Imagine-se caminhando tranquilamente por uma cidade de clima ameno e arquitetura encantadora. Ou melhor: tente se visualizar tomando um vinho ou um mate enquanto observa as belas águas a perder de vista do Rio da Prata. Essa é Montevidéu.
Suspirou, não foi?
Você vai ter todos os motivos do mundo para se apaixonar por Montevidéu. Ao passear por lá, você vai perceber que não é à toa que a capital uruguaia tem a melhor qualidade de vida da América Latina. Além de uma ótima segurança e uma infraestrutura urbana bastante avançada, Montevidéu tem atrações que fazem dela um destino turístico inesquecível.
Com uma vida cultural vibrante e eclética, a cidade é conhecida por ter um ritmo diferenciado em relação a outras metrópoles. Parece que, em Montevidéu, tudo é feito com calma. Por isso, é o destino perfeito para quem quer relaxar, conhecer museus, parques e teatros, comer bem e simplesmente desfrutar da atmosfera charmosa da região.
Para te ajudar a planejar sua viagem a Montevidéu, montamos um conteúdo que vai te apresentar o que há de mais importante na cidade. Continua a leitura que você vai descobrir:
Qual a melhor época para visitar Montevidéu?
Museus para visitar em Montevidéu
Pontos turísticos de Montevidéu
Plaza Independencia e Palacio Salvo
Catedral Metropolitana de Montevideo
Torre de las Telecomunicaciones
Preparado para tomar um chimarrão em Montevidéu?
Onde fica Montevidéu?
Montevidéu fica bem na costa sul do Uruguai, às margens do famoso Rio da Prata, que é o mais largo do mundo. Por essa localização privilegiada e cercada pelas águas, a capital sempre foi uma importante cidade portuária. Ela é também o maior centro urbano do país e lar de um terço de toda a população uruguaia.
Além disso, Montevidéu está a aproximadamente 150 quilômetros de Punta del Este, outro destino turístico sensacional, e a cerca de 800 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Como chegar a Montevidéu?
Muitos brasileiros que visitam Montevidéu chegam até lá de avião, com descida no Aeroporto Internacional de Carrasco. Ele fica a 20 quilômetros do centro da cidade, em Canelones, e recebe voos diretos de vários lugares do Brasil.
Mas a forma mais econômica de visitar a capital uruguaia é, sem dúvidas, de ônibus. Assim, além de pagar mais barato pelas passagens e guardar um dinheirinho para gastar na viagem, você também consegue observar melhor os arredores da cidade.
A rodoviária de Montevidéu se chama Tres Cruces e fica no bairro de mesmo nome, na área central, bem em frente à Plaza de la Democracia. O trajeto costuma ser bem tranquilo e é realizado pelas empresas TTL e Ega, que trabalham com ônibus leito e semileito.
Já se interessou? Então não deixe de conferir essas passagens de ônibus para Montevidéu.
Como é o clima em Montevidéu?
O Uruguai tem um clima subtropical úmido. Na prática, ele é bem parecido com o clima europeu. Por ser um país muito plano, os ventos circulam por lá com facilidade, em especial na zona costeira, que é onde fica Montevidéu.
Na hora de planejar sua viagem, não deixe de considerar as estações do ano, tá? Elas são bem definidas por lá. O verão costuma ser quente e úmido, com temperaturas que variam entre 18ºC e 28ºC, com picos de calor ocasionais. Já os invernos são frios e cheios de vento, com temperaturas que vão de 6ºC a 15ºC durante o dia e frequentemente ficam abaixo de zero durante a noite. Apesar disso, não costuma nevar por lá.
Qual a melhor época para visitar Montevidéu?
Em geral, Montevidéu é um ótimo passeio turístico durante o ano todo, mas você deve se atentar às estações para escolher o período mais adequado aos seus gostos. Se você gosta de um friozinho, por exemplo, prefira os meses de junho a setembro. De quebra, pode ser que você pegue preços um pouco mais amigáveis, já que essa é a baixa temporada na cidade.
Por outro lado, caso sua intenção seja aproveitar o tempo ensolarado e curtir as praias de água doce do Rio da Prata, pode ser uma boa viajar no verão, que vai de dezembro a março. Mas a estação que costuma conciliar opiniões dos turistas é a primavera: durante o período entre setembro e dezembro, as temperaturas em Montevidéu são bem amenas e muito agradáveis. Por isso, essa é considerada a alta temporada.
O que fazer em Montevidéu?
Uma coisa a gente pode garantir: a própria atmosfera de Montevidéu, por si só, já é uma grande atração. Afinal, ela exala uma tranquilidade que é difícil de se encontrar nos centros urbanos, perfeita para quem curte um estilo mais slow travel. Por isso, se puder, vá com tempo para desfrutar da sua estadia com calma, tomar bons cafés, aproveitar os parques e conhecer a cultura local.
Para além desse charme natural, a cidade também dá um show nos quesitos bagagem histórica e cena artística, o que faz dela o destino perfeito para quem gosta de passeios culturais. A verdade é que Montevidéu tem atrações para todos os gostos e orçamentos, como mostraremos abaixo, na nossa seleção de pontos turísticos imperdíveis.
Muitas das principais atrações ficam na Ciudad Vieja, o centro histórico de Montevidéu, que você pode conhecer todo a pé, para mergulhar de verdade no clima da cidade. Também há muita coisa a se ver nos bairros que abrigam as Ramblas: Carrasco, Punta Carretas e Pocitos. Para chegar a eles, você vai precisar de transporte. A boa notícia é que os ônibus em Montevidéu costumam funcionar bem e te levam facilmente a qualquer parte da cidade.
Finalmente, é hora de conhecer as belezas da capital uruguaia. Vamos lá?
Museus para visitar em Montevidéu
Nossa lista de pontos turísticos em Montevidéu não poderia começar de outro jeito. Ao visitar a cidade, você vai perceber a importância imensa que os museus têm na região. E, é claro, terá a oportunidade de se encantar com eles.
As opções de museus em Montevidéu são muitas, com temas e acervos bastante variados, como você verá a seguir.
Museo de la Casa de Gobierno
Um dos principais museus de Montevidéu, o Museo de la Casa de Gobierno é uma parada obrigatória para viajantes. Ele fica no Edifício José Artigas, antiga sede do governo uruguaio, bem na famosa Plaza Independencia. É o passeio que mais vai encantar os fãs de história!
Inaugurado em 1999, o Museo de la Casa de Gobierno se dedica a expor a trajetória política do Uruguai de 1830 para cá. É praticamente uma viagem no tempo que te levará a conhecer móveis, vestimentas, pinturas, documentos e objetos que pertenciam aos antigos presidentes do país. Também há um rico acervo de conteúdo multimídia.
Ah, e as visitas guiadas são gratuitas de segunda a sexta, das 10h às 17h
Museo Torres García
O prédio que abriga o Museu Torres García é apenas uma das várias construções de estilo art nouveau belíssimas que você encontrará ao caminhar pela Cidade Vieja. Inaugurado em 1955, o museu foi criado para preservar a obra e a memória do artista visual Joaquín Torres García, um dos maiores da contemporaneidade.
Lá, além de aprender sobre a vida de Joaquín, você terá acesso a alguns dos trabalhos que marcaram a trajetória dele. Além de pinturas, fotografias e esculturas, o acervo inclui cartas, desenhos e esboços nunca publicados.
Esse passeio perfeito para os fãs das artes plásticas ainda é baratinho: as entradas para estrangeiros custam 170 pesos uruguaios, o que dá mais ou menos uns 22 reais (170 pesos uruguaios), a depender da cotação.
Museo Andes 1972
Esse é, com certeza, um museu com uma proposta diferente de todos os outros que você conhecerá na cidade. Ele foi criado para ensinar os visitantes sobre o famoso acidente aéreo que ocorreu na Cordilheira dos Andes em 1972.
O acidente envolveu uma emocionante história de resgate, já que os 16 sobreviventes só foram encontrados 72 dias após o ocorrido. Para homenageá-los e contar sua trajetória, assim como para honrar as 29 pessoas que faleceram na ocasião, o Museu Andes 1972 preserva um amplo acervo ligado ao acidente. Há documentos, roupas, fotografias e outros objetos que ilustram o acontecimento.
Para visitar o museu, que também fica na Ciudad Vieja, as entradas regulares custam cerca de R$ 42 (8 dólares estadunidenses). A visita guiada é um pouco mais cara, mas o museu tem um trajeto bem intuitivo e com muitas explicações, o que dispensa a necessidade de guias.
Museo del Carnaval
Você sabia que o carnaval uruguaio tem comemorações que duram cerca de 40 dias? Pois é, por lá, a festa é tão importante que tem um museu dedicado inteiramente a ela, o Museo del Carnaval, que também fica na Ciudad Vieja de Montevidéu. Se engana quem pensa que só o Brasil tem tradições carnavalescas icônicas!
O Museo del Carnaval é incrível para quem gosta de conhecer as semelhanças e diferenças entre as manifestações culturais dos países. Lá, você terá a oportunidade de aprender sobre o carnaval uruguaio por meio de um rico acervo de exposições e atividades interativas relacionadas ao festival.
Para visitantes vindos de países do Mercosul, como o Brasil, a entrada custa 80 pesos uruguaios, o que dá cerca de 11 reais. Ah, e as crianças com menos de 12 anos entram de graça.
Cabildo de Montevideo
Antiga sede do governo colonial da cidade, o Cabildo de Montevideo é mais um lugar que chama atenção desde a fachada, pela arquitetura belíssima. O próprio prédio tem uma importância histórica marcante para o país, já que abrigou o Poder Legislativo, o Conselho Nacional de Administração e o Ministério das Relações Exteriores por alguns anos.
Hoje, o acervo do Cabildo de Montevideo conta com obras de arte, móveis, itens de cerâmica e objetos de uso doméstico que ilustram a história, o estilo de vida e os costumes da capital uruguaia. O local também promove ações educativas e exposições pontuais.
E fica melhor: a entrada é livre e gratuita!
Pontos turísticos de Montevidéu
Embora os museus de Montevidéu sejam mesmo incríveis, eles não são os únicos pontos turísticos que merecem a sua atenção. Afinal, a cidade é rica em atrações de todos os tipos e muitas delas são imperdíveis para quem deseja conhecer profundamente a cidade.
Por isso, pode apertar o cinto: nossa super lista de pontos turísticos de Montevidéu está longe de acabar!
Plaza Independencia e Palacio Salvo
Quando for visitar o Museo de la Casa de Gobierno, que mencionamos ali em cima, não deixe de dedicar um tempinho para apreciar a praça onde ele fica, a bela Plaza Independencia. Um dos principais cartões-postais de Montevidéu, a praça foi projetada em 1837 pelo arquiteto Carlo Zucchi e exala história uruguaia em todos os seus detalhes.
Não deixe de caminhar por lá e se sentar em algum dos banquinhos para contemplar a complexidade arquitetônica do lugar e o movimento da região. Aproveite para conhecer o Palácio Salvo, que carregou por bastante tempo o título de maior edifício da América Latina.
A visita guiada ao Palácio é gratuita e vai te conduzir pelos mistérios da linda construção, cuja estrutura se baseia nos princípios da alquimia. Curioso, não é? Dá para fechar esse passeio quase místico com um joguinho de sinuca, já que um dos andares tem uma sala de bilhar. Ah, e a vista que você terá da Plaza Independencia ao chegar no topo do Palácio é simplesmente inesquecível.
O ingresso para conhecer o Palácio Salvo custa 200 pesos, cerca de 25 reais.
Teatro Solís
Durante sua visita à Plaza Independencia, você também terá a oportunidade de visitar o encantador Teatro Solís. A fachada de grandes colunas preserva a beleza de quando foi construída, em 1856, e a estrutura é igualmente impressionante por dentro. Apesar da aparência histórica, o Teatro Solís é uma das casas de espetáculo mais modernas da América Latina.
Além de assistir às apresentações e exposições da casa, que variam de acordo com a agenda, você pode ainda fazer um tour guiado em português. O museu também disponibiliza um aplicativo com explicações exclusivas que pode ser usado durante o passeio. Legal, não é?
Para conferir a programação e baixar o app, basta visitar o site oficial do teatro. Procure planejar seu roteiro para conhecer o teatro na terça-feira, dia em que a visita guiada é gratuita. Nos outros dias, as entradas custam 90 pesos, cerca de 12 reais.
Mercado del Puerto
Quer conhecer os deliciosos pratos típicos da culinária uruguaia?
Então outro ponto que não pode faltar na sua passagem pela Ciudad Vieja de Montevidéu é o Mercado del Puerto. Esse grande mercado tradicional é uma verdadeira experiência gastronômica! Quando nasceu, no século 19, ele era uma feira comum, que fornecia alimentos aos moradores do lugar. Com o tempo, entretanto, o mercado foi crescendo até se tornar um importante pólo que reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade.
Quando for lá, não deixe de provar a famosa parrillada uruguaia, que é espetacular. Mas a gente deixa o aviso: você nunca mais vai conseguir tirar ela da cabeça, hein?
Além da comida excelente, o Mercado del Puerto tem uma grande variedade de produtos alimentícios e barraquinhas de artesanato para garantir as lembrancinhas da viagem.
Catedral Metropolitana de Montevideo
Depois de visitar o Cabildo de Montevideo, museu que citamos aqui na nossa seleção, basta atravessar a Plaza Constitución para chegar à grandiosa Catedral Metropolitana de Montevideo, o templo católico mais importante do Uruguai.
Dona de uma arquitetura fascinante, a igreja está no local onde antes ficava a igreja matriz da cidade, que caiu em 1788. Além de ser linda, a Catedral Metropolitana tem uma relevância histórica imensa: foi lá que fizeram o primeiro juramento da nação uruguaia quando ela se tornou independente. Com certeza vale uma visita, até para quem não é fã de turismo religioso.
Peatonal Sarandí
Sabe aquelas ruas icônicas que são “a cara” de determinadas cidades?
Pois bem, é isso que a Peatonal Sarandí representa para Montevidéu. Com circulação exclusiva para pedestres, esse é certamente um dos locais mais charmosos que você conhecerá durante o seu roteiro.
Com edifícios inspirados na arquitetura parisiense, a rua é cheia de comércios variados, que passam por livrarias, antiquários, boutiques, galerias de arte e até uma feirinha de artesanato que ocorre em alguns dias. É lá também que fica o Museo Torres García, do qual falamos ali em cima.
O passeio ideal pela linda Peatonal Sarandí é uma caminhada sossegada (com muitas comprinhas, para quem quiser) e uma pausa para o café.
Palácio Legislativo
Logo ao lado da Ciudad Vieja, fica o bairro chamado Centro, que também tem vários pontos turísticos excelentes. É o caso do Palácio Legislativo, localizado na ampla Avenida de las Leyes. Marcado por uma arquitetura imponente e grandiosa, o Palácio abriga a Câmara e o Senado do Uruguai.
Além de apreciar a fachada e tirar fotos, você também pode fazer uma visita guiada em português pelo interior da construção, que é tão encantadora quanto a parte externa e cheio de detalhes que contam a história do país.
O tour no Palácio é baratinho: custa 70 pesos, o que dá mais ou menos 9 reais.
Torre de las Telecomunicaciones
Montevidéu é sempre linda, mas acredite: quando vista de cima, a beleza da cidade é realmente de tirar o fôlego.
A melhor forma de ter essa experiência é, com certeza, visitando o prédio mais alto da cidade, a Torre de las Telecomunicaciones. Criada para sediar a Antel, empresa estatal de telecomunicações do Uruguai, a torre tem um auditório, um pátio interno de uso público e um museu onde você pode aprender sobre a história da telefonia.
Mas a maior atração é mesmo a vista sensacional do mirante que fica no andar 26, a 157 metros do chão. Os murais do artista Joaquín Torres García, espalhados pelo mirante, completam a beleza da experiência.
As visitas à Torre de las Telecomunicaciones são gratuitas e não exigem agendamento prévio.
Parque Rodó
Se você é do tipo que gosta de tirar um tempo para relaxar em meio à natureza durante seus passeios turísticos, vai adorar conhecer o Parque Rodó. Localizado no bairro de mesmo nome, o parque tem 85 hectares de área verde que inclui quadras esportivas e lagos onde é possível andar de pedalinho. Costuma ser um ótimo passeio para quem viaja com crianças.
É lá também que fica o Museu de Artes Visuais de Montevideo, que tem um acervo incrível. Seja para conhecer o museu, jogar bola, caminhar por entre as belezas naturais, deitar na grama para tomar um chimarrão ou fazer um piquenique, uma coisa é certa: você vai se divertir visitando o Parque Rodó.
A gente sugere que você vá ao parque com roupas bem confortáveis, afinal, o objetivo é relaxar. Além disso, procure levar uma canga ou toalha para conseguir aproveitar a maciez da grama sem se molhar. Ah, e prepare o celular ou câmera para tirar muitas fotos: o pôr-do-sol no parque é lindíssimo!
Ramblas
Não dá para conhecer Montevidéu de verdade sem passear pelas famosas ramblas. Elas são grandes avenidas localizadas bem às margens do Rio da Prata. Cada rambla costuma levar o nome do bairro onde fica localizada: Rambla de Pocitos, Rambla de Punta Carretas e assim por diante. Muitas delas ultrapassam os 20 quilômetros de extensão.
Passear pelas ramblas a pé é um programa super agradável que não pode faltar no roteiro de quem visita Montevidéu. É um ótimo jeito de ver o movimento da vida cotidiana da cidade, que fica especialmente interessante à noite.
Tudo pronto para tomar um chimarrão em Montevidéu?
A gente sabe que é difícil escolher o que conhecer primeiro ao visitar Montevidéu.
Não dá para negar que a cidade se distingue de outros destinos turísticos por reunir de um jeito singular a modernidade metropolitana e a bagagem histórica bem preservada. Tudo isso com um ar pacato e aconchegante que faz de Montevidéu um destino inesquecível para quem deseja conhecer um ritmo de vida completamente diferente.
Diz pra gente nos comentários: qual ponto da capital uruguaia mais chamou a sua atenção?
Ah, e se você curtiu este conteúdo, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Todos eles são pensados para te ajudar a ter as experiências mais incríveis nas suas aventuras pela América Latina. Além de Punta Del Este, que mencionamos no comecinho deste artigo, a gente também tem um artigo exclusivo sobre Buenos Aires, caso você ainda não tenha decidido sua próxima viagem internacional.
Boa viagem e até a próxima!