Atenção às dicas sobre como aproveitar ao máximo o Carnaval em Fortaleza e se jogue nessa grande folia!

Fortaleza é um dos principais destinos do Ceará quando o objetivo é curtir o Carnaval! E não é para menos, afinal, os pontos mais populares da cidade, normalmente, recebem grandes atrações, sejam shows, sejam blocos carnavalescos. E para você saber tudo sobre o Carnaval em Fortaleza, reunimos diversas informações que podem ajudar na hora de planejar sua folia!

Histórico do Carnaval em Fortaleza 2020

Primeiramente, fique atento à programação pré-Carnaval, que na capital cearense começa em meados de janeiro. Ou seja, você tem duas oportunidades para aproveitar as apresentações gratuitas nesse destino!

Tanto no primeiro mês do ano quanto em fevereiro, o turista poderá acompanhar os animados blocos de rua – há alguns que já são tradicionais na programação fortalezense e você poderá conhece alguns deles mais adiante.

Agora, falando sobre o Carnaval em Fortaleza 2020, podemos destacar alguns atrativos! Entre eles, está o tema escolhido para a festa: “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, em homenagem ao artista Chico da Silva.

No período de 21 a 25 de fevereiro, ocorreram shows de consagrados nomes do cenário artístico brasileiro, como por exemplo: Gilberto Gil, Lenine, BaianaSystem, Mart’nália, entre outros.

Além disso, as atrações foram distribuídas por cerca de 10 polos oficiais. O Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado de Aerolândia, Mercado dos Pinhões e outros são alguns exemplos de lugares que receberam os artistas e blocos.

Portanto, já deu para notar que o Carnaval em Fortaleza acontece cheio de energia nas ruas, não é? Porém, para saber exatamente o que você quer ouvir e dançar, confira a programação oficial e coloque na agenda para não perder!

Carnaval é feriado em Fortaleza?

Certamente, se perguntassem o que você acha, a resposta seria que, em Fortaleza, Carnaval é feriado, certo? Contudo, essa informação está equivocada e abaixo você entende por quê!

O fato é que na capital cearense não há nenhuma lei que indique feriado no sábado, domingo, segunda, terça ou quarta-feira. O que existe é um decreto municipal, que permite o ponto facultativo para os servidores públicos de modo que cada órgão de administração pública pode optar por dispensar ou não o funcionário.

Mas tal situação se estende também para as empresas privadas, que podem liberar os colaboradores nos dias mencionados.

Interessante, não é?

Como é o Carnaval em Fortaleza

Sem dúvida, o Carnaval de rua em Fortaleza salta aos olhos, até pelo fato de ser gratuito e muito, mas muito agitado! Os shows e blocos são as grandes atrações e reúnem moradores da região, turistas, ambulantes e todos que gostam de se jogar na folia.

Contudo, para aproveitar de forma assertiva a programação carnavalesca bem recheada, é necessário ficar atento a uma questão: onde tem Carnaval em Fortaleza?

Por isso, a seguir, vamos falar sobre os principais lugares que, geralmente, sediam algum show ou que servem como ponto de partida dos carros elétricos.

Mercado dos Pinhões

Localizado na Praça Visconde de Pelotas, o Mercado dos Pinhões recebe muitos eventos culturais, incluindo festivais culinários. Além disso, ele sedia uma feira que, mesmo fora do período de Carnaval, atrai os turistas.

Para ter uma ideia, o local tem uma programação bastante diversificada, recebendo apresentação de música e dança dos mais variados gêneros: forró, samba, chorinho, entre outros. Há também alguns eventos bastante específicos, como o encontro dos amantes de vinil e feiras de produtos orgânicos.

Avenida Domingos Olímpio

Essa avenida é tão importante para o Carnaval que, muitas vezes, ocorre a instalação de arquibancadas ao longo da via, permitindo melhor visualização dos desfiles dos Maracatus e blocos. Ou seja, é passar por ela pelos menos em um dos dias de folia é quase obrigatório!

Passeio Público

Para muitas famílias, também é importante ter uma programação com enfoque nos pequenos e, em Fortaleza, no Passeio Público, é onde encontrarão atrações para eles.

As bandas Aquarela e Pacote de Biscoito ficam responsáveis por entretê-los e estimulá-los.

O que fazer em Fortaleza no Carnaval

Além do Carnaval de rua em Fortaleza, há mais alternativas para o que fazer na cidade durante a festa. Até porque não dá para esquecer das praias belíssimas que sempre estão prontas para receber os turistas com excelente infraestrutura e um cenário perfeito para relaxar.

Praia do Futuro, Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e muitas outras são pratos cheios para quem, mesmo em meio à folia, gosta de pegar uma praia, caminhar com os pés na areia, dar um mergulho no mar e admirar o pôr-do-Sol que ganha ainda mais beleza no cenário litorâneo.

E se não bastassem as praias, há outras opções para o que fazer em Fortaleza no Carnaval: o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, Ponte dos Ingleses e o delicado Jardim Japonês são alguns pontos turísticos interessantes que podem fazer a diferença no seu roteiro, inclusive nos dias de festa!

TOP 3 blocos de Carnaval em Fortaleza

Então, para finalizar todas essas dicas sobre o que fazer em Fortaleza no Carnaval, nada mais justo do que falar sobre três blocos super populares na cidade!

Unidos da Cachorra

Essa opção é para quem gosta de dançar a dois e até fora do Carnaval escuta aquele forrozinho. Com sua bateria própria, o Unidos da Cachorra chama a atenção dos foliões com baião, xote, pé de serra e outros ritmos que fazem qualquer um dançar!

Luxo da Aldeia

O primeiro desfile desse bloco aconteceu em 2007 de forma emblemática, visto que ele representa a música cearense, homenageando seus compositores também.

Como não poderia ser diferente, os destaques são os frevos, marchinhas, sambas e maracatus que tocam, se misturando com a cantoria dos foliões.

Quanto às apresentações de artistas nesse bloco, Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César e Amelinha são exemplos de artistas que animaram ainda mais o bloco.

Baqueta

Esse bloco tem até sede na Praia do Iracema e, assim como o Luxo da Aldeia, também foi fundado em 2007. Seu objetivo é levar a cultura do samba durante o Carnaval!

Não é para menos que esse é um dos principais blocos de Carnaval em Fortaleza, levando em consideração a popularidade desse ritmo musical.

Um Carnaval em Fortaleza e você, sem dúvida, irá se apaixonar pela festa e pela cidade! Aproveite todas as dicas e #partiufolia!

Escrever um comentário