Vila Madalena: O que fazer em um dos bairros mais incríveis de São Paulo

setastdp

 

Você pode nunca ter visitado São Paulo, mas com certeza já ouviu falar na Vila Madalena.

É que a fama boêmia desse que é um dos mais badalados bairros de São Paulo se espalhou pelo Brasil rapidinho, fazendo com que ele se tornasse uma referência para quem curte experiências únicas. Não é à toa que a Time Out, mídia que elenca os melhores destinos de viagem e opções de entretenimento ao redor do globo, colocou a Vila Madalena no top 15 dos bairros mais legais do mundo. 

Hoje, a gente veio te mostrar que esse título é mais que merecido. Você está prestes a conhecer alguns dos melhores picos da “Vila Madá”, lugares que com certeza vão te conquistar rapidinho com um show de cultura, gastronomia, história e arte.

Cola na gente que você vai descobrir:

Onde fica a Vila Madalena? 

Como chegar na Vila Madalena? 

Aonde ir na Vila Madalena: 

Beco do Batman 

Armazém da Cidade 

Sofá Café 

Coffee Lab 

Galeria Choque Cultural 

Loja Atelier Machado 

Galeria 540 

Santo Grão

Cupping Café 

O que fazer na Vila Madalena: bares e restaurantes 

Easy Organic Food 

Black Trunk 

Bullguer 

Pracinha Seu Justino 

Soggiorno Pizza Bar 

Quintal do Espeto 

Boteco São Conrado 

Mule Mule Muleria

Pátio SP 

Bar do Beco

Que tal mais alguns passeios na Vila Madalena? 

Galeria Tato 

Urban Arts 

Galeria Raquel Arnaud 

Venha dar aquele rolê na Vila Madalena! 

Onde fica a Vila Madalena? 

Antigamente chamada de Vila dos Farrapos, a Vila Madalena está localizada em uma área nobre da Zona Oeste de São Paulo. Ela faz parte do distrito de Pinheiros, que é considerado por muitos historiadores como um dos mais antigos da cidade – se você não sabia ainda que Sampa é dividida em distritos, está aí uma informação nova –. 

Apesar de sua fama, a Vila Madá não é o coração da boêmia desde sempre. Na verdade, a cena cultural do bairro começou a se movimentar a partir da década de 1970, em que muitos estudantes da USP começaram a se mudar para lá por causa do custo de vida que, na época, era bem amigável. A partir daí, a Vila foi tomando uma atmosfera irreverente que se tornou parte definitiva de sua identidade.

Como chegar na Vila Madalena? 

O metrô de São Paulo tem uma rede complexa capaz de levar os passageiros a qualquer parte dessa grande capital. Por isso, ele é um ótimo jeito de se locomover até a Vila Madalena. Aliás, o bairro é o destino final da Linha 2 – Verde, que conecta a Estação Vila Madalena com a Estação Vila Prudente.

Mas e para pegar a Linha 2 – Verde? Bem, ela passa por todas as estações da Avenida Paulista (Consolação, Trianon-MASP ou Brigadeiro) e também faz conexões com a Linha 4 – Amarela, com a Linha 5 – Lilás e com a Linha 1 – Azul. Se você estiver na Linha Azul, pode ir até a Estação Paraíso ou a Ana Rosa e pular para a Linha Verde. Caso esteja na Linha Lilás, dá para fazer essa baldeação na Chácara Klabin (mas você também tem a opção de ir até a Estação Santa Cruz, passar da Linha Lilás para a Linha Azul e, de lá, seguir a viagem).

Mencionamos apenas algumas das opções de trajeto, que podem ser úteis caso você se hospede nas zonas mais turísticas da cidade. Mas a verdade é que, se tratando do metrô de Sampa, as possibilidades de rota são sempre muito variadas. Para encontrar a que funciona melhor para você, utilize aplicativos de geolocalização, como o Google Maps, e dê uma conferida no mapa da malha metroviária.

Isso tudo, é claro, só vale se você já estiver circulando por São Paulo. Se você ainda não sabe como fazer para chegar à capital paulista, fica aqui uma dica que vai deixar sua viagem mais prática e bem mais econômica: que tal pegar um ônibus de viagem? Essa é uma boa opção tanto para viajantes que partem de cidades próximas quanto para quem sai de outros estados.

Se quiser, confira logo algumas passagens de ônibus em promoção para São Paulo.

Ah..e claro que esse conteúdo é dedicado à incrível Mada, mas se já vai estar na capital, por que não aproveitar os pontos turísticos de São Paulo, né?

Aonde ir na Vila Madalena: 

Calçada da rua no Beco do Batman e as entradas de alguns estabelecimentos. Quase todos têm as fachadas cobertas por murais de grafite coloridos.

 

Ao caminhar pela Vila Madalena, você vai perceber que o bairro tem uma vibe encantadora, com ruas bem arborizadas e uma atividade comercial intensa. 

Não é à toa que os protagonistas de lá são os ótimos estabelecimentos, que vão de brechós a cafeterias e lanchonetes, todos super descolados. Além disso, você também vai encontrar muitos centros culturais e galerias de arte que reúnem produções magníficas. Por isso, pode tirar uma tarde inteira – ou mais de uma – para conhecer esses pontos da nossa lista especial do que fazer na Vila Madalena.

E aí, partiu rolê?

Beco do Batman 

Você já deve ter visto pelas redes sociais alguma foto dos murais coloridos do Beco do Batman, que é uma travessa da Medeiros de Albuquerque.

Foi justamente por causa da arte de rua que o lugar pegou fama e passou a ser procurado por centenas de turistas todos os dias. O nome surgiu nos anos 1980, quando uma figura do Batman surgiu misteriosamente em uma das paredes do lugar. Hoje, o super-herói ainda é retratado por lá com frequência, mas não é o único personagem que habita os muros da área.

Além de apreciar os lindos murais grafitados, aproveite para tirar umas fotos e dar aquela renovada no feed. Se puder, conheça também o Beco do Aprendiz, que fica a uns 500 metros de distância e é bem menos movimentado – perfeito para quem quer fotografar sem ter que pegar muitas filas  –.

Armazém da Cidade 

Que tal comer bem, fazer umas comprinhas e ainda apoiar produtores locais?

Tudo isso faz parte da proposta do Armazém na Cidade, iniciativa que reúne empreendedores dos ramos de moda, artesanato e, é claro, gastronomia. O espaço funciona nos fins de semana, quando a calçada fica repleta de cadeirinhas de praia coloridas nas quais você pode relaxar enquanto aprecia uma bebidinha. O cardápio é bem variado e está sempre mudando: tem de comida árabe a hambúrgueres, dependendo do dia.

O Armazém da Cidade funciona das 9h às 22h na sexta e das 11h às 20h nos sábados e domingos. O endereço é Rua Medeiros de Albuquerque, nº 270.

Sofá Café 

Pertinho da Estação Faria Lima, você vai encontrar uma das cafeterias mais charmosas da Vila Madalena: o Sofá Café.

A ideia do lugar é mesmo passar um ar de aconchego, e esse objetivo é cumprido com excelência. É de fato como se alguém estivesse te servindo um cafezinho no sofá de casa. A seleção de cafés especiais que você vai encontrar por lá é fantástica, com grãos que carregam as mais distintas notas sensoriais.

Os horários de funcionamento do Sofá Café são 9h às 18h30 durante a semana e 10h às 18h nos sábados. Ele fica na Rua Bianchi Bertoldi, nº 130.

Coffee Lab 

Barista em uma cafeteria preparando uma xícara de café. É possível ver o tronco e as mãos do homem, que veste um avental verde e derrama crema de leite na xícara cheia.

 

Que tal provar um cappuccino de colher? E um café com cream cheese?

Essas são apenas alguns dos experimentos gastronômicos realizados pela galera do Coffe Lab. Como você pode ter percebido, a proposta é mesmo entregar uma experiência única por meio de combinações inusitadas e misturas disruptivas. Se o seu paladar for mais tradicional, não precisa se preocupar: o lugar também tem suas próprias versões dos clássicos, como o pão brioche torrado na manteiga. Difícil encontrar um cardápio mais criativo que esse!

O Coffe Lab fica na Rua Fradique Coutinho, nº 1340, e funciona todos os dias, das 9h às 18h.

Galeria Choque Cultural 

Depois de dar um rolê pelo Beco do Batman, aproveite a oportunidade para conhecer um lugar que fica logo ali do lado, a Galeria Choque Cultural.

O espaço sempre recebe mostras artísticas espetaculares, tanto de nomes que estão entrando na cena agora quanto de artistas internacionalmente conhecidos. Além disso, também fazem parte da programação atividades como oficinas, intervenções urbanas, projetos colaborativos, experiências imersivas e muito mais. Pode apostar que esse é um dos melhores passeios diferentes de São Paulo, perfeito para quem curte um rolê “fora da caixinha”

A Galeria Choque Cultural está na Rua Medeiros de Albuquerque, nº 250. O funcionamento vai de terça a sábado, das 12h às 19h.

E por falar em rolê fora da caixinha, aproveita pra dar uma olhada nesse conteúdo sobre lugares diferentes para conhecer em São Paulo!

Loja Atelier Machado 

Tem algum fã de papelaria aí?

Quem gosta de materiais de escritório lindos e de qualidade certamente vai se apaixonar pelo Atelier Machado. Nele, o artista Luiz Fernando Machado disponibiliza os itens artesanais de sua autoria, que incluem preciosidades feitas com técnicas como encadernação, costura e serigrafia. Tem cadernos, bloquinhos de anotações, papéis de carta e muito mais. É o lugar perfeito para comprar presentes especiais! Ou para comprar um mimo para si, por que não? Você merece, vai.

O Atelier Machado fica na Rua Natingui, nº 756. Ele funciona de terça a sexta, das 9h às 18h.

Galeria 540 

Shows, drinks e arte: tudo isso está misturado da melhor forma possível na Galeria 540.

O lugar mistura exposições visuais com apresentações de música e um bar fantástico. É um espaço colaborativo que está sempre em transformação e garante o ambiente descolado perfeito para o seu happy hour, para reunir os amigos e jogar conversa fora ou mesmo para aquele date especial. Peça uma cervejinha e aproveite a área ao ar livre!

Você pode curtir a Galeria 540 das 17h à meia-noite de quarta a sexta, de 14h à meia-noite nos sábados e de 14h às 23h nos domingos. Ela fica na Rua Mourato Coelho, 540. 

Santo Grão

O Santo Grão é praticamente pioneiro quando falamos em cafés especiais em São Paulo.

Hoje em dia, essa que foi uma das primeiras cafeterias de Sampa dedicadas a experiências gourmet já tem unidades em várias regiões da metrópole. Mas a gente garante que a de Vila Madalena tem um charme bem especial. Não deixe de provar um dos deliciosos bolos da casa, que vão super bem com o cafézinho. 

Para conhecer o Santo Grão, vá até a Rua Fradique Coutinho, nº 915. De segunda a sexta, o funcionamento vai de 9h a 21h. Nos sábados, é de 10h a 19h30. Nos domingos, de 11h às 19h30. 

Cupping Café 

O Cupping Café é mais uma sugestão imperdível para quem aprecia grãos de qualidade.

Nessa cafeteria de decoração moderna, você vai encontrar uma excelente variedade de cafés especiais servidos no esquema self-service, além de lanches, bolos, doces, sucos e mais uma infinidade de delícias fresquinhas. Também é um ótimo lugar para quem está procurando um cantinho para trabalhar, já que o ambiente é bem tranquilo e a conexão wi-fi é boa.

O Cupping está localizado na Rua Wizard, nº 171. Você pode visitá-lo de segunda a sexta, das 9h às 21h, ou no sábado, das 9h às 19h.

O que fazer na Vila Madalena: bares e restaurantes 

Duas pessoas dividindo uma refeição. É possível ver as mãos e antebraços de uma delas e uma única mão da outra. Na mesa, há um hambúrguer, uma porção de batatas fritas.

 

Se experiências gastronômicas são o seu tipo de rolê preferido – ou se você aprecia uns drinks de qualidade e uma cerveja geladinha –, esse é o seu momento. 

A nossa lista de coisas para fazer em Vila Madalena está só começando: agora, vamos te apresentar os melhores lugares do bairro para quem gosta de comer bem e de brindar as alegrias da vida. Nossa tour continua pelos bares e restaurantes da Vila Madá. Bora!

Easy Organic Food Solutions

Pode esquecer aquela ideia antiquada de que comer saudável é chato.

Na Easy Organic Food Solutions, os pratos são pensados para unir sabor e nutrição por meio de ingredientes frescos, orgânicos e de qualidade. O cardápio é bem variado, inspirado por gastronomias de diferentes países, e o ambiente é super iluminado e acolhedor. Tem também lanches frios prontos, que são a solução perfeita para quem quer praticidade sem abrir mão da saúde.

Para conhecer, vá até a Rua Mourato Coelho, nº 1223. O restaurante funciona das 9h às 17h, de segunda a domingo.

Black Trunk 

O ambiente descolado da Black Trunk chama atenção de longe com seus janelões de vidro.

E os hambúrgueres que você vai encontrar por lá fazem jus à grandiosidade da fachada! Com blends sensacionais e acompanhamentos como a famosa batata canoa, o menu é de dar água na boca. A decoração é toda inspirada na história do surf havaiano, com várias referências bem legais.

Entre nessa onda na Rua Purpurina, nº 550. A Black Trunk funciona de terça a domingo para almoço (12h às 15h) e jantar (18h30 às 23h).

Bullguer 

Que tal conhecer o lugar que foi pioneiro na febre dos smash burgers?

Pois é, o Bullguer se orgulha de ser o primeiro estabelecimento no Brasil a oferecer os famosos sanduíches de carne prensada. Então você já sabe aonde ir se quiser comer um smash inesquecível. O melhor é que é bom e barato: o cardápio tem opções que começam na faixa dos R$ 22,00. Não é à toa que a franquia tem várias unidades espalhadas por Sampa.

A da Vila Madalena fica na Rua Fradique Coutinho, nº 1136. Ela fica aberta de segunda a domingo, de 11h30 à meia-noite.

Pracinha Seu Justino 

Se você curte comida de rua, vai adorar a Pracinha Seu Justino.

A proposta do lugar é oferecer uma experiência gastronômica diferenciada sem abrir mão da atmosfera despojada e descontraída. As mesas são no estilo boteco, dispostas ao ar livre, e as promoções da casa incluem dias com clone de cerveja e open de chopp. É o lugar perfeito para reunir os amigos ou para quem deseja estender o happy hour até depois da meia-noite.

Ele fica na Rua Harmonia, nº 117. Na terça e na quarta, funciona das 18h às 02h; na quinta e na sexta, das 18h até as 04h. No sábado, o funcionamento vai das 12h às 04h, e no domingo, é das 12h às 22h.

Soggiorno Pizza Bar 

Homem e uma mulher repartem uma pizza. É possível ver partes do tronco e metade dos rostos das pessoas, e cada uma delas segura uma fatia de pizza.

 

Estava sentindo falta de uma boa pizza nessa lista, né?

Pois bem, é claro que a gente não esqueceria de um dos pratos favoritos dos paulistanos. No Soggiorno Pizza Bar, você vai encontrar variedades fantásticas dessa iguaria. Os destaques são as pizzas individuais, que podem ser combinadas com uma ótima seleção de cervejas artesanais e drinks. Já consegue sentir o cheiro de pizza quentinha saindo do forno?

Então não deixe de visitar o Soggiorno na Rua Harmonia, nº 359. O funcionamento, de terça a domingo, é de 17h30 a 23h. Nas sextas e sábados, de 17h30 à meia-noite.

Quintal do Espeto 

Para quem é fã do bom e velho espetinho, não dá para passar por Sampa sem conhecer o Quintal do Espeto.

O estabelecimento tem dez unidades em vários pontos da capital e faz a alegria das famílias paulistanas há mais de uma década. Além dos espetos maravilhosos, que incluem carnes nobres, pão de alho, queijo na brasa e muitas outras delícias, o lugar também oferece música ao vivo e um ambiente aconchegante que lembra mesmo um quintal.

Curtiu a proposta? Então visite a Rua Mourato Coelho, nº 1022. A casa funciona de 18h à meia-noite de terça a sexta. Nos sábados e domingos, de 12h à meia-noite.

Boteco São Conrado 

Que tal ter a experiência dos bares cariocas em plena São Paulo?

Isso é possível no Boteco São Conrado, que vai te fazer se sentir na Zona Sul da Cidade Maravilhosa. A pegada praiana do lugar conta com um espaço bem arejado e com as famosas mesinhas na calçada. Além da cerveja geladinha, o cardápio inclui petiscos fantásticos e uma ótima variedade de frutos do mar. Quer uma sugestão? Prove o tradicional bolovo e, se quiser uma refeição mais completa, vá no salmão com crosta de castanha.

O Boteco São Conrado fica na Rua Aspicuelta, nº 51. Ele está aberto das 17h à 01h de segunda a sexta. Nos sábados e domingos, das 12h à 01h.

Mule Mule Muleria

Se você curte drinks clássicos, com certeza gosta de conhecer as versões reinventadas deles.

Na Mule Mule Muleria, estabelecimento especializado em criar novas variedades do famoso moscow mule, você terá a oportunidade de provar várias combinações diferentonas. Que tal um mule com licor de doce de leite? E por que não um com espuma de pudim ou pérolas de lichia? Acredite: a criatividade é o forte da casa, e você vai sentir vontade de experimentar tudo! Para acompanhar, as comidinhas vão de petiscos, como pastéis e batatas fritas, até hambúrgueres e massas.

A Mule Mule Muleria fica na Rua Aspicuelta, nº 459. Na quinta, a casa funciona de 18h à 01h. Na sexta, das 18h às 03h. No sábado, o funcionamento vai de 16h às 03h, e no domingo, de 15h às 22h.

Pátio SP 

Chopp, caipirinha, comida boa e música ao vivo: isso é só um pouco do que te espera no Pátio SP.

Inaugurada em 2017, a unidade da Vila Madalena é uma queridinha para quem gosta de beber em um espaço simpático, cheio de mesas ao ar livre e jardins verticais. Além da grande variedade de drinks, tem chopp Colorado, hambúrgueres e aperitivos sensacionais. A gente recomenda o Mix Crocante, que vem com entrecot, batata, aipim e polenta, tudo frito à perfeição.

O Pátio SP fica na Rua Mourato Coelho, nº 1272. O funcionamento vai das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite nas terças, quartas e quintas. Nas sextas e sábados, a casa fica aberta do meio-dia à meia-noite. Nos domingos, funciona de 13h à meia-noite.

Bar do Beco

Já falamos aqui que o icônico Beco do Batman é um dos elementos mais importantes da identidade da Vila Madalena.

E bem do lado dele, você vai encontrar um lugar maravilhoso para relaxar com a família ou com os amigos: é o Bar do Beco. Com uma atmosfera bem caseira, o estabelecimento segue a linha “mesinhas no quintal” e recebe os visitantes com um clima de piquenique delicioso. O cardápio conta com sanduíches, porções, cervejas e drinks (clássicos e autorais).

Para conhecer o Bar do Beco, vá até a Rua Aspicuelta, nº 17. Ele fica aberto de quarta a sexta, das 17h às 00h. No sábado, das 12h à meia-noite. No domingo, vai das 12h às 22h.

Que tal mais alguns passeios na Vila Madalena? 

Homem e uma mulher apreciando uma exposição de artes visuais. A foto mostra parte das costas dos dois. A mulher encosta a cabeça no ombro do rapaz, que olha diretamente para as fotografias expostas na parede.

 

Até aqui, você já deve estar pensando “caramba, a Vila Madalena é uma cidade inteira?”.

Bem, é quase isso. As opções de coisas para se fazer no bairro são realmente muito variadas, e até agora, a nossa lista já te apresentou os rolês que são essenciais para quem deseja conhecer a alma do bairro. Mas ela não para por aqui! Abaixo, você vai encontrar mais algumas sugestões de passeios culturais maravilhosos na Vila Madá.

Galeria TATO

Inaugurada em 2010, a Galeria Tato tem o objetivo de funcionar como catalisadora da cena artística brasileira.

O espaço recebe várias exposições multidisciplinares que reúnem o melhor da arte contemporânea e experimental. É o passeio perfeito para quem gosta de exibições conceituais e provocativas, cheias de reflexões importantes sobre o mundo atual. Além disso, o lugar também oferece cursos e consultorias para artistas. Para conferir a programação, dê uma olhada no site oficial.

 A Galeria TATO fica na Rua Fradique Coutinho, nº 1399.

Urban Arts 

A proposta por trás da Urban Arts aparece já no nome: valorizar e difundir a arte urbana de artistas independentes brasileiros.

De quebra, esse estabelecimento que é ao mesmo tempo galeria e loja de decoração pode te ajudar a deixar sua casa ainda mais estilosa. As peças à venda passam por quadros, almofadas, imãs, posters e uma infinidade de outros artigos assinados por mais de 4.000 artistas de estilos bem diferentes. Se você está procurando o item que vai dar um toque diferenciado à sua sala de estar ou quer comprar um presente único, já sabe aonde ir.

Encontre tudo isso (e muito mais) na Rua Aspicuelta, nº 10.

Galeria Raquel Arnaud 

A Galeria Raquel Arnaud foi um dos espaços responsáveis pela consolidação da arte contemporânea no Brasil.

O lugar é referência no mercado artístico desde sua fundação, em 1973, e celebra a contemporaneidade em cada um dos seus detalhes, da estrutura do prédio até as exposições que recebe. A construção é de autoria de grandes nomes da arquitetura, como Lina Bo Bardi, Ruy Ohtake e Felippe Crescenti. As exibições que passam pela casa incluem curadorias incríveis de artistas visuais disruptivos, vindos de todos os cantos do país.

A Galeria Raquel Arnaud fica na Rua Fidalga, nº 125.

Venha dar aquele rolê na Vila Madalena! 

Vila Madalena a partir da Praça do Pôr do Sol. O bairro aparece ao fundo, com árvores frondosas e prédios altos. No primeiro plano, aparecem dois bicicletários de metal vermelho.

 

Depois dessa lista, você com certeza tem ideias de roteiro para vários dias só pela Vila Madalena.

Pois é, essa é a magia de estar em uma metrópole tão grande: ela tem tanta coisa que, na verdade, nem quem nasce e vive em São Paulo por muitos anos consegue desbravar tudo que a cidade tem a oferecer. Mas a gente garante que vale a pena tentar – e adoramos te ajudar nessa missão –. Agora, é hora de arrumar as malas, garantir suas passagens para Sampa e conferir de perto todos esses cantinhos especiais!

E para aproveitar ainda mais a sua viagem, além de conhecer essas atrações que acabamos de te apresentar, que tal visitar outros lugares que São Paulo guarda com tanto carinho? A gente reúne alguns dos melhores nos nosso artigo sobre os parques de São Paulo, ou quem sabe você não fica com vontade de conhecer o Bairro da Liberdade, outro ícone da capital? Aliás, se você curte viajar, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Somos especialistas em dicas de viagem e sugestões de rolês inesquecíveis!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem