Localizada no interior da Bahia, Feira de Santana é popularmente conhecida apenas como Feira, um apelido carinhoso dos moradores e visitantes do destino.
E se você está achando que Feira de Santana é uma cidade pequena só porque fica no interior da Bahia, a gente vai te surpreender com este artigo. Assim como podemos te garantir que a vontade de cair na estrada vai bater forte quando terminar a leitura!
A cidade é a segunda mais populosa da Bahia. Além de ser um relevante ponto turístico, com várias atrações, monumentos e eventos muito bacanas.
Inclusive, o destino é mundialmente conhecido pelos seus eventos. Um deles é o carnaval fora de época e as comemorações especiais de Natal!
Vamos começar a planejar essa viagem, então? Aí depois é só arrumar a mochila e garantir suas passagens de ônibus para Feira de Santana.
Aqui, você vai ver:
Como chegar na Feira de Santana?
Como é o clima em Feira de Santana?
O que fazer em Feira de Santana?
Observatório Astronômico Antares
Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
Catedral Metropolitana de Sant’ana
Micareta de Feira (Carnaval fora de época)
Pontos turísticos Feira de Santana para aproveitar ainda mais
Aproveite as diversões do interior baiano!
Onde fica Feira de Santana?
Como dissemos acima, Feira de Santana fica no Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil. É vizinha dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Coração de Maria e Conceição do Jacuípe.
Feira de Santana fica a 91 km da capital baiana, Salvador, e as cidades são ligadas pela BR-324.
Geograficamente falando, a cidade faz parte da Mesorregião do Centro Norte Baiano, e é a cidade interiorana mais populosa do nordeste brasileiro.
Como chegar na Feira de Santana?
Uma boa opção para chegar ao destino é viajar de ônibus. Isso porque a rodoviária fica em uma região muito boa da cidade, além da malha viária da região facilitar bastante o transporte. E como as viagens de ônibus são sinônimo de economia, você pode aproveitar para estender um pouco o passeio e conhecer mais destinos no mesmo rolê.
Já pensou curtir Feira de Santana, mas ainda poder dar uma passadinha nos melhores pontos turísticos de Salvador?
Para você organizar o planejamento da sua viagem, confira o tempo de duração dos principais trajetos até o destino:
Salvador: 1h30
Aracaju: 4h30
Senhor do Bonfim: 4h
Juazeiro: 6h
Na hora que decidir começar seu planejamento, aproveita pra dar uma olhada nas opções de passagens de ônibus baratas para Feira de Santana!
A rodoviária da cidade fica na Rua Georgina Erisman – Serraria Brasil, Feira de Santana – BA, 44001-448.
Como é o clima em Feira de Santana?
O clima de Feira de Santana é tropical, com verão quente e seco, de médias máximas de 33ºC e mínimas entre 22ºC e 23ºC. Estamos falando do interior baiano, então não precisa se preocupar muito com roupas de frio na hora de curtir a cidade.
Se você gosta do calor, vai amar passar por lá, principalmente nas épocas mais quentes!
O que fazer em Feira de Santana?
Bom, sem mais demora, que tal irmos ao que interessa? Agora que você já sabe a melhor forma de chegar na cidade, como é o clima e onde fica a Feira, confira os passeios que separamos para você conhecer!
Mercado de Arte Popular
Criado como Mercado Municipal em 1914 pelo coronel Bernardino da Silva Bahia, com arquitetura neoclássica, o local abrigou o comércio de secos e molhados por décadas, sendo o principal ponto da grande feira de gado da região.
Ao passar dos anos, em 1980, o mercado passou por uma reforma que manteve a sua fachada arquitetônica, mas abriu mais espaço para a cultura popular.
Você vai encontrar por lá várias barraquinhas gastronômicas muito saborosas, além de um rico artesanato e apresentação de cordelistas e repentistas.
Toda essa manifestação cultural influenciou em como o local é chamado hoje em dia!
O Mercado De Arte Popular fica na Av. Getúlio Vargas – Feira de Santana, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 14h.
Igreja Senhor dos Passos
Fundada em 1852, como apenas uma capela, a Igreja Senhor dos Passos passou por modificações, demolições e desgaste do tempo. Porém, em 1936, a Igreja foi entregue em seu formato atual.
A inauguração oficial foi em 1979, na noite de Natal. Ou seja, foram mais de 50 anos em obras!
Em 2010, a Igreja Senhor dos Passos passou por mais uma reforma e foi reinaugurada em 2012.
O passeio vale muito a pena, mesmo que você não seja católico. A arquitetura e as histórias do local são bastante interessantes, sem contar que é um pedacinho da cultura viva de todo o povo nordestino, como basicamente todo o resto de Feira de Santana.
A Igreja fica na quadra ao lado do Mercado de Arte Popular, na Avenida Sr. dos Passos, 1042. Dá pra renovar a fé e depois ir provar algumas comidinhas deliciosas no mercado.
Observatório Astronômico Antares
Esse é um lugar de grande importância para pesquisa, sendo vinculado com a Universidade Estadual de Feira de Santana.
A visita ao público é aberta, e é um passeio muito bacana e interessante!
Você pode assistir palestras, fazer cursos, fazer observações especiais e até mesmo usufruir do acervo local, como a biblioteca.
Se você adora saber mais sobre as estrelas e o universo, esse passeio é imperdível!
O local é fechado aos finais de semana, mas funciona de segunda a sexta das 8h30 às 11h e das 14 às 16h30.
O endereço é Rua Barra, 925 – Jardim Cruzeiro.
Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
Esse museu foi criado em 1996 pelo Departamento de Cultura do Município. Desde então, o Museu promove diversas exposições, palestras culturais, oficinas de artes, edições de livros e mostras de vídeos.
Tudo isso com uma linha museológica bem dinâmica!
Se você gosta de saber mais sobre a cultura local de um destino quando está viajando, você vai adorar fazer esse passeio.
O Museu fica na Rua Prof. Geminiano Costa, 255 – Centro, e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 14h às 17h30.
Feiraguay
Agora, uma paradinha pras compras, topa?
Então, imagine um shopping popular tão rico em diversidade e tão famoso entre turistas e moradores, que virou um ponto turístico de Feira de Santana! Pois esse é o Feiraguay.
Por lá, você encontra de tudo: desde eletrônicos até roupas e calçados, além de objetos de decoração e até mesmo artigos para carros.
São produtos importados da China, com valor bem mais em conta em comparação com outros comércios. Centenas de pessoas viajam até Feira de Santana todos os meses, só para garantir promoções e produtos diversos.
Se quiser dar uma olhada no que você encontra por lá antes de ir, você pode acessar o site oficial para conferir o catálogo de lojas e ofertas de produtos.
A maioria das lojas funciona todos os dias, das 8h às 18h. O Feiraguay fica na Praça Presidente Médici, no Centro da cidade!
Catedral Metropolitana de Sant’ana
A história da Catedral Metropolitana de Sant’ana remonta de 1732, quando ela era apenas um esboço de capela – assim como a Igreja Senhor dos Passos.
Você vai perceber que a fachada dela é inconfundível, assim como o seu coreto, que é muito bacana para tirar fotos. Não há cidade de interior que não seja conhecida pelo coreto de suas igrejas, capelas e catedrais.
A história da Catedral se mistura com a história da cidade, que foi crescendo e evoluindo junto com a Igreja.
Ela fica na Praça Mons. Renato de Andrade Galvão – Centro.
Museu Casa do Sertão
Construído em 1978, o Museu Casa do Sertão é outro ponto turístico vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana.
Por lá, você encontra um acervo do couro, uma discoteca de músicas sertanejas, uma biblioteca em estudos sobre a cidade e um acervo de Literatura de Cordel com mais de 2.400 exemplares!
Seja pela música sertaneja ou para saber mais sobre a história da cidade, esse passeio é um rolê muito rico de cultura de gerações de um povo guerreiro e alegre.
O Museu fica na Universidade Estadual de Feira de Santana – Av. Transnordestina, BR-116.
Dica: em 2022, o local vem passando por uma reforma e está indisponível para visitação. Confira no site ou nas redes sociais antes de colocar o passeio no seu roteiro!
Micareta de Feira (Carnaval fora de época)
Pense em uma festa que está no calendário da cidade, e que é simplesmente esperada por uma quantidade imensa de pessoas. E não estamos falando apenas de moradores, não! A Micareta de Feira recebe pessoas de todos os lugares!
Considerado o primeiro evento do gênero – Carnaval fora de época – a Micareta acontece durante quatro dias do mês de abril.
O nome é derivado de uma festa francesa, a Mi-carême, que acontecia durante a Quaresma. Inclusive, se você não conhecia a origem da palavra, está aí!
A Micareta de Feira de Santana é uma das maiores festas populares e atrações turísticas da cidade, reunindo grandes nomes da música brasileira em desfiles com muita energia e alegria! Afinal, é Carnaval, não é?
Milhares de turistas são atraídos pelo “Carnaval de abril que sacode o Brasil”. Inclusive, foi nesta festa que Ivete Sangalo lançou sua carreira solo para todo o país.
Fique por dentro da programação para saber quais serão os dias de abril para organizar a sua viagem!
Pontos turísticos Feira de Santana para aproveitar ainda mais
Quem nos acompanha por aqui sabe que a gente ama um bônus! E pra dar mais um gostinho do que Feira de Santana pode te oferecer, dê uma olhada nos outros pontos turísticos que separamos para você!
Arena Senador
Como você pôde perceber, Feira não tem praia.
O que mais se aproxima com o clima praiano é a Arena Senador: um point que agrada especialmente aos fãs de Futevôlei.
Você pode aproveitar bastante o espaço de lazer com duas quadras, além de um campo de grama sintética para praticar diferentes esportes.
Depois de tanto curtir, o local conta com ambiente gourmet com quiosques e restaurantes! Se você está viajando solo, esse é um lugar bem legal pra conhecer gente nova.
A Arena Senador fica na Rua Senador Quintino – Olhos D’água, e funciona das 6h às 00h.
Casarão Fróes da Mota
A história da cidade conta que o coronel Agostinho Fróes da Mota visitou Hamburgo, na Alemanha, no começo do século 20, e desde então, se encantou por uma casa.
Quando ele voltou para Feira, ele encomendou uma casa igual para ele. Dois anos depois, o casarão estava pronto.
O local tem 12 cômodos com inspiração neoclássica, e pertence à Fundação Senhor dos Passos. Ele fica na Rua 10 de junho, Nº 11.
Cantinho do Bode
A gente gostaria de fechar com chave de ouro, principalmente para os amantes da gastronomia regional.Viajantes de carteirinha não deixam passar a oportunidade de conhecer a culinária de um destino, principalmente quando ela é tão importante pra cultura de um povo.
Você gosta de carne assada? E por um acaso já experimentou bode? Pois então, comer bode assado em Feira de Santana é uma tradição de muitos e muitos anos!
Você vai encontrar diversos restaurantes que oferecem o prato, mas o mais famoso é o Cantinho do Bode.
A iguaria é acompanhada de arroz, feijão, salada e farofa. Uma delícia!
O local fica no Conjunto Feira VI, Campo Limpo, Feira de Santana, aberto de segunda a sexta das 11h às 16h, e aos finais de semana das 11h às 17h.
Aproveite as diversões do interior baiano!
Quem disse que para curtir a Bahia é só em Salvador? Gostou de Feira de Santana?
É claro que é uma viagem muito legal, que também vale muito a pena. Mas não podemos esquecer que o Estado tem muito mais a oferecer, e cidades do interior são sempre mágicas do ponto de vista cultural e histórico. Sem contar que as paisagens são de tirar o fôlego.
Já se imaginou curtindo o Carnaval Fora de Época da Feira? Então comece a organizar a sua viagem:
Quando voltar, ou se já conhece a região, aproveita pra compartilhar com a gente as suas experiências, aqui mesmo nos comentários.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e queremos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos conteúdos são exclusivos e feitos pra quem ama colocar a mochila nas costas e conhecer sempre mais destinos fantásticos pelo Brasil e outros países da América do Sul.
Boa viagem e até a próxima!