Ah, o Ceará! Este artigo é só mais um dos que criamos pra enaltecer as maravilhas desse estado tão único e encantador.
E dessa vez, que tal conhecer Camocim?
Mesmo que você ainda não tenha tido a oportunidade de pisar nas areias quentinhas de algumas das melhores praias cearenses, ou conheça um pouco do interior do estado, onde as chapadas encontram a caatinga em alguns dos visuais mais incríveis do Brasil, você já deve ter ouvido falar da riqueza da região.
A cidade de Camocim não é diferente. Entre o mar salgado e refrescante do Atlântico e as águas doces das lagoas, você está prestes a conhecer um pouco de um desses cenários de filme que o Ceará sabe entregar como ninguém.
Já se animou? Então segue com a gente, porque vamos te guiar pelo melhor de Camocim, pra te ajudar a montar um roteiro inesquecível de descanso e tranquilidade! Depois dessas dicas é só você procurar a sua passagem para Fortaleza ou região.
Neste artigo, você vai ver:
Melhor época para visitar Camocim
Pontos turísticos de Camocim: praias para aproveitar muito
O que fazer em Camocim: passeio extra para aproveitar
O que não esquecer de levar para as praias de Camocim?
Está na hora de mergulhar nas águas cearenses!
Onde fica Camocim?
Camocim fica no noroeste do estado do Ceará, mais precisamente na parte conhecida como Região Intermediária de Sobral.
A cidade faz limite com o Oceano Atlântico ao Norte, além de fronteira com os municípios de Barroquinha, Bela Cruz, Granja e a famosa Jericoacoara. Então já sabe, né? Com um roteiro bem planejado, você consegue curtir Camocim e ainda fazer um bate e volta pra um dos pontos mais amados do Ceará.
Além disso, a cidade fica a 354 km de Fortaleza, caso você esteja pensando em sair em um tour inesquecível pelo estado, partindo da capital.
Como chegar em Camocim?
Quem acompanha a gente aqui no Tô de Passagem, sabe que adoramos falar sobre economia na hora de cair na estrada. E como Camocim não tem aeroporto, podemos adiantar que viajar de ônibus é a melhor forma de chegar até lá.
Até porque, como existem muitos outros pontos incríveis para conhecer, como Jeri e Fortaleza, guardar uma graninha te permite estender o passeio. Partindo da capital, o trajeto é feito pela BR-222, mas o acesso a Camocim é pela CE-364.
Pra te dar uma ideia melhor de distância, aqui está o tempo de viagem entre Camocim e outros destinos importantes:
Fortaleza: 6h20
Delta do Parnaíba (PI): 1h40
Lençóis Maranhenses: 5h30
Natal: 12h
Quando chegar a hora de começar a planejar, aproveita pra dar uma olhada nessas opções de passagens de ônibus para Camocim. As principais Viações que te levam até lá são Guanabara e Fretcar.
Clima em Camocim
Estamos falando do Ceará, né? Então você já vai sabendo que o calor e o sol imperam na região. Tecnicamente, o clima é definido como Clima Tropical Quente Subúmido, com chuvas concentradas de janeiro a abril.
A época mais quente costuma ficar entre novembro e janeiro, com temperaturas que podem passar de 32°C, enquanto durante os períodos mais frescos – julho a setembro – , as mínimas não costumam ficar muito abaixo dos 25°C.
Melhor época para visitar Camocim
Como você viu logo aqui em cima, a questão “clima” não vai te atrapalhar em termos de temperatura, mas caso queira fugir de algumas pancadas de chuva, entre junho e outubro acontece o período de seca, além do movimento ficar menor.
E já que o assunto é o litoral cearense, espere um pouco mais de movimento durante o verão e época de férias escolares. A alta temporada pode trazer mais turistas, então planeje sua viagem com antecedência, assim você não corre o risco de pegar preços mais salgados.
Mesmo assim, Camocim é um destino muito mais calmo e deserto do que outros pontos turísticos no Ceará. Quer descansar? Esse é o lugar.
