Saiba mais sobre o clima, alta temporada e principais eventos para definir qual a melhor época para ir a Ribeirão Preto

Às vezes, tudo o que precisamos é fugir para uma cidade interiorana a fim de aproveitar a boa energia que emana das áreas verdes e tranquilidade, quase sempre presentes nesses destinos. Além disso, há eventos locais que podem deixar a viagem ainda melhor. Para desfrutar ao máximo dessas opções, saiba quando ir a Ribeirão Preto!

A seguir, você irá conferir todas as informações relevantes para decidir qual a melhor época para ir a Ribeirão Preto, segundo os seus objetivos e expectativas.

Quando ir para Ribeirão Preto

Condições climáticas, eventos conhecidos e os períodos de alta temporada estão entre os principais fatores que podem ser considerados na hora de marcar sua viagem para essa cidade do interior de São Paulo.

Já que muitos turistas que optam por fazer essa viagem têm como principal finalidade se desconectar e, principalmente, ficar longe da poluição, engarrafamento e agitação da cidade grande, primeiramente, veja em quais épocas Ribeirão Preto fica mais cheia.

Alta Temporada em Ribeirão Preto

O Carnaval e as férias escolares de julho, certamente, deixam Ribeirão Preto mais atraente e nesses períodos há uma maior movimentação. Portanto, as pousadas, hotéis e casas de temporada estarão com muitos hóspedes, o que pode dificultar, inclusive, o descanso para quem pretendia passar esses dias apenas dentro das hospedagens.

Por outro lado, para os que curtem animação, as altas temporadas são perfeitas! E para curti-las, a dica é planejar a viagem com antecedência, reservando os quartos e as passagens de ônibus.

Os eventos que mais adiante vamos elencar também podem aumentar o fluxo de pessoas na região.  

Baixa temporada em Ribeirão

Seja para planejar viagens para a praia, seja para escolher os dias que passará no interior, os períodos de chuva, geralmente, não são boas opções, certo? Por isso, os meses marcados por precipitações acabam afastando os turistas de qualquer destino.

No caso de Ribeirão Preto, a baixa temporada decorrente da estação de chuvas ocorre em mais de cinco meses, sendo eles outubro (meados), novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril (início).

A probabilidade de precipitação em um dia desses meses fica acima de 39% e a máxima é de 71% no dia 13 de janeiro, segundo o portal Weather Spark.  

Melhor época para conhecer Ribeirão Preto

Ainda de acordo com a análise do Weather Spark, que deu origem ao seu Índice de Turismo, os melhores dias para conhecer Ribeirão Preto estão dentro do período do fim de abril ao início de setembro.

Isso porque as condições climáticas que marcam esses meses são propícias às atividades ao ar livre: o céu fica pouco encoberto e as temperaturs giram em torno de 18ºC a 27ºC. 

Já pelo índice de praia/piscina, que agrada aos fãs de calor, os meses que valem a pena passar em Ribeirão Preto são março (final), abril e maio (meados) e de agosto (começo) a outubro (fim). Afinal, as médias da temperatura sobem para 24ºC, podendo chegar a 32ºC, com poucas chances de chuva! 

Temperatura e clima de Ribeirão Preto

Depois de ficar por dentro dos índices de turismo e de praia/piscina que, muitas vezes, guiam o viajante até a melhor época para ir a Ribeirão Preto, conheça mais sobre o clima e a temperatura da cidade.

Enquanto a estação com chuvas é quente, abafada e de céu quase encoberto, a estação seca, por sua vez, tem temperaturas mais amenas, compondo um clima morno, e o céu é límpido. Durante o ano, a temperatura varia de 13°C a 32°C e quase nunca fica abaixo de 9°C ou supera os 37 °C.

Tais características fazem parte do clima predominante no município, o tropical úmido. No verão, a temperatura máxima média mensal é de aproximadamente 30ºC e o índice pluviométrico é maior do que 200 mm de chuva por mês, bem como a umidade relativa do ar fica em torno de 80%.

No inverno, porém, prevalecem as temperaturas baixas – a mínima com média mensal chaga aos 13ºC. Com relação à precipitação média, ela varia de 20 a 30 mm e a umidade relativa do ar é próxima a 60%.

Eventos em Ribeirão Preto

Eventos em Ribeirão Preto

Você também pode levar em consideração a programação de eventos para decidir quando ir a Ribeirão Preto.

  • Agrishow

Já em sua 27ª edição (2021), esta é uma feira voltada para o setor de agronegócios que apresenta novidades do setor, como por exemplo equipamentos, técnicas e soluções. Ela costuma acontecer no primeiro semestre do ano.

  • Ribeirão Rode Music

Em abril, a cidade promove um grande evento musical para os fãs de sertanejo. Para ter uma ideia sobre a popularidade do Ribeirão Rode Music, já passaram pelo seu palco atrações como Jorge & Mateus, Lucas Lucco, Wesley Safadão e Gusttavo Lima. Para animar ainda mais o público, ainda há um concurso de montaria em cavalos e balada de música eletrônica e sertanejo universitário. Tudo de bom, hein?

  • Feira do Livro de Ribeirão Preto

Esta feira do livro vai além do incentivo à compra das obras, sendo composta também por shows, oficinas, debates e muito mais.

Outra característica que a deixa mais dinâmica é a variedade de temáticas que traz em cada edição, bem como as homenagens a autores brasileiros e estrangeiros. Normalmente, esse evento marca os meses de maio e junho.

  • João Rock

Mais uma alternativa para quem vive ouvindo música e, mais especificamente, rock and roll, é esse evento super famoso que acontece anualmente, geralmente em junho. A principal atração fica por conta das bandas nacionais, a exemplo do Paralamas do Sucesso, COM 22, Skank, entre outras bandas consagradas

  • Slow Brew Ribeirão Preto

Um evento que reúne cervejas artesanais premiadas, gastronomia e música é imperdível, não? Portanto, já coloque este no seu calendário, em setembro. Nele você irá vivenciar experiências deliciosas a partir de mais de 30 marcas, como: Colorado e Invicta.

  • Happy Holi

Se você irá viajar para Ribeirão Preto com amigos, então considere escolher o mês de novembro. É nele que ocorre o festival inspirado no costume indiano que comemora a chegada da Primavera.

Os participantes usam roupas brancas e pintam uns aos outros com tintas coloridas. Mas o festival também oferece shows de música eletrônica e um parque de diversões para intensificar a experiência!

Viajar de ônibus para Ribeirão Preto

A presença do terminal rodoviário na cidade facilita a viagem e faz com que ela seja mais acessível em termos de custo. Outro elemento que faz a diferença é a infraestrutura que oferece banheiros, caixas eletrônicos, estacionamento e equipamentos adequados para a locomoção pessoas deficientes.

Portanto, na hora de planejar sua viagem para essa cidade do interior de São Paulo, lembre-se que o transporte com melhor custo-benefício para chegar até ela é o ônibus!

Com todas essas informações, ficou muito mais fácil decidir quanto ir a Ribeirão Preto de modo a garantir diversão e dias com um clima bom, perfeito para “turistar”.

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir Para Campinas: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil
15 Dicas E Truques De Como Arrumar A Mala De Viagem

Escrever um comentário