Ir a Aparecida do Norte significa mais do que ver pessoas cumprindo promessas, é sinônimo de renovar a fé por meio de eventos e obras que trazem paz
Se você é católico ou sempre que viaja gosta de conhecer as igrejas da cidade, ir para Aparecida do Norte, em São Paulo, certamente entrará na sua lista em algum momento. Isso porque a cidade é um antro de atrações religiosas e, por ano, atrai mais de 10 milhões de visitantes entre fiéis e turistas.
É hora de conhecer mais sobre esse destino e saber quando ir e como ir para Aparecida do Norte.
Quando ir para Aparecida do Norte: melhor época

Com o número anual de visitantes, já é possível imaginar o quanto a sede da Basílica de Nossa Senhora Aparecida é lotada! Mas é possível fugir desse cenário, escolhendo os dias certos para ir para Aparecida do Norte. Confira:
Aos finais de semana, feriados e datas religiosas, a exemplo da Semana Santa, Corpus Christi e Dia da Padroeira do Brasil, a cidade fica em polvorosa, portanto, caso você não tenha feito promessa com data de realização, a sugestão é evitar esses períodos a fim de aproveitar melhor as atrações e paisagens.
Para conhecer esse lugar cheio de paz e sossego, sem precisar passar por filas ou não conseguir se concentrar completamente nas missas, opte por ir a Aparecida do Norte de dia de semana (segunda a sexta-feira).
E depois de saber quando ir a Aparecida do Norte, é hora de se aprofundar na viagem para esse destino religioso com alto potencial turístico.
Dicas de viagem para Aparecida do Norte

- Antes de ir para Aparecida do Norte ou qualquer outro destino, confira o clima da região e do período em que pretende viajar para saber exatamente quais peças incluir na mala;
- Independente do clima, leve roupas leves, ideias para uma caminhada digna de turista, afinal, dá para conhecer o complexo do Santuário andando;
- Não se limite a conhecer apenas a Catedral Basílica! Ao redor dela há muitos outros espaços surpreendentes, a exemplo das capelas do Santíssimo e das Velas, assim como a Sala das Promessas;
- Apesar de ter como foco a missa, reserve pelo menos dois dias para curtir a cidade, comprar lembrancinhas e descansar no hotel;
- Entre os atrativos de Aparecida do Norte estão os museus: de Nossa Senhora Aparecida, de Cera e Memorial da Devoção, além do Cine Padroeira, nada menos do que o pioneiro em transmitir filme 3D, sem a necessidade de óculos no Brasil;
- Vá à Feira Livre para comprar souvenires e fazer um lanche em suas variadas barracas;
- E, claro, sempre agradeça e sinta a energia maravilhosa desse lugar!
Aparecida do Norte: história e pontos turísticos

Antes de falar sobre os tantos pontos turísticos icônicos, é importante contar a história de Aparecida do Norte para que entenda como a cidade se transformou no principal destino religioso do país.
Em 1717, quando Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves estavam no rio Paraíba tentando pescar acabaram capturando em sua rede primeiro o corpo da imagem da santa e depois sua cabeça, o que é considerado até hoje um milagre e sinalizou que aquele local era abençoado.
Por isso, mesmo depois de séculos, a cidade segue atraindo fiéis que, inclusive, fazem promessas desafiadoras – muitas pessoas já foram de sua cidade natal até Aparecida do Norte andando.
Seja para você pagar uma promessa, seja para participar de algum evento religioso especial, vale conhecer o complexo do Santuário Nacional de Aparecida.
No Nicho da Imagem Milagrosa de Aparecida, por exemplo, você poderá ver de perto a imagem original da santa, encontrada pelos três pescadores no século 18.
Já no Museu Nossa Senhora Aparecida, será possível se aprofundar na história de nossa senhora, da devoção a ela e a toda sua estrutura religiosa por meio de imagens, pinturas e outras obras.
E para sua surpresa um dos espaços ainda teve a influência do grande arquiteto Oscar Niemeyer. O Campanário é constituído por 13 sinos, sendo que o maior dele é em homenagem à Virgem Maria e São José. Lindo, não é?
O passeio fica ainda mais interessante ao encontrar o Morro do Presépio, onde o visitante pode apreciar cenas da vida de Jesus em meio a cascata, lago e grutas. Outro destaque desse espaço é o mirante. Vale a pena ver tudo de perto e sentir a paz do lugar!
Como ir para Aparecida do Norte

Para quem mora em São Paulo e no Rio de Janeiro, a resposta para “como ir a Aparecida do Norte” é muito simples: vá de ônibus, um transporte prático e econômico!
A distância da capital paulista do destino religioso é de cerca de 170 km e da capital carioca, de aproximadamente 260 km, o que equivale a 3 horas e meia de viagem.
E se você não mora nessas cidades, que tal conhecê-las e aproveitar sua proximidade para ir a Aparecida do Norte para agradecer ou pedir uma graça?
É isso, ir para Aparecida do Norte certamente irá revigorar a sua fé e será uma viagem repleta de cultura!
Veja também no Tô de Passagem:
Dicas De O Que Fazer Em Jaboatão Dos Guararapes
São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade
Quando Ir A Belo Horizonte: Clima, Eventos E Muito Mais!
7 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar Em Santa Catarina!