Ir a Aparecida do Norte significa mais do que ver pessoas cumprindo promessas, é sinônimo de renovar a fé por meio de eventos e obras que trazem paz

Se você é católico ou sempre que viaja gosta de conhecer as igrejas da cidade, ir para Aparecida do Norte, em São Paulo, certamente entrará na sua lista em algum momento. Isso porque a cidade é um antro de atrações religiosas e, por ano, atrai mais de 10 milhões de visitantes entre fiéis e turistas.  

É hora de conhecer mais sobre esse destino e saber quando ir e como ir para Aparecida do Norte

Quando ir para Aparecida do Norte: melhor época

Melhor época para ir a Aparecida do Norte

Com o número anual de visitantes, já é possível imaginar o quanto a sede da Basílica de Nossa Senhora Aparecida é lotada! Mas é possível fugir desse cenário, escolhendo os dias certos para ir para Aparecida do Norte. Confira: 

Aos finais de semana, feriados e datas religiosas, a exemplo da Semana Santa, Corpus Christi e Dia da Padroeira do Brasil, a cidade fica em polvorosa, portanto, caso você não tenha feito promessa com data de realização, a sugestão é evitar esses períodos a fim de aproveitar melhor as atrações e paisagens. 

Para conhecer esse lugar cheio de paz e sossego, sem precisar passar por filas ou não conseguir se concentrar completamente nas missas, opte por ir a Aparecida do Norte de dia de semana (segunda a sexta-feira).

E depois de saber quando ir a Aparecida do Norte, é hora de se aprofundar na viagem para esse destino religioso com alto potencial turístico. 

Dicas de viagem para Aparecida do Norte

Dicas de viagem para Aparecida do Norte
  1. Antes de ir para Aparecida do Norte ou qualquer outro destino, confira o clima da região e do período em que pretende viajar para saber exatamente quais peças incluir na mala;
  2. Independente do clima, leve roupas leves, ideias para uma caminhada digna de turista, afinal, dá para conhecer o complexo do Santuário andando;
  3. Não se limite a conhecer apenas a Catedral Basílica! Ao redor dela há muitos outros espaços surpreendentes, a exemplo das capelas do Santíssimo e das Velas, assim como a Sala das Promessas; 
  4. Apesar de ter como foco a missa, reserve pelo menos dois dias para curtir a cidade, comprar lembrancinhas e descansar no hotel; 
  5. Entre os atrativos de Aparecida do Norte estão os museus: de Nossa Senhora Aparecida, de Cera e Memorial da Devoção, além do Cine Padroeira, nada menos do que o pioneiro em transmitir filme 3D, sem a necessidade de óculos no Brasil;
  6. Vá à Feira Livre para comprar souvenires e fazer um lanche em suas variadas barracas;
  7. E, claro, sempre agradeça e sinta a energia maravilhosa desse lugar!

Aparecida do Norte: história e pontos turísticos

Dicas de pontos turísticos em Aparecida do Norte

Antes de falar sobre os tantos pontos turísticos icônicos, é importante contar a história de Aparecida do Norte para que entenda como a cidade se transformou no principal destino religioso do país. 

Em 1717, quando Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves estavam no rio Paraíba tentando pescar acabaram capturando em sua rede primeiro o corpo da imagem da santa e depois sua cabeça, o que é considerado até hoje um milagre e sinalizou que aquele local era abençoado. 

Por isso, mesmo depois de séculos, a cidade segue atraindo fiéis que, inclusive, fazem promessas desafiadoras – muitas pessoas já foram de sua cidade natal até Aparecida do Norte andando.

Seja para você pagar uma promessa, seja para participar de algum evento religioso especial, vale conhecer o complexo do Santuário Nacional de Aparecida. 

No Nicho da Imagem Milagrosa de Aparecida, por exemplo, você poderá ver de perto a imagem original da santa, encontrada pelos três pescadores no século 18. 

Já no Museu Nossa Senhora Aparecida, será possível se aprofundar na história de nossa senhora, da devoção a ela e a toda sua estrutura religiosa por meio de imagens, pinturas e outras obras. 

E para sua surpresa um dos espaços ainda teve a influência do grande arquiteto Oscar Niemeyer. O Campanário é constituído por 13 sinos, sendo que o maior dele é em homenagem à Virgem Maria e São José. Lindo, não é? 

O passeio fica ainda mais interessante ao encontrar o Morro do Presépio, onde o visitante pode apreciar cenas da vida de Jesus em meio a cascata, lago e grutas. Outro destaque desse espaço é o mirante. Vale a pena ver tudo de perto e sentir a paz do lugar! 

Como ir para Aparecida do Norte

Dicas de Como ir para Aparecida do Norte

Para quem mora em São Paulo e no Rio de Janeiro, a resposta para “como ir a Aparecida do Norte” é muito simples: vá de ônibus, um transporte prático e econômico! 

A distância da capital paulista do destino religioso é de cerca de 170 km e da capital carioca, de aproximadamente 260 km, o que equivale a 3 horas e meia de viagem. 

E se você não mora nessas cidades, que tal conhecê-las e aproveitar sua proximidade para ir a Aparecida do Norte para agradecer ou pedir uma graça? 

É isso, ir para Aparecida do Norte certamente irá revigorar a sua fé e será uma viagem repleta de cultura! 

Veja também no Tô de Passagem:

Dicas De O Que Fazer Em Jaboatão Dos Guararapes
São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade
Quando Ir A Belo Horizonte: Clima, Eventos E Muito Mais!
7 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar Em Santa Catarina!

Escrever um comentário