Santa Maria, RS: Passeios Tranquilos e Super Agradáveis

setastdp

 

Santa Maria no Rio Grande do Sul é considerada uma cidade universitária por causa da Universidade Federal que leva o mesmo nome do município. 

Além de moradia para centenas de estudantes, também já foi sede importante para as forças armadas, e tem uma grande quantidade de atrações turísticas famosas espalhadas pela região.

Se você está pensando em ir pra lá, pode ter certeza de que vai se surpreender! A cidade gaúcha é considerada um dos berços da paleontologia, onde foi encontrado o primeiro fóssil de toda a América Latina.

Então, além de uma imersão bem legal na exploração arqueológica nacional, você aproveita para conhecer prédios que fizeram parte da história do estado e curtir a arquitetura característica da colonização. Como toda boa cidade gaúcha, o churrasco típico não falta, assim como as noites animadas de uma típica cidade universitária.

Para te ajudar a preparar um roteiro e organizar a viagem, montamos uma lista com os pontos turísticos imperdíveis de Santa Maria para visitar! Vamos nessa?

Aqui, você vai ver:

Onde fica Santa Maria?

Como chegar em Santa Maria?

Qual a temperatura média em Santa Maria?

O que fazer em Santa Maria?

Começando pelo turismo religioso

Catedral de Santa Maria

Basílica Nossa Senhora Medianeira

Santuário de Schoenstatt

Catedral do Mediador

Igreja Nossa Senhora das Dores

Praças e Museus

Museu da Arte de Santa Maria – MASM

Parque Itaimbé

Largo da Locomotiva

Praça Saldanho Marinho

Estação Gare de Santa Maria: Museu Ferroviário

Museu Vicente Pallotti

Passeio indispensável: Vila Belga

Relaxe e aproveite em Santa Maria!

Onde fica Santa Maria?

Onde fica Santa Maria?

Santa Maria está localizada na região central do Rio Grande do Sul, e é a cidade mais populosa da região, com cerca de 286 mil habitantes.

O município está a 288 quilômetros da capital, Porto Alegre, e a 295 quilômetros da cidade de Pelotas, conhecida como a “Capital Nacional do Doce”.

Como chegar em Santa Maria?

Como chegar em Santa Maria?

As viagens para Santa Maria são fáceis e frequentes, principalmente pra quem gosta de viajar de ônibus e economizar mais para o passeio. A rodoviária fica no centro e perto de variados tipos de hospedagem, como hostels e hotéis.

De Porto Alegre até a cidade berço da paleontologia, por exemplo, existem ônibus que farão viagens diretas em todos os períodos do dia. A viagem da capital gaúcha até Santa Maria leva em média 4 horas, e o trajeto é feito pela BR-287. 

A rodoviária da cidade fica na rua Pedro Pereira, 1450, no bairro Nossa Senhora de Lourdes e ao desembarcar, você tem a disposição acomodações, comércio e linhas de ônibus para toda a cidade.

Se você já quer saber mais sobre valores e horários disponíveis para começar a organizar sua viagem, dê uma olhada nessas passagens para Santa Maria.

Qual a temperatura média em Santa Maria?

Apesar de a região Sul do Brasil ser conhecida pelo frio e ter invernos rigorosos, Santa Maria tem temperaturas médias entre 10ºC e 31ºC. Diferente de grande parte dos municípios gaúchos, o clima raramente permite temperaturas abaixo de 3ºC durante os meses de inverno, de Junho a Agosto.

O verão é longo, abafado e quente na cidade, enquanto o inverno é mais curto e ameno. Durante todo o ano, as chuvas são frequentes, então pode separar um guarda-chuva para se garantir.

Se você consegue escolher melhor os meses pra conhecer a cidade, os melhores são os meses mais quentes: entre março e maio, e de setembro a dezembro.

O que fazer em Santa Maria?

Santa Maria conta com atrações turísticas planejadas e urbanas, e atende a diversos tipos de públicos e diferentes tipos de passeios, como o turismo cultural, histórico e sacro.

Um programa que ganhou popularidade na cidade é o festival Morro Dália, que atrai muitas pessoas que desejam curtir shows e atividades programadas dentro do evento. Atualmente ele rola durante os cinco dias de carnaval, e todos os anos surpreende com a quantidade de artistas nacionais e internacionais que se apresentam por lá.

Além do festival que vem crescendo, outros pontos já consolidados são os monumentos, prédios e construções que fazem parte de sua história, como os pontos turísticos que você vai ver agora.

Começando pelo turismo religioso em Santa Maria

O turismo religioso é um roteiro que pode incrementar bastante seu passeio, principalmente se você gosta de aproveitar as viagens para renovar a fé. Santa Maria possui algumas igrejas e catedrais construídas ao longo do período colonial e restauradas para  manter a beleza e traços arquitetônicos originais.

Catedral de Santa Maria

Catedral de Santa Maria

A Catedral de Santa Maria é uma das relíquias que a cidade abriga. Ela foi construída em 1909 e tem sua arquitetura repleta de detalhes da arte barroca e neoclássica.

A grandiosidade do interior é coberta de obras do artista italiano Aldo Locatelli, e a maioria das peças é também uma homenagem e referência a Nossa Senhora Imaculada Conceição. Quando estiver no templo, aproveite para conhecer as obras e a história do Museu de Arte Religiosa que fica na parte de dentro da Paroquia Catedral.

A catedral fica no centro e é rodeada por prédios que facilitam a localização e aumentam o roteiro de locais para visitar.

As missas acontecem às segundas-feiras e terças-feiras às 7h e 12h30, e aos domingos às 8h, 10h, 18h e 20h.

Basílica Nossa Senhora Medianeira

Basílica Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria, RS

A Basílica Nossa Senhora Medianeira é uma homenagem à padroeira do estado do Rio Grande do Sul e foi inaugurada em 1985. 

Você vai perceber que sua arquitetura é diferenciada e mais moderna, com forma  arredondada,  teto quadrado e vitrais que retratam a história da padroeira.

Aproveite para dar uma passada no acervo interno da basílica! São dezenas de livros, documentos e objetos sacros que contam mais sobre a região.

Santuário de Schoenstatt

A partir de 1914, com o início da Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, o padre Josef Kentenich fundou o Movimento Schoenstatt, em homenagem à cidade alemã de mesmo nome. 

Naquela ocasião, a primeira capela foi consagrada e ganhou o nome de Santuário de Schoenstatt. Desde então, o movimento segue levantando capelas idênticas pelo mundo.

Ao todo, hoje, existem mais de 200 Santuários pelo planeta, em 110 países diferentes. Apenas no Rio Grande do Sul já existem cinco, e a cidade de Santa Maria possui uma das mais ativas.

“Schoenstatt” significa “belo lugar” em alemão, e é justamente isso o que vai te chamar atenção assim que chegar lá. A beleza e simplicidade do local é de acalmar qualquer coração.

O horário de visitação é das 6h às 20h.

Catedral do Mediador

A Catedral do Mediador também é um dos prédios históricos de Santa Maria. Ela foi inaugurada em 1906 e até hoje tem seus vitrais, janelas e portas originais. 

O estilo arquitetônico de sua construção é o gótico, e a igreja possui apenas uma torre, que chama atenção em meio aos edifícios ao redor. 

Você consegue fazer um passeio só e conhecer dois pontos turísticos de uma vez, porque a Catedral do Mediador fica em frente à Catedral Santa Maria, do outro lado da avenida Rio Branco. 

Igreja Nossa Senhora das Dores

A Igreja Nossa Senhora das Dores possui menos edifícios a sua volta, o que deixa a impressão de ser ainda mais bonita e grandiosa.

Sua arquitetura é caracterizada pela presença de colunas, a torre do sino à direita e uma estátua de um anjo erguida à esquerda. Além das artes e pinturas internas feitas no teto.

As missas acontecem de terça a sexta, às 19h, sábados, às 16h e domingos às 7h, 10h e 19h.

Praças e Museus

Falando de mais atrações urbanas e planejadas, Santa Maria tem um currículo invejável de praças e museus, considerando o tamanho do município. A vantagem é que os principais destinos ficam próximos um do outro, então em pouco tempo você consegue gabaritar os parques, museus e praças da cidade.

Museu de Arte de Santa Maria – MASM

O Museu de Arte de Santa Maria tem como objetivo se tornar um centro cultural para todo o estado do Rio Grande do Sul. Para isso, a instituição tem se esforçado em realizar, além de um tour guiado riquíssimo, variadas ações educativas, palestras, conversas com artistas expositores e até concursos, como o famoso concurso de fotografia do MASM.

Fora as obras e salas temáticas incríveis, o museu tem também o Salão Latino Americano de Artes Plásticas e o moderno Salão Internacional de Design de Superfície.

Durante a visita, você vai apreciar exposições temporárias e obras que buscam proporcionar uma experiência sensorial ao visitante. Então, pode ter certeza de que nunca verá as mesmas coisas no MASM ao visitá-lo novamente.

O museu fica na Av. Presidente Vargas e abre de segunda a sexta, das 8h às 16h.

O Parque Itaimbé é o maior parque de área verde da cidade de Santa Maria, e é o principal lugar de escolha dos moradores para prática de esportes.

Parque Itaimbé

Não só para as atividades físicas, mas para caminhadas ao ar livre, relaxar e curtir o sol, aproveitar seu tempo de lazer ou até fazer um piquenique. O parque urbano que fica a quatro quadras da região central da cidade é uma ótima opção para você. É o lugar pra dar aquela pausa nas visitas, e respirar fundo por um tempinho.

Largo da Locomotiva

O Largo é uma praça simpática e pequena que fica em frente à biblioteca pública da cidade, a biblioteca Municipal Henrique Bastide.

O local leva esse nome por causa do monumento de locomotiva colocado pela prefeitura, como uma referência à forte ligação com a malha ferroviária que já foi de extrema importância para a região.

Ainda no Largo você vai poder tirar aquelas famosas fotos ao lado do letreiro “Eu amo Santa Maria”. Em épocas de alta temporada, o local costuma ficar bem cheio, mas vale a pena guardar o registro.

Praça Saldanha Marinho

A Praça Saldanha Marinho é central e uma das mais movimentadas da cidade. O espaço é amplo e oferece bastante área aberta, com grandes árvores e um lindo e importante elemento: a tradicional fonte da praça.

A entrada é gratuita e você pode dar a sorte de se deparar com algumas exposições que acontecem de vez em quando, além de ser uma ótima opção para descansar.

Aproveite o passeio para conhecer a região, porque dentre os edifícios em volta está o Theatro Treze de Maio e mais alguns bares e restaurantes que podem te ajudar a recarregar as baterias. 

Estação Gare de Santa Maria: Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário funciona junto à Estação Gare, inaugurada em 1885. Entre outros pontos, a estação possuía a linha que funcionava como principal ligação entre Porto Alegre e Uruguaiana, cidade que faz fronteira com a Argentina e Uruguai.

Santa Maria era uma das principais paradas desse percurso, e o local é uma forma de preservar a estação como patrimônio histórico. O museu tem um acervo incrível de locomotivas e vagões que durante muito tempo ajudaram a escoar produtos brasileiros entre os estados, além de instrumentos e documentos que contam bem a história da época.

O museu foi uma ação da Associação dos Amigos do Museu Ferroviário, e a inauguração aconteceu em 2003.

Museu Vicente Pallotti

Também integrando a lista de marcos históricos de Santa Maria, o museu Vicente Pallotti foi aberto em 1935. Por causa de seu rápido crescimento, ganhou mais salas em 1943, chegando a ser sediado no colégio Máximo Palotino.

Novos investimentos foram realizados durante os anos 60, mudando o lugar mais uma vez, agora para a Avenida Presidente Vargas, onde está situado hoje.

O museu fica no centro é conhecido pelo variado acervo, que abrange obras e relíquias de ciências naturais, fósseis descobertos na cidade e artes visuais e sacras, como estátuas antigas do século XVII e XVIII.

Alguns dos fósseis encontrados na região de Santa Maria estão no Guinness Book como os mais antigos do mundo, com mais de 200 milhões de anos!

Passeio indispensável: Vila Belga

Vila Belga em Santa Maria, RS

A Vila Belga é conhecida como a primeira região a receber e fixar conjuntos habitacionais na cidade de Santa Maria.

A vila começou a ser projetada em 1905 e era majoritariamente ocupada pelos funcionários da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Os trabalhadores das importantes linhas de trem da estação Gare, poderiam se beneficiar com acomodações próximas ao local de trabalho. 

As casas têm um estilo de construção da “belle époque”, e a região foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural do estado. 

Aproveite para levar pra casa algumas fotografias das construções que vai ver por lá. Você não vai se decepcionar!

Aproveite e relaxe em Santa Maria!

E então, ficou com vontade de conhecer a cidade repleta de atrações urbanas, históricas e planejadas?

Santa Maria é capaz de juntar seus patrimônios culturais com o lazer ao ar livre, turismo histórico e  fósseis de milhões de anos atrás. E pra melhorar, ainda consegue fechar o passeio com uma vida noturna agitada.

Se você está pensando em fazer alguma viagem para se aventurar, relaxar, ter novas experiências ou tudo isso junto, pode ter certeza de que a cidade tem exatamente o que precisa para tornar sua visita inesquecível.

Conta aqui nos comentários: você já conhecia ou tinha ouvido falar sobre esses lugares? 

Esperamos que esse texto tenha te deixado com vontade de viajar e conhecer o berço da paleontologia, e esperamos te ver por aqui mais vezes. 

No mais… é só comprar sua passagem!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem