Descubra em detalhes o que fazer no Recife Antigo e aproveite muito

setastdp

Quando o assunto é o que fazer no Recife Antigo, a maior dificuldade é escolher uma programação só!

Não, não é exagero: considerada o coração de uma das capitais mais agitadas do Nordeste, a região é um verdadeiro caldeirão cultural formado por uma mistura vibrante de influências herdadas de diversos povos. No Recife Antigo, as paisagens cheias de relíquias históricas são atravessadas pela alegria do frevo, pela rica bagagem artística pernambucana e pelos lindos rios que renderam à cidade o apelido carinhoso de Veneza Brasileira.

Por esses e muitos outros motivos, nosso passeio de hoje tem um charme especial. Assim como as icônicas praias recifenses, o Recife Antigo é uma parada obrigatória para quem deseja mergulhar de cabeça na beleza da capital pernambucana. Pode vir com a gente para desbravar os encantos da parte mais antiga do Recife e garantir uma experiência de viagem absolutamente inesquecível! Separa os seus óculos escuros e deixa os batuques do maracatu te levarem pelas ruas históricas, que é hora de descobrir o que fazer no Recife Antigo.

Aqui, você vai conferir:

Como surgiu o Recife Antigo? 

Saiba onde fica e como chegar até ele 

Se prepare para aproveitar o que há de melhor na região: 

Museu e Centro Cultural Cais do Sertão 

Rua do Bom Jesus 

Praça do Marco Zero 

Parque das Esculturas Francisco Brennand 

Igreja Madre de Deus 

Museu da Cidade do Recife 

Museu Paço do Frevo 

Passeio de Barco no Recife Antigo 

Explore tudo que o Recife Antigo possui e garanta as melhores lembranças viajando pra lá com a Clickbus! 

Como surgiu o Recife Antigo? 

O charme histórico do Recife Antigo marca o próprio nascimento da capital pernambucana.

Foi por ele que começou o povoamento de uma das cidades mais antigas do Brasil, por volta de 1540. Naquela época, a Ribeira de Mar dos Arrecifes era apenas um pequeno povoado de pescadores que servia como porto para Olinda. Situada no encontro entre o Oceano Atlântico e os rios Capibaribe e Beberibe, a região onde fica o Recife Antigo tinha uma localização estratégica tão preciosa para os negócios que chamou a atenção de várias nações ao redor do mundo.

Em 1630, a região foi invadida pelos holandeses, que imprimiram na paisagem do Recife Antigo muitas das marcas arquitetônicas que você terá a chance de conhecer durante os seus passeios. Depois da expulsão dos estrangeiros, em 1654, a área se desenvolveu rapidamente até se tornar um importante centro comercial e cultural. Em pouco tempo, a modernização acelerada fez com que a cidade se expandisse para além de seu Centro Histórico, mas a beleza secular do Recife Antigo permaneceu preservada ao longo dos anos.

Saiba onde fica e como chegar até ele 

Mas, afinal de contas, onde fica o Recife Antigo?

Bem, oficialmente, esse é nome do velho bairro do Recife. Ele fica em uma ilha, separado das outras partes da cidade pelas famosas pontes que são marcas registradas da Veneza Brasileira. Apesar desse detalhe técnico, é comum que os próprios recifenses usem “Recife Antigo” para se referir a todo o Centro Histórico de Recife – o que inclui também outros bairros fundadores, como Santo Amaro, Boa Vista, Santo Antônio e São José –.

Para os viajantes, a notícia é boa: a localização central do Recife Antigo faz dele uma área super fácil de se acessar. É simples chegar até a região de táxi, com corridas de aplicativo ou utilizando o transporte público. Na verdade, dá para circular tranquilamente por todos os pontos turísticos que vamos te mostrar daqui a pouco usando os ônibus urbanos, já que o Recife Antigo abriga um dos principais terminais da cidade: o Terminal Cais de Santa Rita. Ele fica no bairro de São José, pertinho da Ponte 12 de Setembro.

Por isso, para chegar ao Recife Antigo, não tem erro! É só pegar qualquer linha de ônibus que passe pelo Cais de Santa Rita, como a 521 (Cais De Santa Rita), 1927 (Ouro Preto), 031 (Shopping Center) ou 983 (Rio Doce).

Aliás, sabia que você também pode ir até Recife viajando de ônibus? Essa é a melhor opção para quem deseja visitar a capital pernambucana com o máximo de economia e praticidade. Curtiu? Então confira essas passagens de ônibus para Recife!

Se prepare para aproveitar o que há de melhor na região: 

No Recife Antigo, você vai encontrar vários dos principais pontos turísticos de Recife.

Prato cheio para os fãs de turismo cultural, a região é conhecida pela beleza dos prédios históricos e pelo movimento animado do Marco Zero. Além disso, a atmosfera boêmia do Recife Antigo conta com instalações artísticas, bares, museus, feiras populares e uma fantástica variedade de rolês bem diversos. É junto às águas escuras dos rios Beberibe e Capibaribe que acontecem muitos dos maiores eventos culturais da cidade.

Para te ajudar a montar o roteiro dos sonhos, separamos algumas sugestões de atrativos que não podem ficar de fora da sua tour pelo Centro Histórico da Veneza Brasileira. Confere aí as nossas dicas de ouro sobre o que fazer no Recife Antigo:

Museu e Centro Cultural Cais do Sertão 

O Museu Cais do Sertão com certeza tem um lugar de destaque na lista dos melhores museus de Recife.

Ele fica em um centro cultural de mesmo nome, na construção mais chamativa da Avenida Alfredo Lisboa. É impossível não se encantar pela icônica fachada de cobogós que se tornou uma verdadeira marca registrada do Recife Antigo! Por trás desse visual apaixonante, o Museu Cais do Sertão guarda um tesouro ainda mais precioso: o rico acervo dedicado à história e à cultura do sertão pernambucano.

Longe de ser um memorial comum, o espaço leva os visitantes em uma jornada que mistura tradição e tecnologia de um jeito incrível. As exibições têm vários elementos digitais e interativos que contam as emocionantes histórias do povo sertanejo e de um dos ritmos musicais mais queridos pelos recifenses, o forró. Tem até cabines de gravação onde você pode criar suas próprias versões dos clássicos do pé de serra! Isso sem falar na exposição dedicada especialmente ao Rei do Baião, o imortal Luiz Gonzaga.

Massa, né? E o melhor é que esse rolê espetacular é bem acessível: os ingressos para o Museu Cais do Sertão custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Depois de curtir o acervo, aproveite para visitar a Praça do Arsenal e a Torre Malakoff, dois atrativos imperdíveis do Recife Antigo que ficam bem pertinho do centro cultural.

Rua do Bom Jesus 

Sabia que a rua mais bonita do mundo fica no Recife Antigo?

Bem… isso é o que os recifenses declarar sobre a Rua do Bom Jesus. Na verdade, a antiga via realmente recebeu títulos parecidos diversas vezes: ela apareceu na revista Casa & Jardim como a rua mais bela do Brasil e uma das mais bonitas do mundo. Antes disso, ela já tinha brilhado no ranking da publicação norte-americana Architectural Digest. Resumindo, o clássico bairrismo dos recifenses pode até aumentar um pouquinho o destaque internacional da Rua do Bom Jesus, mas o encanto do lugar merece mesmo todo o reconhecimento.

O chão de paralelepípedo cortado pelos velhos trilhos do bondinho e rodeado por construções históricas fazem da Rua do Bom Jesus um dos maiores cartões-postais do Recife Antigo. Por volta de 1640 – durante a ocupação holandesa –, ela recebia o nome de Bokestraet (ou “Rua do Bode”) e era o principal caminho de ligação entre as irmãs Olinda e Recife. Depois, o nome popular mudou para Rua dos Judeus, já que é lá que fica a primeira sinagoga do continente americano. Além de ainda funcionar como tempo, a Sinagoga Kahal Zur Israel abre suas portas para visitas guiadas e abriga o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco.

Nos domingos, a Rua do Bom Jesus ganha uma animação diferenciada por causa da Feirinha do Bom Jesus, que enche as calçadas de barraquinhas e quiosques. É o rolê perfeito para quem gosta de artesanato, produtos típicos e as iguarias deliciosas da comida de rua recifense. Não deixe de pedir uma tapioca quentinha com queijo coalho!

Praça do Marco Zero 

Vista aérea do Marco Zero, na Praça Rio Branco, Recife Antigo. No centro da praça, está um mosaico circular colorido. Ao redor dela, aparece uma avenida que contorna o espaço e várias construções antigas.

Como o próprio nome sugere, o Marco Zero foi o ponto de partida do nascimento de Recife.

Foi por lá que começou o desenvolvimento da capital pernambucana, bem de frente para o estuário onde os rios se encontram com o mar. A partir do Marco Zero, foram demarcadas todas as medidas oficiais das distâncias rodoviárias usadas na fundação da cidade. Oficialmente chamado de Praça Barão do Rio Branco, esse importante ponto turístico conecta as ruas Marquês de Olinda, Rio Branco e Barbosa Lima, formando a paisagem mais emblemática do Recife Antigo.

Conhecido pelos lindos mosaicos coloridos que enfeitam o piso e pela arquitetura singular dos prédios históricos, o Marco Zero é um ponto de encontro favorito entre os recifenses. Especialmente agitado nos fins de semana, o espaço está sempre cheio de famílias, grupos de amigos e entusiastas de patins e skates. Nos galpões distribuídos pelo píer, aos dois lados da praça, você vai encontrar restaurantes, bares, sorveterias e o Centro de Artesanato de Pernambuco. Além disso, o Marco Zero garante uma vista incrível da Torre de Cristal, obra mais famosa do Parque das Esculturas Francisco Brennand.

Parque das Esculturas Francisco Brennand 

Durante sua visita ao Marco Zero, você com certeza vai se impressionar com a Torre de Cristal.

A monumental obra de mais de 30 metros de altura foi criada por Francisco Brennand, artista plástico pernambucano que se tornou uma lenda da cena artística nacional. Depois de apreciar o visual a partir do Marco Zero, você pode conhecer de perto a Torre de Cristal – e várias outras criações de Brennand – fazendo uma visita ao Parque das Esculturas Francisco Brennand.

Inaugurado em 2000, o espaço garante uma experiência única para quem gosta de arte e história. Estamos falando de um impressionante acervo de mais de 100 peças expostas a céu aberto e cercadas pela água. É isso mesmo: para chegar ao Parque das Esculturas Francisco Brennand, você fará uma rápida travessia de barco pelo estuário que banha o Recife Antigo. Sempre há muitos barqueiros oferecendo o serviço no próprio Marco Zero, e a taxa por pessoa costuma ficar entre R$ 2,50 e R$ 5.

Igreja Madre de Deus 

A Igreja Madre de Deus consegue conquistar até quem não tem muita ligação com a religião católica.

Afinal, ela representa um pedaço vivo da história da cidade: construída em 1709, a Igreja Madre de Deus é uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Depois de passar pelas duas torres de sino que embelezam a fachada clara, você vai se deparar com o grande salão adornado do chão ao teto com detalhes dourados. Do majestoso arco triunfal aos dois altares laterais, o interior do templo é um espetáculo de sofisticação em estilo rococó. Mas o destaque mesmo vai para o altar-mor, que é todo feito em talha dourada esculpida com uma delicadeza de cair o queixo.

Situada na Rua Madre de Deus, a Igreja Madre de Deus tem missas nas terças e nas quartas, às 11h30, e nos domingos, às 11h.

Museu Paço do Frevo

Passistas caracterizadas com trajes tradicionais do carnaval recifense. Elas dançam frevo em frente às construções históricas do Recife Antigo.

Cadê Toureiros, cadê Bola de Ouro?

As Pás, os Lenhadores, o Bloco Batutas de São José

Quero sentir a embriaguez do frevo

Que entra na cabeça, depois toma o corpo

E acaba no pé!

Pode fazer o teste: todo recifense sabe acompanhar esses versos clássicos de cabeça! 

Eles são uma linda homenagem de Alceu Valença ao ritmo mais autenticamente pernambucano de todos os tempos: o frevo. E não vá achando que esse tradicional gênero musical só aparece no Carnaval, hein? O frevo é um pilar importantíssimo da própria identidade cultural de Recife e faz parte da vida dos recifenses durante o ano inteiro. Trilhas sonoras oficiais do Recife Antigo, as canções animadas são tão queridas que ganharam um espaço dedicado inteiramente a elas, o Museu Paço do Frevo.

Situado na icônica Praça do Arsenal, o espaço se define como Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo. Ele foi inaugurado em 2014 com o objetivo de proteger e difundir o fantástico repertório do frevo recifense. O acervo é uma colorida celebração da música, dança, história e elementos visuais que compõem o gigantesco significado cultural do ritmo. Além de conhecer as faixas que são verdadeiros hinos do Carnaval recifense – o maior do mundo, segundo os pernambucanos –, você também terá a oportunidade de apreciar a beleza vibrante dos estandartes e os detalhes encantadores que marcam a trajetória do frevo.

O Museu Paço do Frevo tem ingressos que custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). As visitas guiadas acontecem de terça a sábado.

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas

O Museu da Cidade do Recife fica em uma das construções mais famosas do Recife Antigo.

É o famoso Forte das Cinco Pontas, construído no século 17 pelos colonos holandeses para proteger o cobiçado território do Recife e evitar outras invasões. A fortaleza recebe esse nome por causa do peculiar formato pentagonal de sua estrutura, que ainda conserva a beleza impecável da época em que foi construída. Hoje, o Forte das Cinco Pontas mantém viva a memória da presença holandesa em Pernambuco e abriga o acervo espetacular do Museu da Cidade do Recife.

Inaugurado em 1982, o espaço tem uma exposição maravilhosa dedicada à preservação da história de Recife. São quase 300 mil peças que vão de livros, documentos históricos e fotografias antigas até imagens de arte sacra e muitas outras preciosidades reunidas para mostrar um pouco da jornada de desenvolvimento da cidade. Ah, e quer saber o melhor? A entrada no Museu da Cidade do Recife é gratuita!

Passeio de Catamarã no Recife Antigo 

Que tal conhecer o Recife Antigo por um ângulo especial?

Para transformar sua tour em uma experiência absolutamente inesquecível, nossa dica é fazer o passeio de catamarã “Recife e Suas Pontes”, que explora as incríveis paisagens do Centro Histórico por meio das águas do Rio Capibaribe. Você vai percorrer um caminho emocionante passando pelas três ilhas que são consideradas os berços da capital pernambucana: Ilha do Recife, Boa Vista e Santo Antônio.

O passeio de catamarã no Recife Antigo também é uma oportunidade incrível de conhecer de pertinho as emblemáticas pontes da Veneza Brasileira, como a Ponte Duarte Coelho e a Ponte Princesa Isabel. Entre os destaques do percurso, estão as paisagens do Teatro Santa Isabel e da Rua da Aurora. Tudo isso ainda conta com as explicações históricas de um guia especializado. A tour também tem uma versão noturna chamada “Recife Iluminado”.

A taxa por pessoa para fazer o passeio de catamarã no Recife Antigo é de R$ 80, e as embarcações saem do Restaurante Catamaran, no Cais de Santa Rita.

Explore tudo que o Recife Antigo possui e garanta as melhores lembranças viajando pra lá com a Clickbus! 

Teatro Princesa Isabel e Ponte Princesa Isabel fotografados lateralmente. Em primeiro plano, aparecem as águas escuras do Rio Capibaribe.

E aí, já está na ansiedade para conhecer o Recife Antigo?

Pode se animar mesmo! Agora que você já conhece os pontos turísticos que são paradas obrigatórias na capital pernambucana, a gente garante que a visita à Veneza Brasileira tem tudo para ficar guardada na sua memória para sempre. Antes de viajar, não se esqueça de conferir os principais festivais e festas populares de Recife – vale super a pena sincronizar a estadia com o calendário cultural da cidade –.

Se quiser viver uma experiência ainda mais única, pega essa dica arretada: deixe para visitar o Recife Antigo no domingo, dia em que várias ruas da região recebem ciclofaixas temporárias. É a oportunidade perfeita para alugar uma bike, conhecer a beleza do Centro Histórico sobre duas rodas e curtir a feirinha da Rua do Bom Jesus. 

Ah, e para saber mais sobre outros lugares tão apaixonantes quanto o Recife Antigo, é só acompanhar nosso trabalho aqui no Tô de Passagem! A gente sempre produz os melhores conteúdos para quem gosta de viajar barato e desbravar os encantos do Brasil.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem