Se você está pensando em visitar Minas Gerais, saiba o que fazer em Juiz de Fora para aproveitar o melhor da região. A cidade mineira está recheada de opções para todos os gostos, sendo uma ótima opção de destino para conhecer ao lado da família e amigos. 

Além disso, Juiz de Fora tem uma localização estratégica com ótimos acessos rodoviários e aéreos, tanto para quem vai viajar a trabalho ou para lazer, características que contam pontos na hora de organizar um passeio.

Saiba o que fazer em Juiz de Fora e comece a preparar as malas agora mesmo.

O que fazer em Juiz de Fora

Juiz de Fora é o tipo de destino que todo mundo adora visitar. O motivo é a ampla gama de opções de lugares para conhecer, além das diversas programações culturais e históricas. 

O município do interior de Minas Gerais está localizado na Zona da Mata Mineira, a sudoeste da capital do estado. Com mais de meio milhão de habitantes, é a quarta cidade mais populosa de Minas. 

Para quem procura o que fazer em Juiz de Fora, o destino oferece intensa programação cultural e boas opções gastronômicas que atendem todas as preferências. Além disso, a cidade conta com excelente infraestrutura e atrativos turísticos que não deixam os visitantes na mão. 

Vale lembrar que a geografia de Juiz de Fora é bastante privilegiada – o município está no caminho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro – e essa característica permite que você organize outros passeios após sua passagem por Juiz de Fora. 

Para aproveitar ao máximo sua estadia, selecionamos dicas de o que fazer em Juiz de Fora. Dessa forma, você consegue otimizar seu tempo na cidade e conhecer as atrações que mais se identifica. 

Lugares para ir em Juiz de Fora de DiaLugares para ir em Juiz de Fora de Dia

Se você procura por lugares para relaxar em Minas Gerais, os passeios diurnos em Juiz de Fora são ótimas opções para curtir e ainda enriquecer sua bagagem de conhecimentos. Isso porque a cidade conta com opções de museus para conhecer em qualquer momento do ano. 

Para quem adora conhecer lugares históricos, vale a pena conferir essa lista de lugares para ir em Juiz de Fora de dia. Confira cinco opções que selecionamos para você e sua família. 

Museu Mariano Procópio

Uma das dicas do que fazer em Juiz de Fora é conhecer o incrível Museu Mariano Procópio. Um dos três principais museus do país, o espaço foi fundado em 1920. Seu acervo interno tem mais de 45 mil peças do mobiliário da família real, como trajes de D. Pedro II e itens da Princesa Isabel. Nas áreas externas, há um belo jardim com flores, lagos e muita biodiversidade. 

Museu de Artes Murilo Mendes

O Museu de Artes Murilo Mendes é uma excelente opção para conhecer em Juiz de Fora, devido ao seu rico acervo bibliográfico, documental e visual. O MAMM é considerado umas das referências no âmbito da literatura e artes visuais com foco em pesquisas e estudos. O lugar tem quatro bibliotecas e galerias para exposições de artistas nacionais e internacionais.

Museu do Crédito Real

Entre as opções de o que fazer em Juiz de Fora, está uma visita ao Museu do Crédito Real. O espaço foi construído em 1964 com o objetivo de preservar e difundir a história do Banco do Crédito Real. Por isso, no acervo é possível encontrar objetivos como maquinários, itens de escritório, moedas de diversos lugares do mundo, fotografias, filmes, livros e muito mais sobre o cenário bancário desde o período colonial até a atualidade.    

Espaço Mascarenhas

Mais conhecido como Espaço Mascarenhas, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas é um prédio do século XIX que chama a atenção na principal avenida de Juiz de Fora: a Getúlio Vargas. Inicialmente construído para abrigar uma antiga fábrica de tecidos, hoje tem diversas exposições culturais permanentes e temporárias. Por estar localizado em um local privilegiado, o Espaço Mascarenhas conta com atrações imperdíveis ao seu redor para quem busca atrações em Juiz de Fora. 

Parque da Lajinha

Na sua lista de o que fazer em Juiz de Fora com crianças não pode faltar o passeio pelo Parque da Lajinha. Este ponto turístico tem um amplo espaço verde localizado no coração da cidade. São mais de 140 mil m² de mata preservada, trechos de mata atlântica e uma fauna diversa. No parque, dá pra avistar dezenas de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos de pequeno porte. 

Lugares para ir em Juiz de Fora à Noite

Lugares para ir em Juiz de Fora à Noite
Foto meramente ilustrativa

Pode relaxar, também selecionamos dicas de o que fazer em Juiz de Fora à noite. Apesar de tranquila, a cidade não decepciona quando o assunto é entretenimento noturno. O município do interior de Minas Gerais tem ótimos restaurantes para provar uma boa gastronomia. Confira duas sugestões.

Chimarron Churrascaria

Se você procura o que fazer em Juiz de Fora e não dispensa um bom churrasco, vale a pena dar uma passada na Chimarron Churrascaria. O rodízio vale a pena para comer desde a tradicional picanha até opções mais elaboradas, como o autêntico chorizo argentino. Além disso, o buffet oferece mais de 20 tipos de saladas e comidas estrangeiras. 

Shopping Independência

Tanto de dia quanto de noite, o Shopping Independência é a opção certa para conhecer ao lado da família. Afinal, o local tem diversas opções de atividades e as mais variadas culinárias em um ambiente único, aconchegante e seguro. Para quem é fã de comida japonesa, uma opção bastante procurada é o restaurante Japa Temaki. 

Passeios para fazer em Juiz de Fora

Se você procura o que fazer em Juiz de Fora ao ar livre, selecionamos mais duas opções de passeios que não podem faltar em seu roteiro. Vale anotar as sugestões para levar os amigos ou a família. 

Mirante do Morro Cristo

Uma das dicas de passeios para fazer em Juiz de Fora é conhecer o Mirante do Imperador, mais conhecido como Mirante do Morro Cristo. O programa é excelente para fazer com a família ou em casal. Além da vista panorâmica da cidade, a mais de 900 metros de altitude, o ponto turístico tem infraestrutura completa com lanchonete, lojinhas e estacionamento.

Cachoeiras de Juiz de Fora

Ao planejar seus passeios para quando ir a Juiz de Fora, considere incluir as atividades ao ar livre entre as cachoeiras espalhadas pela cidade e nos destinos próximos. Lima Duarte, por exemplo, é um pacato distrito com um Parque Ecológico de tirar o fôlego. Por lá, você terá a oportunidade de conhecer a Cachoeira do Sossego, Arco-Íris e da Garganta. Vale lembrar que há muitas outras cachoeiras em Minas Gerais para conhecer e explorar. 

Viu só como há muito o que fazer em Juiz de Fora? Além do interior mineiro, você pode aproveitar para conhecer outros destinos turísticos de Minas Gerais. Caso tenha interesse, pesquise o que fazer em Capitólio, Belo Horizonte e Tiradentes. 

Agora, conta pra gente: o que você mais gostou em Juiz de Fora? Vamos adorar saber sua opinião nos comentários! Não deixe de navegar pelo blog e conferir outras opções de roteiros pelo Brasil.

Veja também no Tô de Passagem:

8 Cidades Religiosas Do Brasil Para Conhecer
O Que Fazer Em Capitólio: Dicas Valiosas Para Conhecer A Cidade!
15 Cidades Históricas Do Brasil Para Conhecer

Escrever um comentário