Pontos turísticos de Camocim: praias para aproveitar muito
Agora, que tal irmos pro ponto que te trouxe até aqui? Se você já está querendo férias e muito banho de sol e mar, separamos os principais pontos turísticos de Camocim, começando pelas estrelas do destino: as praias.
Ilha do Amor
Sabe que todo destino tem seu próprio cartão-postal, né?
Pois a gente começa esse super roteiro com o principal ponto turístico de Camocim: A Ilha do Amor, bem às margens do Rio Coreaú.
Talvez você já tenha ouvido falar do nome “Ilha da Testa Branca” e está tudo bem, ela também é conhecida assim. O que importa é saber que estamos falando de um passeio mágico, em uma ilha de dunas de areias super brancas (daí o apelido da ilha), manguezais e algumas lagoas naturais.
A ilha costuma ter mais movimento nos finais de semana, então se você preferir algum sossego, vale evitar. Caso contrário, só podemos te prometer um passeio incrível e uma vista de encher os olhos.
No centro da cidade, perto do píer, você encontra os guias e barcos que te levam pra ilha.
Praia de Tatajuba
Há quem diga que essa é uma das praias mais encantadoras do Ceará!
Nos anos 80, a ação do tempo fez com que as dunas encobrissem quase todas as pequenas casas, mas isso não afastou os moradores, que reconstruíram a vila. Por isso, é possível que você ouça falar do lugar como Nova Tatajuba.
O acesso não é muito fácil, mas a cidade oferece passeios de 4×4. Justamente por essa dificuldade, o lugar continua intocado, com manguezais e lagoas sensacionais, que se ligam ao mar conforme o movimento das dunas.
Saindo de Camocim, você pode atravessar o Rio Coreaú de balsa e seguir de buggy, mas é só perguntar na cidade que eles te ajudam a organizar o rolê.
Quando estiver na Praia de Tatajuba, curta muito a gigante Duna do Funil, onde praticantes de sandboard aproveitam para testar alguns movimentos.
Praia do Maceió
Praia de ondas baixas, vento forte e um pouco de adrenalina, topa? Porque a 15 km do centro de Camocim fica a Praia de Maceió, onde os esportes aquáticos como kitesurf são presença garantida.
O lugar é uma vila de pescadores, que até hoje usam a canoa bastardo como instrumento de trabalho. Este tipo de barco é tão tradicional, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Você vai poder dar uma olhada de perto nessa e em outras embarcações. A Praia de Maceió é um grande museu a céu aberto.
Como ela fica um pouco mais distante do centro, se preferir, pode fazer um bate e volta de um dia, ou ainda aproveitar as opções de hospedagem e gastronomia maravilhosas da praia.
Lagoa das Cangalhas
A Lagoa das Cangalhas tem água doce e fica no meio das dunas, na parte oeste de Camocim. E quer saber? Esse contraponto com o mar faz muito sucesso entre turistas e moradores.
O lugar tem barracas, mesas e cadeiras que acompanham o melhor da comida típica da região.
O acesso também é feito de veículos 4×4 e buggys, e tudo isso você encontra na cidade. Até mesmo as pousadas de Camocim podem ter contato com as pessoas e empresas que fazem os passeios.
Praia de Guriú
A Praia de Guriú é outro ponto turístico muito procurado por ali. A natureza contrastante do Rio Guriú de um lado, o mar de outro e a vegetação seca no meio, fazem desse ponto turístico um rolê incrível pra conhecer, fazer fotos, descansar, tomar um banho de mar, um banho de rio, tudo no mesmo lugar.
Aproveite para atualizar o feed em um dos balanços que os moradores montam entre as árvores secas!
Ainda que popular, a Praia de Guriú fica a mais ou menos 80 km de Camocim.
Barra dos Remédios
A Barra dos Remédios fica a aproximadamente 1h de Camocim, mas já queremos te avisar que o lugar é conhecido como “Caribe Cearense”. Então, se decidir visitar e não quiser voltar no mesmo dia, lá tem opções de hospedagem, mas vale a pena consultar com antecedência pra evitar preços altos e indisponibilidade
A praia precisa ser acessada por carros 4×4, porque como todas as outras que falamos até agora, foram formadas entre as dunas da região. O lugar é mágico e perfeito pra quem não precisa de muita estrutura. Quando o mar, o sol e a tranquilidade bastam, Barra dos Remédios é perfeita.
Praia do Farol do Trapiá
Em contrapartida, a Praia do Farol do Trapiá é um local com bastante infraestrutura. E o melhor é que se você curte uma caminhada, são apenas 6 km pela avenida principal.
O farol em si é bastante simples e de acesso restrito pela Marinha, mas mesmo assim, vale o passeio e algumas fotos.
Praia do Xavier
Quer participar da tradicional prática de cata de mariscos? Essa é a experiência que você pode ter na charmosa comunidade de pescadores.
Além da praia ser linda, cheia de torres de energia eólica e muita atividade pesqueira, os moradores ainda possuem uma super iniciativa de produção de artesanato com escamas e conchas.
A Praia do Xavier fica bem ao lado do Parque Eólico da Praia Formosa, por isso é possível ver as magníficas torres que contrastam com a beleza da natureza, mas por outro lado são importantes fontes de energia limpa.
Lagoa da Torta
Lagoa Torta é, com certeza, o refúgio pra todos os tipos de pessoas: tem adrenalina com kitesurfe, windsurfe e esquibunda nas dunas; tem descanso na faixa de área mais afastada e tem um pouco de agito nos bares e barracas na água, que atrai pessoas de todos os lugares.
Você pode escolher uma rede pra relaxar ou sentar em uma mesa, tomar uma bebida enquanto espera um delicioso vinagrete de mariscos.
A água esverdeada e calma da lagoa te convida pra um mergulho, mas você também pode alugar um pedalinho e se aventurar para mais longe.
O que fazer em Camocim: passeio extra para aproveitar
Se você ainda não sabe, a gente adora um bônus pra fechar o roteiro. E pra celebrar nossa paixão pelo Ceará, que tal um rolê pra conhecer muito mais, ao mesmo tempo?
Aproveite as rota das emoções
Já ouviu falar na tal Rotas das Emoções? Pois imagine um passeio onde você pode curtir um rolê de bugue, mas não apenas por regiões de mais difícil acesso de Camocim. Esse roteiro turístico contempla Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Já pensou?
Os pacotes costumam ficar na média de R$500, mas podem ser negociados e o bugue costuma levar até 4 pessoas, então você pode dividir o valor!
O tour guiado conta com paradas pelos principais lugares, porque você vai querer gastar muito a bateria do seu celular. Fora que o mergulho é sempre obrigatório.
O que não esquecer de levar para as praias de Camocim?
Mesmo que você já esteja acostumado a cair na estrada, e saiba bem o que colocar na mochila pra evitar perrengues, a gente sempre gosta de um pequeno checklist, porque não custa prevenir, certo?
Aqui estão algumas coisas que você não pode esquecer de levar pras praias de Camocim:
– Boné, chapéu e óculos de sol;
– Muito protetor solar;
– Garrafa de água;
– Toalha e canga;
– Frutas e lanches leves;
– Um bom livro pra ajudar no descanso;
– Uma boa trilha sonora;
– Se a viagem for com a criançada, não esqueça das famosas pulseirinhas de contato;
– E se for solo, compartilhe seu roteiro com pessoas próximas, e ande sempre com algum contato de emergência.
Está na hora de mergulhar nas águas cearenses!
Da maravilhosa Ilha do Amor ao Farol de Trapiá, ou quem sabe da Barra dos Remédios à Lagoa das Cangalhas. Qual será seu primeiro rolê quando desembarcar em Camocim?
A verdade é que não importa muito. Esse pedacinho do Ceará está pronto pra te encantar e fazer suas férias serem inesquecíveis.
Esperamos que tenha curtido este artigo, e queremos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem. Nossos conteúdos são exclusivos e cheios de dicas de roteiros por destinos tão inesquecíveis quanto esse.
Ficamos por aqui e quando voltar, não esqueça de compartilhar um pouco da suas experiências com a gente, aqui mesmo nos comentários.
Boa viagem e até a próxima! Ah, se você está procurando saber qual o valor passagem de ônibus para Fortaleza ou região, a gente ajuda. Acesse a ClickBus.