Localizada no norte do Brasil, Rio Branco é considerada a capital estadual mais ocidental do nosso país!
Com sua população super diversificada e suas belezas naturais deslumbrantes, Rio Branco, localizada no Acre, não decepciona seus visitantes!
Conhecida por ser a terra do abraço, a capital do Acre transborda singularidade e promete ser a verdadeira revolução do ecoturismo!
Quer saber mais sobre o Rio Branco e suas maravilhas? Bora aculá, maninha:
Comece sua visita pelo Novo Mercado Velho
É imperdível a visita ao Palácio Rio Branco
O Museu da Borracha vai te surpreender
Garanta a sua voltinha pelo Calçadão da Gameleira
O Parque Capitão Ciríaco é ideal para belas fotos
Desvende os Geoglifos da Amazônia
Renove a sua fé na Catedral Nossa Senhora de Nazaré
O Horto Florestal de Rio Branco é o melhor lugar para relaxar
Visite também o Parque da Maternidade
Resgate a história no Memorial dos Autonomistas
Isto é apenas uma parte de tudo que Rio Branco reserva para a sua próxima viagem com a Clickbus!
Saiba mais sobre Rio Branco
Como já mencionamos, Rio Branco é a capital do estado do Acre. Por ser localizada no norte do Brasil, possui características da vegetação amazônica e do clima equatorial.
Mas pra começar a te contar sobre a história de Rio Branco, preciso explicar o que é gameleira e seringal, para você não estranhar as palavras! Gameleira designa diversas árvores da família das moráceas e sua madeira é utilizada para a confecção de gamelas e objetos domésticos. Outro nome dado a esta árvore é figueira branca, já conhecia antes?
Na Amazônia, seringal é uma propriedade à margem dos rios.
A capital do Acre surgiu em 1882 e foi fundada pelo cearense Neutel Maia. A tradição conta que no final daquele ano, uma gameleira exuberante chamou atenção de exploradores que subiam o rio Acre, o que os fez começar uma propriedade ali mesmo.
À margem direita do rio Acre, então, Maia fundou o seu primeiro seringal: Seringal Volta da Empreza (relaxa, era com “z” mesmo que se escrevia antigamente). E acredite se quiser: essa famosa gameleira existe até hoje!
Antes da descoberta e ocupação das terras do Rio Branco, a região já era habitada por indígenas nativos que sobreviviam de atividades como a caça e a pesca.
Às margens do famoso Rio Acre, então, com um novo povoamento, a cidade do Rio Branco desenvolveu-se a partir da extração do látex, devido às árvores seringueiras típicas da região.
Com o crescimento urbano, as duas margens do Rio Acre acabaram sendo ocupadas pelos novos moradores. Em 1909, a cidade se chamava Penápolis em homenagem ao presidente brasileiro Afonso Pena. Em 1912, Penápolis tornou-se Rio Branco, em homenagem ao Barão do Rio Branco, diplomata responsável pela regularização das fronteiras brasileiras e pela anexação do estado do Acre ao território do Brasil.
Apenas em 1920, Rio Branco tornou-se a capital do Acre.
Já despertamos seu instinto turista, né? Então confira mais sobre a viagem de ônibus de turismo e comece a planejar as atrações que vamos te mostrar logo mais. Inclusive, se você escolher viajar de ônibus, fica fácil de guardar uma graninha pra aproveitar mais lugares.
Comece sua visita pelo Novo Mercado Velho
Sendo um dos principais cartões postais de Rio Branco, o Novo Mercado Velho proporciona a visão deslumbrante do primeiro mercado municipal do Acre.
Construído em 1929 por Hugo Carneiro, o governador da época, o Novo Mercado Velho foi a primeira edificação de porte feita em alvenaria na cidade.
Mesmo após a revitalização da construção no ano de 2006, as 10 lojas da entrada do Novo Mercado Velho foram mantidas. Isso beneficiou os comerciantes mais antigos do mercado. Além das comidas regionais tão incríveis que são típicas de todo bom e velho mercado municipal, você ainda consegue valorizar os artesãos e artesãs locais levando alguns presentinhos pra quem ficou em casa.
Existe, também, uma parte do mercado que mostra a evolução do prédio por meio de belíssimas fotografias feitas para retratar a verdadeira emoção acreana.
Está planejando uma viagem para o Acre? Arrudie e já confira as passagens para Rio Branco no precinho!
Conheça a Praça da Revolução
Se pretende conhecer Rio Branco, você precisa visitar a Praça da Revolução!
O pedacinho de história acreana que homenageia heróis anônimos.
Inaugurada em 1949 pelo governador Guiomard Santos, a praça passou por uma revitalização no início da década de 60. Foi aí que o governo de José Augusto de Araújo implementou um símbolo significativo para os acreanos no espaço: uma estátua de bronze do líder da Revolução Acreana Cel. Plácido de Castro. Assim, a praça passou a ser chamada de Praça Plácido de Castro.
Em 2006, mais uma reforma foi feita. Dessa vez, a arquitetura mudou um pouco. Com um piso de pedras portuguesas, quiosques e novos bancos de madeira, a praça passou a ter um monumento de 12 metros em homenagem aos heróis anônimos da Revolução Acreana. Logo, passou a ser comumente chamada de Praça da Revolução.
Imagina só conhecer tanta história de uma vez?!
É imperdível a visita ao Palácio Rio Branco
Sabia que ao visitar Rio Branco você pode conhecer a sede do Governo do Acre?
Com sua construção iniciada na década de 1920, o Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre, teve seu projeto arquitetônico elaborado pelo arquiteto alemão Alberto Massler.
Apesar de ter sido inaugurado em 1930, o Palácio Rio Branco teve suas obras encerradas no ano de 1948, no Governo de José Guiomard dos Santos.
Apenas em junho de 2002, após uma revitalização, o Palácio passou a ter uma grande função cultural para a capital do Acre. Com a implementação de exposições que retratam partes da história acreana, quando você visitar a sede do Governo do Acre, poderá ver objetos históricos, fotografias e ainda ler depoimentos e textos exclusivos.
Como uma edificação de grande porte, o Palácio Rio Branco possui uma área externa deslumbrante. No pátio do Palácio, existe o Obelisco dos Heróis da Revolução, construído na década de 1930, em homenagem aos guerreiros da Revolução Acreana. Além disso, a área externa conta com a Fonte da Sagração, construída em homenagem ao primeiro Bispo do Acre Dom Júlio Mattioli.
A curiosidade só aumenta, né?
O Museu da Borracha vai te surpreender
Não existe lugar mais significativo para a história de Rio Branco do que o Museu da Borracha!
Fundado na década de 1970, o Museu da Borracha reúne um acervo imenso sobre a história do Acre. Com ênfase na Revolução Acreana, o museu ainda evidencia o ciclo da borracha no estado.
A memória acreana é anualmente visitada por turistas do mundo todo. Com apresentações da história material e imaterial do Acre, o museu tem uma importância indescritível para a cronologia do local.
É difícil descrever um museu inteiro em algumas palavras, mas aqui vão alguns dados para aguçar sua curiosidade:
- O Museu Do Acre tem um acervo de 1.825 títulos entre livros e revistas que abordam diversos temas da história do estado;
- A coleção possui mais de 31.756 jornais de todo o Estado do Acre, sendo eles disponibilizados para fins de pesquisa.
Fique à vontade para verificar quando ir a Rio Branco para aproveitar mais!
Garanta a sua voltinha pelo Calçadão da Gameleira
Que tal um passeio ao ar livre para contemplar as paisagens belíssimas de Rio Branco?
O Calçadão da Gameleira é perfeito para dar essa volta! Curtir um local agradável cheio de história e comidas típicas é sempre bom, né?
À margem do Rio Acre, o Calçadão da Gameleira foi a primeira rua da capital acreana. Esse pedacinho de história se tornou um marco muito importante para o município!
Com monumentos históricos, o Calçadão teve os edifícios pensados para contar sobre a questão do Rio Acre. Além de lindos casarões, o local possui bares diversos e o primeiro cinema do Acre, o Cine Teatro Recreio, antigo Cine-Eden.
Um filminho no fim de tarde cai bem, não é mesmo?
O Parque Capitão Ciríaco é ideal para belas fotos
Faltava um lugarzinho super instagramável para atualizar o feed, não é mesmo?
O Parque Capitão Ciríaco ocupa o melhor cargo de Rio Branco para esse trabalho!
Sendo um centro cultural e histórico ao ar livre, Capitão Ciríaco promete ser riquíssima em histórias acreanas. Esse verdadeiro museu a céu aberto permite conhecer ainda mais sobre o famosíssimo seringal urbano, propriedade destinada à produção da borracha.
O Parque existe desde 1994 e possui 360 seringueiras. A história começa com o sítio que leva o nome do Capitão Ciríaco, um dos guerreiros da Revolução Acreana, e da famosa casa que ele, a esposa e seus filhos viveram. Com a preservação do local pela família, a estrutura é uma das partes mais esperadas para visitar quando se vai ao Parque.
Está esperando o que para incluir o Parque Capitão Ciríaco na sua programação de viagem à capital acreana?
Desvende os Geoglifos da Amazônia
Não tem como falar de Acre sem mencionar a floresta tropical amazônica! Vamos ressaltar os incríveis geoglifos da Amazônia, que tal?
Mas espera aí! O que é um geoglifo?
Geoglifo é uma figura feita no chão, em morros ou regiões planas. Sua construção, geralmente grande, forma figuras através da natureza, pela disposição organizada de sedimentos.
O primeiro geoglifo do Acre foi localizado em 1977. Pesquisas indicam que os geoglifos foram abandonados em decorrência da chegada dos espanhóis nas Américas.
Os geoglifos são obras puramente dos povos que viveram na região muito antes da chegada de Cabral ao Brasil.
Planejando direitinho, você sobre fazer o famoso passeio que sobrevoa os geoglifos de balão!
Renove a sua fé na Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Não se trata de uma religião específica, mas da sua renovação consigo mesmo!
Visitar a Catedral Nossa Senhora de Nazaré te permite, através da história do local, conhecer ainda mais da história do Acre.
Com sua construção regada de sacrifícios de um povo singular, a Catedral tem o início de sua história em 25 de julho de 1948, quando acontece a sagração de Dom Júlio Mattioli, como Bispo-Prelado.
A arquitetura única encanta os olhos de qualquer pessoa!
O Horto Florestal de Rio Branco é o melhor lugar para relaxar
Viajar é relaxar, não é?
Visitar o Horto Florestal é perfeito para esse momento! O mais antigo parque público de Rio Branco tem 17 hectares e funciona diariamente das 5h às 20h.
Com espaço singular para seu lazer e diversão, o Horto é conhecido por ser um espaço familiar e diverso nas atividades.
Existem até mesmo dias reservados para fazer aulas gratuitas de danças e artes marciais! Ideal para qualquer tipo de pessoa: aventureiros e observadores!
Já aproveita para planejar um tempinho para conhecer esse espaço!
Visite também o Parque da Maternidade
Inaugurado em setembro de 2002, o Parque da Maternidade se destaca como uma obra pública importantíssima para Rio Branco.
O Parque oferece uma oportunidade diferenciada de contato com a natureza, possibilitando desfrutar de um descanso inigualável, praticar esportes e conhecer mais da cultura local.
Atualmente, o Parque possui lanchonetes, restaurantes, praças, quadras esportivas, espaço para shows e jogos de mesa, ciclovia, biblioteca, pista de caminhada, pistas de skate e uma variedade belíssima da flora acreana.
É um conjunto de espetáculos!
Resgate a história no Memorial dos Autonomistas
Já deu para perceber quão rico de cultura e história é o município de Rio Branco, né?
Pois bem, acredite se quiser, temos mais uma indicação incrível especialmente para você: Memorial dos Autonomistas.
Esse incrível museu que reúne parte da história do Acre foi inaugurado em setembro de 2002 para reunir em um só lugar a história do Movimento Autonomista do Acre. Esse importantíssimo movimento político foi responsável pela emancipação do Acre à condição de Estado.
Dentro do Memorial está o túmulo de José Guiomard dos Santos, líder do Movimento. Além disso, o museu conta com uma exposição permanente que conta todo o processo histórico dos Autonomistas.
Vale ressaltar que o Memorial tem um anexo super interessante para os amantes do teatro: o Theatro Hélio Melo!
É cultura que não acaba mais, meu povo!
Isto é apenas uma parte de tudo que Rio Branco reserva para a sua próxima viagem com a Clickbus!
Rio Branco é uma capital que encanta amantes da cultura e história! Repleta de museus e belezas naturais únicas, a terra acreana não consegue ser resumida em poucas palavras!
Com tantos destinos incríveis para conhecer, o turista raiz quer economizar na viagem, né? Então já adiantamos que a opção mais em conta é a viagem de ônibus!
Aproveite e veja algumas dicas do que mais você pode fazer em Rio Branco!
Tenha uma boa viagem e até a próxima!