Ilha de Itamaracá, PE: Explore os tesouros deste paraíso tropical

setastdp

Muito se fala de Recife, o cristalzinho turístico de Pernambuco – e com razão – mas você já ouviu falar na Ilha de Itamaracá

Este pedaço paradisíaco, aninhado no litoral norte e parte da região metropolitana de Recife, é o destino ideal para quem busca curtir uma experiência tranquila e repleta de encantos naturais. 

Por lá, você pode relaxar nas praias ensolaradas, explorar a vila histórica da região, praticar esportes aquáticos, tanto no mar quanto na lagoa, além de se aventurar pelas trilhas que unem história e natureza de forma única. Ou seja: tem rolê para todo mundo!

Com algumas das praias mais belas de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá com certeza se destaca. Além disso, a ilha fica pertinho da capital, então dá para fazer um bate-volta maneiro!

Coloque a sua melhor roupa de banho e mergulhe nessa aventura tropical!

Construção histórica da Ilha de Itamaracá

Ao explorar os tesouros da Ilha de Itamaracá, é impossível não se admirar com sua rica história e a herança cultural. 

De acordo com os historiadores, Itamaracá já abrigava náufragos antes mesmo do ano de 1500, quando o Brasil foi oficialmente colonizado. Registros indicam a presença de portugueses na região em 1493, e os indícios apontam que a ilha era habitada por indígenas, visto que sua vizinha, Igarassu, também era habitada por essa população antes da chegada dos portugueses.

A história nos leva a 1516, quando Pero Capico, considerado o primeiro governador, ergueu o primeiro engenho de açúcar do Brasil. Ao longo dos anos, uma capela foi erguida nas margens do Canal de Santa Cruz, e a região de Vila Velha começou a crescer, abrigando centenas de edifícios que desempenharam diversos papéis, desde moradias até câmaras e cadeias.

Em 1621, os holandeses chegaram à região e tomaram Itamaracá para si. Esse período trouxe significativas mudanças, incluindo a construção do Forte Orange. Anos depois, a ilha foi novamente adquirida pelos portugueses, que desenvolveram ainda mais a região, separando-a de Igarassu e transformando em uma cidade com o Pilar como sua sede.

Historicamente, a Ilha de Itamaracá desempenha um papel fundamental, sendo considerada o local continuamente habitado mais antigo do Brasil! Além disso, foi parte integrante da Capitania de Itamaracá, posteriormente incorporada à Capitania de Pernambuco.

Com uma bagagem histórica dessas, esteja preparado para uma viagem no tempo enquanto explora os vestígios dessa rica história. Seja em pontos turísticos, museus ou na própria cultura local.

Clima em Itamaracá

É o clima que dita o ritmo da sua estadia, e principalmente as roupas que você deve levar na mala.

Aqui, o clima na Ilha de Itamaracá é seu aliado para curtir as praias e a natureza. Com temperaturas médias anuais que giram em torno dos 26°C, você pode contar com dias ensolarados e noites agradáveis praticamente o ano todo. 

A brisa constante do mar ajuda a manter o calor sob controle, tornando as caminhadas e os passeios ainda mais agradáveis.

Os meses de novembro a fevereiro são o ápice do verão, quando o sol brilha forte e as águas convidam para um mergulho refrescante.

Já entre março e julho, a temperatura é um pouco mais amena, mas ainda bem agradável, o que pode ser ideal para caminhadas nas trilhas naturais da ilha e para explorar sua história!

Rota para o paraíso: descubra como chegar em Itamaracá

Por ser uma ilha, você já deve estar pensando que chegar até Itamaracá é difícil. É aí que você se engana! Como a Ilha de Itamaracá fica bem pertinho da capital pernambucana, a forma mais fácil de chegar ao destino é indo até Recife.

E aí, basta escolher o meio de transporte. Você pode chegar em Recife de carro, avião, e pela opção mais econômica: ônibus.

Já vai dando uma olhada nos preços das passagens de ônibus para Recife e comece a organizar essa viagem! Sem contar que viajar de ônibus é sinônimo de economia, dá até pra pensar em estender o passeio e curtir os pontos turísticos de Recife

A rodoviária de Recife fica no KM 1,5, BR 232, Av. Pref. Antônio Pereira, S/N – Várzea, a cerca de 1h de carro até a Ilha. Uma dica: pesquise as empresas de turismo da cidade que oferecem o transporte até a sua pousada em Itamaracá.

Já que você vai economizar na viagem até Recife, vale a pena gastar um pouco a mais e garantir maior conforto para chegar até a Ilha, não é mesmo?

A Ilha de Itamaracá fica a pouco mais de 1h da capital, e o percurso até lá pode ser feito de carro e até mesmo de ônibus. Para os que preferem curtir um rolê com mais emoção, existem passeios de catamarã que te levam até lá pela água.

Ah, e para te ajudar mais um pouquinho, confira o tempo de viagem das principais rotas até Recife:

Maceió: 3h30

Aracaju: 8h

João Pessoa: 2h

Natal: 3h50

Petrolina: 9h30

Campina Grande: 3h15

Bora lá!

Lugares que você precisa visitar

Agora que você já sabe como chegar na Ilha de Itamaracá, só resta montar um roteirão bem massa para aproveitar a sua viagem!

Para isso, separamos uma lista dos pontos turísticos em Itamaracá que você precisa conhecer.

Forte Orange – Fortaleza de Santa Cruz

Imagem aérea do Forte Orange/Fortaleza de Santa Cruz. Parte da Praia do Forte ao lado esquerdo da foto, com larga faixa de areia em frente ao mar cristalino e esverdeado.

Que tal conhecer o maior forte feito em pedra do nordeste do Brasil?

O Forte Orange foi construído em 1631, quando os holandeses invadiram a Ilha de Itamaracá. O objetivo era o mesmo de todos os fortes: proteger a região de ataques e invasões.

E se você está tentando entender o significado do nome, é por causa da família holandesa Orange-Nassau, em homenagem ao príncipe da época.

Alguns anos depois, quando os portugueses retomaram a Ilha, o local passou a se chamar Fortaleza de Santa Cruz. Hoje em dia, o local é um museu que, com diversos objetos da época e réplicas realistas, conta a história em mais detalhes.

Esse aqui é um ponto turístico tão icônico que ele mereceu ser o 1º da nossa lista!

Trilha dos Holandeses

Ruínas da Casa de Padre Tenório. Parede envelhecida com três janelas na parte superior e mais três na inferior, rodeada pela natureza.

Calma, se você já está desconsiderando porque leu “trilha”, saiba que a Trilha dos Holandeses é de nível fácil e não é tão longa.

Se você curte caminhar em meio à natureza, vai adorar o passeio – seja você um trilheiro nato ou não!

A trilha é um caminho histórico, que começa em Vila Velha e vai até a Praia do Forte. Durante a caminhada, você ainda passa por uma pelas ruínas da casa de Padre Tenório, e pode conhecer o Forno da Cal.

E olha, o Forno da Cal é um monumento muito importante. Servia como descarte para queimar tijolos, telhas, pedra calcária, entre outros dejetos. Em Vila Velha, existiam dezenas destes fornos e fornalhas, mas o único que foi preservado e virou monumento é o Forno da Cal – que também é uma lojinha de artesanatos – então vale a pena a visita!

Vila Velha

E já que falamos de Vila Velha, saiba que é uma região que vale a pena separar um tempinho para explorar mais a fundo.

Foi lá que a população de holandeses e portugueses começou a se instalar, construindo as primeiras casas, igrejas, câmara, cadeia e tudo o que precisavam para o vilarejo.

Falando em igrejas, você vai encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi construída no final do século 16, bem em frente à famosa Tapiocaria de Dona Idalice – já sabe, né? Vai lá conhecer a Igreja e depois pare para fazer um lanchinho!

Praias em Itamaracá: encontre as melhores 

Dois coqueiros em praia sem ondas, mar azul e areia branca.

Não dá para falar dos pontos turísticos de uma ilha sem falar sobre as suas praias, não é mesmo? E por falar nisso, se estiver na capital, aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo exclusivo sobre as praias de Recife.

As praias de Pernambuco, como um todo, são apaixonantes, belíssimas, e deixam aquele gostinho de “preciso voltar aqui nas férias” que a gente ama!

Então, conheça as praias de Itamaracá e tente colocar todas as que listamos aqui em seu roteiro!

Forte Orange

Como você já sabe, o Forte Orange, também conhecido como Fortaleza de Santa Cruz, carrega muita história e cultura.

Mas, falando da praia em que ele está localizado, a diversão rouba a cena!

Conhecida como Praia do Forte, ela é uma das principais praias da Ilha de Itamaracá. Isso se dá pela sua localização – em frente à Coroa do Avião – e também, é claro, pelo icônico ponto turístico.

É uma praia com boa estrutura para você passar o dia todinho escolhendo entre os bares e restaurantes da orla. Alguns lugares proporcionam espaços com sombra, mesas e cadeiras para você ficar ainda mais confortável!

Lagoa Azul 

Lagoa Azul da Ilha de Itamaracá. Foto da lagoa quase na mesma tonalidade de azul que o céu, separado por uma faixa da vegetação natural com árvores verdes.

Lagoa Azul da Ilha de Itamaracá. Foto da lagoa quase na mesma tonalidade de azul que o céu, separado por uma faixa da vegetação natural com árvores verdes.

Se você for para Vila Velha, vai notar que a estrada também pode te levar para a Lagoa Azul.

E, se estiver com um tempinho, vale a pena a visita!

A Lagoa Azul é uma lagoa natural de água doce. Além do incomparável mergulho, ainda dá pra andar de pedalinho ou passar de tirolesa sobre ela. Dependendo da época e do seu mood para aventura, algumas outras atividades podem ser oferecidas por lá.

Praia do Sossego

Imagem aérea da Praia do Sossego, com o mar ao lado esquerdo da foto, em frente à vegetação verde-viva ao lado direito, com algumas casas.

Como o nome já dá o spoiler, a Praia do Sossego é realmente super calma e tranquila, sem receber muitos visitantes. O motivo é porque o caminho até ela é razoavelmente mais difícil. Você vai precisar ir até Jaguaribe e pegar o barco que faz a travessia para a Praia do Sossego.

Até tem uma estrada que vai até a Praia do Sossego, mas além de ser de barro, é um caminho muito mais longo, então recomendamos o barco!

Indiferentemente de como chegar, você vai dar de cara com águas rasas, cristalinas e excelentes para banho. Ela conta com poucas barracas que oferecem comidas e bebidas, então vale a pena levar um lanchinho caso você esteja viajando em baixa temporada.

Praia de Jaguaribe Itamaracá

Jaguaribe conta com o Pontal de Jaguaribe e a praia de mesmo nome. Se estiver com tempo antes de ir para a Praia do Sossego, vale a pena curtir a areia branquinha e as águas tranquilas de lá.

Ali é um pouco mais estruturado, então você encontra mais barracas de comida e bebida.

Ah, e detalhe: fique atento nas partes com barreira de corais, pois aparece melhor na maré baixa.

Praia do Pilar

Essa aqui é uma das praias mais badaladinhas, bem na região central da ilha.

O lado bom é que você encontra todo tipo de comércio que precisar aos arredores da praia. Bateu a fome? Precisa comprar uma roupa de banho nova? Uma canga? Um bonézinho? Tem tudo por lá!

Dá para passar o dia todo na Praia do Pilar bem tranquilo!

Refúgio à beira-Mar: pousadas em Itamaracá

Para fechar bem o roteiro, você precisa saber onde vai dormir!

Separamos aqui algumas indicações (2023) para você ter um lugar bem massa para descansar e curtir ainda mais a sua viagem pela Ilha de Itamaracá.

Pousada Nossa Ilha

A Pousada Nossa Ilha fica na Praia de Bom Jesus, bem de frente ao mar.

Apesar de ficar a poucos passos do mar, ela também conta com piscina para dar aquela refrescada!

Isso sem falar do café da manhã bem completo. Nada melhor do que um cafezão para começar o dia cheio de energia para explorar a Ilha.

Pousada Refúgio do Forte

Localizada na R. Des. Ângelo Vasconcelos Filho, 28 – Pilar, a Pousada Refúgio do Forte fica a poucos passos da Praia do Forte e também conta com piscina.

O legal dela é que, na ruazinha que você vai pegar para caminhar até a praia, você vai encontrar uma escola de kitesurf. Vale a pena dar uma passadinha para aprender um esporte novo!

Manga Verde Beach Residence

Próxima à Pousada Refúgio do Forte, a Manga Verde Beach Residence também fica em frente à Praia do Forte.

Ela oferece um ótimo serviço, além de piscina e apartamentos completos para você curtir sua folga.

Por serem apartamentos inteiros, acaba sendo um pouco mais cara do que as outras opções, então vale você dar uma conferida no que faz mais sentido para o seu bolso.

Aproveite muito Recife, mas não esqueça que a llha de Itamaracá é logo ali!

Barco em mar azul e sem ondas. Faixa de areia ao fundo com pequena montanha com vegetação verde.

Este foi o nosso guia completo para você explorar a Ilha de Itamaracá e ainda se hospedar em lugares super aconchegantes. Mas, se a ideia é fazer um bate-volta estando em Recife, escolha entre dois a três lugares para conhecer e aproveite muito um dia todinho por lá.

Na volta, não esquece de contar para gente como foi, aqui mesmo nos comentários. Inclusive, aqui no Tô de Passagem você encontra guias completos para lugares que vão mudar a seu jeitinho de preparar um roteiro! Viajar muda a gente, então esperamos que aproveite bastante.

Uma excelente experiência pernambucana pra você! Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem