A lista sobre o que fazer em Porto Seguro varia entre passeios culturais, praias lindas e restaurantes, bem como bares super agradáveis! Confira

Você já sabe para onde e quando quer ir, mas ainda está com dúvidas sobre o que fazer em Porto Seguro? Chegou a hora de ter essas respostas e rechear seu roteiro turístico! 

E não importa se você está buscando o que fazer em Porto Seguro sozinho ou acompanhado, pois a lista tem opções para todos os gostos, bolsos e objetivos! Confira. 

O que fazer em Porto Seguro 

Coisas para fazer em Porto Seguro

É claro que as praias têm um charme especial aos olhos do turista. Contudo, é essencial saber que há outros pontos turísticos e passeios para adicionar à lista extensa sobre o que fazer em Porto Seguro em 1 dia ou em vários. 

Exemplos de itens que não podem ficar fora do seu tour são: o Centro Histórico, a Reserva indígena Pataxó da Jaqueira, o passeio de barco para ver de perto das baleias-jubarte e a diversão garantida no Arraial D’Ajuda Eco Parque. 

Então, fique atento aos próximos tópicos para saber mais sobre esses e outros passeios! 

Lugares para ir em Porto Seguro de Dia 

O clima dessa cidade baiana é o Tropical e, portanto, faz Sol e calor na maior parte do tempo, criando uma atmosfera perfeita para “turistar” e fazer tudo o que está na lista sobre o que fazer em Porto Seguro à tarde. 

Caminhar pelo Centro histórico

Centro histórico de Porto Seguro

O Centro Histórico da cidade é um símbolo histórico, tanto para a região quanto para o país, e por sua importância, bem como pela preservação das suas características originais, sobretudo arquitetônicas – do século 16 –, foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Histórico Nacional e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. 

Ou seja, o lugar leva o turista para uma viagem no tempo, além de formar uma paisagem extremamente fotogênica. Motivos não faltam para ser considerado um dos cartões postais da cidade. 

Localizado na chamada Cidade Alta – no passado, essa região era o antro das construções relacionadas à religião e política –, o centro, hoje, concentra igrejas, como por exemplo Nossa Senhora da Pena, Nossa Senhora da Misericórdia, entre outras, e espaços culturais, como o Museu do Descobrimento. 

Uma dica valiosa para aproveitar todo potencial dessa opção do que fazer em Porto Seguro é contratar um guia turístico, pois ele apresentará os espaços e contará suas histórias, agregando informações e deixando tudo mais encantador.  

Curtir a vibe “sou praieiro, sou guerreiro” nas belas Praias de Porto Seguro

Praia do Mutá, Praia de Coroa Vermelha, Praia do Espelho, Praia de Mundaí são algumas das principais praias da cidade e, sem dúvida, devem fazer parte do seu roteiro com o que fazer em Porto Seguro no fim de semana, por exemplo. 

E o que elas têm de atrativos? Bom, cada uma tem os seus! Primeiramente, a de Mutá é ideal para levar as crianças, jogar frescobol e fazer castelos de areia. Isso porque ela é mais calma e limpa! 

Enquanto que, na Praia do Espelho, localizada na comunidade de Caraíva – a mais antiga do Brasil –, o turista irá encontrar águas cristalinas, cujo reflexo é a natureza exuberante do seu entorno. Aliás, é exatamente por isso que ela leva esse nome!  que refletem a beleza natural do seu entorno e por isso leva esse nome. 

Observar as incríveis baleias-Jubarte 

Baleias-Jubarte em Porto Seguro

Se você é apaixonado por natureza e, principalmente, por animais, esse item é obrigatório na sua lista com o que fazer em Porto Seguro à tarde, sobretudo se sua estadia estiver marcada para julho e outubro, quando acontece esse fenômeno. 

Afinal, esse passeio de barco é diferente de todos que já viu! Ele tem como propósito oferecer uma experiência marítima completa, compartilhando informações sobre o ecossistema das baleias-Jubarte – algumas chegam a 17 metros! 

Imersão na cultura indígena em Porto Seguro

Essa dica pode ser interessante para quem tem mais tempo, ou seja, para o turista que procura o que fazer em Porto Seguro em 3 dias. 

Na Reserva Pataxó da Jaqueira, é possível conviver com famílias indígenas e conhecer suas tradições, como: jogos, pintura corporal, experimentar a comida feita por eles e até dormir uma noite na aldeia! 

Divertir-se no Arraial D’Ajuda Eco Parque  

Primeiramente, para os aventureiros de plantão, a dica é aproveitar as alternativas de práticas mais radicais disponíveis no parque: tirolesa, arvorismo e os brinquedos mais dinâmicos, como o tambau e o tonga. 

É diversão garantida para toda família!

Ver de pertinho a vida marinha – Parque Marinho de Recife de Fora

Esse item é perfeito para o que fazer em Porto Seguro à tarde, pois, nesse passeio, o turista poderá observar peixes e tartarugas, além de fazer o mergulho de snorkel, em que o visitante usa apenas uma máscara e o snorkel, o que permite ver e respirar debaixo da água . 

Memorial do Descobrimento 

Mais um passeio que remete ao passado de forma intensa, tendo em vista que o espaço contempla uma réplica em tamanho real do navio que trouxe os descobridores das terras brasileiras. E se acha que poderá contemplá-lo apenas do lado de fora, está enganado! 

Você pode até entrar no navio e se sentir como o capitão icônico Jack Sparrow!  

A visita guiada também passa por árvores nativas, como o Pau-Brasil, e por uma oca indígena pataxó.

Museu de Porto Seguro

No espaço onde hoje funciona o museu, antigamente era uma câmara e cadeia para presos da época. A exposição conta a história dos indígenas antes do descobrimento do Brasil, inclusive por meio de objetos feitos e usados pelas tribos. 

Passarela do Descobrimento 

Esse passeio é coringa, pois também pode ser bacana para quem quer o que fazer em Porto Seguro à noite

É um bom lugar para ir às compras, comer e beber um bom drink, devido à variedade de produtos que comercializa. 

O que fazer em Porto Seguro à noite 

Porto Seguro de Noite

Bares e quiosques animados, assim como restaurantes agradáveis completam a lista sobre o que fazer em Porto Seguro à noite.  

Bares de Porto Seguro

Axé Moi 

Muito mais do que um simples bar, o Axé Moi é um complexo de lazer completíssimo! Afinal, ele oferece shows o dia todo, além de possuir uma infraestrutura incrível que atende ao turista mais exigente. 

Barramares 

Assim como o Axé Moi, Barramares também surpreende pela infraestrutura excepcional. Há até pontes de madeira para levar o cliente de um ponto a outro. 

E quanto à dança, o estabelecimento também estimula os presentes a partir da chamada lambaeróbica, que envolve a lambada e a aeróbica. Curioso e muito animado! 

Restaurantes de Porto Seguro

Restaurantes de Belém

Portinha

Procura um restaurante onde comer todos os dias? O Portinha é perfeito, pois o apresenta um cardápio diferente para cada dia da semana! Outro ponto alto são as comidas típicas premiadas: moqueca de peixe, mariscada de frutos do mar e o bobó de camarão.

Canto italiano 

Aquela massa farta e suculenta, você encontrará nesse estabelecimento, que pode ficar ainda mais interessante no roteiro com o que fazer em Porto Seguro com chuva! 

Acarajé Gourmet 

Certamente, esse prato estará no cardápio de quem viaja para a Bahia e, claro, para Porto Seguro. 

Nesse restaurante, o cliente encontrará um universo de opções de recheios para o Acarajé, além de sabores criativos para as caipirinhas. Exemplo disso é a de Moqueca! Para lá de exótico, hein? 

Lá, você também poderá experimentar as tapiocas, outra opção bem baiana, principalmente com ingredientes, como por exemplo: carne seca, banana da terra e queijo coalho.

Com essa vasta lista sobre o que fazer em Porto Seguro, as praias, apesar de protagonistas, não são únicas, e o turista tem atividades para muitos dias, independente do seu clima! Agora dá para entender por que esse destino baiano é tão querido, não é?  

Veja Também no Tô de Passagem:

Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil
Férias De Verão: 20 Destinos Nacionais Para Visitar

2 Comentários

  1. Ressalva, a imagem noturna mostrada na matéria, NÃO É EM PORTO SEGURO.

Escrever um comentário