveitar a noite em um passeio tranquilo, enquanto reserva as energias para os dias de trilhas e cachoeiras.

Centro Vila de Maringá

Separada em duas partes, com um pé no Rio de Janeiro e o outro em Minas Gerais, a Vila de Maringá é a que oferece a melhor e maior infraestrutura turística da região.

A vila também é conhecida como um point gastronômico (em ambos estados). Você vai encontrar restaurantes incríveis, além de lojinhas, pousadas e galerias.

O principal ponto turístico é a ponte que atravessa o Rio Preto, com águas cristalinas e bem tranquilas. Anote aí!

Centro Vila de Maromba 

Comparando com as outras vilas, essa é a mais simples de Visconde de Mauá. Mas não ignore ela: é a região com as paisagens mais lindas, e perfeitas para aquelas fotos que servem de atualização do feed!

Em sua praça principal, existem algumas opções de restaurantes e pousadas para você escolher, caso prefira se hospedar por lá.

Até porque, é nos arredores dessa vila que se encontram as cachoeiras mais famosas da região!

Museu Duas Rodas 

Em meio a natureza do Vale do Alcantilado, o Museu Duas Rodas é um passeio que foge do comum entre as atrações turísticas de Visconde de Mauá.

O local abriga um dos mais importantes acervos de veículos históricos do país, exibindo uma exposição permanente que conta com mais de 110 exemplares de motocicletas, bicicletas e mais.

Inclusive, por lá você encontra a motocicleta mais antiga do Brasil, a Wanderer 1902, completamente preservada. 

Vale muito a pena!

Você pode visitar o museu qualquer dia da semana, das 9h às 17h.

E para chegar, o acesso é feito pelo km 4 da Estrada Maringá Mirantão, com direção ao Parque Corredeiras.

Parque Corredeiras

Parque Corredeiras, Visconde de Mauá

Um dos maiores points durante o verão, o Parque Corredeiras é uma das melhores opções para curtir a natureza com as crianças. O local conta com várias atrações e brinquedos!

Você pode aproveitar as piscinas naturais, parquinhos ao ar livre, tirolesa, rapel, bóia-cross, arvorismo e mais opções muito divertidas.

Não precisa se preocupar em levar o lanche para esse rolê: o parque conta com lanchonete e restaurante para curtir o dia inteiro tranquilamente.

Para entrar, é preciso pagar pelos ingressos (confira o valor no site oficial do parque), o funcionamento é das 10h às 17h todos os dias.

O parque fica localizado no km 85 da estrada que vai em direção ao Parque Nacional de Itatiaia.

Mirantão 

O vilarejo de Mirantão fica ao lado mineiro de Visconde, a 25 km de Bocaina de Minas.

Com um pouco mais de mil habitantes, o lugar é perfeito para curtir a viagem naquele clima pacato de cidade interiorana. Super tranquilo, mas com muita comida boa.

O Mirantão abriga as Cachoeiras da Prata, chamadas de Prata I e II, que são acessadas por uma trilha incrível dentro de uma propriedade particular.

Para chegar em Mirantão, é só pegar a Estrada Mauá-Mirantão.

Cachoeiras famosas em Visconde de Mauá

Cachoeiras em Visconde de Mauá

Se você perguntar sobre Visconde de Mauá para pessoas que já conheceram o destino, com certeza um dos primeiros passeios e pontos turísticos que irão te falar é sobre as cachoeiras da região.

Se você curte passeios em meio a natureza, a região é um verdadeiro paraíso. Você vai encontrar diversas trilhas e cachoeiras de todos os estilos e paisagens.

Confira as cachoeiras que separamos para você colocar em seu roteiro!

Cachoeira do Escorrega 

Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá

Localizada bem pertinho da Vila de Maromba, a Cachoeira do Escorrega é uma das mais famosas do destino.

O local é composto por uma grande piscina natural e diversos pontos estratégicos para apreciar a natureza. Pela sua popularidade, aos finais de semana, a cachoeira é bastante procurada por turistas que querem se divertir no tobogã natural.

O local é estruturado com estacionamento, bar, restaurante e até mesmo uma feirinha de artesanato (aos finais de semana) para fazer aquela comprinha de turista.

A Cachoeira do Escorrega fica a 2 km da Vila de Maromba, sendo acessada pela Estrada do Maromba de carro, ou a pé pela trilha – que é bem curtinha!

Cachoeira dos Macacos

A poucos passos da Cachoeira do Escorrega, a Cachoeira dos Macacos é tão charmosa quanto a vizinha, apesar de contar com uma queda d’água e piscina natural menores.

Se for fazer o passeio no final de semana, essa cachoeira é uma boa opção porque ela é bem menos movimentada do que a do Escorrega.

A Cachoeira dos Macacos fica a cerca de 15 minutos de trilha partindo da Cachoeira do Escorrega. 

Toca da Raposa

Localizada no distrito de Mirantão, no lado mineiro de Visconde, a Cachoeira Toca da Raposa é a mais indicada para apenas curtir a paisagem e a natureza, já que o seu poço para banho é bem pequeno e estreito.

Mesmo não sendo muito boa para banho, vale muito a pena visitar para conhecer o barzinho, o mirante e a gruta do local.

Para chegar lá, você vai passar a ponte da estrada que liga a Vila de Maringá até a Cachoeira de Santa Clara, depois vai entrar à direita em uma bifurcação.

Depois de 1,5 km, você vai seguir à esquerda na próxima bifurcação e aí basta seguir as placas até a trilha que dá acesso a Toca da Raposa.

Véu de Noiva 

Que estado não tem sua cachoeira Véu de Noiva, não? Mas apesar da sua fama, a versão de Visconde de Mauá é pequena, uma das menores da região, mas oferece uma boa estrutura para turistas, e é exatamente isso que a gente quer!.

O visual é muito bonito, formado por uma queda de 30 metros que passa por pedras e árvores. Você pode tomar um banho bem refrescante no poço natural que se forma.

A cachoeira fica a apenas 1km da Vila de Maromba. Para chegar, você só precisa pegar a estrada que vai em direção à Cachoeira do Escorrega, seguir por 500 metros e, depois de uma bifurcação, entrar à esquerda. A trilha que leva até o Véu da Noiva é de apenas 200 metros.

Poção da Maromba 

Também conhecida como Poção dos 7 Metros, devido à profundidade da piscina natural, o Poção é o melhor lugar para você curtir um banho de água doce.

Com águas cristalinas, tome bastante cuidado para não se confundir com a impressão de profundidade do poço, principalmente quem não sabe nadar tão bem!

Para chegar no Poção da Maromba, pegue a estrada que liga a Vila de Maromba à Cachoeira do Escorrega. O Poção fica próximo a um mirante situado à direita da beira da estrada.

Após 100 metros, basta entrar na trilha que vai até o local.

Trilhas para aproveitar em Visconde Mauá

Trilhas em Visconde de Mauá

Como você pôde perceber, Visconde é repleta de trilhas que levam a belas cachoeiras, além de poços e rios. A gente falou lá no começo que esse é o tipo de passeio pra quem quer aproveitar muita coisa bonita e um contato maior com a natureza.

Das mais fáceis até as mais avançadas, as trilhas são uma ótima forma de conhecer a natureza local de pertinho. Você pode até dar de cara com animais silvestres e passar por mirantes impressionantes!

Separamos as melhores trilhas para você conhecer:

Trilha do Bosque do Visconde 

Localizada no Parque Estadual da Pedra Selada, a Trilha do Bosque do Visconde é a mais fácil da região. São apenas 500 metros de extensão e dura apenas 10 minutos.

No trajeto da trilha, você vai passar por diferentes espécies de plantas e árvores, além de conseguir avistar o Pico da Pedra Selada.

É um passeio bem tranquilo para fazer com a criançada!

Trilha do Cruzeiro 

Passando pela Mata Atlântica, a Trilha do Cruzeiro é uma boa opção para os aventureiros iniciantes. A caminhada é curta e não exige tanto do seu preparo físico.

A trilha fica do lado mineiro de Visconde, permitindo avistar diversos animais pelo caminho. 

Ela tem início na ponte do campo de futebol em frente ao Colégio Estadual Antônio Quirino, e finaliza no topo do Morro do Cruzeiro.

Trilha da Pedra Selada 

Trilha da Pedra Selada, Visconde de Mauá

A fama da Trilha da Pedra Selada não é à toa: ao final dela, você tem uma vista a 1.775 metros de altura. De lá, é possível avistar todas as montanhas da Serra da Mantiqueira.

O percurso da trilha é de nível médio, com 2h de caminhada e trechos de subida mais íngremes e irregulares. Ao total, são 2,5 km de extensão.

A trilha é super bem sinalizada e de fácil acesso a partir do Parque Estadual da Pedra Selada.

Trilha da Pedra da Gávea

Começando ao final da Trilha do Cruzeiro, a Trilha da Pedra da Gávea é uma opção de percurso leve e bem tranquilo de se fazer.

Com duração de 1h30 a 2h, o caminho passa pelas margens do Rio Preto e finaliza na Pedra da Gávea. A vista de lá é simplesmente imperdível!

Durante a trilha, você vai passar por trechos de mata fechada, cachoeiras e pontes que atravessam pequenos riachos. Um passeio bem aventureiro para a sua viagem.

Trilha Santa Clara

Também conhecida como Trilha do Alto dos Brejos, o seu trajeto começa no Vale de Santa Clara, com cachoeiras escondidas na Mata Atlântica.

Com 3h de duração, o percurso é de nível médio e mescla trechos fáceis e outros que exigem mais experiência.

A trilha começa a partir do Parque Nacional do Itatiaia e finaliza no topo do Morro do Paraíba.

Tem como não se apaixonar por Visconde de Mauá?

Visconde de Mauá, RJ

Depois de passar uns dias por lá, você vai se sentir um verdadeiro aventureiro! Sem contar que é tão pertinho da Cidade Maravilhosa, que você pode montar um roteiro perfeito, que mistura as belezas do interior com as melhores praias do Rio de Janeiro, já pensou?

As atividades e passeios para se fazer por lá são bastante ativos, fazendo com que você esqueça da correria do cotidiano e se conecte com a natureza. Se você já conhece Visconde de Mauá, ou pretende ir em breve, compartilhe com a gente a sua experiência, aqui mesmo nos comentários.

No mais, continue com a gente aqui no Tô de Passagem. Seja lá qual for o seu objetivo de passeio, a gente tem os melhores guias as e as melhores dicas para uma viagem inesquecível

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem